Cuidado na estrada de terra? Motor e pulmão

Motorista que trafega constantemente em estradas de terra deve ficar ligado e fazer a manutenção de alguns componentes com maior frequência.

Renault Captur 2022
Renault Captur 2022 (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
07 de dezembro de 2021 21:32

Leitor do AutoPapo diz rodar muito com seu automóvel em estradas de terra e pergunta: quais seriam as recomendações especiais para este caso específico?

Ora, a principal diferença entre andar no asfalto ou na estrada de terra é o “poeréu” que se forma, a poeira em suspensão que poderia entrar no motor. E, se isso ocorre, podem ser danificadas suas partes internas, principalmente as paredes do cilindro. E uma retífica do motor. E o que evita este transtorno e prejuízo é o filtro de ar.

Então, esse é um caso típico de se reduzir os períodos recomendados pela fábrica para verificar e/ou trocar este filtro.

VEJA TAMBÉM:

Em casos mais graves, pode ser necessária uma frequência semanal. Pois o filtro se impregna com esta poeira e se entope, impedindo a passagem do ar para o interior do motor.

Outro filtro a ser verificado é o chamado “de cabine”, que evita a entrada desta poeira para o habitáculo de passageiros. E que também exige uma verificação mais constante para proteção dos seus pulmões.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário