Cuidado com as recomendações das oficinas

Tem que ficar esperto com as oficinas mecânicas, pois algumas recomendam e dão palpites totalmente fora do padrão de fábrica

onix 2023 oficina portal
Uma oficina sugeriu, o que é contraindicado: aditivar o óleo do motor (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/09/2022 às 20h02
Atualizado em 21/09/2022 às 15h05

Quando o assunto é oficina, não dá pra confiar nem nas das concessionárias. Porque assim como as independentes, a maioria das concessionárias segue à risca o padrão da fábrica. Mas tem algumas…

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E no último número da revista Quatro Rodas, que está nas bancas, tem o teste de 100 mil km do Chevrolet Onix. O carro se comportou muitíssimo bem e foi motivo de elogios da redação da revista.

Em compensação, algumas oficinas das concessionárias para onde ele foi levado para revisão, colocaram a perder todo o esforço da fábrica. E uma delas chegou a sugerir aditivar o óleo do motor, o que chega a ser piada de mau gosto.

Uma outra substituiu um filtro. Não por outro original, mas do mercado paralelo e ainda cobrando mais caro que o original. Mais que cara de pau, hein?

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
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STEFANO DE BIAZZI 27 de setembro de 2022

A verdade é que é mais fácil acertar os 6 números da Mega Sena que conseguir dar a manutenção adequada a um carro no Brasil. Quando é bom é caro, quando é barato é ruim, e, muitíssimas vezes, é caro e ruim ao mesmo tempo.

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Paulo 22 de setembro de 2022

Onix 2014 automático, 140 mil rodado, tava patinando, tranco percurso, troquei kit reparo al alavanquinha lá dentro ponta quebrada possivelmente dificuldade de acionamento, comprei o kit, 149,00 reaiais eu mesmo troquei, acabou o problema. avanca marchas

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Rodolfo 21 de setembro de 2022

Comigo aconteceu isso de oferecer condicionador de metais… meu carro tinha apenas 6 meses de uso, pois comprei 0-km. Li num livro que adicionar algum aditivo no óleo pode causar desequilíbrio nos aditivos, então ajuda em uma função e atrapalha em outra.

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rfEU 21 de setembro de 2022

Por incrível que pareça, a melhor assistência técnica (nmho) é da chevrolet. Lá você fala diretamente com o técnico e ainda tem acesso ao veículo. Na fiat, ford e vw, você entrega ao recepcionista, que faz o meio de campo para passar o orçamento e para ver o carro uma burocracia…

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Alex 21 de setembro de 2022

Manutenção de garantia, blz.
Depois eu mesmo compro as peças e levo em mecânico de confiança.
Detalhe: fabricante de carro não produz determinados itens. Exemplo clássico é o líquido de arrefecimento. Se compra da marca, paga 2x mais. Se compra do próprio fabricante, economiza horrores. Basta olhar o rótulo de quem fabrica. E por aí vai.

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Carlos Fernandes 21 de setembro de 2022

Isso ocorre no Brasil principalmente porque não há engenharia de verdade seja em concessionárias seja em particulares. Serviços técnicos aínda são vistos como algo que qualquer um faz sem formação ou conhecimento e aceito como normal pela sociedade.

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Reynaldo 21 de setembro de 2022

Isso quando elas te cobram por algo que não foi feito e por peças que não foram trocadas vomo aconteceu com o Renegade da quatro rodas mesmo na revisao. Cobraram filtro do óleo e fo ar condicionado e nem mexeram nas peças, será que trocaram o óleo pelo menos. E essas coisas sempre na mesma rede de css, deve ser orientação do proprietário. Picareta é picareta em fundi de quintal ou em css.

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José Borges 20 de setembro de 2022

Detergente na água do limpador não pode?! E limpador multiuso (aquele azulzinho)?

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Marcello 20 de setembro de 2022

Detergente não pode, corrói o verniz da pintura do carro quando atinge a lataria. O Boris já falou sobre isso aqui: https://autopapo.uol.com.br/noticia/para-brisas-nao-e-prato-nunca-use-detergente-de-cozinha/

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José Borges 26 de setembro de 2022

Boris errou, ainda que parcialmente. O detergente comum de cozinha (de boas marcas) tem pH neutro e não agride nenhuma superfície ou pintura. O que pode acontecer é que, se o carro foi encerado, o detergente pode remover a camada de cera e tirar o brilho do local, dando a impressão de ter manchado a pintura. Se o carro não é encerado, o detergente de cozinha comum nunca irá agredir nenhuma superfície, pintura ou verniz e pode ser usado sem receio.

Já os detergentes específicos para máquinas de lavar louças, e os sabões líquidos para lavar roupa, são ligeiramente alcalinos e podem, sim, causar algum dano à pintura. Detergentes de limpeza industrial, por outro lado, podem ser ácidos e até mesmo corrosivos. Nenhum desses, obviamente, deve ser usado para lavar um carro.

Detergentes caseiros ou artesanais também não devem ser usados, pois não há como saber como foram feitos e podem não ter um pH neutro.

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Alex Sander 20 de setembro de 2022

Tenho um VW Up 2017 e com 40000 km a Carbel, renomada concessionária de BH, sugeriu a substituição do disco de freio original na revisão. Assim foi feito e para a minha surpresa, depois de 10000km os discos estavam empenados. Infelizmente não podemos confiar muito em concessionárias também.

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