Polo Comfortline 2023: versão usada é bem melhor que a nova

Polo 2023 chegou com motor mais fraco, com freios piorados que a primeira safra do compacto, sem contar pacote mais pobre na versão Comfortline

volkswagen polo comfortline 200 tsi preto 2018 frente tres quartos
Polo Comfortline 2018 tinha faróis de neblina de série (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 20/09/2022 às 18h03

A Volkswagen apresentou a linha 2023 do Polo. O compacto alemão passou por sua primeira atualização de estilo, desde seu lançamento em 2017. Mas junto da plástica que trouxe novos faróis, para-choques, o compacto também retrocedeu em alguns critérios.

Comparamos a versão Comfortline TSI 2023 com a mesma versão da linha 2018, que mostra que o usado tem atributos bem mais interessantes que o novo visual do hatch.

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Valores do Polo Comfortline

O novo Polo 2023 parte de R$ 82.990, na versão MPI 1.0, equipada com motor de 84 cv. Já na versão Comfortline, seu preço caiu de R$ 109 mil para R$ 102.990.

No entanto, o Polo Comfortline 200 TSI, ano 2018, tem valor cotado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em R$ 76.175. No varejo de usados, os preços variam de R$ 69 mil a R$ 87 mil.

Ou seja, com o preço da versão básica é possível comprar um usado bem mais recheado. No entanto, é preciso ficar atento ao estado de conservação.

Motor

Um dos principais tropeços do novo Polo está sob o capô. A Volkswagen passa a utilizar a configuração 170 TSI no lugar do 200 TSI.

volkswagen polo comfortline 200 tsi preto 2018 motor
Motor TSI 1.0 teve a potência reduzida de 128 cv para 116 cv, na linha 2023

Ele continua com o mesmo bloco 1.0 de três cilindros turbo, no entanto, com acerto mais manso, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque. No Comfortline (assim como no Highline) das linhas anteriores o motor antigo entrega 128 cv e 20 kgfm de torque.

O que não mudou foi a transmissão, que é a mesma automática de seis marchas. A versão 2023 manteve também as borboletas para trocas manuais.

Freios traseiros

Outro retrocesso do Polo está nos freios. O Polo 2023 perdeu os discos nas rodas traseiras e ganhou tambores. Fato é que os freios do eixo posterior são muito menos exigidos que o conjunto dianteiro.

Na prática o tambor e disco fazem o mesmo trabalho num compacto como o Polo, que auxiliam as pinças dianteiras. E sua função basicamente é segurar o carro quando o freio de mão está puxado. A marca optou pela opção mais barata.

As telas do Polo

Multimídia tem sido um tema delicado ultimamente, devido a crise dos semicondutores. Hora é de série, hora é opcional e tem carro que nem central oferece mais. Na linha 2018, o Polo Comfortline podia receber o antigo módulo, que já contava com conexões Android Auto e Apple CarPlay.

volkswagen polo comfortline 200 tsi preto 2018 apple carplay
Multimídia no Polo Comfortline 2018 era oferecido como opcional, assim como VW Play da linha 2023

Já na linha 2023, o Polo Comfortline vem com rádio Composition Touch e se o cliente quiser levar para casa o multimídia VW Play terá que pagar a parte pela central.

No entanto, o Polo Comfortline 2023 passa a contar com quadro de instrumentos digital de série. Na linha 2018, a versão utiliza mostradores analógicos com computador de bordo ao centro.

Eletrônica embarcada

Na linha 2018, o Polo Comfortline poderia ser equipado com o pacote Tech II, que incluia itens como sensor de chuva e acendimento automático dos faróis,  assim como câmera de ré. Ele ainda vinha com ar-condicionado digital. Na linha 2023, todos estes itens estão disponíveis apenas na versão Highline.

volkswagen polo comfortline 200 tsi preto 2018 painel de instrumentos
Na linha 2018, o Polo Comfortline usava quadro de instrumentos analógico, que é digital na 2023

Visual

O Polo 2023 ganhou visual mais moderno, para atenuar seus cinco anos de mercado. No entanto, também perdeu itens como os faróis de neblina, que estão presentes na versão Comfortline 2018.

volkswagen polo comfortline 200 tsi preto 2018 traseira
A traseira das linhas 2018 (foto) e 2023 praticamente não mudaram

Ou seja, a linha 2023 só se mostra realmente mais interessante na versão Highline, que custa o mesmo que o Comfortline 2022 e tem pacote de conteúdos mais recheado. No entanto, na versão Comfortline, as linhas anteriores são escolhas melhores.

Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo

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2 Comentários
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Polvo 12 de dezembro de 2022

É um bom carro. O único senão de comprar um modelo desses usado é o motor turbo. O brasileiro é meio desleixado com manutenção, mesmo que digam que os motores turbos modernos são confiáveis, estes exigem mais cuidados no uso e na manutenção e, qualquer negligência por parte do proprietário, pode causar um rombo imenso no bolso de quem compra de segunda mão, um custo muito maor que o de modelos aspirados.

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Bruno 4 de outubro de 2022

Só corrigindo uma informação, o cambio automático também foi alterado. Motor, Cambio e Freio pioraram. Como o motor perder torque, eles colocaram um modelo da caixa cambio menos robusta.

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