Consórcio é bom, mas cuidado com as mentirinhas…

Muitos brasileiros veem no consórcio o 'sonho do carro novo'. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em roubadas...

Consórcio vem crescendo nos últimos meses
Consórcio vem crescendo nos últimos meses (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
17 de maio de 2021 07:30

Consórcio é uma modalidade interessante de financiamento, onde um grupo de pessoas paga mensalmente um determinado número de prestações e todo mês são entregues dois carros, ou motos, ou casas, não importa o produto; Um por lance e o outro por sorteio.

O consórcio vem crescendo novamente nos últimos meses. Mas é preciso tomar cuidado, primeiro com a própria administradora. Consulte o Banco Central ou a ABAC, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios, para ver se a ficha é limpa. Em segundo lugar, os vendedores: alguns costumam oferecer milagres que obviamente não existem.

VEJA TAMBÉM:

E, finalmente, cuidado com uma mentirinha. As administradoras anunciam ser um plano de financiamento sem juros, que realmente não existem, mas não explicam que, em contrapartida, tem uma taxa de administração.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jose 13 de setembro de 2021

fis um consocio pela renolt e quando fui ver ja estava no grupo da embracom tentei cancela mas eles mim enrolaram fui no procom e eles mim pedio o protocolo do pedido o cancelamento mas eles da renolt alegaro que eles nao era cal cente e para que eles possa cancele eu tenho que paga 6 parcelas. pos quem fala que nao tem juros e mentiroso

Avatar
Carlos 6 de julho de 2021

Consórcio tem juros sim. E é bem alto. Simulação de consórcio em instituição financeira grande. Valor do crédito R$97074,00. 181 parcelas de 631,18. Isso dá uma taxa efetiva de 2,61% ao mês. 36,26% ao ano. É alta sim. Taxa de administração não é fixa. Não é simplesmente o valor dividido pelo número de parcelas como algumas propagandas enganosas por aí querem informar.

Avatar
Roger 18 de maio de 2021

Minha primeira moto, meu carro conquistei através do sistema de consórcio, modalidade de compra para quem pode se programar para tirar a melhor vantagem financeira,nós clientes precisamos estar atentos, ler O contrato e a lei do consórcio para não fazer o plano de forma que fique fora da realidade esperada. Eu não faço financiamento, consórcio mesmo com a suba do bem, no custo.final ainda é a melhor modalidade, mesmo com a Selic baixa.

Avatar
almir bispo 18 de maio de 2021

ja cai nesse golpe min falaram uma coisa depois que paguei foi tudo armacao da empresa de consorcio GDK

Avatar
Silvia Fernandes 18 de maio de 2021

Realmente, a pior mentira é quando você cancela, dizem que só pagarão no final do plano, como fez a agência estilo do BANCO DO BRASIL DE PORTO ALEGRE, o que está errado segundo a ABAC e BACEN. E pior, quando dizem que participará dos sorteios, que você nao sabe que não te incluíram. Não há transparência nem ética.

Avatar
Lefe 17 de maio de 2021

Consórcio não é bom pra quem compra, só é bom para quem vende ele. Você vai pagar em média 5% do valor do bem para a administradora. Quem for o “sortudo” de pegar o bem logo de cara, vai pagar um financiamento. Eles falam que não tem juros, porém o valor do bem é atualizado e lá no final do plano você pode estar pagando um valor 50% maior do que no começo do plano. Não tem milagre, ou você cria juízo e comece a juntar dinheiro pra comprar somente quando você tiver condições, ou vai jogar dinheiro fora.

Avatar
Cesar 17 de maio de 2021

O vendedor do consórcio não te avisa que se você for sorteado, para receber o bem você deverá apresentar documentação com se tivesse comprando um bem financiado, onde terá que comprovar um renda mínima, normalmente três vezes o valor da prestação, não ter nome negativado e as as vezes há necessidade de ter um avalista, caso contrário você não conseguirá receber o bem. Portanto, fiquem atento.

Avatar
joe 17 de maio de 2021

Disse tudo.

Avatar
Deixe um comentário