É possível adaptar câmbio CVT no carro manual; mas sabe quanto isso custa?

Leitor quer mais conforto no seu carro manual e pergunta se é possível adaptá-lo com um câmbio do tipo CVT; Mas será que vale o investimento?

Adaptar câmbio CVT em um carro manual pode custar muito caro ao motorista
Adaptar câmbio CVT em um carro manual pode custar muito caro ao motorista (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
10 de maio de 2022 21:32

Leitor nosso andou outro dia num carro com câmbio automático do tipo CVT (Continuous Variable Transmission), ficou encantado, e quer saber se dá para adaptá-lo em seu Volkswagen Polo.

A resposta exige duas considerações.

1 – Quando se compra um carro já equipado com o CVT, ou outro automático, paga-se apenas a diferença entre o valor de um manual e outro automático. Mas, para se adaptar um CVT, o câmbio original, manual, será sucateado, o que aumenta extraordinariamente o custo…

VEJA TAMBÉM:

2 – É  possível – dentro de certos limites mecânicos – adaptar qualquer componente em qualquer automóvel. O problema é o custo dessa operação, pois uma troca de caixas de marchas implica na substituição de dezenas de outros componentes.

Então, mesmo sem fazer as contas, sou capaz de apostar que ficaria muito mais barato trocar seu carro com caixa manual por outro com o câmbio CVT.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rogerio 15 de maio de 2022

É mais bonito dizer “não sei” e se o cara quiser pagar?? Vai que o carro tem valor sentimental, no caso do polo ele pode querer substituir o i-motion. Não interessa se é “mais fácil” trocar…

Avatar
Carlos Almo 11 de maio de 2022

Não é mais fácil o “inteligente” trocar para um carro automático?
É cada coisa por aí, que olha…

Avatar
Roberto Bonini 11 de maio de 2022

Olá Boris, sou ouvinte assíduo dos seus comentários na Alpha FM e procuro sempre me balizar através deles. Há algum tempo sou usuário do Honda Fit e por 12 anos me utilizei de vários modelos dele. Atualmente possuo um Honda Fit 2019. Como o carro saiu de linha, gostaria de uma opinião sua sobre que veículo com características similares poderia adquirir. Gosto do carro só acho que poderia ter uma suspensão um pouco melhor, no mais o carro é muito bom. Fico no aguardo de uma resposta sua. Muito obrigado e um grande abraço.

Avatar
Deixe um comentário