Diesel entupido: de quem é a culpa?

Os motores a diesel têm apresentado problemas em comum e muitas pessoas acreditam que o S10 é o vilão. Mas a verdade não é bem essa

Flush é utilizado para a limpeza do carter
Os problemas nos motores a diesel é graças à proporção exagerada de biodiesel presente no combustível (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/11/2021 às 07h32

Alguns postos vêm sendo – falsamente – acusados de adulterar o diesel. Pelos problemas que estão surgindo recentemente nestes motores.

Quem leva o carro a uma oficina ouve do mecânico que “esse diesel S10” (ou seja, com dez partículas de enxofre por milhão) está causando problemas”.

Os defeitos estão realmente acontecendo, mas não é culpa nem do posto, nem do diesel S10. O problema está no biodiesel que vem sendo acrescentado ao diesel em proporções cada vez maiores.

Ele é uma excelente solução como alternativa ao combustível fóssil, ao diesel que vem do petróleo. Mas ainda faltam acertos para que seja misturado em proporções superiores a 10% no diesel.

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Ele é, por exemplo, higroscópico, absorve umidade que vira água, o que provoca borra nos tanques e entupimento de filtros e bombas injetoras. Principalmente em regiões com alto índice de umidade.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
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José celin 14 de novembro de 2021

Eu trabalho na mánutencao d3 bombas de combustiveis e antes do biodiesel o combustível era muito mais limpo,a limpeza em filtros e bombas era rara,depois do biodiesel isso virou um inferno,os filtros sujam com muita frequência e as bombas apresentam problemas de travar as peças e muito mais!

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EMERSON SILVA 14 de novembro de 2021

O problema aí é sim de quem fábrica o produto. Pois não estamos pagando por um produto que se diz ter qualidade. E na realidade não tem. E por um preço altíssimo. Estou morando a pouco mais de um mês na Europa (portugal). Aqui nao vejo pessoas a reclamar por um produto( combustível). Aqui o nome é gasoleo( diesel). Acho que no Brasil o problema está sim e na ganância da empresa que produz este combustível.o cliente só vai saber bem tempos depois, quando leva seu veículo ao mecânico,que desmonta e vê a atual situação do seu motor. Devido ao combustível. Eu posso dizer. Pois pouco mais de 4 meses atrás tive o mesmo problema com uma ducato 2.8 jtd 2008.temos e que pedir nota de todos os abastecimento. E se der problemas futuros. Entrar na justiça contra as empresas de combustível. Apartir do momento ,onde o povo começar a buscar seu direitos como consumidor lesado. As coisas começam a dar resultado.

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Valter Gomes Ribeiro 13 de novembro de 2021

E um dia os gado acorda ese diesel Brasil só tem picareta e trapaça eles tão misturado todos os tipos lixo no diesel acordo povao

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Marco Duarte 13 de novembro de 2021

Sim o biodiesel é higroscópico. Para resolver o problema coloca-se um filtro catalisador de de água com purga antes do filtro de partículas…

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Fabrício 12 de novembro de 2021

Com relação ao biodiesel, o problema se agrava quando a distribuidora adiciona o B100 de origem animal ( biodiesel de gordura, banha, cebo…) O biodiesel de origem vegetal causa menores danos, ou mesmo demora mais tempo para gerar males ao sistema de injeção.

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Lúcio Silva lorentz 12 de novembro de 2021

Realmente entope sim e contamina o motor todo por dentro eu ja vi varios motores pricipalmente quando a reaproveitamentos dos gases do escape

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Marco Duarte 13 de novembro de 2021

Nesse caso trata-se de má manutenção preventiva da válvula EGR…

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Anísio Netto 11 de novembro de 2021

E qual a solução? Voltar a usar o diesel comum?

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Rodolfo 11 de novembro de 2021

A foto desta matéria é de um motor a gasolina?

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Belchior 13 de novembro de 2021

Não é a diesel mesmo, dá pra notar pelas anti-camaras, ( local onde se instala os bicos injetores diesel)

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Rodolfo 14 de novembro de 2021

Muito obrigado!

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Sergio Cross 11 de novembro de 2021

Sua acusação causou algumas dúvidas – Em qual estudo técnico esta opinião está embasada, por gentileza? Pode informar? Há testes por laboratórios acreditados que atestam a alta qualidade do biodiesel. A razão do problema não seria a ausência de boas práticas no transporte, no armazenamento e no manuseio do combustível?

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Pedro 13 de novembro de 2021

Bombas injetoras, tanques tudo fica um lixo por conta do óleo vegetal, por melhor tratamento e acondicionamento que tenha, óleo vegetal deteriora muito rápido. Quem usa motogeradores a diesel também está passando por muito problemas por isso.

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Carlos Marcel ziolkoski 13 de novembro de 2021

Eu tenho certeza que a contaminação é por conta da adição de óleo de fritura usado , praticada por muitos revendedores

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Belchior 13 de novembro de 2021

A reportagem está tão correta, que o biodiesel não pode ser usado em navios, pois pode congelar caso passe em.locais de águas muito geladas como o atlântico norte, o Ártico e Antarctico

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Jose celin 14 de novembro de 2021

Em esperiencia na manutenção de bombas de posto de combustiveis

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