Diesel entupido: de quem é a culpa?

Os motores a diesel têm apresentado problemas em comum e muitas pessoas acreditam que o S10 é o vilão. Mas a verdade não é bem essa

Os problemas nos motores a diesel é graças à proporção exagerada de biodiesel presente no combustível
Os problemas nos motores a diesel é graças à proporção exagerada de biodiesel presente no combustível (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
11 de novembro de 2021 07:32

Alguns postos vêm sendo – falsamente – acusados de adulterar o diesel. Pelos problemas que estão surgindo recentemente nestes motores.

Quem leva o carro a uma oficina ouve do mecânico que “esse diesel S10” (ou seja, com dez partículas de enxofre por milhão) está causando problemas”.

Os defeitos estão realmente acontecendo, mas não é culpa nem do posto, nem do diesel S10. O problema está no biodiesel que vem sendo acrescentado ao diesel em proporções cada vez maiores.

Ele é uma excelente solução como alternativa ao combustível fóssil, ao diesel que vem do petróleo. Mas ainda faltam acertos para que seja misturado em proporções superiores a 10% no diesel.

VEJA TAMBÉM:

Ele é, por exemplo, higroscópico, absorve umidade que vira água, o que provoca borra nos tanques e entupimento de filtros e bombas injetoras. Principalmente em regiões com alto índice de umidade.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José celin 14 de novembro de 2021

Eu trabalho na mánutencao d3 bombas de combustiveis e antes do biodiesel o combustível era muito mais limpo,a limpeza em filtros e bombas era rara,depois do biodiesel isso virou um inferno,os filtros sujam com muita frequência e as bombas apresentam problemas de travar as peças e muito mais!

Avatar
EMERSON SILVA 14 de novembro de 2021

O problema aí é sim de quem fábrica o produto. Pois não estamos pagando por um produto que se diz ter qualidade. E na realidade não tem. E por um preço altíssimo. Estou morando a pouco mais de um mês na Europa (portugal). Aqui nao vejo pessoas a reclamar por um produto( combustível). Aqui o nome é gasoleo( diesel). Acho que no Brasil o problema está sim e na ganância da empresa que produz este combustível.o cliente só vai saber bem tempos depois, quando leva seu veículo ao mecânico,que desmonta e vê a atual situação do seu motor. Devido ao combustível. Eu posso dizer. Pois pouco mais de 4 meses atrás tive o mesmo problema com uma ducato 2.8 jtd 2008.temos e que pedir nota de todos os abastecimento. E se der problemas futuros. Entrar na justiça contra as empresas de combustível. Apartir do momento ,onde o povo começar a buscar seu direitos como consumidor lesado. As coisas começam a dar resultado.

Avatar
Valter Gomes Ribeiro 13 de novembro de 2021

E um dia os gado acorda ese diesel Brasil só tem picareta e trapaça eles tão misturado todos os tipos lixo no diesel acordo povao

Avatar
Marco Duarte 13 de novembro de 2021

Sim o biodiesel é higroscópico. Para resolver o problema coloca-se um filtro catalisador de de água com purga antes do filtro de partículas…

Avatar
Fabrício 12 de novembro de 2021

Com relação ao biodiesel, o problema se agrava quando a distribuidora adiciona o B100 de origem animal ( biodiesel de gordura, banha, cebo…) O biodiesel de origem vegetal causa menores danos, ou mesmo demora mais tempo para gerar males ao sistema de injeção.

Avatar
Lúcio Silva lorentz 12 de novembro de 2021

Realmente entope sim e contamina o motor todo por dentro eu ja vi varios motores pricipalmente quando a reaproveitamentos dos gases do escape

Avatar
Marco Duarte 13 de novembro de 2021

Nesse caso trata-se de má manutenção preventiva da válvula EGR…

Avatar
Anísio Netto 11 de novembro de 2021

E qual a solução? Voltar a usar o diesel comum?

Avatar
Rodolfo 11 de novembro de 2021

A foto desta matéria é de um motor a gasolina?

Avatar
Belchior 13 de novembro de 2021

Não é a diesel mesmo, dá pra notar pelas anti-camaras, ( local onde se instala os bicos injetores diesel)

Avatar
Rodolfo 14 de novembro de 2021

Muito obrigado!

Avatar
Sergio Cross 11 de novembro de 2021

Sua acusação causou algumas dúvidas – Em qual estudo técnico esta opinião está embasada, por gentileza? Pode informar? Há testes por laboratórios acreditados que atestam a alta qualidade do biodiesel. A razão do problema não seria a ausência de boas práticas no transporte, no armazenamento e no manuseio do combustível?

Avatar
Pedro 13 de novembro de 2021

Bombas injetoras, tanques tudo fica um lixo por conta do óleo vegetal, por melhor tratamento e acondicionamento que tenha, óleo vegetal deteriora muito rápido. Quem usa motogeradores a diesel também está passando por muito problemas por isso.

Avatar
Carlos Marcel ziolkoski 13 de novembro de 2021

Eu tenho certeza que a contaminação é por conta da adição de óleo de fritura usado , praticada por muitos revendedores

Avatar
Belchior 13 de novembro de 2021

A reportagem está tão correta, que o biodiesel não pode ser usado em navios, pois pode congelar caso passe em.locais de águas muito geladas como o atlântico norte, o Ártico e Antarctico

Avatar
Jose celin 14 de novembro de 2021

Em esperiencia na manutenção de bombas de posto de combustiveis

Avatar
Deixe um comentário