Diesel troca vela? Aliás, tem vela?

Os condutores se perguntam sobre a existência da vela nos motores a diesel, tem ou não? E resposta é sim, mas não como a do motor a gasolina

Motores diesel também possuem velas
Motores diesel também possuem velas (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
24 de agosto de 2021 21:32

Diz ouvinte nosso que tem um Jeep Compass com motor diesel já há alguns anos, levou-o recentemente a uma oficina e o mecânico disse: “tem que trocar as velas do motor”. Ele alega ser pi-ca-re-ta-gem pois está cansado de saber que que motor diesel não tem vela.

Estamos portanto diante de um autêntico problema de semântica, pois o motor diesel tem vela. Só que diferente da que vai no motor a gasolina, chamada de “vela de ignição”, que provoca uma centelha para combustão da mistura.

Mas tem uma outra, que vai também na câmara de combustão, com outra finalidade. Chamada de “vela de aquecimento”, ela facilita a partida do motor diesel frio.

VEJA TAMBÉM:

Ela tem vida limitada a quatro mil ciclos, pode se desgastar ou entrar em curto circuito, e aí o motor fica difícil de pegar e pode expelir uma fumaça branca pelo escapamento. A vela do motor diesel só é acionada – automaticamente – quando ele é acionado ainda frio.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
WILLIAN BRUCALO 25 de agosto de 2021

Nem todos os motores diesel possuem vela de aquecimento…

Avatar
Deixe um comentário