Dietilenoglicol, encontrado na cerveja, é o mesmo do aditivo para o carro?

O liquido de refrigeração para o radiador serve para aumentar o grau de ebulição da água. Mas ele é o dietilenoglicol, encontrado na cerveja?

Por Boris Feldman 29/01/20 às 08h30
dietilenoglicol etilenoglicol aditivo radiador refrigeracao shutterstock

Alguns leitores do AutoPapo ficaram preocupados com a substância que contaminou a cerveja Backer, e perguntam: “esse dietilenoglicol, que contaminou a cerveja, não está presente também nos automóveis?” Não! O que contaminou a cerveja foi o dietilenoglicol. O que tem no automóvel, no líquido de refrigeração, é o etilenoglicol.

Há uma semelhança dos componentes, porém o etilenoglicol que vai no carro tem um índice muito baixo de toxicidade em comparação com o dietilenoglicol.

E o que faz no radiador o etilenoglicol? Misturado na base de 50% com água, em regiões muito frias evita dela se congelar. E no caso do motor esquentar muito, sobe a temperatura de ebulição, dificultando a água de ferver.

aditivo radiador motor shutterstock 485422288 Dietilenoglicol
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mateus de Souza 26 de julho de 2020

Ia perguntar sobre isso. Obrigado por sanar nossas dúvidas.

Avatar
Deixe um comentário