Direção elétrica ou hidráulica, qual é a melhor?

Na hora de comprar um automóvel, você se depara com duas opções: um carro com direção hidráulica e o outro com direção elétrica. Qual deles escolher?

destaque volante direcao eletrica
Por Boris Feldman
03 de setembro de 2018 19:30

A direção elétrica surgiu anos depois da hidráulica e se mostrou mais interessante para os motoristas. Hoje, há vários carros com esse tipo de sistema. Mas será que ela é muito melhor do que a sua antecessora?

[TRANSCRIÇÃO]

Durante dezenas de anos só existia o sistema hidráulico para reduzir o esforço exigido pelo volante. De uns anos pra cá o hidráulico foi sendo substituído pelo sistema elétrico. Hoje existem os dois: a direção hidráulica e a direção elétrica. Qual é a melhor?

Sem nenhuma dúvida a elétrica, pois a hidráulica é um sistema complexo com correia, bomba de óleo, fluido, mangueira, pra deixar a direção mais leve. Já a elétrica se restringe praticamente a um motorzinho elétrico acoplado a coluna de direção. O resultado na prática é o mesmo, mas o elétrico tem duas grandes vantagens: em primeiro lugar, praticamente não exige manutenção, ao contrário da hidráulica. Além disso, reduz o consumo, pois a hidráulica rouba potência o tempo todo, enquanto a elétrica só quando se vira o volante.

direção elétrica
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renato 19 de julho de 2020

Boa noite. Também não gostei da manutenção da elétrica, na prática o carro encosta mais na oficina do que a hidráulica. Existe uma bucha no acoplamento do motor elétrico com o movimento da coluna que vira farelo dependendo do asfalto em que se anda. A experiência que eu tive de rodar 130 mil km com a hidráulica foi troca de óleo e só. Na elétrica a troca dessa bucha a cada 30 mil km, realmente uma bucha!!

Avatar
karyn 11 de fevereiro de 2020

Minha experiência com essa elétrica não é boa, por conta do custo quando dá problema, a direção trava e vira um trator(impossível dirigir fora o perigo), no caso da kia só aceita a peça deles que custa R$ 9mil, e segundo os auto elétricos a durabilidade dela é em torno de 8 anos, a partir daí começa a travar e tem que ser substituída.

Avatar
Aguinaldo 15 de outubro de 2019

Ola,estou querendo trocar a direção do meu carro por uma elétrica.
Corsa classic 2016 tem como trocar?

Avatar
Luiz Claudio Meireles Lopes 8 de março de 2019

Então porque os carros de luxo de alta performace usam ainda a hidraulica.Ferrari,lamborghuini,porche,Bentley,dentre outros.

Avatar
manotroll 11 de abril de 2019

por que a elétrica não tem o feedback vc não cente as rodas passando no asfalto com elétrica na hidráulica sim

Avatar
cleuson hozana silva 16 de abril de 2019

boa pergunta…kkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário