Motores com duas ou quatro válvulas, qual é o melhor?

Duas, quatro, até mesmo cinco válvulas por cilindro! Cada um tem vantagens e desvantagens; o custo elevado dos motores multiválvulas é o seu maior problema.

motor2valvulas
Por Boris Feldman
Publicado em 16/07/2018 às 19h30

Há a eterna discussão sobre o que é melhor? Motores com duas ou quatro válvulas por cilindro. Cada um tem suas vantagens e desvantagens de cada um deles?

[TRANSCRIÇÃO]

Na hora de comprar o carro tem vendedor que oferece duas opções: Motor de duas ou quatro válvulas por cilindro e daí cada cilindro do motor tem uma válvula de admissão para entrar combustível e uma de exaustão para sair o combustível queimado por escapamento.

Alguns motores, em vez de duas válvulas, tem quatro: duas de admissão duas de escapamento. Por isso, alguns motores quatro cilindros tem 16 válvulas. E que vantagem Maria leva? Duas válvulas em vez de uma, permitem entrar mais combustível e aumentar a potência do motor. Mas nem todos os motores têm essas quatro válvulas por cilindro; primeiro porque custa mais caro; segundo porque ganha se de um lado e pede se do outro.

Como assim? Porque o ganho de potência se dá em altas rotações, e para o rodar do trânsito urbano sem pisar muito no acelerador e com exigência de troca de marcha toda hora o motor com apenas duas voltas por cilindro oferece um desempenho melhor.

Motores com duas ou quatro válvulas têm vantagens e desvantagens
Motor com 4 válvulas por cilíndro

Quatro válvulas por cilindro é melhor em alta?

Uma das maneiras de melhorar o desempenho do motor é melhorar o que é chamado de rendimento volumétrico.

O que é isso? Por exemplo: em motor de quatro cilindros de 1,6 litro (ou 1.6), cada cilindro tem 400 ml de volume. Ou seja se formos enchê-lo com a mistura de ar e gasolina vai caber 400 ml a cada vez que o pistão desce. Mas com a velocidade de rotação do motor, essa quantidade não é totalmente preenchida por que não da tempo de entrar toda a capacidade volumétrica.

Aumentar o número de válvulas é uma forma de otimizar essa entrada de combustível na câmara e melhorar o desempenho. Outra forma de melhorar o rendimento é com sobrealimentação. A forma mais comum é com o uso de um turbocompressor.

Exitem também motores com três ou cinco válvulas por cilindro

Além dos motores com duas ou quatro válvulas, ainda existem os com três ou cinco válvulas por cilindro. Nestes casos, normalmente o número maior de válvulas fica na admissão. Por exemplo: três válvulas de admissão e duas de descarga. Isso porque é mais difícil “admitir”, ou seja, injetar ar e combustível na câmara de combustão do que retirar os gases para o escapamento.

motor 5 válvulas por cilindro
Motor com cinco válvulas: três de admissão e duas de escape
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ebermam 12 de setembro de 2018

Ta ai algo q eu não sabia muito bom super interessante!

Avatar
Rodolfo 19 de julho de 2018

Disponha!
Um forte abraço
Rodolfo
Engenheiro Mecânico

Avatar
Rodolfo 17 de julho de 2018

Belo artigo, Boris! Muito boa tarde!
…. Na opinião do povo o que vale é o motor ter pouco consumo de combustível tanto na cidade quanto na estrada a 100 km/h.
…. E sabido que a única vantagem do motor 4 e 5 válvulas por cilindro em relação ao de apenas 2 é a maior potência em alto giro.
…. Assim para o dia a dia um motor de 2 válvulas por cilindro é a melhor opção para quem se preocupa com economia de combustível e um motor com potência em baixa rotação, tornando assim uma direção mais agradável para quem não gosta de correr, salvo melhor juízo.
Um forte abraço,
Rodolfo
Engenheiro Mecânico

Avatar
Boris Feldman 18 de julho de 2018

Obrigado pelo comentário Rodolfo. Tem toda razão, para um uso mais urbano, onde se usa mais a baixa do motor, o de 2 válvulas por cilindro não fica nada a dever ao de 4 válvulas, pelo contrário.

Avatar
Rodolfo 19 de julho de 2018

Disponha!
Um forte abraço
Rodolfo
Engenheiro Mecânico

Avatar
Deixe um comentário