Economia de palito: filtro a cada duas trocas

Tem mecânico que sugere não trocar o filtro juntamente do óleo do motor. Mas essa economia não vale muito a pena para o motorista. Entenda:

Filtro deve ser substituído sempre que possível
Filtro deve ser substituído sempre que possível (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
09 de fevereiro de 2022 21:32

Já ouviram falar em economia de palito?

Pois é do que eu me lembro quando me perguntam se é absolutamente necessário trocar o filtro de óleo sempre que se substitui o óleo lubrificante do motor.

“Sabe por quê?” – pergunta o leitor. “O mecânico jurou ser bobagem, que não é necessário trocar o filtro, pois ele ainda continua limpinho e dá pra substituí-lo apenas a cada duas trocas do óleo.”

Tem-se a nítida impressão de que o mecânico que faz tal sugestão está querendo é “fazer uma média” com o freguês. “Olha, não precisa jogar dinheiro fora. Na próxima troca de óleo trocamos também o filtro.”

VEJA TAMBÉM:

Média que pode sair cara, pois é uma prática a ser evitada. O filtro pode estar contaminado e, neste caso de que adianta trocar-se o óleo e deixar impurezas contaminando o óleo novo?

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alecio 17 de fevereiro de 2022

Concordo totalmente em troca do filtro em toda troca de óleo. Agora esse assunto de o óleo q fica no filtro pode está contaminado, gente isso não é bem assim. E o resíduo de óleo q fica nas peças móvel do motor e cater, se for nessa ideia de contaminação teria q lavar o motor internamente Para colocarmos o óleo novo.

Avatar
Denilson 17 de fevereiro de 2022

Excelente matéria,desde meu primeiro carro até hoje sempre troco óleo e filtro

Avatar
Gustavo 13 de fevereiro de 2022

Vai da sorte mas com certeza a chance de dar problema é bem maior e aí a culpa será do mecânico ou do dono que concordou com está prática achando que estaria fazendo uma grande economia?

Avatar
Beto 13 de fevereiro de 2022

Trocar o óleo e não trocar o filtro é o mesmo que você tomar banho e não trocar a cueca

Avatar
Claudio Ortiz 13 de fevereiro de 2022

Grande besteira.
Trocar o filtro toda vez que for trocar o óleo é estupidez.
Pessoal vamos ser mais ecológicos.
O resíduo que fica no filtro é irrisório.
Tenho carro desde os 16 anos e já estou com 55,nunca tive problema algum,um de meus carros é um Palio 97 que comprei zero kilometro e troco o filtro de óleo a cada duas ou três trocas de óleo,o motor está com 190.000 km e zerado

Avatar
Wilian 14 de fevereiro de 2022

Dessa idade e ainda não aprendeu amigo kkk

Avatar
Gerson Mercês 14 de fevereiro de 2022

Já que é assim, melhor tirar o filtro e deixar o óleo passando direto.

Avatar
Edilson 13 de fevereiro de 2022

Boa tarde trabalho no ramo de auto peças a 28 anos primeiro como representante e atualmente como sócio da palmicar auto peças em Guarulhos SP cada veículo tem uma manual e deve ser observado mas pela experiência de vários parceiros mecânicos e minha também não trocar o filtro e fazer econômica boba o custo benefício compensa em contaminação no óleo novo com o que está armazenado dentro do filtro gente tem filtro que retem em seu interior mais de meio litro então troca abraços

Avatar
Claudio Ortiz 13 de fevereiro de 2022

Besteira.
Tenho carro comigo desde os 16 anos de idade e troco o filtro a cada 2 ou 3 trocas de óleo.
Meu Palio 97 está com 190.000 km e zerado.

Avatar
Michel Rogério dos Santos 13 de fevereiro de 2022

Até meu carro q é velho troco óleo e filtro,até porque ando pouco com ele,troco óleo 2x por ano porque da 6 meses e não rodo 3 mil km,a última vez mesmo não chegou 2 mil.

Avatar
Herlei 13 de fevereiro de 2022

O filtro de óleo tem que ser trocado toda troca de óleo tendo em vista que algumas pessoas trocam o óleo com 5000 km então tem o costume de trocar uma sim e outra não mas como as trocas de óleo hoje são com 10000Km então tem que trocar o filtro pois junto com o filtro fica óleo contaminado

Avatar
Leonardo Carvalho 13 de fevereiro de 2022

Eu tenho um classic 2014 e no manual diz para trocar o filtro a cada duas trocas de óleo

Avatar
Rodrigo Lazaro Duarte 13 de fevereiro de 2022

é justamente isso que as montadoras querem que vc seja desleixado com seu veículo pra depois te matar nas peças, conselho de quem mexe com troca de óleo troque sempre o filtro de óleo junto com o óleo

Avatar
Claudio Ortiz 13 de fevereiro de 2022

Besteira,isso é conversa de quem quer vender.
Prefiro confiar nos engenheiros da montadora

Avatar
Angelo 17 de fevereiro de 2022

É a mesma coisa q trocar o filtro a cada duas passadas de café. Vai alterar o sabor? Quase nada, mas a chance de vc ingerir um fungo ou bactéria é grande. A FIAT recomendava troca de óleo a cada 20 mil km, o que aconteceu com o Marea? Se queimou no mercado. É muito importante trocar o óleo junto com o filtro.

Avatar
Rogério 12 de fevereiro de 2022

Boa noite Boris… É uma situação complicada porque sempre fica óleo velho no cárter e alguns pontos do motor.

Avatar
Marcelo Pereira de Albuquerque 12 de fevereiro de 2022

Sou Brasileiro,carioca,trabalhador sempre tive carro Brasília,Fusca, Chevette,opala,omega,Meriva,sim e Honda hrv e digo só troco filtro a cada 2 trocas de óleo e NUNCA tive problemas não acreditem nestes “especialistas” sou do tempo que eu mesmo fazia manutenção do meu carro e faço tudo balela se preocupem sim com correia dentada que se for de qualidade roda 100 mil km generalizando…eu troco uma vez sim e outra não filtros de ar e combustível velas a cada 50 mil e cabos a cada 2 trocas de velas meu dinheiro não dá em árvore

Avatar
Carlos Barreto 12 de fevereiro de 2022

O valor do filtro não chega a 10% do valor do óleo, então vamos fazer o correto, substituir óleo e filtro

Avatar
Gino 12 de fevereiro de 2022

Boa noite.eu tenho carro desde 1997.
Sempre troco o óleo em dias.
Sempre troco o filtro de óleo com duas ou três trocas de óleo.
Posso garantir que não há nenhum problema.

Avatar
Claudio Ortiz 13 de fevereiro de 2022

Exato,sempre fiz dessa forma e a natureza agradece

Avatar
Edson botan 12 de fevereiro de 2022

O filtro e o óleo e a vida do motor melhor trocar tudo do que lá na frente tomar um prejuízo maior ,hojem dia esse filtro não são bons falo porque trabalho com carreta as vezes é obrigado trocar filtro antes mesmo de vencer o km do óleo motor carro fica engasgado

Avatar
Paulo 12 de fevereiro de 2022

Não trabalho com isso, nem tão pouco sou engenheiro, mas observo vários erros durante a troca de óleo, não em autorizadas, mas no geral, (já q em autorizada e inviável p maioria da população fazer o serviço) como limpar onde estava o filtro com aquele pano q o trocador fica pendurado no pescoço e depois limpa o excesso de óleo q fica no motor após a troca de óleo. Esse hábito pode levar sujeira, como pequenos grãos de areia para o interior do motor, q talvez um na primeira troca n faz grande estrago, mas em emgumas quem sabe???? Outro problema dessa prática e deixar pequenos fios de pano no interior, e com o tempo pode causar entupimento das canaletas, sem contar no local da fixação do filtro junto ao motor q parecem posicionar no ponto mais difícil acesso do compartimento, além de outros… então n defendendo a prática, mas pesando na balança, pode ser até interessante….

Avatar
Polvo 10 de fevereiro de 2022

Esse mecânico é uma exceção…rsrsrs. A maioria que conheço recomenda a troca do filtro junto com óleo.

Avatar
Joao 12 de fevereiro de 2022

Cada caso um caso….o filtro é peça ou parte integrante do oleo…não seria o caso trocar brozinas pistões…junta…agua do arrefecimento…

Avatar
Ricardo 13 de fevereiro de 2022

Não exagera João!

Avatar
Deixe um comentário