Volkswagen tira de linha versões 1.6 de Gol, Polo, Voyage e Virtus

Saveiro também perdeu opção de propulsor 1.6 8V, mas segue com o 16V de igual cilindrada: decisão do fabricante decorre da fase L7 do Proconve

Tanto o Gol quanto Voyage, agora, estão disponíveis apenas com motor 1.0 (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 09/02/2022 às 20h55

A Volkswagen confirmou o fim da produção de Gol, Voyage, Polo e Virtus com motores 1.6. Vale lembrar que os dois primeiros dispunham tanto do propulsor 1.6 8V da família EA-111, quando equipados com câmbio manual, quanto com o 1.6 16V EA-211, no caso das versões automáticas. Já os dois últimos vinham sempre com com o 1.6 mais potente.

VEJA TAMBÉM:

Com o fim do motor 1.6, quem quiser um Volkswagen Gol ou um Voyage poderá optar unicamente pela versão 1.0. Esse propulsor de três cilindros desenvolve, com etanol, 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque com etanol. Com gasolina, são 75 cv e 9,7 kgfm. O preço do hatch com essa configuração – que, agora, é a única disponível – parte de R$ 69.790. O valor do sedan com a mesma motorização é de R$ 80.790.

Já o Polo segue com as versões 1.0 MPI, de aspiração natural, e 1.0 TSI, turboalimentada. Na primeira, os números de potência e torque são idênticos aos do Gol; já as demais entregam 128 cv com etanol, 116 cv com gasolina e 20,4 kgfm de torque com ambos os combustíveis. Há ainda configuração esportiva GTS, com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.

Por sua vez, o Virtus passa a contar unicamente com motores turboalimentados: 1.0 TSI ou 1.4 TSI (o segundo apenas para o esportivo GTS). No caso da Volkswagen Saveiro, picape derivada do Gol, a gama perdeu a motorização 1.6 8V EA-111, mas segue com a 1.6 16V EA-211, com carroceria de cabine simples ou dupla.

Proconve “mata” motor 1.6 da Volkswagen

A Volkswagen confirmou a extinção das versões 1.6 de Gol, Polo, Voyage e Virtus por meio de nota. De acordo com o fabricante, o fim desses modelos decorre da normatização L7 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entra em vigor neste ano.

Qual é nova lei que vai ‘matar’ carros da VW, Fiat e GM? Boris Feldman explica em vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Zé maria 13 de fevereiro de 2022

Então tá na hora da VW botar o 1.0 Tsi onde se usava o 1.6. Simples assim.

Avatar
Dorival Araujo 10 de fevereiro de 2022

Quero um Voyage

Avatar
Deixe um comentário