Economia de palito: filtros de ar e óleo

Não trocar o filtro de ar e de óleo é uma economia? Saiba que o prejuízo pode ser muito maior do que você imagina!

Não trocar filtro de ar e de óleo é economia de palito
Não trocar filtro de ar e de óleo é economia de palito (Foto: Pixabay)
Por Boris Feldman
19 de maio de 2022 21:32

Alguns mecânicos – com a melhor das boas intenções – resolvem economizar para o cliente. E o problema é que alguns destes parcos reais economizados podem representar danos ao automóvel, principalmente quando se trata do motor. Duas delas devem ser evitadas pelo dono do carro:


1 – Limpeza do filtro de ar, que alguns mecânicos resolvem fazer com um jato de ar comprimido para evitar sua substituição. Mas o tiro pode sair pela culatra e esse ar comprimido danificar o elemento do filtro com sequelas às vezes desastrosas para o motor. Filtro de ar não se limpa, se substitui;

VEJA TAMBÉM:

2 – Outra economia “de palito” a ser evitada é deixar para trocar o filtro apenas a cada duas vezes que se troca o óleo do motor.  Não se sabe de onde surgiu esta perigosa regra, uma economia que não faz o menor sentido.

O filtro é tão barato e o velho pode reter impurezas, o  que põe a perder a troca do óleo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jo 22 de maio de 2022

Troca de óleo e filtro é requisito de troca básica para particular, proteção do patrimônio (motor e bolso). Quem deve se preocupar com essa economia de palito é frotista que troca carro a cada 2 ou 3 anos, talvez economize algo na quantidade. Mas ao meu ver não compensa.

Avatar
Deixe um comentário