Gasolina adulterada: quem reclama não é o motor, mas o bolso

A gasolina adulterada em carro flex não causa problemas no motor; Entenda porque o único prejudicado é o bolso do motorista

Gasolina é adulterada com álcool,e por isso motor flex aceita o combustível
Gasolina é adulterada com álcool e por isso motor flex aceita o combustível (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Boris Feldman
20 de maio de 2022 07:32

Automóvel flex pode ser abastecido com qualquer dos dois combustíveis, gasolina ou etanol. Você para no posto e, feitas as contas, digamos que em termos econômicos – de grana – seja indiferente abastecer com um ou com outro. Ou que a gasolina seja mais vantajosa na sua cidade.

Mas você acaba optando sempre pela gasolina, pois dá maior valor à autonomia que ela proporciona: como o consumo dela é menor que do etanol, você tem que parar menos vezes no posto para abastecer.

Mas, de repente você percebeu que o consumo aumentou muito e já pensa em levar o carro para a oficina.

Entretanto, provavelmente o problema não é do carro, mas do posto onde você abasteceu da última vez. A gasolina pode ter sido adulterada com um percentual bem maior do que os 27% do etanol. Alguns postos chegam a adulterá-la com 50% ou 60% do álcool.

VEJA TAMBÉM:

Este é um problema do carro flex, porque mesmo abastecido com gasolina adulterada com etanol, o motor não chia, não reclama: ele foi projetado para receber o álcool em qualquer percentual.

Mas, com certeza quem reclama é o seu bolso que vai sofrer pela desonestidade do posto.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 20 de maio de 2022

Não tem fiscalização eficiente. Por isso abusam. Fecha o posto e abre com outro CNPJ. Uma vergonha.

Avatar
Deixe um comentário