Economizador de combustível e a picaretagem eletrônica
Os supostos economizadores de combustível agora fazem uso da eletrônica... Mas continuam sendo apenas enganação
Por Boris Feldman 19/02/18 às 15h00Os supostos economizadores de combustível agora fazem uso da eletrônica... Mas continuam sendo apenas enganação
Por Boris Feldman 19/02/18 às 15h00Quanto mais tecnologia se aplica no automóvel, mais as técnicas de “picaretagem” se modernizam. No passado, as lojas de acessórios ofereciam toda a sorte de equipamentos mecânicos ou elétricos para reduzir consumo, aumentar desempenho e outras supostas mágicas. Agora, com a eletrônica, a última dessas tecnologias a cair nas garras da esperteza é o OBD, ou On Board Diagnosis, com mais uma versão do economizador de combustível.
Os automóveis fabricados desde 2010 devem ter – obrigatoriamente – debaixo do painel, perto da coluna de direção, uma caixinha retangular cheia de pequenos pinos. É ali onde se encaixa o cabo do computador quando o carro é levado à oficina para resolver um problema. Os pinos estão conectados à Central Eletrônica e fornecem informações valiosas para se diagnosticar possíveis irregularidades no funcionamento do motor.
A causa do problema pode estar em um sensor da central, no catalisador ou outro componente eletrônico. O computador também detecta níveis de emissões irregulares, acima dos limites legais, de gases nocivos pelo escapamento. O sistema é chamado de OBD, iniciais em inglês de “On Board Diagnosis”: diagnóstico feito a partir de informações disponíveis no painel.
Ao se encaixar o cabo do computador no OBD, surge na tela a descrição de possíveis defeitos e irregularidades, e até mesmo quais componentes devem ser substituídos para a correção do problema.
Entretanto, surgiu agora no mercado mais um suposto economizador de combustível, desta vez mais sofisticado, pois deve ser encaixado no OBD. Seu fabricante anuncia que o aparelho interfere na Central Eletrônica, altera a regulagem do motor e reduz em até 15% o consumo de combustível. Ele se chama ECO OBD2, e a revista Quatro Rodas teve a boa ideia de testá-lo na pista. Utilizou para tanto um mesmo carro e rodou com sempre no mesmo circuito, com e sem o aparelho, para confirmar o que já se imaginava: não houve economia, o consumo foi exatamente o mesmo nas duas situações.
Aparelhos “mágicos” não fazem mágica. Se fosse mesmo possível economizar combustível, as montadoras seriam as primeiras interessadas em adotá-los. Em termos econômicos, o único resultado efetivo e incontestável do ECO OBD2, é o de reduzir em R$ 62,90 o saldo bancário de quem o adquire e aumentar o mesmo valor no saldo de quem o fabrica.
Ainda bem que visualizei os comentários antes de comprar.
Picaretagem.
Senhores, deixo aqui o meu registro quanto ao uso do OBD2 ECO. Consegui uma redução significativa no consumo do meu veiculo da Renaud. Estrata elevei em até 3 km por litro e na cidade de 1 a 1,5 km por litro. Realizei a instalação do OBD2 com o quadro do veículo ligada e nao desligado, como a revista realizou.
Comprei esse aparelho e realmente fui um otario..cambada de vagabundo..gastei 89 reais…sacanagem..
Picaretagem. Não funciona. Cadê os órgãos de defesa do consumidor? Pq não obrigam a devolução do dinheiro? Pq a empresa continua oferecendo e mentindo? Tomem providências e processam essa empresa mentirosa
Só ouvi verdades, no aliexpress é só oq eu vende isso ai como ferramenta de diagnostico, nada a ver com economia ou ajuste. Ai os pilantras aqui no Brasil como sempre desvirtuam as ideias para pegar os otarios.
Esse cara é ótimo.
kkkkk!!!!! Essa conclusão do saldo foi demais.