Elétrico sem bateria: cheio de controvérsias

Apesar de ser uma boa alternativa ao veículo a combustão, o fuel cell é uma tecnologia que divide opiniões entre fabricantes

O fuel cell tem dividido opiniões entre fabricantes
O fuel cell tem dividido opiniões entre fabricantes (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
21 de outubro de 2021 21:32

Um dos projetos mais interessantes de carro elétrico é o que não tem bateria, pois gera sua própria energia elétrica pela célula a combustível, ou fuel cell. Abastecida por hidrogênio, produz eletricidade de um lado, e água (pura) pelo escapamento.  Sopa no mel para os que defendem a limpeza da atmosfera.

Porém, é uma tecnologia controversa, tanto que recentemente, Hyundai e Toyota revelaram estar apostando muitas fichas nele. Enquanto isso, Honda desiste dele temporariamente e a Mercedes abandona a Fuel-Cell para automóveis e a mantém apenas nos veículos pesados.

VEJA TAMBÉM:

Curiosamente, subsidiárias brasileiras de duas empresas desenvolvem projetos para que a célula a combustível seja abastecida com hidrogênio, porém extraído do nosso etanol: a Nissan em parceria com o IPEN, da USP e a Volkswagen com o Centro Tecnológico Canavieiro de Piracicaba e a UNICAMP.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz alberto Melchert de Carvalho e Silva 24 de outubro de 2021

Meu amigo, eu o admiro muito e até já escrevi em sua revista. Por favor, não diga que carros com célula de combustível não têm bateria porque não é verdade. mesmo locomotivas diesel-elétricas as têm. Sem baterias, o carro sequer sairia do lugar porque a produção de energia é constante e o consumo variável. As células carregam as baterias a partir do hidrogênio, que pode vir de um hidrocarboneto, do etanol, ou mesmo de tanques de hidrogênio. Você pode dizer que eles têm baterias menores, só isso.

Avatar
Augusto 22 de outubro de 2021

Reportagem xinfrin .

Avatar
Paulo A Franke 21 de outubro de 2021

Não é sem bateria. Todo carro elétrico precisa de bateria. O que a fuel cell permite é uma redução considerável do tamanho da bateria, para um determinado alcance. Ou então um alcance bem maior, com o mesmo tamanho de bateria. Nos FCEVs, a maior parte da energia a bordo vai no formato de hidrogênio.

Avatar
Deixe um comentário