Por que câmbio automático não troca peça e manual sim?

Explico aqui se o disco de embreagem pode durar para sempre e também falo sobre sua diferença em relação ao câmbio automático

Por Boris Feldman24/04/20 às 06h15

Um leitor do AutoPapo me perguntou: “Por que o carro com câmbio automático não tem troca de embreagem e nenhum outro componente da caixa? E quando o câmbio é manual, todos eles, mais dia, menos dia, acaba tendo que se trocar o tal disco de embreagem? Por que ainda não projetaram um sistema de embreagem que dure eternamente?”

E curiosamente, esse leitor do AutoPapo não deixa de ter razão. Mas a diferença do câmbio manual para o automático é conceitual. E o automático, ao invés de um sistema de embreagem, se utiliza de um outro conceito: do conversor de torque, que não tem componentes se atritando uns com os outros.

Ao contrário da embreagem, que funciona com atrito entre o disco e a chapa. E, com isso, é impossível o disco de embreagem durar eternamente, pois ele vai se desgastando com o atrito.

Imagem explicando a composição do sistema de embreagem, com o volante do motor, platô, disco e rolamento
Composição do sistema de embreagem do carro (Foto Ilustração | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Leandro Melo 25 de abril de 2020

    Como resolver o problema do câmbio AL4? Ele trava na terceira marcha e não evolui…

    • Avatar
      Anderson 29 de maio de 2020

      Pra resolver o problema do câmbio AL4 é só trocar de carro.

Avatar
Deixe um comentário