‘Piloto automático’ do carro pode ser usado em pista molhada?

Na verdade, o piloto automático não é tão avançado como dizem, e também existem cuidados a serem tomados ao ativá-lo

Por Boris Feldman24/04/20 às 08h30

Cá para nós, a maioria motoristas não conhece e nem sabe acionar muitos destes esquipamentos modernos do automóvel. Um bom exemplo foi a pergunta que eu recebi essa semana de um ouvinte, que quer saber se é possível acionar o piloto automático mesmo sob chuva ou com a pista molhada.

Bem, vamos começar esclarecendo que, por enquanto, automóvel não tem piloto automático, só quando ele for autônomo. O ouvinte desse estar se referindo ao cruise control, ou o comando que permite estabelecer uma velocidade, que o carro vai mantendo sozinho.

E a resposta é: pode ser perigoso! Porque a pista molhada exige frequentes reduções de velocidade. E, exatamente por não ser um piloto automático, a eletrônica não sabe o que vem pela frente e ajustar a velocidade às exigências da pista.

cruise control piloto automático sendo ativado
Na maioria dos carros, o Cruise Control é ativado por meio de um botão no volante (foto: reprodução)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário