ESC: importantíssimo, mas… em falta!

O controle eletrônico de estabilidade é um item de segurança essencial mas muitos carros não têm esse dispositivo. Veja alguns deles:

Alguns carros no mercado não vem equipados com controle de estabilidade eletrônica
Alguns carros no mercado não vem equipados com controle de estabilidade eletrônica (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
23 de dezembro de 2021 07:32

Vou novamente insistir no assunto do controle eletrônico de estabilidade (ESC), considerado o mais importante dispositivo de segurança depois dos próprios cintos.

Infelizmente, o governo federal cedeu ao poderoso lobby das fábricas e adiou para 2024 esse dispositivo que seria obrigatório em janeiro de 2022.

E… cuide-se, pois alguns modelos brasileiros ainda não oferecem o ESC. Tem até um SUV, a versão de entrada do Peugeot 2008, sem o ESC, onde ele é ainda mais importante pois os SUVs são mais altos.

Também as versões mais simples do Renault Sandero, e dos Fiats Argo e Cronos não oferecem o controle de estabilidade.

VEJA TAMBÉM:

Encerro a lista negra dos carros sem o controle de estabilidade com os dois mais baratos do Brasil, Fiat Mobi e Renault Kwid, que não o oferecem em nenhuma versão, nem mesmo as mais caras.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Sadalla 25 de dezembro de 2021

Boris , gostaria de propor que você fizesse um Vídeo Papo com Live entre os interessados pois, assunto não vai faltar pra discussão

Avatar
Paulo 23 de dezembro de 2021

Enquanto existir motocicleta, não vejo sentido em novos itens de segurança para os carros. Motoristas bêbados, imprudentes, excesso de velocidade, falta de bom senso e solidariedade no trânsito, os atrasados que saem correndo, aqueles que que correm dentro da cidade. Tá cheio de quebra-molas, tá cheio de radares. Os motoristas é que são culpados e nem multas resolvem. Eu fico me auto policiando e faço uma meditação pra manter a calma em meio a tantos trapalhões no trânsito. Só Deus na fita. Amém.

Avatar
Anônimo 23 de dezembro de 2021

Então não faz sentido também nenhum item novo de segurança em aviões enquanto existir asa delta? Não faz sentido itens de segurança em navios enquanto existirem canoas? Não faz sentido a segurança de um elevador pois existe a escada de madeira?

Avatar
Mister Gasosa 23 de dezembro de 2021

… Meu irmão trabalha em hospital e me disse que tem motoqueiro que perde o pé ou a perna devido a esmagamento na batida.
… Este ano o número de acidentes de moto em 2021 bateu recorde no Brasil, quantos ficaram aleijados e quantos morreram?
… Moto, o para-choque é você!

Avatar
Deixe um comentário