Espertos de olho no seu catalisador

Alguns mitos circulam em volta do catalisador. Retirá-lo da mais potência para o carro? Venda no mercado paralelo? Eu te explico!

A retirada do catalisador pode fazer seu veículo perder desempenho
A retirada do catalisador pode fazer seu veículo perder desempenho (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
10 de setembro de 2021 07:32

Catalisador é um componente que vai no escapamento do carro para eliminar a nocividade dos gases emitidos pelo motor. E tem custo elevado por conter metais nobres.

Quando chega ao final de sua vida útil, há quem diga que, por ser muito caro, não vale a pena colocar outro e que nada muda se substituí-lo por um pedaço de cano. Muda sim, pois o carro vai passar a poluir muito mais o ambiente.

Outro risco é que muito sugerem que ele seja retirado (ainda dentro da validade) só para o venderem no mercado paralelo: ele é muito bem cotado pelo valor dos metais nobres que contém.

VEJA TAMBÉM:

E, finalmente, há os espertos que tentam convencer o dono do carro de que eliminar o catalisador aumenta o desempenho. Ledo engano: primeiro pois ele pode até perder um pouco do desempenho. Por outro lado, se ganha, é um percentual ridículo de, no máximo, 1,5%.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Achiles 10 de setembro de 2021

Além de ser um prejuízo enorme pra quem tem o catalisador roubado.

Avatar
Deixe um comentário