Ninguém enfrenta o calhamaço…

O manual do veículo fornece inúmeras informações importantes que tiram duvidas sobre a manutenção do seu carro. Atente-se à ele condutor!

O manual do veículo é um grande aliado do proprietário
O manual do veículo é um grande aliado do proprietário (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
09 de setembro de 2021 21:32

O manual do proprietário virou tamanho calhamaço que até desanima o dono do veículo. Porém, vale a pena o esforço pois há informações da maior importância, como por exemplo em relação aos óleos do motor e cambio.

Quais os recomendados? Quando trocá-los? Aliás, nem se sugere a troca do óleo de algumas caixas, principalmente as manuais. E as luzes de alerta no painel? A maioria dos motoristas não sabe o significado de muitas delas e fica perdido quando uma se acende.

Pneu é um capítulo à parte: qual a pressão correta na cidade e na estrada? Comprei um carro usado e não sei se seus pneus estão com as medidas originais de fábrica. E o rodízio, como fazê-lo? Só os da frente para trás, e vice versa? Ou em “X”?

VEJA TAMBÉM:

Ahhh, você não sabia que seu carro de quatro portas tem uma travinha de segurança nas traseiras para bloquear sua abertura pelas crianças? E finalmente, você sabia do perigo de deixar um dos botões do ar condicionado acionado por muito tempo?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 10 de setembro de 2021

E uma coisa que poucos lêem é “combustível recomendado”. No meu carro diz recomendável o uso de gasolina aditivada ou etanol, e ainda diz que se usar combustível de má qualidade, ou seja com um índice de octanas demasiadamente baixo pode provocar combustão descontrolada e danos no motor.

Avatar
Deixe um comentário