O Nivus tem o toque esportivo que a VW tanto fala?

Os marqueteiros da Volkswagen seguem afirmando que o Nivus tem um 'quê' a mais de esportividade, mas isso fica para o T-Cross

Por Boris Feldman08/06/20 às 07h30

O Nivus, novo SUV da Volkswagen, já foi apresentado online. Ele será o modelo de entrada nessa gama de SUVs da marca alemã. Ele tem uma carroceria do tipo cupê, e a Volkswagen investiu nessa esportividade posicionando o Nivus para um mercado mais jovem. Principalmente em relação ao T-Cross, que ela insinuou a ser mais careta, mais “família”.

Pois ao contrário do que insistem seus marqueteiros, eu acho o contrário.

Primeiro: porque o porta-malas do Nivus é maior que o do T-Cross.; segundo: porque enquanto o T-Cross tem motores 1.0 e 1.4, o Nivus se contenta com o acanhado 1.0 de 128 cavalos.

E, finalmente, se tem pretensões de esportividade, o Nivus deveria oferecer o câmbio manual. Mas qual o quê, assim como o T-Cross, só o automático.

Volkswagen Nivus vermelho com detalhe na dianteira em movimento
O Nivus é um SUV esportivo mesmo ou apenas um ‘Polão’? (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Allan 8 de junho de 2020

    Além do motor 1.4 (4 cilindros) e o teto solar? O Nivus não tem teto solar nem como opcional, o T-Cross tem.

  • Avatar
    Alexandre 8 de junho de 2020

    Ou seja, se aumentasse um pouco o entre eixos para um espaço mais condizente no banco de trás, e um motor também a altura da proposta de um “SUV COUPE “ teremos o HR-V?

  • Avatar
    Fernando 8 de junho de 2020

    Essa é uma evoluçao dos famosos “esportivos de adesivo” ou dos “Off Road’s 4×2” com pneus lameiros, suspensão elevada e um monte de para barro de plastico. A gente entende o trabalho dos marqueteiros, mas chamar um carro 1.0 (mesmo com seus bons 20 kgfm de torque) de esportivo, é realmente uma grande licença poetica sobre o conceito de esportividade

    • Avatar
      Amaral 15 de julho de 2020

      Praticamente um motorzinho de dentista…

  • Avatar
    Lucas Melillo 8 de junho de 2020

    Boa Boris. Gostei que você atribuiu aos marketeiros e não aos projetistas esse desvio da classificação do Nivus.

Avatar
Deixe um comentário