Esquiou, rezou!

Em períodos de chuva o fenômeno da aquaplanagem é cada vez mais comum e levanta o questionamento: como reagir a essa situação?

Quando a aquaplanagem acontece, condutor há nada que o condutor possa fazer
Quando a aquaplanagem acontece, condutor há nada que o condutor possa fazer (Foto: Pixabay)
Por Boris Feldman
24 de novembro de 2021 21:32

Já comentamos aqui sobre a aquaplanagem, o perigoso fenômeno que assusta o motorista quando o carro, em velocidades mais elevadas, encontra uma lâmina de água no asfalto e passa a esquiar sobre ela. O perigo é que, como as rodas perdem o contato com o asfalto, o carro não obedece aos comandos do motorista.

E aí, quando começam as chuvas começam também a vir as questões dos leitores: “cada um recomenda de um jeito”, “um diz para acelerar, outro para eu frear”. “Um recomenda virar o volante para os dois lados, outro diz para não fazer nada com a direção”. E aí? Sabe por quê essa controvérsia?

Porque não há o que fazer na aquaplanagem. Ou melhor, deve-se fazer antes, para evita-la: é simples, basta reduzir a velocidade para evitar que os pneus virem esquis.

Mas se já aconteceu, não acelere nem freie. Não vire volante para lado nenhum. Procure evitar que as coisas piorem quando os pneus voltarem a tocar no asfalto.

VEJA TAMBÉM:

Então, a rigor, só existe uma recomendação possível quando o carro entra em aquaplanagem: rezar!

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário