Shopping pode multar motorista?

Estacionamento de shopping não é um lugar público, mas é necessário obedecer regras básicas de trânsito. O que acontece quando há desrespeito?

Por Boris Feldman08/10/20 às 21h31

Como fica o motorista que entra no estacionamento de um shopping center e comete uma infração de trânsito, como por exemplo, estacionar desrespeitando uma vaga reservada para idosos ou pessoas com deficiência?

A segurança do shopping não ter poder de polícia e, portanto, impedida de autuar o infrator.

Entretanto, o shopping center pode chamar uma autoridade de trânsito para comparecer no estacionamento, registrar a infração cometida e autuar o motorista.

Estacionamento de shopping pode não ser um local público, porém as regras básicas de trânsito devem ser respeitadas e passíveis de punição. Essas mesmas regras prevalecem também para outros estacionamentos públicos, como, por exemplo, os dos aeroportos.

Estacionamento de shopping com os carros manobrando para parar nas vagas
Leis básicas de Trânsito devem ser respeitadas também no estacionamento de shopping (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Luiz Claudio Stefani 9 de outubro de 2020

    Shoppings e outros estabelecimentos não controlam vagas deficientes, cansamos de ver carros sem cartões de idosos e deficientes estacionados nas vagas restritas, comércios em geral, muitas vezes tem manobristas ou seguranças e não estão nem aí pra orientar, pintam o solo com indicações e simplesmente não fazem mais nada, padarias, mercados, lojas , e os infratores estacionam nas vagas exclusivas, pois sabem que não chamam as autoridades, negligência total!

    • Avatar
      Rodrigo 9 de outubro de 2020

      E os estabelecimentos comerciais correriam o risco de “afugentar” clientes por fiscalizar as vagas preferenciais??? Melhor (pra eles) pintarem as vagas cfe. preconiza a legislação e deixar que o seu uso fique na consciência de cada motorista… mas estamos no Brasil nehhh…

Avatar
Deixe um comentário