Quando trocar o fluido do câmbio automático? Veja prazo de 18 marcas

Em muitos casos, a substituição não é necessária ou é feita em altas quilometragens; o importante é seguir o que manda o manual do proprietário

nissan v drive cvt
Câmbio automático (Foto: Nissan | Divulgação)
Por AutoPapo
08 de outubro de 2020 20:05

Uma das dúvidas mais comuns que recebemos aqui no AutoPapo é: preciso trocar o fluido do câmbio automático? Depende do plano de manutenção de cada montadora – em alguns casos ele dura toda a vida útil do câmbio automático.

Confira abaixo quando trocar o fluido do câmbio automático do seu carro. Importante frisar que essas informações também estão no manual do proprietário do seu modelo e, em caso de divergência, deve prevalecer a determinação da montadora

VEJA TAMBÉM:

Audi

  • Câmbio automático Tiptronic: não há indicação para troca de fluido;
  • Câmbio S tronic de dupla embreagem: troca de fluido a cada 60.000 km ou 3 anos;

BMW

  • As transmissões automáticas atuais não requerem substituição do fluído.  Só é recomendado que seja feita a troca e veículos com quilometragem superior a 120 mil e que estejam apresentando algum sintoma anormal durante as trocas de marcha como trancos, atrasos ou trepidações.

Caoa Chery

  • Tiggo 7 com transmissão automática DCT: livre de manutenção.
  • Arrizo 5 com transmissão automática DCT: livre de manutenção.
  • Arrizo 6 com transmissão automática CVT: somente uma troca com 40.000 km.
  • Arrizo 5 com transmissão automática CVT: somente uma troca com 40.000 km.
  • Tiggo 2 com transmissão automática convencional: a cada 40.000 km.

Chevrolet

  • Câmbio automático do Onix: recomendação é que óleo da transmissão automática seja inspecionado a cada 10 mil quilômetros, completando o nível, se for preciso.
  • A troca é preconizada a cada 80.000 km, se o veículo operar sob condições severas.
chevrolet onix premier 2021 cinza rodando em estrada 1

Fiat e Jeep

  • AT6 Aisin (Argo, Cronos, Toro, Renegade e Compass com motores 1.8 ou 2.0): livre de manutenção
  • AT9 (todos diesel: Toro, Renegade e Compass): livre de manutenção

Ford

  • Ka: não há necessidade de troca do fluido da transmissão automática, salvo algum reparo pontual.
  • Ranger: verificação do nível de fluido da transmissão a cada 40.000 km. Troca ocorrerá apenas se houver uso mais severo com contaminação do óleo (off-road extremo, buracos, etc.).
  • Mustang: verificação do nível de fluido da transmissão a cada 10.000 km ou 12 meses. Troca de fluido e filtro da transmissão a cada 230.000 km ou 15 anos; veículos de alta performance pedem verificações mais constantes.
  • Edge ST: verificação do nível de fluido da transmissão a cada 10.000 km ou 12 meses. Troca de fluido da transmissão a cada 120.000 km; veículos de alta performance pedem verificações mais constantes.
  • EcoSport 1.5: verificação do nível de fluido a cada 50.000 km, no caso de uso mais severo do produto (buracos, enchentes, etc.). Troca a cada 240 mil km.
  • EcoSport 2.0: Troca a cada 240 mil km.

Honda

  • Conforme orientações de nossos manuais de proprietário, para as transmissões CVT, recomenda-se a substituição do fluido a cada 40.000 km ou 36 meses. No caso da transmissão automática convencional, presente no Accord do nosso line-up atual, a troca do fluido deve ocorrer a cada 80.000 km.

Hyundai

  • As transmissões automáticas de todos os modelos HMB (HB20, Creta e HB20 nova geração) são livres de manutenção, sem necessidade de inspeção periódica. Caso o veículo seja utilizado em condições severas, recomenda-se a substituição do fluido da transmissão automática a cada 100.000 km. As condições de uso consideradas severas estão detalhadas no manual do proprietário.

Mercedes-Benz

  • Mercedes GLA/B de sete marchas: 100 mil km ou cinco anos.
  • Mercedes Classe A/CLA de sete marchas: 125 mil km.
  • Mercedes C/E/GLC/GLE/S/GLS de nove marchas: 125 mil km.
  • Mercedes C / E/ M/GLE /SL/ SLC de sete marchas: 50 mil km ou três anos.
  • Mercedes Smart Fortwo de cinco marchas: sem limite.

Mitsubishi

  • ASX Flex 2.0 F1CJC ‐ 2WD CVT 40.000 km.
  • Outlander Sport 2.0 CVT 40.000 km.
  • Eclipse Cross 1.5 CVT 70.000 km
  • Outlander 2.0 F1CJC ‐ 2WD CVT 40.000 km
  • Outlander 3.0 W6AJA ‐ 4WD 6 A/T Se necessário durante inspeção nas revisões.
  • Outlander 2.2 W6AJA ‐ 4WD 6 A/T Se necessário durante inspeção nas revisões.
  • Pajero Sport 2.5 V8AWG ‐ 4WD 8 A/T 80.000 km.
  • L200 Triton Sport 2.5 V6AWH ‐ 4WD 6 A/T 80.000 km.
  • L200 Triton Sport MY21 2.5 V6AWH ‐ 4WD 6 A/T 100.000 km.
  • Pajero Full 3.2 V5A5A ‐ 4WD 5 A/T 80.000 km.

Nissan

  • Câmbio automático CVT: inspeções aos 100 mil km.
  • Em outros tipos de câmbio, substituir a cada 40 mil km ou 24 meses.

Peugeot e Citroën

  • Para nossos veículos, o óleo do câmbio automático é vitalício, devendo o mesmo ser substituído somente em decorrência de alguma intervenção que requeira a sua substituição.

Renault

  • Não há necessidade de troca do fluido da caixa de transmissão automática de automóveis da Renault.

Toyota

  • Hilux e SW4: substituição do fluido da transmissão automática a cada 80.000 km ou 48 meses.
  • RAV4:  inspeção a cada 40.000 km ou 24 meses e substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
  • Camry:  inspeção a cada 40.000 km ou 24 meses e substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
  • Prius:  substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
  • Corolla: substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
Novo Corolla Híbrido Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo
Fluido da transmissão do Corolla deve ser trocado a cada 80 mil km (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

Volkswagen

  • Câmbios automáticos com conversor de torque (Tipo AQ): fluido é life time, não requer troca ao longo da vida útil do câmbio.
  • Câmbios automáticos de dupla embreagem (Tipo DQ): a recomendação é a troca do óleo a cada 60.000 km.

Volvo

  • Há recomendação no manual de manutenção dos veículos para realizar a troca a cada 60.000 km ou 36 meses, o que ocorrer primeiro.

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185 Comentários
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Zé do óleo 21 de setembro de 2021

Óleo de câmbio tem que trocar todo mês, não acreditem em quem projetou o câmbio, não leiam o manual……Acreditem no Zé do óleo, e troquem o óleo de câmbio automático todo o mês no Zé do óleo.

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Zé do oleo 21 de setembro de 2021

Esqueçam o Manual, óleo de câmbio automático tem que trocar todo mês……..Sempre comigo. Marquem aí, todo mês trocar o óleo do câmbio automático no Zé do óleo……..E não leiam o manual.

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Ronaldo Barreto Moura 18 de agosto de 2021

Gostaria de saber quando trocar o óleo de câmbio Powershift do Focus 1.6 ano 2015?Quilometragem aconselhável pra rodar seguro. Obg.

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Sergio Luiz 22 de julho de 2021

Jetta 2008 cambio tiptronic troca com quantos km?

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Paulo Sérgio da Silva lemos 19 de julho de 2021

Tenho um corolla XLI câmbio automático ano 1975 eu mesmo fiz a troca de óleo do câmbio automático
Mas na hora de colocar o óleo do câmbio eu fiz uma confusão e acabei colocando óleo de soja e por incrível que pareça não teve problema algum, desde então eu só faço a troca de óleo do câmbio com óleo de soja, já fiz umas 10 trocas e meu câmbio continua cada vez melhor.

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Sergio Ricardo de Oliveira Muniz 27 de outubro de 2021

a minha hilux eu troquei também so que coloquei azeite de dendê , kkkkkk;

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Hugo Leonardo Barros Evangelista 15 de julho de 2021

O HB20s 2014/2015 com câmbio AUTO de 4 marchas, também se enquadra no, livre de manutenção?

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Carlos 28 de julho de 2021

Eu tenho um HB20s com o mesmo câmbio e o mais correto é seguir o plano de manutenção no manual, que é a substituição aos 100km ou 60 meses sob condições severas de uso. No manual explica os casos e por exemplo, se vc usa pouco e percursos curtos, se enquadra em condições severas, que é o meu caso.

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Fernanda gonçalves prestes 25 de junho de 2021

Fiesta titanium com quantos quilometros troca o oleo do cambio automatico

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ELVES AZEVEDO DE SOUZA 26 de maio de 2021

Trabalho com câmbio automático e acho que as montadoras fazem um péssimo trabalho em relação a informações sobre troca de fluído dos câmbios automáticos. Se procurarem informações pelo fabricante das transmissões(que não são as montadoras),irão ver que tem sim necessidade de troca. Ou roda até quebrar tudo e se gasta uma fortuna pra Comprar um câmbio novo.

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Alex Cardoso 6 de junho de 2021

Totalmente de acordo Acabo de perder o cambio cvt do Suzuki SCross 2016, mesmo tendo feito todas as revisões até 80 mil na autorizada. Agora a maior surpresa: no caso do modelo 2×4, a Suzuki não tem peças para esse câmbio; somente completo. Conseguimos um câmbio seminovo para tirar o carro do “lixo”.
Muita grana gasta..

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Reginaldo Dias 14 de maio de 2021

Não sei de onde saiu esse prazo de 36 meses para o fluído Honda CVT. O manual do Fit 2015 diz claramente, 40 mil km ou 24 meses.
O que é muito curioso é que na embalagem do fluído marca VALIDADE 18 meses a partir da data de fabricação.
Ninguém da Honda soube me explicar essa contradição absurda.

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zeh 15 de junho de 2021

no manual do civic 2017 diz pra trocar a cada 40mil km, nenhuma determinaçao de tempo, apenas kilometragem… apenas o fluido de freio a cada 36 meses, independente da km

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Nilo Pereira Gaspar Filho 11 de setembro de 2021

Reginaldo,o que tem haver manual do veículo, com embalagem de óleo? O manual diz 40mil ou 24meses do óleo na transmissão, outra coisa é o óleo foi produzido e envasado e tem validade de 18 meses. Até pq o mesmo óleo que vc utiliza no seu carro 2015, pode ser usado no 2014 e aí o proprietário do 2014 vai precisar utilizá-lo após 23 meses que adquiriu seu veículo, porém o óleo foi envasado 6 meses antes de dar os 24 meses que atingiu pra efetuar a troca. Infelizmente você falou besteira. Talvez ou quase sempre vc vai ter que buscar um óleo que foi envasado mais recente do que outra pessoa,todo mundo faz a troca na mesma data? Todos os carros tem o mesmo ano? Todos os donos de carro rodam a mesma quantidade e da mesma forma???

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Raimundo Nonato Filho 28 de fevereiro de 2021

Não fala nada sobre o Corolla, por quê?..

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Tarcisio 3 de março de 2021

Corolla: substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.

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José Suárez 8 de maio de 2021

Não pode generalizar, tem os primeiros Corolla feitos no Brasil 98/02 com a caixa A240L usa fluído Dexron lll que deve ser trocado a cada 40 mil km. ou 24 meses.
Depois a geração Brad com a caixa A245E fluído ATF Type T-lV deve ser trocado aos 80 mil km. ou 48 meses….
Em 2009 mudou a caixa para U341E que usa fluido ATF-WS e deve ser Inspecionado a cada 40 mil km. ou 24 meses e só troca se precisar….
Depois chegou os câmbios CVT em que também se deve analisar a cada 20 mil km. e só troca se estiver alterada a cor, cheiro ou aparência….

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Deuzimar 6 de agosto de 2021

Falou tudo em? Parabéns.

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Rodrigo 4 de março de 2021

Vc é chego?

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Conconco 3 de maio de 2021

Vovorola tio

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Eduardo Soares 3 de fevereiro de 2021

Faltou falar dos veículos da Kia

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Éder 24 de janeiro de 2021

No caso dos FORD sinceramente não me preocuparia. Por que o câmbio vai quebrar antes da troca. 🤣
Uhuuu 👻 power shift!

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Mr. 5 de março de 2021

Dor de cotovelo .🤣🤣🤣

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Fer 28 de maio de 2021

Power shift olhou quebrou

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Gabriel corte 28 de novembro de 2020

Pessoal o fluído do câmbio cvt ou automático precisa ser trocado a cada 40.000 km ou de 3 em 3 anos. Observem na troca a cor preta do fluído. Se não trocar preparencem para gastar muita grana e ficar sem carro por uma semana ou mais. Todo o fluído deve ser trocado …independente de constar no manual ou não….que nem motor é um conjunto de engrenagens que precisa de óleo novo se não já era!

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wilson damasio batista junior 14 de maio de 2021

vrdd falou tudo

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Gabriel corte 27 de novembro de 2020

Faltou o automático do etios????

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Fabiano 17 de dezembro de 2020

Faltaram os carros da Kia.

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Junior 18 de dezembro de 2020

Fabiano, os carros da Kia seguem a Hyundai.
A maioria das montadoras tem acordos uma com a outra e acabam usando as mesmas plataformas de motores,etc.ex: Peugeot e Citroen
Renault e Nissan
Kia e Hyundai, etc.
A maioria dos motores e cambios da Kia são os mesmos da Hyundai.
Eu também tinha dúvidas sobre troca de óleo de transmissão automática e indo a uma conssecionaria me disseram que só trocam o óleo de câmbio se houver alguma intervenção no câmbio.fkra isso é só acompanhar o nível.
Espero ter ajudado.
Abraço

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Marcelo luis de souza 9 de novembro de 2020

Na listagem da fiat sobre a troca de óleo do câmbio automático so falaram dos carros novos. E os dualog?

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Rodrigo 4 de março de 2021

Se vc tem um dualogic.. recomendo trocar o mais breve possível, mas nesse caso trocar por um carro que não tenha esse cambio.

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Toninho da Bike 5 de novembro de 2020

Preciso trocar o óleo do câmbio Shimano da minha Caloi? Estou com ela a mais de 20 anos e nunca deu problema.

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Câmbios longos 28 de agosto de 2021

No seu caso, para mexer no câmbio, vc precisa soltar a roda primeiro, cuidado para não espanar a rosca.

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Fabiano Carvalho 12 de outubro de 2020

Não precisa trocar óleo??????
Que furada, impossível óleo não vencer. Não vou cair nessa não.

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Marcos 18 de outubro de 2020

As pessoas confundem óleo com fluído do CVT e pensam que é a mesma coisa porque estão acostumadas a trocar. As caixas CVT geralmente são para durar toda vida útil do carro, salvo alguns problemas.

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NEWTON GUERRA 13 de agosto de 2021

O fluido do câmbio CVT tem a função de lubrificar o sistema, e gerar atrito entre correia e polia.

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Gustavo 3 de abril de 2021

Isto é mesmo impossível.
Tudo deteriora.
Se dizem que o óleo dura a vida da transmissão, esta vida será bem mais curta do que se fosse trocado.
De outra maneira, a vida útil da transmissão estará atrelada à vida útil do óleo/fluido.

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Renato granha 12 de outubro de 2020

Troquei o óleo do câmbio de meu A4 2017 em junho/20, com 21milkm.Conf.manual a troca deve ser feita a cada 60milkm ou 3 anos ,conforme.o que vencer primeiro.Bem,desde que comprei o carro tinha certeza que o câmbio era S-tronic(o DSG da Audi) que tem capacidade de 9 lt de oleo( r$1300 + filtro).Pra minha surpresa a CSS Caraiga/sp, me informou que o câmbio do meu A4 seria Tiptronic e que o custo do lt era de r$450- vão 4lt no câmbio.Fiquei surpreso e mesmo assim fiz a troca.Na materia vcs dizem que esse câmbio não precisa fazer troca,se não precisa pq a CC não me disse? Agora se o câmbio não é o que me informaram e é o DSG S-tronic pode-se dizer que fui enrolado pela CSS?Alguém pode me esclarecer?grato

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Giovanni 5 de fevereiro de 2021

Amigo, sinto informar, mas vc deve ter sido enrolado. A4 B9 só é tiptronic se for TDI. Como é proibido carro de passeio a Diesel no Brasil, seu B9 é um S-Tronic

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Mr. 5 de março de 2021

Proibido carro de passeio a diesel??

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Roberto 17 de maio de 2021

Sim automóvel de passeio a diesel e proibido no Brasil.

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Giovanni 5 de fevereiro de 2021

Melhor trocar o fluido que o câmbio. Não existe essa coisa de fluido lifetime. Não conheço nenhum fluido que resista a milhares de ciclos de aquecimento e resfriamento mantendo suas características originais. Principalmente nos casos em que é usado como lubrificante. Basta observar que o fluido novo (via de regra) é rosado ou avermelhado e o muito usado é marrom.

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Metrix 4 de março de 2021

Cara eu concordo com vc, mas meu pai em 2010 se não me engano comprou um Corolla usado com uns 60 mil km, e ficou com o carro por 7 anos e nunca fez nada além das manutenções de rotina (óleo do motor, pastilhas, disco de freio, molas e etc) nunca trocou o óleo do câmbio e vendeu pra um amigo com mais de 200 mil km que continua rodando e tbm duvido que tenha feito a troca.. e o carro nunca deu um problema sequer no câmbio ou qqer outro componente. Eu tenho um kia picanto automático que comprei com 35 mil km e preventivamente fiz a troca. Mas francamente fiquei surpreso com a informação que o Corolla precisa ser trocado a cada 80 mil km ou 48 meses

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Davi S Ribeiro 11 de outubro de 2020

Bem na realidade,essas informações estão todas erradas!falar até papagaio fala.sou proprietário de Oficina especializada reparos em veículos importados(Premium).hoje vejo frequentemente os câmbios dando manutenção prematuramente.eu recomendo a tal substituição a casa 40…50.000km dependendo da marca.a linha francesa eu recomendo a cada 30.000km.pós são frágeis.e hoje temos uma cama de produtos que ajuda nessa prolonga .pra não ter problemas com o câmbio.

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Jacob guimaraes 11 de outubro de 2020

Olá a prisma automático precisa trocar o óleo ?

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Metrix 4 de março de 2021

Leia a reportagem e deixe de ser preguiçoso!!

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Sergio Honório 10 de outubro de 2020

Tenho um Jetta 1.4 turbo, alguém poderia me dizer que cambio vai nwatw carro? Será preciso a troca do óleo? Com qual Km?

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Alexandre 28 de março de 2021

É um câmbio aisin automático convencional de 6 marchas, ou seja, não precisa trocar.

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Sebastião Carlos Henriques 10 de outubro de 2020

TENHO uma JAC T80. QUAL A VALIDADE DE TROCA DO ÓLEO DE TRANSMISSÃO AUTOMÁTICO.

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Robson 10 de outubro de 2020

Boa tarde!
O Etios e Yaris da Toyota qual e a recomendação?

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Gabriel corte 27 de novembro de 2020

Elas esqueceram de nós também tenho um etios deve ser igual ao Corolla de 4 em 4 anos..

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CLEMENTE 10 de outubro de 2020

Boa tarde eu tenho um Corolla Fielder 2005 e gostaria de saber de quanto a quanto tempo ou a cada km fazer a troca do fluido da caixa ?

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Cláudio 10 de outubro de 2020

Lancer CVT 2012, QUANDO TROCAR? NO MANUAL ANTIGO, SO VERFICAR AGORA DIZEM 40 MIL KM OU 2 ANOS….???

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Mauro moreira do nascimento 10 de outubro de 2020

Tenho um cobalt 18 aut preciso trocar alguma coisa no canbio trem 100 km rod

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Anderson geabardo da silva 10 de outubro de 2020

Bom dia meu Campo Grande ms Brasileiro

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Leonardo souza 10 de outubro de 2020

Achei muito top as dicas de reparos para cada tipo de montadoras, trabalho como mecânico em manutenção automotiva de veículos leves, gostei de mais de ter absorvido todas essas informações. Muito obrigado e continuem nos passando mais dicas em manutenções tão importantes como essas!👏🏽

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André Luiz 10 de outubro de 2020

Bom dia! Tenho um Suzuki Swift 1993/94 automático 3cc. Ele está cortando a aceleração quando acelero mais uma pouco só para quando mudo a marcha. Será que pode ser o fluido da caixa.

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Geordano 9 de outubro de 2020

Como reparador de transmissão automática, informações como está de óleo “vitalício” acho uma completa falta de conhecimento sobre o assunto, por mais que o próprio fabricante não recomende a troca. A transmissão automática em sua maioria trabalha com pressão hidráulica o que gera muito calor e oscilações de temperatura o que ajuda na saturação do fluido. Também deve ser levado em conta que existe desgaste de materiais como discos de composit e também a própria umidade do ar pois todas as transmissões possuem respiro. Portanto é descábivel dizer que não há necessidade de troca do fluido, com tantos fatores que auxiliam na saturação do óleo. Por isso as transmissões com um prazo tão curto necessitam de intervenção e reparos.

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Jo 3 de janeiro de 2021

Correto. É uma troca de fluido custa muito pouco frente ao valor do reparo.

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Jorge 23 de fevereiro de 2021

Concordo… tenho FIAT Toro At9 câmbio automático, apesar de não ser mecânico, acredito que não exista óleo 🛢 com duração infinita em nenhum seguimento mecânico…. também acho falta de conhecimento e responsabilidade dos fabricantes.

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Metrix 4 de março de 2021

Falta de conhecimento do fabricante?? kkkkk agora pegou pesado hein, vc ta dizendo que toda uma equipe de engenharia não sabe o que está falando? Eu acredito mais que seja má fé do fabricante, pois esse serviço é caro e nem que fosse pelo menos uma vez, eles teriam que fazer a troca dentro do prazo de garantia legal do carro.

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RENATO SIMPLICIO 17 de agosto de 2021

Sou revendedor, doi garantia de 6 meses cambio e motor. Troco o fluido de transmissão de todos os carros que eu vendo. Nao existe essa de oleo vitalício, alguns casos eu troco só o oleo e nao troco o filtro, devido alto custo de alguns filtros. Depois q adotei essa estratégia, nunca mais tive problemas com câmbio. Hoje pra fazer um cambio automático nao fica menos de 8.000,00…melhor previnir galera.

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Elaine Santos 9 de outubro de 2020

Há marca kia não precisa,dessa troca como as outras marcas!!!!???

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Leandro Marin 9 de outubro de 2020

Boa noite tudo bem eu tenho uma Hyundai santa fé 2010/11eu não sei se foi trocado, quando eu tenho que fazer a troca

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Esequiel 9 de outubro de 2020

Tenho uma zafira elite 09/10, não sei se o fluído da transmissão já foi trocado, é permanente ou devo trocar?

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Vinicius Cesar 10 de outubro de 2020

Tenho um vectra 2006 e tanto o vectra, astra e zafira utilizam o mesmo câmbio automatico (AW5040) a recomendação é trocar a cada 40000km em condições severas e 60000km em condições normais ou a cada 1 ano. Entenda como condições severas, se você roda menos de 20km com o carro e ou o usa para rebocar alguma coisa.

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Flavio 10 de outubro de 2020

Ezequiel segue instruções do manual do fabricante,inspeções a cada 10.000 km

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Arilson Marlon da Silva pardal 10 de outubro de 2020

Eu tenho um cobalt 1.8 ltz ja troquei o oleo do câmbio com 100 mil km mais agora ele está com 125 mil km e está dando atraso na passagem da 3 marcha oque pode ser.

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Ricardo gomes 9 de outubro de 2020

Tenho uma Duster automática,troquei o oleo com 90 mil km,entrei em contato com a fabrica, perguntei qual oleo ekes usavam no 1 enchimento da caixa, me passaram que era o fluido alemão febi, encontrei um autocenter que tinha o oleo e a maquina, fiz a troca completa, agora daqui 30 mil km faço de novo.
Oleo de motor faço com 5 mil junto com os filtros.

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ROBERTO RODRIGUES SOUZA 9 de outubro de 2020

Tenho um cruze LTZ ano 2017 e no manual diz claramente que o fluido do câmbio automático jamais deve ser trocado ou completado sou um pouco cético em acreditar que algo seja eterno alem de Deus e gostaria da opinião de vocês sobre este assunto

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Vinicius Cesar 10 de outubro de 2020

Se formos analisar, realmente não existe nada eterno, a maioria dos fluidos hidráulicos apresentam durabilidade de 1 ano e na embalagem quando aberta, de 6 meses. Eu evito passar desse prazo. Assim como antigamente se dizia que fluido de freio não precisa trocar, mas ninguém parou para pensar que o mesmo possui propriedades higroscópicas.

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Jo 3 de janeiro de 2021

1 ano já é exagero. Mas se quer fazer troca prematura, a decisão é sua.

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Vinicius Cesar 20 de agosto de 2021

Bom, o q deve ser mais barato: trocar o óleo de ano em ano ou tomar uma pancada de no mínimo uns R$6000 pq achei melhor economizar uns R$400, ou pagar esses R$400 (dependendo do carro) que inclusive podem ser parcelados e ter a certeza de quem meu câmbio irá durar?

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Roberto de Oliveira 9 de outubro de 2020

qual o tipo de óleo se usa na Mercedes b 180 2011 ?

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Roberto Rodrigues 9 de outubro de 2020

Tenho um cruze LTZ ano 2017 e no manual diz claramente que o fluido do câmbio automático jamais deve ser trocado ou completado, eu gostaria de ter opiniões diferentes pois sou cético em acreditar que algo seja eterno alem de Deus..
Obg por suas opiniões

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João Paulo Albieri De Oliveira 9 de outubro de 2020

Os carros Automatizados se enquadram nesses mesmos procedimentos…?

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Vinicius Cesar 10 de outubro de 2020

Veiculos que não utilizam conversor de torque são na realidade automatizados. Coisa que a grande maioria dos carros atualmente são. Na realidade, todo fluído hidráulico possui validade, eu, independente do veiculo seja manual, automático ou automatizado, trocaria pelo menos 1x por ano, se n levar em conta a km.

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Wanderson 9 de outubro de 2020

Honda Civic 2008 com quantos km devo trocar.

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Jo 3 de janeiro de 2021

Se nunca trocou é uma boa hora.

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Reginaldo Dias 14 de maio de 2021

Baixe o manual da internet, parceiro. É a melhor coisa que você pode fazer. Não sei se o seu Civic é automático, mas o meu é mecânico e o manual diz pra trocar 80 mil km ou 45 anos, o que vier primeiro. Os câmbios da Honda e da Toyota são muito robustos pelo que tenho visto. A Toyota ridícula diz que não precisa, mas os reparadores são unânimes em dizer que deve trocar o fluído. Se eu tivesse um Corolla, seguiria os prazos da Honda, só pra ter uma referência.
Eu não arriscaria 15 20 mil reais para reparar um câmbio por causa de 1000 reais para trocar fluído de vez em nunca. Boa sorte para quem quiser cobrar a montadora.

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allan 9 de outubro de 2020

Todos que não pedem a troca, se trocar o câmbio vai durar o dobro. Certeza

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Jorge 9 de outubro de 2020

Vai nessa
Os AL4 da Citroën Peugeot tb fala q não precisa…
Ilusão, faça a preventiva de 50 mil e vai ter cambio p vida toda.

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Jo 3 de janeiro de 2021

Correto. Ainda mais que esse câmbio não é dos mais robustos do mercado.

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Reginaldo Dias 14 de maio de 2021

O projeto dele foi concebido para o clima europeu. Por isso o fluído do AL4 não aguenta muito.
Então o problema é que aqui no Brasil, só agora os usuários estão começando a prestar atenção no que diz o manual e principalmente em relação do fluído de câmbio. O que vale comentar é que todos sabemos, ABSOLUTAMENTE NADA nessa vida é eterno. Afirmar que um fluído dentro de uma caixa de cambio sofrendo variações de temperatura frequentes vai durar a vida toda, é de uma imbecilidade tamanha. Amigos, cuidem de seus bolsos. Troquem o fluído de suas transmissões. Se o manual não indica, procure na internet o q os REPARADORES recomendam em sua maioria e siga um plano de manutenção.

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Euvaldo 9 de outubro de 2020

E do Suzuki Gran Vitara 2015??

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Romildo 10 de novembro de 2020

Melhor não arriscar amigo. Tenho uma rav 4 e estou trocando agora, com 148.000 kms, o dono antigo me disse para não trocar pois não precisava… Mandei e-mail para o sac da Toyota e a mesma me informou que há sim a necessidade de troca, mesmo constando na “palheta” do medidor do óleo para não trocar, eu não me arrisco. Abraço.

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ADRIANO S. 9 de outubro de 2020

Para todos os proprietários: Não importa qual é o seu carro pare de ser preguiçoso e leia o manual lá tem falando essa informação! Inclusive outras que são tão importantes quanto!

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Jo 3 de janeiro de 2021

Com certeza. A maioria é relapsa até em manutenção básica.

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Jefferson 9 de outubro de 2020

Deveriam deixar as pessoas especializadas em cambio automático que entendem de câmbio falaram tal assunto !

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Paulo 9 de outubro de 2020

Tem pessoas que fazem críticas aqui, mas o pior delas são os erros de concordância…

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Jucemar Luiz Rufatto 9 de outubro de 2020

Boa noite quando devo verificar o óleo do câmbio dupla embreagem do Focus Titanium ano 2015

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Marcelo 9 de outubro de 2020

Este modelo não usa óleo na caixa de transmissão.

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Marcelo 9 de outubro de 2020

Desculpe-me. Na caixa de transmissão sim. A embreagem que não é banhada à óleo.

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Aecio 9 de outubro de 2020

Boa noite e o câmbio do vw golf dsg?

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Rodrigo 9 de outubro de 2020

A cada 60.000km

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Wandersom 9 de outubro de 2020

Não sabia que a Chevrolet só fabricava um carro, patética a matéria…

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Franscisco 9 de outubro de 2020

Na verdade desde o ônix até o cruze. Toda linha da GM usa o mesmo câmbio automático de 6 velocidades

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William Cabral 9 de outubro de 2020

Tenho um Chevrolet Sonic automático 6 marcha, está com 80 mil Km desde quando comprei eu verifico o Nível do óleo do Câmbio, a GM não aconselhou fazer a troca e sim a verificação.

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Neilson Fernandes 9 de outubro de 2020

Willian, todo óleo perde propriedades importantes com o uso constante, no câmbio automático geram-se inúmeras limalhas, troque o óleo e o filtro também que o câmbio vai aumentar a vida útil, sou mecânico de aeronaves e falo com propriedade, tenho uma L200 triton e a cada 80.000 km troco e o seu já está na hora, veja no manual do carro o óleo utilizado no câmbio e troque, vai evitar gastos futuros. Abraços.

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Jo 3 de janeiro de 2021

Isso mesmo, troca filtro também. Custo irrisório perto de manutenção corretiva.

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Daniel Costa 9 de outubro de 2020

Eu até poderia concordar com o que está escrito, mas aí seriam duas pessoas falando besteira pra quem não conhece.

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Romeu g Morais 9 de outubro de 2020

E os Fiat duoligic quando devo trocar?

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José Adilson 9 de outubro de 2020

Olá boa tarde Kia carena quando devo trocar o óleo do câmbio.

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Aparecida Marta 9 de outubro de 2020

Kia Picanto, quando trocar?

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Joe Jefferson de lira 9 de outubro de 2020

Se cambio automático não precisasse de trocar óleo, não existiria no mesmo o bujão do sangrador de óleo, pra fazer a retirada do óleo velho

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Vinicius Cesar 10 de outubro de 2020

Infelizmente é algo que alguns carros mais novos não tem. Alguns so atraves de máquina para realizar a drenagem do óleo antigo, assim como o filtro. O câmbio Aw5040 da GM por exemplo, so da para trocar o filtro se vc remover e abrir a caixa.

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RENATO SIMPLICIO 17 de agosto de 2021

Ai troca só o óleo que ja vai ajudar

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Dearlete 9 de outubro de 2020

Meu carro um etios cross, nem falaram dele. Algum preconceito.

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Alexandre 9 de outubro de 2020

A cada 80 mil km

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Audivan fernandes 9 de outubro de 2020

Gostaria muito de saber aonde vcs busca essas informações completamente equivocadas

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Edonay 9 de outubro de 2020

E o etyos sedan e Hatch precisam em quanto tempo, para a troca do fluido?

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Paulo de Tarso 9 de outubro de 2020

Pq vcs não comentam sobre os carros da Kia, essa reportagem dos câmbios ,mais uma vez na mencionaram nada sobre essa marca

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ODIL 9 de outubro de 2020

Prezados, isso é o que as fabricas dizem, mas se for conferir com os fabricantes dos fluidos, existe sim prazo de validade do produto. Pesquisando informações com os fabricantes dos câmbios automáticos, TODOS definem km para troca do fluido, na média em torno de 50.000km, portanto, estas informações deveriam ser citadas na matéria e não apenas release dos fabricantes.

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Fátima 9 de outubro de 2020

Gostaria de saber se a Tucson 2009/2010 2.0 precisa trocar o óleo de caixa ,caso sim quantas km ?

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daniel cardoso pires da silva 9 de outubro de 2020

Sim precisa a cada 60 mil

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Rodrigo 9 de outubro de 2020

A cada 80.000km

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Francisco Dias de Miranda 9 de outubro de 2020

Qual a melhor marca de fluido posso colocar no câmbio automático do corolla xei automático 2002

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Alexandre 9 de outubro de 2020

No manual do veiculo consta, deve ser seguido o ano do veiculo em conta. Pois o oleo muda. Por isso é importante ler o manual

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FLORINALDO CHICAROLI 9 de outubro de 2020

Ola amigos. Bom dia. No caso do corrola.. No meu modelo 2012/13 xei. O manual não recomenda trocar okay… Só se o câmbio tiver manutenção…. Informação errada ai amigos…. Obrigado…

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Eduardo 9 de outubro de 2020

Para esclarecer: MONTADORA apenas monta o veículo com caixas automáticas fornecidas por FABRICANTES (ZF, Aisin, Jatco, Trans Axle, etc). As FABRICANTES de câmbios automáticos SEMPRE recomendaram a troca de óleo, o que nem sempre é seguido a risca pelas MONTADORAS por estratégias de marketing (custo alto da troca assusta o cliente ao tomar conhecimento dessa manutenção preventiva). Cabe ressaltar também que as MONTADORAS utilizam o óleo fornecido por FABRICANTES de óleo (Mobil, AC Delco, Fuchs, Febi Bilstein, etc) que sempre informam prazo de validade do produto (em média de 3 a 5 anos). Portanto, FABRICANTES de câmbio e do óleo sempre recomendam km ou prazo em anos para a troca do óleo, informação esta que é alterada pela MONTADORA a fim de não “assustar” o consumidor na apresentação dos valores das tabelas de revisão com preço fixo.

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Jorge Diogo 9 de outubro de 2020

Meu Renegade flex com 54.500km teve que trocar o óleo do câmbio. Pois o mesmo estava trepidando e subindo o giro além do normal. Ou seja seguir o manual nem sempre condiz com a realidade.

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Manuel Amorim da Silva 9 de outubro de 2020

Concordo plenamente eu tenho um Focus guia 2011 troquei o óleo com 100.000km
Mas segundo especialistas em caixas automáticas o óleo fica saturado com partículas e ele tem prazo de validade como o óleo de motor.
As montadoras escondem isso para diminuir o custo de manutenção ficticio só que a longo prazo pode dar problema na caixa por falta de troca de óleo e uma manutenção na caixa é caríssimo dependendo da situação do carro nem vale a pena.
Os especialistas em caixas recomendam trocar o óleo entre 50 60 mil quilômetros.

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Rafael 10 de outubro de 2020

Uma vergonha essas montadoras principalmente as tradicionais do Brasil, nunca vi um fluido vitalício e suas concessionárias mesmo não tem máquina para fazer o serviço correto que é a troca 100% do fluido com veículo funcionando. Quem sofre é o cliente que morre em manutenção desses câmbio coisa que uma simples troca do fluido poderia aumentar a vida útil do câmbio.

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Reginaldo Dias 14 de maio de 2021

Faz todo sentido… que canalhisse. Toyota não precisa disso. O comprador potencial não via se incomodar com isso. Palhaçada.
A propósito, já viu a validade do fluido HCF 2 da Honda? Cara, ninguém ainda me explicou isso. 18 meses após a data de fabricação.
Como pode??? Lacrado tem validade tão baixa.

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Fernando 9 de outubro de 2020

No caso da Toyota vocês esqueceram de citar o Etios automático

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Léo 9 de outubro de 2020

O Etios Automático, usa o mesmo câmbio 4 marchas do Corolla, os óleos devem ser trocados a cada 40 mil km o 36 meses, é a melhor coisa a ser feita, se você quer seu câmbio automático dure até uns 200 mil km.

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Alexsandro Santos de Souza 9 de outubro de 2020

E do Ford Focus?

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Denis 9 de outubro de 2020

Alguém sabe sobre troca de óleo do chip da Captiva? Já fui a uma concessionária e um mecânico disse que não precisava de troca.

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Raul Rocha Neto 9 de outubro de 2020

Tenho nissan, manual fala que não há necessidade de troca.

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BORGES 9 de outubro de 2020

Kia?

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Wesley 9 de outubro de 2020

Da marca Renault não há necessidade mesmo, o cambio quebra antes dos 40.000km…

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Jota 9 de outubro de 2020

Meu Fluence passa dos 200 mil km e nunca troquei o óleo 🙂

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Marcos 18 de outubro de 2020

O meu Fluence também, intocável e sem nenhum problema aos 150 mil rodados. Conheço quem fez a troca “preventiva” e ai sim ferrou o câmbio.

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Paulo Roberto Alves Silva 14 de dezembro de 2020

Graças a Deus, pois a troca gasta quase mil reais! Então o meu Fluence CVT que tá com 100 mil km tem muito o que rodar ainda 😄

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Reginaldo Dias 14 de maio de 2021

Então parceiro… o que os reparadores dizem é q, depois de muita kilometragem, se trocar o fluído corre o grande risco de dar pau msm.
Por conta das propriedades detergentes do fluído novo. Eu retiraria uma amostra do cárter e levaria a um especialista para avaliar.
CVT trabalha a pressão e temperatura muito elevadas… a validade é ainda menor.
E já vi relatos da Nissan Kicks dando pau no câmbio antes dos 100 mil. Taxistas, por sorte, trocaram o cambio na garantia da fábrica.
Se o seu não tá mais na garantia, complica né?

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Joaquim Rocha 9 de outubro de 2020

Bom dia tenho um prisma 2018 com
50 mil km rodado devo troca o fluido do cambio automático

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Edmilson zanquim dos Santos 9 de outubro de 2020

Olá bom dia eu tenho um cobalt 1.8 LTZ eu gostaria de sabe quantos litro de óleo vai para substituir o óleo do câmbio automático uns fala 8 litro outros fala em 6 litros vcs pode me ajudar
Obrigado Edmilson zanquim dos Santos

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Reginaldo Dias 14 de maio de 2021

Normalmente, o que tenho visto na intenet é que sempre usam mais do que a capacidade para fazer uma retrolavagem.
Ou seja, um pouco do fluído é descartado após a substituição completa.

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Edmilson macedo 9 de outubro de 2020

Sou fã do auto papo,, a cada qtos mil km eu tenho trocar óleo do câmbio Audi A4 2.0 2007?

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Frederico Gameleira Neto 9 de outubro de 2020

Gostaria de saber a do etios.

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SAULO DUQUE DE SOUZA OLIVEIRA 9 de outubro de 2020

Ta na duvida?
Compre um manual

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Henrique Pontes 9 de outubro de 2020

Totalmente errado seguir a orientação de alguns manuais de veículos importados principalmente. A maioria dos manuais não são EDITADOS para países tropicais, são somente traduzidos, ou seja, a informação do “Fluido long life” ou livre de manutenção, se enquadra para transmissões que são utilizadas em regiões com temperaturas muito baixas, o que não é o nosso caso por exemplo. Altas temperaturas é o fator numero 01 na degradação prematura do fluido. Hoje não temos mais fabricantes de veículos, temos montadoras, essas montadoras compram a transmissão automática de fabricantes exclusivos de transmissão como a AISIN, ZF, etc. Portanto temos que consultar para o fabricante da peça, e não para o revendedor que não faz a troca do fluído para não violar um possível lacre de garantia, mas deixam a “bomba” estourar na mão do consumidor depois do término da garantia do veículo.

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Ildeu Junior 9 de outubro de 2020

O cambio da Fiat AT 6 tem um grande defeito que é a passagem de água que uns falam ser pelo trocador de calor…
Estraga muito independente do tempo de uso, digo isso porque trabalho com peças usadas e sei o tanto que é procurado e caro.

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Zé do óleo 9 de outubro de 2020

Não sigam os manuais, troquem o óleo do câmbio automático sempre que possível.
Na oficina do Zé, afinal eu entendo mais do que os engenheiros que desenvolveram o câmbio…..

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Rafael 9 de outubro de 2020

Se fizer um precinho bom a gente até troca o problema é o preço!😉

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Eng Sergio 9 de outubro de 2020

Não troque óleo a cada 30 k km pro C v

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Vf 9 de outubro de 2020

Pronto, os engenheiros de teclado estão discordando do fabricante que uso óleo de última geração que dura 4x a duração do óleo antigo, ou seja, cerca de 400 mil Km, ou seja, a vida da caixa.
Acho que vou discordar do fabricante e confiar nos comentários daqui. SQN.

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rafael carolino 9 de outubro de 2020

Faltou falar da JAC motors

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Dhiego 9 de outubro de 2020

Só estão falando de carros de verdade

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Fernando Cesar Santana 9 de outubro de 2020

Kkkkk. Sacanagem.

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PEDRO PAULO DIAS DA SILVA 9 de outubro de 2020

Citroen/Peugeot/Renault.
Óleo vitalício?
A história do AL4 diz o quanto devemos confiar nos seus engenheiros.

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ISAIAS LUSA 9 de outubro de 2020

Verdade… só deu merd…

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Gio 9 de outubro de 2020

Amigo…isso é baseado nos carros de hoje okm…AL4 não pertence mais a família PSA desde 2017….agora usam caixa da AISiN at6!. Mesmo padrão VW, Fiat nos carros AT6 com conversor de torque!

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Davi S Ribeiro 11 de outubro de 2020

Mas amigo são problemas igual as outras do mesmo jeito.na minha loja tenho 4 veículo da marca #psa fazendo reparo no câmbio.o mas rodado tem 70.000km rodado.

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Carlos Antônio Soares de jesus 9 de outubro de 2020

Tenho um citroen, c-3 automático 2011
O top de linha……com problemas no câmbio automático dando coice feito cavalo, procurei saber o que era, e o mecânico me falou que seria para trocar o kit com a mão de obra um tal de $ 4.000,00 enquanto o valor do carro seria de 19.000,00, fizeram comigo más não tenho coragem de vender à uma pessoa física sem expor o problema, e aí ??

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Vinicius Cesar 10 de outubro de 2020

Você poderia trocar apenas o óleo e ver se sana o problema. Caso contrário, somente abrindo mesmo. R$4000 está barato, o AW5040 da GM aqui no RJ ja pediram 6mil.

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Daniel 9 de outubro de 2020

Tenho um C4 Lounge 2015 com 102000 rodados, câmbio Aisin At6 e mesmo com a informação de que não há necessidade de troca do fluido do câmbio, realizei a troca.
O fluido já estava escuro e com limalhas de ferro.
Após a troca, o seletor de marcha ficou mais macio e as trocas de marcha com o carro em movimento ficaram ainda mais suaves. Acredito que essa recomendação das montadoras seja pra um clima diferente do brasileiro.

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Geovane 9 de outubro de 2020

Sim, ótima divulgação..👏👏👏👏

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Edilson 9 de outubro de 2020

Kia cerato 2011 precisa trocar a cada quantos km?

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Carlos 9 de outubro de 2020

Pode utilizar a mesma recomendação do Hyundai HB20. A caixa é comum às duas marcas, pois é projeto e fabricação Hyundai. Tenho um Cerato 2011 e troquei com 110.000 km.

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Junior 9 de outubro de 2020

As mesmas fabricantes que antes mandavam trocar óleo do motor com 20 mil km e depois negavam garantia as “bombas” que elas mesmos detonavam ???
Ou a VW com o seu câmbio problemático Tiptronic que dá pau antes de 120 mil km ??

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MARCIO DE ANHAIA 9 de outubro de 2020

Fluidos de transmissão automática

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Francisco de Assis da silva 9 de outubro de 2020

Tenho um prisma LT 2015 1.4 automático ta com 56 mil km tô com dúvidas se é preciso trocar o fluido do câmbio ou não!!! Consultei o manual do proprietário informa que não requer troca do fluido de câmbio automático então liguei na concessionária chevrolet setor de serviços e auto peças e perguntei se era preciso trocar o fluido de câmbio automático fui informado que tenho que fazer o que manda o manual do proprietário.

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Rafael 9 de outubro de 2020

Troque! Tenho um sonic com o mesmo câmbio (que não é lá essas coisas e deteriora muito rápido o fluído), com apenas 42 mil km. Fiz a troca e de vermelho o fluido já estava preto. Vai gastar mil reais mas vai te dar a chance de economizar com manutenção do câmbio já que esse gf6 estraga bastante. Após a troca é importante que você faça também o procedimento de reaprendizagem do câmbio. Vai perceber que as trocas vão ficar muito mais suaves.

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Edson de Paula Oliveira 9 de outubro de 2020

Comprei um prisma 2016 ltz automático em dez 19 e estava com 40 mil km, levei em um especialista de confiança e ele substitui o fluído e me mostrou, estava muito escuro e perdido um pouco suas propriedades e ele recomendou que eu fizesse a troca entre 30 a 40 mil km. Espero ter ajudado

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William Cabral 9 de outubro de 2020

Boa noite Edson de Paula, eu tenho um Sonic automático 2013 está com 70 mil km ainda não fiz a troca devido a GM dizer não ser nescessário, porém a cada 20 mil fiz fiz um check up do nível, até então está tudo certo, porém tenho notado um ruído estranho qnd o carro está frio, se vc poder me indicar esse mecânico de sua confiança Agradeço.
Abraços

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Adrian Smith 9 de outubro de 2020

Todo câmbio automático tem que trocar o fluído. Máximo de 50 milkm e em severas 40 mil km. Cvt entre 80 e 100 mil km. Basta ver a recomendação dos fabricantes da caixa de câmbio, à revelia das montadoras. Acho meio absurdo a publicação da matéria sem um alerta em deataque para o equívoco que algumas marcas cometem. Nos EUA ou Europa duvido que essas sejam as recomendações.

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Roberto Bertoche 9 de outubro de 2020

E qual seria a conspiração em curso para justificar as montadoras de procederem assim? Aliás essa sua fonte do tipo eu duvido não é nada confiável, né? Alguns desses carros têm garantia de 5 anos sem limite de quilometragem, por que razão eles agiriam assim? Preguiça de ganhar dinheiro trocando o óleo dos carros de seus clientes?

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Roberto Bertoche 9 de outubro de 2020

Isso mesmo. O certo é seguir o que manda o fabricante sem ficar imaginando lutas contra moinhos de vento. Se der ruim por culpa desse erro na recomendação do fabricante estará caracterizado vício intrínseco, do tipo que jamais prescreve. De que modo eles lucrariam com isso?

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Carlos Fernando Jorge 8 de outubro de 2020

Considero um absurdo a afirmação de algumas montadoras que dizem não ser necessário a troca do fluido. Quem tem um mínimo conhecimento sobre óleos sabe disto.

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Roberto Bertoche 9 de outubro de 2020

As montadoras certamente possuem mais do que um mínimo conhecimento sobre óleos, de que tipo de teoria da conspiração você desconfia nesse caso?

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Christian Bergamo 9 de outubro de 2020

As fabricantes querem diminuir os custos de manutenção periódica para o proprietário. Eles sabem que quando o cambio der problema por conta da falta da troca de fluido o carro já estará fora de Garantia a muito tempo. NÃO EXISTE fluido lubrificante eterno. Com o passar do tempo os contaminantes se acumulam e a reserva de aditivos do fluido se deterioram. Fabricantes também erram.

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Evandro lopes gomes 9 de outubro de 2020

Tenho mesmo pensamento que não existe óleo eterno, por isso troca da minha amarok a cada 50 mil ja esta com 230mil e anda liso, pra montadora acredito q e mais viável que o cliente tenha q acabar comprando uma cx de cambio que alegar q deve ser feito a manutenção a determinada kilometragem,a autorizada VW na minha região alegava não precisar e de igual maneira faço trocando não só óleo mas tbm filtro do óleo.

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CHRISTIAN HELAL DA ROCHA BERGAMO 9 de outubro de 2020

Gostaria sinceramente de conhecer um desses engenheiros que projetam essas caixas com fluido lifetime e perguntar qual o segredo desses fluidos que duram para sempre. Os contaminantes vão pra onde? E os aditivos nunca se deterioram?… Papo furado.

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oswaldolino25@gmail.com 9 de outubro de 2020

Tenho um v4 ,,,/3014 automático e fui diversas vezes na autoriza e me falaram que não é necessário trocar o óleo do câmbio automático meu carro está com 247000kms fiz que o câmbio é mal falado pergunta troco ou não troca até o momento está funcionando acontentoytocoou mais troco

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Éder 24 de janeiro de 2021

Pelos vídeos que já assisti sobre o assunto. Em quilometragem alta não é mais recomendável à troca. Há grandes chances de dar ‘BO’ ao fazer a troca pela primeira vez com alta quilometragem. Veja os vídeos no YouTube da Marin Garagem 113 e tire suas conclusões.

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Como ja falei fui diversas vezesa concessionatia ele me falou para não trocar o oleo e agora caso aconteça algo a caixa é para lecar na conceddionaria 25 de janeiro de 2021

Nao espera receber um resposta do meu comentario, muito obrigago pela atenção. oswaldo lino – * São José – Santa Catarina, meu carro é um C3 exeçete automatico 4 marchas com 148.000 lm, ano 2013

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Ademir Otavio Marcarini 8 de outubro de 2020

Muito Boas As Recomendações E As Explanações Das Montadoras Sobre O Uso Do Câmbio Automático Agradeço A Todos Obrigado .

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ANTONIO GONCALVES DE JESUS NETO 9 de outubro de 2020

Fica sem trocar o óleo e depois vcs gastam dez mil pra comprar um outro vendo o blz

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Brito 8 de outubro de 2020

O engraçado é que a Renault diz que não há necessidade de troca, porém ela usa o câmbio cvt da Nissan, que por sua vez recomenda inspeção a cada 100mil. Vai entender…

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Roberto Bertoche 9 de outubro de 2020

Inspecionar é uma coisa, trocar é outra.

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Eduardo 9 de outubro de 2020

Mas pra que inspecionar se não vai trocar?🤔

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Marcio 9 de outubro de 2020

Pra completar caso baixe

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Paulo Rezende 9 de outubro de 2020

Vdd eles sao loucos troquei esses dias o óleo do meu nissan versa cvt
Com 61000 mil km e o óleo estava preto igual oleo queimado. Ñ acreditem em duração pra toda vida ou troca as 100 mil o certo é trocar com 40 ou 50 mil por favor troquem pra ñ ter um gasto com consertos quê podem chegar até a 7 mil reais.

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Jorge Andre 9 de outubro de 2020

Bem meu versa 1.6 2017 sl catástrofe adquiri com 97000 km, a concessionária do grupo AB deu garantia de 1 ano. Os mecânicos me mostraram com o computador a 139000km já viscosidade do óleo e a troca e em 240.000 ou seja posso ainda andar uns 80000 km mas vou trocar tudo daqui uns 50000 km. pois o carro só quebrar estava garantia de 1 ano motor e caixa.

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