Por que recusar o etanol aditivado no posto?

Por que ao chegar no posto de combustível muitos frentistas sugerem abastecer com etanol aditivado? Ele é realmente necessário?

Por Boris Feldman07/05/20 às 06h15

Ouvinte do nosso AutoPapo diz ter ouvido aqui a nossa recomendação de que o etanol não necessita de ser aditivado, pois ele é um combustível muito mais limpo que a gasolina. O seu teor de carbono, que é o que suja o interior do motor, é 1/3 da gasolina.

E então quando ele parou recentemente no posto para abastecer com etanol, o frentista disse: “não vai querer o aditivado?” E ele argumentou que não queria pagar mais por um aditivo desnecessário.

E o frentista retrucou: “como assim, se a gasolina tem que ser aditivada? Por que não o etanol?” Esquecendo-se, naturalmente, de que apenas duas marcas, a Shell e a BR, insistem nessa picaretagem. Fosse mesmo necessário, todas as outras iriam oferecer o etanol aditivado.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
92 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Paul Muadib 16 de maio de 2020

    “Fosse mesmo necessário, todas as outras iriam oferecer o etanol aditivado.” É sério que é esse seu argumento ? Tão crível quanto uma nota de 3 reais….

  • Avatar
    Elizandro 9 de maio de 2020

    Aditivado ou não o etanol e problema deles se eles estão mentindo sobre o mesmo o etanol com menos água misturado nele se torna um combustível mais pura dando maior potencia e menor consumo, por isso o nome aditivado

  • Avatar
    egon heinrichs 9 de maio de 2020

    duas veses troquei alcool por gasolina no meu gransien
    duas vezes parrei na oficina
    p readequar ,isto eh carro p mim e tempo

  • Avatar
    Alex 8 de maio de 2020

    Por que o preço do álcool caiu tbm, e curiosamente sempre mantém 70% do preço da gasolina?

    • Avatar
      joseluicosta@bol.com.br 9 de maio de 2020

      Combustíveis no Brasil tem uma grande manipulaçao de preços. O monopólio regula os preços, sem falar na cadeia de mais ou – 55 % impostos

  • Avatar
    Anderson 8 de maio de 2020

    Falou nada com nada

    • Avatar
      egon heinrichs 9 de maio de 2020

      no brasil voce so gasolina aditivada ( muda o corrante) pelo monopolio
      nao tenho inf tecnicas que muitos a composicao .octagem eh palavrao no brasil nem quantidade de alcool na gasolina

  • Avatar
    Xing Ling 8 de maio de 2020

    Falou bobagem hein. Primeiro que a Ipiranga já tem também, cheio de posto em Ipiranga com Etanol aditivado já.
    Segundo, que a principal função do aditivo de etanol é melhorar a lubricidade e ajudar a eliminar aquela goma que fica do Etanol. Qualquer um que já viu um motor que só roda no alcool aberto, sabe como é.
    Estes benefícios até podem ser obtidos rodando de vez quando com gasolina para dissolver a goma e dar uma lubrificada no motor, mas se não quiser fazer isso, etanol aditivado é uma boa sim, se o preço cobrado pelo aditivo for de no máximo 10 centavos por litro.
    Mas é assustador um jornalista chamar de picaretagem o trabalho de um monte de engenheiros das empresas de combustível. Deve ser um mais um terraplanista contra a ciência.

    • Avatar
      Milton 8 de maio de 2020

      Perfeito… Parabéns pelo comentário e explicação !!!

    • Avatar
      Bandi besta 8 de maio de 2020

      Assustador é o álcool deixar goma isso é assustador .
      A queima do álcool é tão limpa que o óleo lubrificante é trocado praticamente sem mudança na cor. Ele não contamina o lubrificante , como pode deixar goma ???

  • Avatar
    Artine J.Silva 8 de maio de 2020

    O COMBUSTÍVEL BRASILEIRO DEVERIA SER PRATICAMENTE O ÁLCOOL MESMO, PORÉM DEVIDO AS POLITICAS NESSA AREA, SOMOS REFÉNS DA GASOLINA, O ALCOOL, DEVERIA CUSTAR 1 REAL OU 1,50 O LITRO..TEMOS PLANTIOS DE CANA POR TODO PAÍS…ERA PRA GENTE NEM.OLHAR PRA BOMBA DE GASOLINA…MAS INFELIZMENTE QUASE SEMPRE NAO COMPENSA.

    • Avatar
      Paul Muadib 16 de maio de 2020

      Não, não temos plantação de cana por todo o país, você se enganou. E ainda tem a concorrência da produção do açúcar, que quando aumenta o preço no mercado interncional, faz com que os produtores desloquem a produção para esse produto.

  • Avatar
    Dalmo Pádua 8 de maio de 2020

    Já muito tempo eu pretendia usar. Depois que vi outras contatos desisti.
    Gostaria de mais informações sobre a gasolina formulada. Ela é vendida em MG?? Os postos são obrigado a informar que é a formulada ou, podem vender como se fosse a tradicional???

  • Avatar
    Junior 8 de maio de 2020

    Mas no meu carro a diferença em consumo do etanol aditivada para o etanol comum é de 2 kms já fiz varias vezes o teste.

  • Avatar
    Bruno 8 de maio de 2020

    Eu usava o normal, depois que passei a usar o aditivado, rendeu bem mais, ando 50km a mais com tanque cheio de aditivado. Nunca mais usei álcool normal…

  • Avatar
    Jordan 8 de maio de 2020

    Bom dia.sempre estou acompanhando os cometário dos colegas motoristas.e vendo as sugestões de vcs.acho muito útil.

  • Avatar
    Gilson Bailinho 8 de maio de 2020

    Álcool aditivado é picaretagem mesmo ! Não caiam nessa besteira. Fui enganado pela Shell que rende mais, mentira, o combustível desapareceu do tanque rapidamente. E senti um barulho diferente no motor que não gostei. Isso aqui não e América não, que tem combustível de primeira. Muito me admira a Shell que aparentemente tem um nome a zelar, insistir nessa picaretagem !

    • Avatar
      Fabiano 9 de maio de 2020

      Já faz uns 5 anos que a Shell se mandou do Brasil, o que existe é uma joinventure entre ela e a Cosan, que praticamente manda no etanol no país, assim foi criada a Raízen que explora a marca no pais. A grande maioria da gasolina que abastecemos nos postos Shell são importadas, não diferente da gasolina do posto sem bandeira da esquina, são apenas adicionadas o corante da marca.

      • Avatar
        Paul Muadib 16 de maio de 2020

        A Raizen ainda compra bastante gasolina da Petrobras.

  • Avatar
    Heberton Soares 8 de maio de 2020

    Pessoal! lendo os comentários me sentir no direito como especialista do segmento de derivados de petróleo e biocombustíveis fazer a mimha contribuição.Então,no gasolina aditivada o uso de aditivos tem a finalidade de evitar depósitos e não de limpar o motor como a maioria acredita. O etanol hidratado usado como alternativa no abastecimento é um biocombustível que além de limpo,tem um auto índice de octagem. Diante disso, não vejo necessidade de aditivar o etanol mas também não condeno o uso.

    • Avatar
      Paulo 8 de maio de 2020

      O problema maior é de o álcool em muitos postos vir adulterado, o que me deixe indignados, pois o preço já é muito alto.

  • Avatar
    Bruno 8 de maio de 2020

    Tenho um Monza 84, ele e etanol de fábrica,a média não é muito boa devido ser carburado,mas só abasteço etanol comum e nunca tive problemas relacionados a velas nem cabeçotes já está comigo a 4 anos peguei ele com 42000 kms autênticos e agora está com 85000

  • Avatar
    Jaime Artur 7 de maio de 2020

    sou motorista de App, e já tinha ouvido falar que o aditivo no etanol, era pra manter as propriedades do combustível, a única coisa que sei de fato, é que com etanol normal meu carro faz em média 7,4 por litro, já no aditivado, faz de 8,4 até 9,0 kms por litro, como isso é possível?

    • Avatar
      Cleber Bispo 8 de maio de 2020

      Reforçando ao seu comentário,também sou motorista de aplicativo e de fato meu carro também faz uma média melhor com o etanol adtivado. Já vários testes e a média é essa mesmo que você relatou

      • Avatar
        Marcelo 8 de maio de 2020

        Meu carro faz no etanol comum 8.4 por litro no uso misto, no aditivado faz 9.5 sempre mesmo percurso e condições. Já testei vários tanques do mesmo posto, conclui que o aditivado vale a pena.

      • Avatar
        Ionias alves de Almeida 20 de agosto de 2020

        Se a gasolina ou álcool são de confiança acredito que não há necessidade de colocar aditivado. quem garante que o cara ou distribuidora coloca algo relacionado a aditivos no combustível. não tenho confiança nessa gente pra mim se coloco gasolina ou álcool e meu carro aparecer com algum problema eles vão ter que arcar com os prejuízos. portanto gasolina e álcool aditivado é galera.

    • Avatar
      Rômulo 8 de maio de 2020

      Efeito placebo. Ou etanol comum estava batizado (com água).

  • Avatar
    Márcio Luiz Arruda 7 de maio de 2020

    Quanto mais se lê comentário, mais confuso se fica. Cada um fala uma coisa. E com tanta certeza que parecem ser todos mestres no assunto. Brasileiro tem mania de ser o mais mais dos mais mais. Nas na verdade não passam de mais ou menos…

  • Avatar
    Fred 7 de maio de 2020

    Os frentistas não tem nenhum tipo de qualificação técnica para sugerir quaisquer tipos de aditivos ou combustível no carro do cliente, quando isso acontece deve existir algumas irregularidades no posto

    • Avatar
      Anisio ferreira azevedo 8 de maio de 2020

      Ola bom dia eu tenho plena sertesa que o etanol quanto mais longe da base de producao mais ruin ele fica vai se transformando en agua devido al trasporte e manoseio a evaporasao e inevitavel eu nao recomendo colocar etanol no tanque nos postos de muinto longe ja fis deversos teste medidos e nao coinsidil bom dia a todos

      • Avatar
        Lula Lélé 10 de setembro de 2020

        Hein????

    • Avatar
      Adão Gomes 8 de maio de 2020

      É simples saber pq os frentistas oferece o combustível aditivado,são orientados para isso pois a margem de lucro é maior em muitos postos eles têm metas a ser cumprida falo com experiência de quem trabalhou no ramo 15 anos,quanto ao aditivo serve apenas para ganhar mais dinheiro não tem efeito algum no rendimento ou limpeza do motor do veículo!

      • Avatar
        Jabson 29 de julho de 2020

        O consumo do etanol aditivado com certeza é melhor, só ver os relatos aqui mesmo, e eu também observei isso

  • Avatar
    Cristiano 7 de maio de 2020

    Marcelo acho que você sabe mais que nosso amigo Boris. Quem já desmontou um sistema de admissão e de queima do motor movido apenas a álcool sabe que ele não é tão limpo assim. O aditivo pode até ser menos necessário. Mas é muito bem vindo.

  • Avatar
    Ricardo 7 de maio de 2020

    O etanol no Brasil possui AGUA em sua composição… O principal diferencial do aditivo é combater a CORROSÃO causada pela água…
    Vcs estão acusando uma empresa mundial como a Shell de picaretagem!!! Revejam e estudem antes de fazer uma acusação destas prestando um desserviço aos consumidores…

  • Avatar
    Marcelo Blauth 7 de maio de 2020

    Ao contrário do falam do álcool ser um combustível limpo,na verdade além de ser muito corrosivo para os injetores e demais peças que ele tem contato. Ele forma uma goma de altíssima viscosidade após a queima na Câmara de combustão e adere nos anéis de segmento que o óleo lubrificante não consegue remover, com isso a lubrificação do pistão fica comprometida além dessa goma criar atrito extra. Fato comprovado em um Gol que eu tive que fazer motor com 50.000 km.

    • Avatar
      Milton Gomes 8 de maio de 2020

      Perfeito comentário, parabéns pela elucidação. Com certeza absoluta os combustíveis aditivados ou Premium são melhores que os sem aditivos ou comuns. A matéria em questão está completamente equivocada.

  • Avatar
    Jose ailton 7 de maio de 2020

    Frentistas em sua grande maioria são treinados pelos patrões dos postos, igual funcionários de tele marketing, querem nos empurra qualquer produto. Muitos dos frentistas não sabem nem aonde fica a vareta do óleo. Álcool aditivado é piada.

  • Avatar
    Nelson 7 de maio de 2020

    E quando vc chega numa determinada bomba e o frentista diz: não tem gasolina comum, só aditivada,indica a bomba que tem gasolina comum.O risco da gasolina nessa bomba estar adulterada ou mexido no rotor da bomba para entrar menos combustíveis é de grande proporção.Isso acontece muito final de semana que não tem fiscalização.A dica de um amigo gerente de posto é não abastecer nesse posto.

    • Avatar
      Francisco Rodrigues 7 de maio de 2020

      Esse tipo de situação já aconteceu várias vezes comigo de Pará no posto e o frentista indicar outra bomba simplesmente vou embora.

    • Avatar
      JOE 7 de maio de 2020

      quem me dera só ser roubado na quantidade…seria muito feliz…meu veículo so tem um cilindro, imagina qdo dá problema!!!

  • Avatar
    Bruno Vieira Marques Rodrigues 7 de maio de 2020

    Até hoje não vi quem dissesse a verdade sobre a verdadeira relação entre a verdadeira porcentagem entre gasolina e álcool que é sugerida em 70 %. Porém isso foi quando a gasolina tinha 14 % e agora tem 27 % de álcool. Qual é a verdadeira?

    • Avatar
      Leandro 7 de maio de 2020

      Agora o percentual gira em torno de 73 a 75%

    • Avatar
      Lucas Santos 7 de maio de 2020

      A relação varia de acordo com cada motor.
      No meu carro, a relação é de 74,5%.

      Para calcular, divida a média de consumo no etanol pela média da gasolina.

      Calcule o consumo utilizando 3 tanques consecutivos de cada combustível, para garantir a medição.

    • Avatar
      Luiz Lunardi 7 de maio de 2020

      A escolha também depende do regime de uso do carro. Muita estrada a relação de equivalência de preço chega mais próxima a 65% enquanto que muita estrada, a equivalência sobre para 75%.

  • Avatar
    Luiz Antônio Rodrigues 7 de maio de 2020

    Quero receber notícia e informacoes grátis.

  • Avatar
    Rafael 7 de maio de 2020

    Eu não confio em gasolina aditivada. Pra mim, ela só leva um corante , mais nada! Não confio nem na comum, quanto mais aditivada. Mais infelizmente temos que abastecer nossos veículos. Do brasil, tudo se espera! É a lei do Gerson, de ganhar só vantagem. Primeiro eu, segundo eu e terceiro eu! Kkkk

  • Avatar
    Manoel 7 de maio de 2020

    Bom dia!
    Coloquei 10 litros de etanol no tanque do meu carro.
    De manhã qdo liguei, custou a pegar e qdo pegava morria.
    Tive de ligar com o gnv e ir até a oficina para orientação do mecânico.
    O mecânico disse que o etanol estava batizado e que eu deveria tirar todo do tanque ou colocar 1 1/2 de gasolina aditivada que casaria o problema e realmente foi o que fiz e o problema foi sanado.

    • Avatar
      Tiago silverio da silva 7 de maio de 2020

      O meu bom, se o seu veículo for Flex e vc usa muito etanol vc tem que abastece o reservatório na frente se não de manhã ele demora pega mesmo

      • Avatar
        Valdecir Junior Ribeiro 7 de maio de 2020

        kkk verdade..

    • Avatar
      Augusto bispo Pereira 8 de maio de 2020

      Sorte……pois nesse caso seu carro deveria estar programado para gasolina e nao para alcool,quando o gnv é instado existe uma progromacao de combustivel,quando vc coloca o combustivel nao registrado no comando ele apresenta falha…….provavelmente foi isso.

    • Avatar
      Vinícius 8 de maio de 2020

      Álcool e frio não combina, mas não precisava esvaziar tanque não amigo

      • Avatar
        Felipe 8 de maio de 2020

        Na verdade precisa imagine combustível com.agua indo pra motor do seu carro….na verdade ele deveria volta ao posto pedir análise mas cada faz aquilo que acha melhor já passei por isso só quem.sabe o que custa perder um motor que toma atitudes preventivas

  • Avatar
    Evandro Cerdeira Dos Santos 7 de maio de 2020

    Tem que fazer testes e mais testes para saber se esse álcool aditivado realmente tem resultados satisfatórios. Isso é responsabilidade do Inmetro certo? Todo produto antes de ir para o mercado, tinha que passar por testes como prova de sua autenticidade, com os custos por conta do fabricante do produto.. Estando no mercado, se possível, uma fiscalização eficiente.

  • Avatar
    Israel Antonio da Silva 7 de maio de 2020

    Aí tem mais uma picaretagem para vcs que acreditam em etanol aditivado e sendo assim antes do caminhão descarregar o etanol a pessoa pega vários tubo de tinta da caneta Bic e jogá no tanque do caminhão então e um reagente e muda a cor do etanol sendo assim poderá ser vendido como aditivado,depois sua vela do carro da problema a rosca gruda é vai pra retifica.

    • Avatar
      Atabisio Custodio Divino 7 de maio de 2020

      Tem que Acabar com gasolina e etanol do SAO coisa
      passado vamos enfatizar é no subsídio nos carros elétricos para que as classes médias baixas tenham condições de adquirir e salvar o Brasil desta poluiçao que levam muitas pessoas aos hospitais e elevando custos altos ao SUS

    • Avatar
      Victor Marcondes Leal 8 de maio de 2020

      Engraçado, o Etanol aditivado é transparente essa de tinta de caneta é para boi dormir kkkkkkkk, só de passar o aditivado ou o comum na mão vc já vê que o aditivado deixa bem liso onde molhado, já o comum da para perceber que é seco

  • Avatar
    RODRIGO F LOUREIRO 7 de maio de 2020

    Do ponto de vista de carbono, vc está certo. Do ponto de vista de geração de goma e oxidação, não. O álcool é mais limpo, não precisa de aditivo para remoção de carbono, mas quem disse que há carbono só na gasolina? Resíduos de óleo do motor principalmente pela válvula evap podem sim levar resíduo de carbono para a queima. Outra coisa, o aditivo de álcool é diferente de gasolina. Ele visa no álcool além da eliminação de possível geração de carbono a eliminação de goma muito comum nós injetores que usam álcool e melhora a lubrificação do injetor, pois o álcool é um combustível muito “seco”. Mas via de regra não precisa ser todo abastecimento, depende muito do uso e da onde se abastece.

    • Avatar
      Lucas santos 7 de maio de 2020

      O Rodrigo tem razão.
      Sempre abasteci com Etanol comum.
      Tive problemas 3 vezes com entupimento dos biscos injetores, acendimento de Luz de injeção, dificuldade de partida e falhamento. O carro é 2015, praticamente em cada ano tive que levar para manutenção.
      Quando levei o carro na oficina, nas pontas dos bicos era visível uma goma amarronzada.
      Passei a abastecer com Etanol aditivado, há um ano não tive mais o problema. O motor se tornou mais silencioso, o desempenho melhorou e o consumo melhorou em até 0,8 Km/l.
      Lembrando que o aditivo não serve apenas para limpeza, mas também para diminuir o atrito e melhorar o rendimento.
      O abastecimento é de escolha individual, mas por experiência recomendo o combustível aditivado.

  • Avatar
    Rodolfo Duarte 7 de maio de 2020

    Boris,
    Gostaria de saber porque tem casos de carros que usam apenas etanol e a vela de ignição enferruja e cola no cabeçote, e quando vai tirar a rosca da vela estraga, então tem que ir para retífica para refazer a rosca da vela no cabeçote.
    Grato

    • Avatar
      Fabio Sobral 7 de maio de 2020

      Eu discordo do especialista justamente por conta da pergunta de Rodolfo Duarte. A presença de 7% de água no Etanol cria crostas de ferrugem e todo o sistema e o aditivo evita justamente isso.

      • Avatar
        Rodolfo Duarte 7 de maio de 2020

        Exatamente! Eu estou usando o aditivo Bardahl Flex quando abasteço com etanol. O problema está sendo o preço… meu tanque cabe 54 litros e em um frasco paguei R$ 31,00 (trinta e um reais).
        Então R$ 31,00 / 54 litros = R$ 0,57 por litro de etanol aditivado.
        Eu até poderia abastecer tanque sim tanque não, mas ficaria sem a proteção contra corrosão, o que não acho legal.

      • Avatar
        William 7 de maio de 2020

        Rodolfo Duarte, a Toyota por exemplo recomenda que, a cada 10.000km faça um abastecimento completo com gasolina. Nos manuais do Etios você pode conferir isso.

      • Avatar
        Hudson 7 de maio de 2020

        Pq vc não experimenta usar o aditivo da AC DELCO, compro ele no mercado livre, sai a 10 reais cada vidro que trata até 60 litros de combustível. É indicado para carros flex. Meu carro, um Voyage quadrado a alcool ano 94 com carburador ainda,roda bem redondo com esse aditivo.

      • Avatar
        Hudson 7 de maio de 2020

        Meu carro é carburado e movido somente a álcool, toda vez que abasteço coloco 10% de gasolina. Isto pode atrapalhar de alguma forma o meu motor?

      • Avatar
        Rodolfo Duarte 7 de maio de 2020

        Wilian,
        O meu Crevrolet Onix não fala nada disso que tem que abastecer a cada 10.000 km com gasolina, ou seja ter que ciclar, então existe de fato algum motivo para isso, mas não sei qual.
        Mas na minha sincera opinião, foram 10.000 km rodados com etanol e o mesmo corroeu o sistema de alimentação de combustível, válvulas de admissão e velas de ignição, logo rodar com 1 tanque de gasolina (700 km) não vai proteger tanto, é apenas 7% da rodagem com gasolina e 93% com etanol. Essa ciclagem na minha opinião apenas vai limpar o sistema.
        É sabido que o etanol é mais corrosivo que a gasolina, e quanto mais água tiver no etanol mais corrosivo ele fica, assim como garantir que o etanol que eu abasteço está dentro das normas da ANP?
        Eu para me garantir só abasteço em postos de bandeira e o meu posto de confiança é o mais caro do meu bairro, mas são poucas pessoas que pensam assim… na minha opinião “combustível barato é sinal de batismo na certa”.

      • Avatar
        Marcio Ribeiro 7 de maio de 2020

        Boa noite. A ciclagem requerida ajuda a sonda lambda a sempre obter valores diferentes e atraves da parte eletrónica corrigir a quantidade de oxigenio versus combustivel para que sempre se tenha uma queima mais completa.

      • Avatar
        Rodolfo Duarte 7 de maio de 2020

        Corrigindo a conta:
        10.700 km => 100%
        700 km => X

        X = 15 % de uso com gasolina

      • Avatar
        Rodolfo Duarte 7 de maio de 2020

        Errei novamente… kkkkkkkk

        6,54 %

      • Avatar
        Rodolfo Duarte 8 de maio de 2020

        Hudson escreveu:
        “Pq vc não experimenta usar o aditivo da AC DELCO, compro ele no mercado livre, sai a 10 reais cada vidro que trata até 60 litros de combustível. É indicado para carros flex. Meu carro, um Voyage quadrado a alcool ano 94 com carburador ainda,roda bem redondo com esse aditivo”.

        Resposta – Rodolfo: Porque o aditivo AC Delco não protege o motor contra corrosão. Minha preocupação é grudar as velas de ignição no cabeçote devido a corrosão provocada pelo etanol batizado com água além do permitido por lei, ou seja, etanol aguado.

        Hudson escreveu:

        “Meu carro é carburado e movido somente a álcool, toda vez que abasteço coloco 10% de gasolina. Isto pode atrapalhar de alguma forma o meu motor?”
        Resposta – Rodolfo: Não sei te dizer, mas já vi o Silvio Carburadores falar uma proporção mas não lembro qual de gasolina no etanol para carros movidos a etanol para não estragar o carburador.
        Creio que na pior das hipóteses seu Voyage ano 1994 a álcool, pode bater pino e o risco disso é destruir o motor. Mas não sei qual seria a porcentagem de gasolina no etanol para causar a batida de pino no seu motor.

      • Avatar
        Rodolfo Duarte 8 de maio de 2020

        MARCIO RIBEIRO escreveu:
        “Boa noite. A ciclagem requerida ajuda a sonda lambda a sempre obter valores diferentes e atraves da parte eletrónica corrigir a quantidade de oxigenio versus combustivel para que sempre se tenha uma queima mais completa”.

        Resposta – Rodolfo: Bom dia! Faz sentido!
        Mas na minha opinião o mais importante seria que quando for trocar de tipo de combustível fazer a mudança gradualmente e não de uma só vez, ou seja, não esperar entrar na reserva para mudar de tipo de combustível:
        1º) ¾ tanque com etanol e ¼ de gasolina;
        2º) ½ tanque de etanol e ½ de gasolina;
        3º) tanque cheio de gasolina.
        No manual do meu Crevrolet Onix 2019 está escrito que: “se tem que rodar por uns 10 minutos, especialmente se o combustível predominante tiver sido alterado”.

      • Avatar
        William 12 de maio de 2020

        Sugiro a indicação da Toyota, melhorando da seguinte forma, a cada 10.000km, retire as velas pra para inspeção a fim de evitar que ela grude no bloco lembre-se de usar o torque correto após retirar elas. Outra sugestão seria utilizar pasta a base de cobre, uma pequena quantidade na rosca da vela após a inspeção e limpeza da rosca para a reinstalação. Mas confesso, que a remoção inspeção e limpeza da rosca a 10.000km já são suficientes. A pasta de cobre e consideravelmente cara.

      • Avatar
        Rodolfo Duarte 14 de maio de 2020

        Wilian escreveu:
        “Sugiro a indicação da Toyota, melhorando da seguinte forma, a cada 10.000km, retire as velas pra para inspeção a fim de evitar que ela grude no bloco lembre-se de usar o torque correto após retirar elas. Outra sugestão seria utilizar pasta a base de cobre, uma pequena quantidade na rosca da vela após a inspeção e limpeza da rosca para a reinstalação. Mas confesso, que a remoção inspeção e limpeza da rosca a 10.000km já são suficientes. A pasta de cobre e consideravelmente cara”.
        .
        Resposta Rodolfo: No meu outro carro que era a gasolina eu tinha o hábito de tirar as velas a cada 10.000 km pra ver. E nesse que é flex vou continuar tendo o hábito de checar as velas a cada 10.000 km. Eu simplesmente lavo as velas com gasolina e não uso nada abrasivo pra limpar como escova de aço, pois isso tira a proteção contra a corrosão da vela. Sobre esta pasta vou pesquisar o assunto.
        Muito obrigado!

  • Avatar
    Jose Edson De Araújo Farias 7 de maio de 2020

    Vejamos bem o álcool vem do mato não precisa sai do Brasil para refinaria, mesmo assim o preço dele e muito caro pelo o resultado em quilômetros comparado a gasolina ,é muito caro,é muita desonestidade,só pensa em tira do consumidor,uma coisa que por ser de menos processo custa o que custa…a pergunta é por o álcool não pode ser a metade do preço da gasolina?sei que o assunto é sobre o álcool adt.mesmo assim esse produto PIDE ser muito mais barato…para se compensar usa…

  • Avatar
    Ivan 7 de maio de 2020

    Bom dia gostaria de deixar minha opinião já abastesi com os dois e não vi vantagem e só jogar dinheiro fora

  • Avatar
    Rogério Nogueira da Silva 7 de maio de 2020

    Penso no seguinte acho que uma empresa não ia pagar um tec laboratorial, um tec químico, um cientista e outros desenvolvedores para criar um produto e não ter eficácia para um propósito digo por minha opinião se não fosse bom porque abastece outra se não fosse bom não teríamos uma demanda grande de combustível e digo ainda que para resolver esse questão faça um teste de campo comprar abastece e e coloque um período depois tira as peças e veja o resultado para vê se compensa ou não. Uma sugestão seria para o fim de combustível impuro e só trabalhar com combustível aditivado.

  • Avatar
    CARLOS 7 de maio de 2020

    bom só um recado tenho um palio 99 peguei ele com 10 mil km ja rodei 190 mil km estou com ele a 19 anos, sempre usei oleo Mobil 20 por 50 e gasolina em qualquer posto mais barato o bichinho ta rodando ate hoje normalmente nem queima oleo, mas acho recomendado usar óleo e combustível conforme recomendação da fabrica esses carros mais novos sabe como e.

    • Avatar
      Marcio Ribeiro 7 de maio de 2020

      Boa noite Carlos. Tenho um palio 97 motor Fiasa e sempre uso o mobil super original 20w50. Acho que o motor ainda vai durar mais uns 24 anos

    • Avatar
      Victor Marcondes Leal 8 de maio de 2020

      Realmente esses Palio são guerreiros também tive um 1999 com 230 mil Km inteiro moto sadio

  • Avatar
    LUCIANO SOARES CAVEDINI 7 de maio de 2020

    Bom, não quero descordar mas respeitar as opiniões dos outros. Tenho um Ford New fiesta eu trabalho com ele nos aplicativos, rodo muito, aí a gente adquiri uma certa sensibilidade com o carro. Quando eu abasteço o carro com álcool aditivado percebo que ele fica mais econômico. E um pouco mais forte.ou potente.

  • Avatar
    Alan Reis 7 de maio de 2020

    Bom dia eu concordo com vc em partes “picaretagem”tem posto q se vc não opita ele abastece com aditivada que na verdade hj em. Dia não passa do combustíveis comum de pouco tempo atras,e tem aqueles posto que diz q só vendem aditivada, eu particularmente não confio em nenhum posto ,mas e eles q nós fornecem o combustível,a fama dos postos e bem pior ultrapassar e muito a política, senso assim o consumidor final sai sempre.na desvantagem

  • Avatar
    Ivan 7 de maio de 2020

    Com todo o respeito, usado as suas palavras, picaretagem me parece esta matéria mais que superficial, leviana. O argumento final é ótimo! Se todas tivessem seria um produto bom! Que raciocínio lógico é esse?? No mínimo espera-se ouvir alguém especialista na área, mas ainda assim dando a sua opinião. E não chamando de picaretagem. Vamos ter um pouco de apreço pela qualidade nas matérias? Não subestimem os leitores!

    • Avatar
      WILSON SALVADOR DARGONI 7 de maio de 2020

      Trabalhei 10anos em posto.e mais dois no transporte de combustível,e tenha certeza hoje no Brasil não tem posto honesto todos fdp ladrões,eles rouba na qualidade e nas bombas

      • Avatar
        Gabriel 7 de maio de 2020

        Nem todos os postos são assim, aqui em São Paulo o posto Shell da Rede Papa é um dos melhores que tem e não tem picaretagem igual no posto que o senhor trabalhou!
        Temos que saber diferenciar o “todos” com “alguns”. Pq roubar é uma palavra forte quando não temos certeza de algo.
        Minha opinião e fica a dica aí colega. 😉

      • Avatar
        Milton 8 de maio de 2020

        Wilson seu comentário é leviano, ridículo e mentiroso… Não meça os outros pela sua régua… Trabalho em um posto de combustível há 6 anos e não temos reclamações, pode ir qualquer tipo de fiscalização lá em qualquer dia ou qualquer hora que tudo estará dentro das normas da ANP e do Inmetro. Prezamos sempre em primeiro lugar a qualidade !!!!

  • Avatar
    jose spanol 7 de maio de 2020

    Desculpa aí Boris, mas picaretagem é essa sua resposta ao ouvinte. 1º ninguém obriga o consumidor a usar esse ou aquele produto, o vendedor tem por obrigação de oficio oferecer os produtos que ele tem disponíveis.
    2º só abasteço com etanol e já alguns anos com o aditivado – por opção própria – e tem sido na rede Ipiranga. É bom vc se informar melhor.

  • Avatar
    Peraldiano 7 de maio de 2020

    Brasileiro é o rei da gororoba milagrosa, acredita em toda baboseira que prometa aumentar potência, melhorar rendimento e economizar combustível. Pobre acredita em qualquer coisa…

    • Avatar
      Gabriel 7 de maio de 2020

      E rico segura o dinheiro querendo ser mais rico ainda, sabendo que o futuro é a morte e não levarás nenhum riqueza da terra com ele, nem o caixão de ouro vai. Rs

  • Avatar
    Carlos 7 de maio de 2020

    Eu até concordo que o etanol é mais limpo, mas aí falar que é picaretagem é um pouco demais, né!? Afinal, só se a pessoa nunca abasteceu com gasolina o carro na vida ela não teria o problema com sujidade no motor. Se há um costume em alternar os combustíveis, adicionar os químicos que auxiliam na limpeza pode sim melhorar o motor. Apesar de somente 2 se dedicarem a tal prática, talvez as demais não se interessam no desenvolvimento de um mercado que é predominantemente brasileiro (Álcool de cana).

    • Avatar
      Wagner 7 de maio de 2020

      Bem se o álcool tem que ser aditiva ou não não sei mas já vi uma matéria com um engenheiro automotivo falando que não há necessidade de usar álcool aditivado que o álcool não suja o motor agora se e verdade ou mentira não sei já abasteci e não vi diferença alguma então pagar mais cara para que

      • Avatar
        Odair 7 de maio de 2020

        Já abasteci com etanol aditivado mais pelo preço não vi vantagem nenhuma prefiro o etanol comum

      • Avatar
        Odair Alves Pereira 7 de maio de 2020

        Já abasteci com etanol aditivado mais pelo preço não vi vantagem nenhuma prefiro o comum

Avatar
Deixe um comentário