Surrealismo: extintor não é obrigatório. Mas se estiver fora do padrão….

Atualmente o equipamento é opcional, mas uma brecha na lei pode causar dor de cabeça para quem o tiver em seu carro

motorista segurando extintor incendio com carro automovel ao fundo
Proprietário segurando o extintor de incêndio com o carro ao fundo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/09/2020 às 21h31
Atualizado em 16/09/2020 às 23h06

Uma das exigências absurdas de que o brasileiro ficou livre recentemente foi a da obrigatoriedade do extintor de incêndio para carros.

O poderoso lobby de seus fabricantes fez do Brasil o último país a exigir esse monstrengo, que deixou de ter qualquer utilidade depois de introduzida a injeção de combustível. Ele se tornou opcional: tem o extintor para carros quem quiser – no caso dos automóveis.

Entretanto, acredite: se o carro tiver o extintor, terá que estar carregado. E mais: do tipo ABC, que substituiu o antigo tipo AB.

Então só para eu entender: se uma blitz para o meu automóvel e descobre que o extintor está fora da regulamentação, basta jogá-lo fora que eu me enquadro na lei. Ou estou enganado?

Proprietário segurando o extintor para carros com o automóvel ao fundo
Extintor não é mais obrigatório dentro do carro, mas caso esteja fora do padrão… (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
21 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Bruno 12 de janeiro de 2022

Ao meu ver isso não é correto. Uma vez que o motorista comum não tem curso e não saberia Combater o fogo da maneira correta, colocando uma vida a mais em risco. A ideia é a mesma para policiais, já pararam para pensar quantos morrem fora do horário de serviço? O colete deveria ser obrigatório também. E caso não estivesse usando, seria multado. A ideia é tão ridícula quanto essa. O governo vive terceirizando a responsabilidade. Mais fácil andar com uma arma e evitar um assalto do que um extintor para combater um possível fogo.

Avatar
eduardo 22 de abril de 2021

esta escrito no manual do veiculo (NOVO) colocar extintor embaixo do banco dianteiro aonde estiver o recorte embaixo dos bancos
as montadoras sabiam q ia voltar e tiraram o corpo fora no caso o consumidor temq colocar
coloque antes q fique carissimo

Avatar
Paulo Marcelo 29 de março de 2021

Absurdo é concordar que um extintor não deve continuar sendo ítem obrigatório! Quando se deparar com uma situação de emergência, e seu extintor não estiver lá para apagar o fogo que é o príncipeo de um incêndio, vai se lembrar da cagada que está apoiando!

Avatar
Jonathan 29 de abril de 2021

Só porque não e obrigatório não quer dizer q não precisa ter
Quem não tem assume o risco

Avatar
Denis 29 de maio de 2021

Oi hoje em 2021 está sendo obrigatório o extintor para transferir ou não??

Avatar
Josemar 20 de outubro de 2021

Não adianta ter se não souber usar!!! Fato, e a maioria não sabe, por isso a não obrigatoriedade, por isso o bom senso, se vc saber usar tenha, agora usar não é só puxar o gatilho, é saber direcionar para base do fogo, e muitos não sabem.

Avatar
Julio cesar 23 de dezembro de 2020

Se o extintor estiver no padrão do carro fixado e poren vencido eu levo multa obrigado ..

Avatar
Marcos 14 de outubro de 2020

Alexandre o pó vai empedrando com o passar dos anos, este pó é Bicarbonato e o extintor tem internamente nitrogênio que vai umedecendo o pó, esta informação são resultados de teste feitos por engenheiros de órgãos competentes.
Outra situação em que exige manutenção em extintores anualmente é o fato do extintor não ter uma vida util, ele vai enferrujando internamente e corre o risco de vazar, por isso a necessidade dos teste de resistência do cilindro na manutenção (Hidrostático)
O fato é que o extintor não só protege bens como mencionado acima, as vezes você pode estar em um lugar distante de socorros e sofrer um acidente e ficar prezo nas ferragens do automóvel em chamas, aquele simples extintor que não custa mais de R$80,00 pode salvar sua vida.
Completamente irresponsável a matéria, falta informação e responsabilidade nas opiniões de pessoas sem embasamento técnico.

Avatar
Dimitri 13 de agosto de 2022

Irresponsável n é a matéria e sim quem fazem as leis neste país, vc quer culpar quem n tem relação com essa maluquice, seja pelo menos coerente, a matéria só esclarece esse fato surreal que existe neste circo chamado Brasil. O mesmo se dá farol de milha e neblina, n é obrigatório o carro ter mas se tiver e n funciona é multa.

Avatar
Rodrigo 19 de setembro de 2020

Obrigatório não é ,mas se vc não tem seguro e não tem extintor,seja ele de qualquer classe,seu carro vai queimar e se acabar até o bombeiro chegar,então na minha opinião como a dos demais r que tenha ele em plenas condições de uso,porém se vc tem seguro pode descartar ele quando perder a validade,pq com certeza seu seguro vai te resarcir

Avatar
Elcio Alvarez 18 de setembro de 2020

Vou deixar uma dica! Apaga esta matéria enquanto poucos visualizaram. A matéria está cheia de equívocos a começar pela opinião dada pelo autor “Uma das exigências absurdas de que o brasileiro ficou livre”. Ah! Está opinião sim, é um absurdo. Entitulado jornalista e engenheiro não pode passar informações incorretas. Extintor AB? O que é isto? Não seria BC? Agora, é uma coisa racional que, caso você tenha o extintor, ele tenha que estar em pleno funcionamento. Senão, pra que ele serve?

Avatar
Marcio Assis 3 de março de 2021

Eu sempre tive e continuo a ter o extintor de incêndio em condições de uso. Com ou sem lei, ele pode salvar a sua vida e tbm de pessoas que estejam com vc ou até mesmo em veículo próximo que vc poderá ajudar no socorro ( já vivi essa situação em um veículo que iniciou um incêndio ao lado do meu) mas, para isso, não basta ter, tem que saber usar. Fica a dica!

Avatar
Wilmara 9 de junho de 2022

Verifica melhor ,por tinha ou tem ainda o extintor a.b viu
Tanto que quando vc vai comprar ou recarregar.
Ja te perguntam se é carro caminhão loja mercado
Hospital fabrica de produtos químicos e etc.comprei o meu de 1kg sendo Abc tipo completo aonde o .A responde aparos de papel e madeiras. O. B responde por líquidos infláveis e o. C responde equipamentos elétricos se é que me entendem claro….

Avatar
Leandro 17 de setembro de 2020

Não vi nada de surreal. É simples, vc não precisa ter no carro, mas se tiver tem que ser um que vai funcionar, pois “O uso incorreto do extintor pode causar maiores danos em uma situação de incêndio, pois a utilização de uma classe errada pode aumentar as chamas”.

Avatar
Clécio 17 de setembro de 2020

Acho que ele quis falar que se o extintor estiver fora do padrão e for parado em uma blitz, a pessoa será multado.
Já vi uma reportagem que o extintor tem que tá na validade e tem que ser ABC.

Avatar
Ana Paula 17 de setembro de 2020

Também concordo, não vejo nada de Surreal. Devia sim ser obrigatório pois no Brasil existem muitos veículos antigos e este equipamento de segurança é sim importante.

Avatar
Rogério 18 de setembro de 2020

Concordo com você Leandro, pois poucos sabem utilizar os extintores, inclusive quem fez a matéria mostra que não conhece nada sobre o assunto, os automóveis nunca usou a classe AB como é citado a cima, era usado o BC e ai então foi substituído por ABC.

Avatar
Amiel 14 de outubro de 2020

Concordo com o seu pensamento Leandro de que adianta você ter um equipamento que não atende as normas de segurança se o tem tem que estar dentro das normas ,eu fico pensando quando era obrigatório a galera reclamava que era mais dinheiro que era gasto ,agora querem ter um equipamento sem ser normalizado fala sério .

Avatar
Rafael 17 de setembro de 2020

Eu acho legal ter, em um acidente que vaza combustivel é possivel utiliza-lo.

Avatar
José Roberto 17 de setembro de 2020

Embora deixou de ser obrigatório, para mim é importante manter extintor no carro. Essa importância tem que estar aliada ao conhecimento sobre o manejo e a natureza do incêndio. Enfim, acredito que por medida cautelar é bom manter o extintor mesmo que não seja preciso, do que precisar e não te-lo. De forma que se for para mantê-lo que seja dentro das normas.

Avatar
ALEXANDRE DA SILVA 17 de setembro de 2020

eu acho incrível que como uma pessoa é obrigado gastar dinheiro sem necessidade se o extintor está cheio com pressão o pó não vai mofar ele vai valer a vida toda é um caso de segurança para pessoa aí a pessoa tem que gastar de todo jeito porque kkkk

Avatar
Deixe um comentário