Estes 2 fatores podem fazer seu carro aquaplanar

Uma das situações mais temidas pelos motoristas, a aquaplanagem é quando uma lâmina d’água tira o contato do carro com a pista

Aquaplanagem: ESTES 2 FATORES PODEM FAZER SEU CARRO AQUAPLANAR
Quando o carro aquaplana, nenhuma ação vai adiantar até que os pneus entrem em contato com o asfalto novamente (Foto: Unsplash | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/04/2024 às 18h02

Eu já disse aqui, não tem o que fazer se o seu carro entrar em aquaplanagem. Isso acontece quando os pneus deslizam sobre a lâmina d’água que se forma sob a pista como um esqui.

VEJA TAMBÉM:

Nessa situação, não adianta frear, acelerar ou virar o volante porque as rodas não estão em contato com o asfalto da estrada. A única opção que nos resta é rezar para o carro sair dessa camada de água mais a frente, tocando no asfalto em linha reta e não escorregar para algum lado da pista.

Apesar de não ter solução aparente, há medidas para prevenir essa situação arriscada. Para isso, você precisa tomar precauções antes de entrar nesse trecho alagado.

É importante saber que a aquaplanagem só acontece em altas velocidades, acima de 90 km/h ou 100 km/h. Logo, o mais inteligente a se fazer é reduzir a velocidade quando dirigir na chuva.

Além disso, a largura dos pneus do automóvel também influi muito nesses casos.  Quanto mais largos os pneus, maiores as chances do seu carro sair esquiando e de você, motorista, perder completamente o comando do veículo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Grecco 12 de abril de 2024

A área dos pneumáticos nada tem haver com a força de atrito. Ela está relacionada ao coeficiente de atrito e a força normal. Erro crasso que qualquer estudante do segundo grau sabe.

Avatar
Deixe um comentário