Caminhonete média da BYD terá 480 cv e 1.000 km de autonomia

O modelo ainda não tem nome, mas será revelada em breve no México e possui o passaporte carimbado para o Brasil

caminhonete media byd camuflada frente em movimento
O porte é levemente maior que o das médias atuais (Fotos: BYD | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/04/2024 às 19h02
Atualizado em 11/04/2024 às 19h41

A BYD revelou mais detalhes sobre a sua nova caminhonete média, que por enquanto não possui nome. O grande destaque é ela possui um sistema de propulsão híbrido plug-in com quase 480 cv.

Foram divulgados vários detalhes técnicos sobre a mecânica e as medidas, porém as fotos seguem com uma camuflagem. O lançamento será no México, país onde picapes médias vendem bem e os chineses estão com boa aceitação.

VEJA TAMBÉM:

A BYD irá estrear a plataforma DMO Super Híbrida Off-road com a nova caminhonete média. Ela utiliza chassi separado da carroceria já pronta para receber conjuntos eletrificados.

Essa picape BYD se difere das outras médias por utilizar suspensão traseira independente, do tipo duplo A. Ela garante que será referência em conforto e suavidade nesse segemnto.

Outro destaque é o tamanho: a caminhonete da BYD é maior que a Ford Ranger. Não chega a ter o porte de uma grande, como a F-150, mas está acima da média atual. Confira as medidas:

  • Comprimento: 5,45 m
  • Largura: 1,97 m
  • Entre-eixos: 3,26

O sistema híbrido plug-in da caminhonete BYD

A primeira caminhonete média da BYD traz a tecnologia DM-i híbrida que prioriza propulsão elétrica. Ele possui quatro modos de funcionamento:

  1. Modo EV: A propulsão é apenas elétrica, com o motor a combustão desligado e a energia das baterias sendo a única fonte.
  2. Híbrido em série: O motor a combustão funciona apenas como gerador, a propulsão segue sendo apenas elétrica. Dessa forma o motor a combustão trabalha em uma faixa mais eficiente que se estivesse tracionando.
  3. Híbrido paralelo: Os motores elétricos e o motor a combustão trabalham em conjunto, buscando a maior eficiência e desempenho.
  4. Acionamento direto do motor: Nesse modo o motor a combustão é acoplado às rodas através de embreagens e um sistema hidráulico a partir de uma velocidade específica. A descrição lembra a do sistema E:HEV da Honda, onde o motor é acoplado de fora direta em velocidades de rodovia onde ele é mais econômico que o elétrico.

As baterias são do tipo Blade, com composição de fosfato de ferro-lítio. Segundo a BYD, sua construção das células em formato de lâminas e essa química as tornam mais seguras, sem entrar em combustão em caso de perfuração.

A picape da BYD tem autonomia no modo elétrico estimado entre 50 e 252 km, sem ter a metodologia explicada. A autonomia combinada em modo híbrido será de 1.000 km.

Será a caminhonete média mais potente do mundo

caminhonete media byd camuflada traseira em movimento
Ela é mais forte que a Ranger Raptor, mas não possui as mesmas pretensões esportivas

A já citada potência de 480 cv é impressionante para uma caminhonete média. A BYD não especifica sobre quantos motores e a força de cada uma.

Atualmente, a média mais potente em produção no mundo é a Ford Ranger Raptor, com motor V6 3.0 biturbo de 397 cv no Brasil. Nos EUA ela é levemente mais forte e produz 411 cv.

Ao contrário da Raptor, a caminhonete da BYD aparenta ser uma versão sem pretensões esportivas. Falta saber como será dirigir uma média com tanta força.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Alberto Ranieri 16 de abril de 2024

Gostei. Espero que venha para o Brasil

Avatar
Waslon 14 de abril de 2024

1.000 km de autonomia e 24 horas carregando!

Avatar
Deixe um comentário