Sabe por que não dá para ‘fazer’ hidrogênio? A conta não fecha

Quem tenta vender a ideia do gerador de hidrogênio portátil, bem baratinho, não passa de um picareta tentando enganar o consumidor

carro movido a agua portal
O hidrogênio é uma energia limpa obtida por meio de energia eólica ou fotovoltaica (Imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/01/2023 às 19h02

Não há dúvidas de que o futuro do automóvel está na eletricidade, mas está também no hidrogênio. Um combustível limpo e com diversas aplicações veiculares.

VEJA TAMBÉM:

Tem até o carro com célula combustível que é alimentada por hidrogênio, mas fornece energia elétrica para ele se movimentar. Também existe o hidrogênio diretamente como combustível ou na produção da gasolina sintética.

Então se o hidrogênio pode ser utilizado no motor a combustão, por que acusar de picaretas os que anunciam gerador de hidrogênio na internet para reduzir o consumo ou até fazer funcionar o motor?

Simples, o hidrogênio é obtido industrialmente por energia eólica ou fotovoltaica. É um combustível limpo. O hidrogênio dos picaretas é obtido com a corrente que vem da bateria do automóvel. A conta energética não fecha e ela pifa em algumas horas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 31 de janeiro de 2023

Veículos elétricos a hidrogênio são experimentais, um conceito ainda em desenvolvimento.
Se alguém disser que eles já são plenamente comerciaveis, será tão honesto quanto aqueles que afirmam a viabilidade ambiental dos elétricos a bateria.

Avatar
Antonio 30 de janeiro de 2023

Se a bateria é recarregada constantemente pelo auternador. Como ela. Pifa em horas ? Faltando explicar isso. Não é só falar

Avatar
Sérgio Zelias Tibi 28 de janeiro de 2023

Faço uso a muitos anos do hidrogênio automotivo sem ter dúvidas. Porém no início foi difícil ter produção compatível com meu consumo. Mas com o tempo fui aprimorando até que consegui ter os resultados necessários sem ter que reservar um perigoso combustível altamente explosivo.

Avatar
Paulo A Franke 25 de janeiro de 2023

Excelente e oportuno esclarecimento técnico sobre o hidrogênio automotivo. Segue o combate implacável e incansável contra fake news e mentiras automobilísticas disparatadas.

Avatar
Deixe um comentário