Focus: troco Powershift por manual?

O câmbio automático powershift é problemático e já deu muita dor de cabeça para a Ford. Mas troca-lo por um manual, vale a pena?

Ford já teve problemas com o câmbio automático Powershift no mundo inteiro
Ford já teve problemas com o câmbio automático Powershift no mundo inteiro (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
29 de julho de 2021 21:32

“Eu tenho um Ford Focus com câmbio automático chamado PowerShift”, diz um ouvinte. “E eu não só gosto muito do carro, que eu comprei 0km há mais de cinco anos, como também não tive nenhum problema com a Caixa, embora eu saiba da péssima fama desse câmbio PowerShift. Será que vale a pena eu trocá-lo por um câmbio manual, pois gosto muito do meu Focus?”

Na verdade, esse câmbio deu tanto problema para a Ford no mundo inteiro, que ela já o abandonou a tempos, mas se não foi o caso do seu Focus com mais de cinco anos, é provável que ele não venha apresentar problemas.

VEJA TAMBÉM:

Agora, a ideia de trocar o câmbio por um manual, não é das melhores, preferível trocar o automóvel. Pois é uma operação complexa de custo elevado que envolve não só os componentes mecânicos, como também a eletrônica do carro.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
21 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Anilton Silva 31 de julho de 2021

Tenho um 2012/13, 2.0 manual, não tenho o que reclamar. Excelente carro. Pena ter saído de linha e a Ford deixar o Brasil.

Avatar
Luiz Claudio 31 de julho de 2021

No meu eco titanium 2.0 nunca deu problemas, aliás..difícil um carro tão eficiente…uma lástima ter saido de linha… mecânica sem igual.
Km atual 103.000 tirado 0km 2015.

Avatar
Lucas Eduardo Albieri 3 de agosto de 2021

Também tive um 2015 Titanium plus, rodei 77mil km, nunca tive problema.

Avatar
Ricardo C Ramos 31 de julho de 2021

Tenho Fiesta s.e 1.6 2014/15, deu problema com 50.000 mil km parou de trocar as marchas pares e ré, foi trocado o módulo TCM E REPROGRAMADO, RODEI 5.000 KM e está trepidando na troca da 1 para 2 marcha. Como não trocaram a embreagem que falaram que estava ok com ela, presumo que é por isso a trepidação.

Avatar
Mister Gasosa 1 de agosto de 2021

Quanto custou o reparo?

Avatar
JOSENIL DIAS DA CRUZ 30 de julho de 2021

Eu tenho um a dois anos e seis meses,já viajei duas vezes para o nordeste na última viagem eu rodei mais de 6300km o carro nunca me apresentou problema ano dele é 2015, câmbio normal zerado

Avatar
Gilberto macedo dos santos... 30 de julho de 2021

Comprei um Focus…2018….automático…. não tenho que reclamar….eu faço manutenção preventiva… não troco por nada….tenho cuidado… é carro muito confortável já viagei nunca tive problema…um abraço…

Avatar
André Santos 30 de julho de 2021

O câmbio Powershift é melhor do que o automático atual que o subsistiu, sem dúvida nenhuma, já tive dois,o tal defeito foi solucionado,pena o preconceito e a má fama,a Ford podia continuar com ele, pois é mais econômico, suave,eficiente e não rouba potência como o conversor de torque atual, lembrando que ele é usado eu outros carros,com outro nome, como o Tigo 5x e outros modelos, sucesso total, recomendo!!!

Avatar
Henrique Araujo 30 de julho de 2021

Tenho um Focus SE 2014 2.0 PowerShift faz 2 anos que estou com ele nunca deu nenhum problema nem mesmo tripidação nas trocas adoro esse peguei ele com 40Mil Kms e agora esta com 120Mil, na minha opinião o que mantém o carro bom é os cuidados do dono e as manutenções corretas

Avatar
Wagner Mathias Adão Junior 5 de agosto de 2021

Tem um Ford Focus 2014 powershift e só tenho falar bem, nunca deu defeito carro maravilhoso

Avatar
Alison Rodrigues dos santos 30 de julho de 2021

Tenho um New fiesta 2014 Power shifft a 1 ano e nunca tive dor de cabeça

Avatar
Sidney fonseca 30 de julho de 2021

Comprei à dois anos um focus sedan 2008 com este câmbio automatico que todos condenam, com 4 meses primwira viagem ele apresentou problema, fui em varios mecanicos e todos condenaram o cambio e o custo ficava acima de 5 mil, ate que um mecanico da zona norte de sp disse que poderia ser a bomba de oleo que nao estava dando pressão o suficiente pra troca das marchas, fizemos e teste e ficou em 1500.00, ja viajei varias vezes e esta zerado, um tesão o carro por 20 mil, então me digam, e o cambio ou falta de proficionalismo no mercado? Cambada de oportunistas.

Avatar
Alguem 30 de julho de 2021

Seu câmbio é um automático padrão, o Powershit só saiu a partir de 2014 se não me engano.

Avatar
Dragstar 30 de julho de 2021

Isso mesmo , a troca foi apenas nos modelos 2013/2014 em diante. O meu é 2011, e o câmbio é convencional, porém não é um câmbio básico como os de Civic, Corolla, C4,307 e Cruze. Ele é um câmbio vem melhor do que esses carros, na minha opinião só perde para o Tiptronic do Jetta, porque ele tem 4 marchas, já o Jetta tem 6. O câmbio tem um delay nas trocas, mas aí vai de como você dirige o carro, pois ele se adapta ao modo de condução do motorista, se andar com esportividade , fazendo saídas mais rápidas o carro fica ligeiro.

Avatar
Tiago 2 de agosto de 2021

Dragstar,o câmbio automático CVT,que geralmente é os que equipam os Toyota e os Civic, são os câmbios mais resistente que tem, Claro que não são tão espertos mas não dão problemas

Avatar
RODRIGO DOMINGUES RODRIGUES 30 de julho de 2021

Focus 2008 não é powershift, o seu talvez seja automático convencional.

Avatar
Osmir Porath 30 de julho de 2021

Bom dia ,tenho um New FIESTA Titanium automático2014, automóvel muito bom, nunca tive problemas, mas na revisão na Ford constatou uma ocupação na segunda marcha em 10 % Com 60 mil kms, Ford trocou embreagem dupla, fez manutenção, sem nenhum custo.Em resumo e um auto em outros aspectos muito forte, confortável, troca de marchas macias e confiáveis.Nao penso em trocar, e seu preço no mercado continua em alta,.Só e recomendado não entrar em águas profundas, que alcance as embreagens, e resto de publicações, e só falta de cuidado.O seu desing e inigualável.

Avatar
Otoniel Batista 30 de julho de 2021

Comprei um Focus Titanium 0km em 2014, também gostei muito do carro em todos aspectos, inclusive a transmissão, rápida e suave enquanto funcionando normalmente. Infelizmente quando começa a trepidar a dupla embreagem se torna um incômodo. O vendi em 2017.

Avatar
Marcelo da Silva 30 de julho de 2021

Mas a Ford não cumpriu a garantia do câmbio? Ou fez a substituição ou ajuste da central eletrônica e mesmo assim persistiu o problema?

Avatar
Otoniel Batista 30 de julho de 2021

Sim, cumpriu a garantia. Foi feita a substituição da embreagem por duas vezes. Na segunda vez me disseram que com a última atualização na fabricação da embreagem o problema da trepidação seria solucionado. Rodei mais uns 18000 kms e vendi o carro funcionando perfeitamente, sem trepidação alguma na mudança de marchas.

Avatar
Marco Lima 30 de julho de 2021

Sim melhor trocá-lo por um FOCUS e câmbio mecânico de fábrica (se é que existe…). A troca, além de trabalhosa e custosa, jamais fará um bom casamento com uma eletronica projetada para cambio automático. Os carros, hoje, dão um projeto completo, não aceitam bem adaptações.

Avatar
Deixe um comentário