Volkswagen lança Taigo, ‘irmão gêmeo’ do Nivus, na Europa

Os dois modelos são praticamente idênticos e resultam do mesmo projeto: similar europeu, porém, tem algumas exclusividades

volkswagen taigun irmao gemeo europeu do nivus de frente
"SUV Coupé" da Volkswagen chegou ao velho continente com outro nome (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
29 de julho de 2021 20:32

A Volkswagen apresentou oficialmente nesta quinta-feira (29) o Taigo: trata-se, grosso modo, do Nivus, já bem conhecido pelo consumidor brasileiro, com modificações pontuais para o mercado europeu. Ambos os modelos utilizam a mesma carroceria e são baseados no Polo, com o qual compartilham portas, para-brisa e painel. A plataforma é a MQB, sobre a qual baseiam-se praticamente todos os produtos atuais da marca alemã.

VEJA TAMBÉM:

Externamente, as maiores diferenças entre os irmãos gêmeos da Volkswagen, Nivus e Taigo, está, literalmente, na iluminação: o modelo europeu traz um filete iluminado por LEDs na grade dianteira, interligando os faróis. No Brasil, esse recurso estreará no SUV médio Taos. Na traseira, a régua preta que une as lanternas também traz LEDs.

Entre os equipamentos, o Volkswagen Taigo também abre vantagem em relação ao Nivus. Para o mercado europeu, o veículo oferece itens como controle de cruzeiro adaptativo capaz de parar e arrancar em situações de trânsito lento, com tecnologias de reconhecimento de placas e de assistência de permanência em faixa.

Há ainda teto solar, ar-condicionado com duas zonas de temperatura e carregador sem fio para celular. Para não dizer que o Taigo é melhor em tudo, a central multimídia dele tem tela ligeiramente menor, de 9,2 polegadas, ante 10 polegadas no Volkswagen nacional.

Sob o capô, o Volkswagen Taigo exibe o mesmo motor 1.0 TSI do Nivus, mas com potências menores: há opções com 95 cv ou 110 cv. Por outro lado, só o modelo europeu dispõe do 1.5 TSI de 150 cv, que equipa a versão esportiva R-Line. Nela, o câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Projeto do Volkswagen Taigo é, em parte, brasileiro

Há de se reconhecer que o Volkswagen Taigo é um dos raros casos de automóveis que chegaram ao Brasil antes de desembarcarem no Velho Continente: não custa lembrar que ele e o Nivus são frutos do mesmíssimo projeto. O desenvolvimento, inclusive, ocorreu majoritariamente na América do Sul. O design foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone e Marco Pavone.

O Taigo é o primeiro o primeiro veículo da Volkswagen na Europa com carroceria ao estilo cupê, com a coluna C bastante inclinada, no segmento segmento de SUVs compactos. A produção local ficará a cargo da unidade industrial de Pamplona, na Espanha.

Esportividade do Volkswagen Nivus é puro marketing! Assista à análise de Boris Feldman!

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário