Bronco no Brasil: Ford se esqueceu do Troller?

O que levou a Ford anunciar o Bronco para o Brasil, sendo que ela produz aqui um jipe semelhante, que é o Troller? Existe uma justificativa!

Por Boris Feldman23/07/20 às 21h31

Um leitor do AutoPapo me pergunta por que a Ford vai importar o jipe Bronco para o Brasil se ela produz aqui o Troller, de características muito semelhantes?

E a explicação é simples:

A Ford comprou em 2007 a fábrica Troller no Ceará para ter direito aos incentivos fiscais naquele estado e também na Bahia, onde tem fábrica em Camaçari. Mas o governo cearense exigiu que a Ford permanecesse produzindo o jipe Troller para evitar a demissão de operários.

A Ford colocou então seus engenheiros e componentes do EcoSport, da Ranger para aperfeiçoar o Troller, com bons resultados.

Mas ele tem carroceria em fibra e outros deslizes de projeto que impedem sua produção em alto volume, conjugando qualidade com preço e em condições de enfrentar concorrentes do naipe do Jeep Wrangler.

Novo Ford Bronco amarelo atrás do jipe Troller vermelho em fotomontagem
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Off Road Adrenalina 25 de julho de 2020

    Bronco..Renegade..Compass…Wrangler..são todos p’ra outras faixas de mercado consumidores os “Nutela engomadinhos de shopping”..q buscam um SUV de momento p’ra ostentação e exibicionismo…p’ra seus passeios e rodinhas de bate papo p’ra mostrar q possui um carango encerado q tá na mídia e custa seus mais de 100 mil….
    Troller é Troller…é um jipe de categoria específica todo terreno.. p’ra aventureiros..gente esportiva..com o DNA e a sede Off Road correndo no corpo e nas estradas de chão..
    A carroceria de fibra é um ponto alto..pois não apresenta apodrecimentos..ferrugem..ou coisa do gênero..já q o Troller foi projetado e fabricado justamente pra isso.. p’ra encarar a lama..o barro..a água..a travessia de Rio..a subida de montanha..descer morro abaixo..andar por sobre pedras ..cascalho…atoleiros..de Troller vc escolhe a trilha e qq terreno por onde ker se aventurar q ele encara forte e injuriado os desafios…
    Onde um Troller vai..um Nutela desses aí de cima não vai…e tbm se for…nem volta …pode descartar o Nutela na sucata..não vai prestar mais…
    Bobagem violenta e ridícula..do postante da matéria aí criticar a carroceria de fibra da linha Troller…sinal de q não conhece nada sobre jipes..trilhas..chão..e adrenalina aventureira.. p’ra postar uma bobagem dessas.. só pode ser tbm um Nutela q vive enclausurado em apartamento de pantufas..pijaminha de bichinho..manta no pescoço..e passando base nas unhas…q só anda de carrinho da Penélope encerado….

  • Avatar
    Ricardo 25 de julho de 2020

    Ford Bronco não será concorrente do Troller. Eles tem tecnologia bem diferente. E a diferença de preço será enorme. Troller tem baixo custo de manutenção já o Ford Bronco……

  • Avatar
    Julio Cesar Schlupp 25 de julho de 2020

    Troller é troller,estou no meu segundo carro ,último peguei zero 2015 , não uso em trilhas,mas corre nas veias o disel do motor troller e isso é tudo, é como gostar de motocicleta, só gosta quem tem nas veias sangue de motociclista, quem não tem não curte e não sabe o que esta perdendo.

  • Avatar
    Hyung 25 de julho de 2020

    Materia ridicula, era melhor responder ao leitor que perguntou:
    “nao sei, nao entendo nada dos carros em questao”.

  • Avatar
    Anderval ribeiro de amorim 25 de julho de 2020

    Kkkkk , o bronco vai ser concorrente do Troller como o Wrangler e kkk , custando 2 x mais

  • Avatar
    Marcos Ayala 25 de julho de 2020

    Gosto muito do troller, acho que a marca evoluiu muito depois da parceria com a Ford, e hoje, ele é definitivamente um carro agradável e que atende as expectativas que se propõe. Infelizmente, uns dos poucos pecados do troller é o alto custo para se obter, sobre as ausências de Air vaga e outro itens tecnológicos… Quem adquire um já sabe o que tá levando. Já a concorrência com o Bronco, com certeza, não existirá! Pois o carro da Ford estará em um patamar superior, assim como o Whangler está hoje em relação ao Troller. O Bronco vai buscar aquele público endinheirado que gosta de passear no fim de semana com um carro descolado, e dificilmente um trilheiro irá comprá-lo para por no barro. 🤷

  • Avatar
    Conrado 24 de julho de 2020

    Pra começar a princípio a Ford vai mandar só o bronco sport que não tem nada mais nada a ver com o mercado do troller, depois para o que se propõe o troller não tem deslizes como vc fala inclusive a carroceria de fibra sendo mais apropriada por causa do uso

  • Avatar
    Airton 24 de julho de 2020

    Simples, o preço concerteza vai ser o dobro de um Troller quando chegar ao Brasil, Bronco é mais tecnológico, conforto etc…
    Igual comparar um Ford Ka com um Focus, os dois te levam ao mesmo lugar, vc paga pelo luxo e conforto

  • Avatar
    Laece 24 de julho de 2020

    Materia ftaca! Nao falou nada.

    • Avatar
      Flavio 24 de julho de 2020

      Tbm concordo, falou falou e não falou nada

    • Avatar
      Vinícius 27 de julho de 2020

      Concordo. Um desserviço.

  • Avatar
    Eric gomes 24 de julho de 2020

    Meu amigo, não sou de criticar mais não tem sentido sua matéria, além do mais, não são nem concorrentes direto

  • Avatar
    Vanderlei 24 de julho de 2020

    Troller é sangue puro, é o melhor carro jipão nacional.

  • Avatar
    Diego 24 de julho de 2020

    Deslizes: um deles é falta de eletrônica embarcada (até a indispensável). Gosto muito do Troller, mas ele precisa evoluir tecnicamente para continuar a ser enquadrado como veículo. O pessoal do off road gosta muito dele e por isso dispensa componentes de segurança e eletrônica, como air bag – por exemplo, mas seu uso está em 90% on road. A diferença de preço é muito grande, embora se comparar a ficha técnica do Bronco com o Troller, o último parecerá um veículo da década de 80 – em qualquer quesito. Mas, dá lucro e tudo certo. Outros deslizes podem ser acabamento e conforto, mas aí é questão de gosto.

  • Avatar
    Alessandro 24 de julho de 2020

    Matéria sem pé nem cabeça. Não especificam quais seriam os “deslizes” do Troller

  • Avatar
    Paulo Eduardo Lande dos Santos 24 de julho de 2020

    O que ou quais seriam “outros deslizes de projeto” do Troller? Obrigado

Avatar
Deixe um comentário