Freio está meio ‘muxibento’? A solução é barbada!

O pedal do freio do carro estar um pouco mole, 'muxibento' é um problema grave? É difícil reparar este problema? Nem tanto!

Por Boris Feldman24/08/20 às 21h31

O carro acabou de sair da revisão e você percebe que o pedal do freio do carro não está reagindo como sempre, ele está digamos: macio, aliás, muxibento. O que pode significar isso?

Algum problema grave? Não.

Provavelmente durante a revisão, algum componente do freio, ou o fluido do freio pode ter sido substituído e a sangria não foi feita – ou não foi bem feita.

Mas sangria não é uma bebida feita com vinho? Sim. Mas é também uma operação simples que consiste em tirar o ar que ficou no circuito hidráulico do freio do carro.

É simples: já tem uma porca com essa finalidade, que o mecânico abre e o outro, ou você bomba o pedal do freio repetidas vezes até ser eliminado todo o ar que prejudicava o funcionamento. E então, o pedal volta ao funcionamento normal.

Pé do motorista sobre o pedal do freio do automóvel
Sentiu o freio do carro muxibento? A solução é uma barbada! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário