Sabe quais os sintomas de problema no freio?

Com freio do carro não se brinca! Por isso, fiz este guia dos principais itens que devem sempre ser verificados em seu sistema de frenagem

Por Boris Feldman 04/11/20 às 07h30
pe do motorista pedal freio automovel carro
Pé do motorista acionando o pedal do freio do carro (Foto: Shutterstock)

Pelas perguntas que chegam sobre o freio do carro, a gente percebe que a maioria dos motoristas não entende nada do assunto.

E com freio não se brinca!

Em primeiro lugar, a troca do fluido deve ser feita a cada dois anos. Ponto. Segundo, se o nível no reservatório do fluido estiver um pouco baixo, não complete! Leve o carro à oficina, pois ou tem um vazamento, ou houve um desgaste acentuado de pastilhas ou lonas de freio.

Terceiro, o pedal ficou muxibento, você pisa mas ele não oferece aquela resistência de sempre? É porque deve ter ar no circuito, o que resolve com uma operação muito simples na oficina chamada sangria.

Finalmente, se o pedal do freio vibra, pode ser pela atuação do ABS numa freada de emergência. Mas se em qualquer freada o pedal vibra, aí é disco ou tambor de freio empenado.

Pé do motorista acionando o pedal do freio do carro
Sempre fique atento sobre estes sintomas no sistema de freio do seu carro (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário