Isto sim é cara de pau: limpeza dos freios!

A criatividade não tem fim: para passar a perna no consumidor, a PI-CA-RE-TA-GEM da vez envolve a limpeza do freio do carro. Onde já se viu?

mecanico limpando sistema de freio
A sujeira do freio do carro deve ser limpada? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/04/2021 às 06h00
Atualizado em 30/04/2021 às 19h30

Boris Feldman responde aos comentários deste primeiro vídeo. Confira no fim da matéria.

É tamanha a criatividade do brasileiro que o cardápio de picaretagens não para de crescer. Dá a impressão de ser ilimitado… A última ‘empurroterapia’ que vieram me contar foi, acreditem: limpeza do sistema de freio do carro!

Eu confesso que essa daí extrapolou. Empurrar “limpeza” de bicos injetores que estão limpos, mas poderiam estar sujos – não é aceitável – mas tem um “quê” de defensável. E o mesmo em relação a outras empurroterapias.

VEJA TAMBÉM: 

Mas, limpar o sistema de freios, onde nada rigorosamente pode se sujar, é realmente de se tirar o chapéu tamanho o talento, criatividade e a cara de pau dessas oficinas. E o que é pior: a maioria dos motoristas cai como um “pato” nessa conversa fiada!

Resposta aos comentários.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
239 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo 21 de setembro de 2021

Brasileiro não pode ter carro, só sabe puxar carroça e comer capim!!!
OOOOO RAÇA MALDITA!!!

Avatar
Geovane 30 de maio de 2021

Essa é uma noticia falsa e fantasiosa. Recentemente, um cliente chegou na concessionaria em que trabalho, reclamando da ineficácia dos freios traseiro em uma caminhante. Após avaliar o problema, a única intervenção que precisei fazer, foi um limpeza muito bem feita e nada mais.
Acontece que o tambor não é hermeticamente fechado e por tanto, deixa entrar outras sujidades além das produzidas, principalmente em veículos se uso severo… Nos de passeio, isso acontece com menos frequência.

Avatar
jose luiz farinazzo 5 de maio de 2021

Caramba! Pessoal, o Boris é super experiente e dá excelentes dicas em seus comentários. Tenho automóvel à mais de 40 anos e de várias marcas e modelos diferentes. Nunca havia ouvido falar em limpeza dos freios. O que sempre fiz e ainda faço é anualmente uma revisão básica geral e nessas revisões também incluo os freios (pastilhas, lonas burrinhos, etc) e se houver necessidade, a substituição de algum componente com problema, não a limpeza propriamente falada. Nunca tive nenhum problema neste item.
Também concordo com êle quando diz picaretagem, pois existem profissionais desonestos ou mesmo leigos no assunto, que aproveitam do desconhecimento dos donos de carros para enganá-los.
Bola pra frente Boris.

Avatar
Eder Silva 24 de janeiro de 2024

Ai ja acho que esta puxanod o saco dele defender uma cara que não sabe o que fala me desculpe.

Avatar
Ardoi da ROSA 5 de maio de 2021

A poeira que fica nos tambores faz ruídos nos freios e causa incomodo para muitos motorista , também tem a questão deos discos que ficam com rebarbas e causam ruídos também,
Tem a questão do óleo de freio que também tem vida útil e precisa ser limpo todo o sistema hidráulico.
Então acho que fazer isso não é picaretagem .

Avatar
Bruno 3 de maio de 2021

Ah tá. Quer dizer que, todos vcs aí que defendem essa picaretagem, querem que as pessoas acreditem mais em vocês do que nos GRUPOS, não um ou dois, mas GRUPOS de engenheiros das empresas, que não recomendam esse procedimento em momento algum, nem sequer consta do manual ou de qualquer revisão do veículo. Nem sequer as concessionárias, maiores abutres automotivos da face da terra, empurram isso aí.

Avatar
Paulo 1 de maio de 2021

Nesse país tem otário pra tudo…

Avatar
Diogo Pinheiro 4 de maio de 2021

Vai la no canal da High torque e procure se informar melhor

Avatar
Leandro 1 de maio de 2021

Boris desconhece norma da ABNT sobre o assunto, precisa se atualizar.

Avatar
MARCELO BORDIERI 1 de maio de 2021

O acúmulo de poeira das lonas nos tambores pode causar ruído e incômodo ao motorista. Por isso já precisei limpa los.

Avatar
Reinaldo J P Costa 30 de abril de 2021

Lendo vários comentários,limpeza no sistema de freios,consultem um mecânico de aviação sobre sistemas hidráulicos.
Esse tema existe e é maior responsável da queda de aeronaves,para quem desconhece,esses sistemas passam por um processo de flushing para a limpeza dos sistemas hidráulicos.
Depois além de análise microscopica do óleo hidráulico e filtros do sistema Coalesser, onde é possível encontrar colônias de fungos,que com um grande acúmulo, pode emperrar determinados equipamentos e causar acidentes fatais em aeronaves em uso.
O que não seria diferente em um veículo.

Avatar
Dizonet Alves de Lima 30 de abril de 2021

Já rodei mais de 5 milhões de kilometros e nunca mandei limpar freios. Durante toda essa kilometragem nunca tive problemas de freio. Freios se lava quando lava o carro.

Avatar
Orácio Gon 4 de maio de 2021

Boris se titulariza como Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Lamentável. Melhor se atualizar pois a 50 anos os freios também sujavam. Principalmente porque naquela época haviam muitos carros com freios a Tambor. Lamentável.

Avatar
Lourival Pereira da Silva 30 de abril de 2021

O sr. Boris é bastante informado à respeito do que expõe. Será que é tao difícil fazer as pessoas entenderem que determinados serviços não são tão vitais para a segurança?
Vá em uma oficina,pede para lavar os freios das 4 rodas, faça uma limpeza completa, troque também fluido,discos, fibras etc. Seucarro está com o sistema de freios reluzentes, manutenção em dia.
Na manhã de sábado você vai pra chácara ou fazenda.roda 20 kms em estrada de terra na poeira,barro, atole bastante e na segunda feira use o carro para trabalhar, passe em enxurrada, alagamentos etc.
Seu carro parou de frear na poeira?
No barro? Na enxurrada? Quando você vai lavar seu carro outra vez amanhã?
Vai levar novamente na oficina pra lavar o barro dos freios?
Os freios são mecanismos vitais para a segurança das pessoas. Mas nao vai ser uma fuligem que não aje dentro dos mecanismos dos freios que vai eliminar a segurança do veículo.
Pediram para o sr Boris aposentar e nao mais aparecer.
Pra que você leu o artigo que ele escreveu e postou aqui?
Vão estudar e assimilarem mais conhecimentos, ao invés de ficarem criticando as pessoas

Avatar
Cleiton 30 de abril de 2021

Olha, é difícil acreditar que o Sr Boris use um meio de comunicação pra disseminar tais informações sem ter experiências do dia a dia de uma oficina, trabalho a 29 anos com reparação automotiva, já resolvi inúmeros problemas de freio, tais como:ruídos, deficiência de frenagem, falha de sinais do sistema de ABS, sem ao menos trocar uma peça, apenas efetuando uma simples limpeza, porem falar que limpeza de freios e picaretagem passa a ser uma ofensa aos profissionais que trabalham com transparência e mostrando ao final do processo a eficiência do serviço ao cliente, um veículo sai da montadora, completamente limpo, e tudo funciona, como pode ser picaretagem, se não fosse viável a montadora não teria padrões de limpeza pra montagem de seus veículos, reduziria os custos já que a limpeza não é importante, já vi muitas reportagens suas , porém seria conveniente ao meu ver o Sr se informar melhor antes de postar um informativo errôneo, ou explicar com mais clareza para evitar comentários nos quais não geram benefícios aos seus leitores, e sim dúvidas e até a descrença do proprietário no profissional qualificado que trabalha honestamente.

Avatar
MARCELO BORDIERI 1 de maio de 2021

Concordo.

Avatar
Gleison 2 de maio de 2021

É isso aí, Cleiton!
Ele é um grande influenciador e formador de opinião, o que o Auto Papo e o Sr.Boris Felldman estão fazendo é uma grande confusão e levando DESINFORMAÇÃO aos donos de automóveis.

Avatar
Ecival 20 de junho de 2021

Concordo plenamente.

Avatar
RICARDO 30 de abril de 2021

ta só limpando gente, deixa o menino ganhar o dim dim dele.

Avatar
Lourival Pereira da Silva 30 de abril de 2021

Ah! Vamos parar e analisar com mais minúcias a mensagem do jornalista. Tem muita gente aqui tetando matar passarinho com canhão.
Já comprei 11 carros zeros, já paguei revisao umas trinta vezes e nunca e vi mecânico nenhum de revisão limpando freios.
O manual de revisao recomenda a troca do fluido de freios que varia de 2 a 3 anos.
Ja rodei com carros novos até 80.000 kms, e nunca vi falar em limpeza de fuligem de freios, já mandei trocar discos e pastilhas, o máximo que fizeram foi passar uma chave de fenda para ver a presilha da pinça. Meus carros nunca deram problemas por fuligem de pastilhas. Quando se lava o carro com bomba de pressao os freios ficam limpinhos.
Vamos deixar de frescuras e entender de uma vez por todas que o jornalista se referia à nao necessidade de ficar limpando discos de freios.

Avatar
Dirceu Alves 30 de abril de 2021

Você ta mal informado amigo, como motorista devia que muita das vezes é necessário esse tipo de serviço, a muito motorista que acha que carro só precisa de gasolina .

Avatar
Francisco Borges Ferreira Costa 30 de abril de 2021

Porisso conhecer um pouquinho para poder levar seu carro a um picareta é muito importante mesmo

Avatar
Leonardo 30 de abril de 2021

A próxima será a limpeza dos pneus! Saiu da oficina e andou 20 metros, já tá sujo denovo!

Avatar
Aulino Mota Silva 30 de abril de 2021

Ainda hoje fiz a limpeza de sistema de freio traseiro de 7ma Pajero Full. Realmente estava precisando. Acho que quem elaborou o assunto desconhece a mecânica moderna…

Avatar
Tony Reis de Olivera 30 de abril de 2021

Caro colunista Bóris, o Sr está bem equivocado com relação os freios modernos. O sistema de ABS precisa sim de uma limpeza pelo menos anual, os sensores de leitura da maioria dos veículos, estão do lado de fora com a roda fônica, e sim, há muita sujeira e poeira que se acumula nos sensores e roda fônica, sendo que já peguei casos da roda fônica estar obstruída de sujeira, assim impedindo o sensos de fazer a leitura! Não fale besteira Sr!

Avatar
Eder Silva 24 de janeiro de 2024

Concordo plenamente. Não aprecio as reportagens dele, pois percebo que ele não se informa adequadamente antes de emitir opiniões. Parece adotar uma abordagem sensacionalista, criticando indiscriminadamente sem ter um conhecimento aprofundado dos assuntos.

Avatar
Paulo Roberto Marques 30 de abril de 2021

Sou mecanico aposentado,e afirmo que sempre efetuei limpeza do sistema de freios.

O que limpar:
-sistema de freio a tambor,lavar com água e sabão.
Com o tempo, ali acumula-se muito pó e oleosidade, reduzindo a eficiência.
-sistema hidráulico através da troca de todo o fluido.
-pinças,quando existem pinos guias,eles são escovados e engraxados.

Avatar
Arnoldo 30 de abril de 2021

Falou tudo meu amigo, sou alinhador e mecânico de suspensão a mais de vinte anos, e sempre faço a limpeza dos freios traseiros a tambor, e lubrificação se nescessário dos pinos da pinça de freio dianteiro

Avatar
Adriano 30 de abril de 2021

Quando não se tem o que fazer se fala um monte de bobagem. Nem sempre precisa de troca de peças. As vezes uma simples limpeza resolve muitos problemas. Trabalhei muito em mecânica. Acho que uma boa dose de experiência para algumas pessoas seria de bom agrado. Cada babaquice

Avatar
Cristiano Beserra 30 de abril de 2021

Tem tonto pra todos os gostos.

Avatar
Robinson 1 de maio de 2021

Vc e o mas tonto cuida não do seu freio vai parar a 7 palmos

Avatar
Marcello 30 de abril de 2021

Esse repórter sempre fala umas bobagens bicos de injeção sujam e muito caso ele não saiba e os freios a tambores muitas x a poeira devido ao atrito da lona com a panela de freio necessita fazer uma limpeza sim falar mal dos outros e facil pra um repórter que que com certeza nunca trabalhou na ativa em uma oficina mas em todas as áreas existe o mal profissional principalmente nessa área de repórter que fala o que quer e uma não ea 1 vez que esse senhor sabe tudo fala bobagens .

Avatar
Jaime Amorim 30 de abril de 2021

O problema é que a maioria dos motoristas não tem noção alguma de mecanica ou elétrica do veiculos e nem querem aprender…dai os “mechanicos”espertinhos fazem o que quer.
Por exemplo,a minha esposa nao sabia para que serve aquela seta verde do lado esquerdo do painel do Ford Ka,estão precisei explicar,que,se a seta está para baixo é para Reduzir a Marcha e se está para cima é para aumentar a marcha.
Hoje ela nao sofre mais com carro batendo homocinetica pedindo marcha.

Mas melhor seria ter um mecanico de confiança.

Encontrei na estrada uma mulher com duas criancas paradas com o pneu furado,parei para prestar ajuda e para minha surpresa estava com porta-malas aberto e me disse que nao havia estepe no carro.
Então tirei o forro do porta-malas e o pneu caiu no chão…a mulher deu um grito e começou a chorar de alegria porque o carro tinha estepe.
Troquei o pneu,recebi os agradecimentos e fomos embora.

Avatar
Vt 30 de abril de 2021

Meu amigo homocinetica e relacionado a direção do carro ih não a troca de marchas , carro quando esta com pouca velocidade com a marcha alta ele bate pino ih não homocinetica

Avatar
Paulo 30 de abril de 2021

Minha Palio Weekend Adventure 2013 táxi mês passado começou a acender a luz do ABS no painel depois de cada freada um pouco mais forte logo após começar a rodar e não apagava mais. Fiquei uns dias rodando assim, já sabendo q o freio funciona normalmente mas sem o auxílio do ABS. Ao levar o carro no meu mecânico de confiança para resolver outros problemas q o carro já tinha, informei o problema do ABS. Ele ligou o scanner no sistema eletrônico e o mesmo mostrou uma avaria no cabo eletrônico do ABS do lado direito. Ele desmontou o sistema, fez uma checagem e viu q tinha bastante sujeira no sensor e no cabo. Levei o cabo na auto-peca Fiat para já me conformar com a compra de um novo q, pasmem, iria custar quase 500 reais. O atendente me perguntou sobre o problema e informei o diagnóstico do scanner do meu mecânico e o q ele viu de sujeira após desmontar o sistema. Esse mesmo atendente me aconselhou a fazer uma limpeza no sensor e no plug do cabo q vai no sensor. Batata!!! Feito isso, a luz do ABS parou de acender e o freio ficou como deveria estar, me tranquilizando 2 vezes: voltando a ter confiança no meu freio e deixando de gastar quase 500 reais desnecessariamente.

Avatar
João Milton Magri 30 de abril de 2021

Olá, essa reportagem, tem sim um sentido esclarecedor, por que tem mecânicos e mecânicos. Devemos, antes, analisar a mensagem do repórter.
A propósito, nos comentários, o que vimos foi muita desinformação e erros de ortografia.

Avatar
Sameshima 7 de junho de 2021

Realmente tem muitos erros ortográficos… Por exemplo, ao ler seu comentário, ao chegar no “por que”, esperava que ia fazer uma indagação, uma pergunta, mas ao final me deparei com um ponto final, o que me fez ter que reler a frase, agora em tom afirmativo / responsivo… Como sua intenção na frase era fazer uma afirmação, ou formular uma resposta, a frase deveria ser iniciada com “porque” junto, não separado (por que)… Pergunta: Por que tem mecânicos e mecânicos? Resposta: Porque tem mecânicos e mecânicos! Então; sim: Os erros ortográficos não perdoam, nem mesmo os que não os perdoam…

Avatar
Gleison 30 de abril de 2021

Essa coluna deveria ter sido melhor elaborada. Falta informação e clareza na definição do que seria esta “limpeza do sistema de freio” e, devo dizer: esse texto é altamente inadequado, desinformado e leva uma influência descabida e adversa aos proprietários de veículos que buscam conhecimento em sites renomados e a (suposta) voz da experiência de alguém que trabalha com jornalismo automotivo há anos.
BUSQUEM SE INFORMAR A RESPEITO DA LIMPEZA DO SISTEMA DE FREIO!

Avatar
orimar brito 30 de abril de 2021

é assim que os picaretas sobrevivem pois ainda existe pessoas sem informações e quando a informação é correta ele a crítica parabéns a criatividade dos picaretas.

Avatar
Gleison 2 de maio de 2021

Orimar Brito, o senhor é mecânico?

Avatar
Sameshima 7 de junho de 2021

Perde tempo não meu amigo… Aliás, nem precisa ser mecânico para saber que os freios, PRINCIPAL dispositivo de segurança dos veículos, deveriam ser os que mais merecem atenção… Sinceramente, fiquei chocado com a matéria, pois ela gera dois problemas / polêmicas: Em primeiro lugar, a segurança dos condutores / passageiros e, a segunda, a credibilidade de milhares de profissionais mecânicos especializados!!! O redator da matéria, por mim, nem coube ser taxado como desatualizado das normas, mas sim um completo “mão de vaca”, ao publicar tamanha asneira… Vamos fazer uma analogia à pretensão da reportagem: Sabe quando você adentra um sanitário (principalmente estes de rodoviárias), e se depara com o interruptor da iluminação todo encardido? Então, ele quer dizer que não precisa limpar, pois funciona perfeitamente sem necessidade de limpeza… Para ele isto é o suficiente e ponto final!!! Mas, claro, se ele entendesse de normas, saberia que aquela sujeira grudada nos interruptores estão impregnadas por bactérias, vírus e tudo mais… Não bastasse, esta sujeira também se torna um condutor elétrico, que, combinados com piso molhado e pés descalços, podem ocasionar choques fatais… Mas, para conseguir saber todas as consequências que possam advir de um interruptor elétrico sujo (ou um sistema de freios), é preciso se aprofundar um pouco mais… Ou muito mais… Levando em consideração que os “internautas” simplesmente pesquisam se é certo ou errado, fazer isto ou aquilo, sem se aprofundarem em conceitos técnicos leva milhões de internautas trilharem por “caminhos” mais econômicos… Claro, se quisermos sobreviver baseados em estatísticas que, tanto nacionais quanto internacionais, são baseadas em estatísticas, nos pré-supõe que: Oras, se morre um em um milhão, a norma é segura para ser aplicada… É somente quando um filho (ou ente querido) destes “elaboradores” de estatísticas perecem, mesmo que dentro das expectativas admissíveis, mudam de opinião… Mesmo que um pouco tarde demais… E, claro, de forma alguma, espero que o autor da matéria venha se redimir após uma tragédia na família causada por algo que hoje ele considera “picaretagem”…

Avatar
Jaime Amorim 30 de abril de 2021

Gleison:
Acho que voce não entendeu.
Nao existe limpeza de freios na Mecanica,isso é picaretagem de mecanico aproveitador.

Se quiser limpar e só pegar a mangueira e jogar agua que vai escorrer uma agua preta e quando clarear pare.

Facil assim.

Avatar
Gleison 2 de maio de 2021

Jaime, o senhor é mecânico?

Avatar
Lourival Pereira da Silva 30 de abril de 2021

Pra quê tanta Agressividade gente?Qualquer pessoa sensata entende que êle quis dizer que não há necessidades de ficar lavando freios por fora. Se for pensar dessa forma então teremos que lavar o motor todosos dias e rodar com o carro no ar,pra não sujar o disco de freio.
O ser humano às vezes age bestialmente e agressivamente.O rapaz está tentado te alertar pra não caires nesse golpe cara.
Discordo dessas opiniões agressivas e considero a matéria do jornalista bastante inteligente e coerente.

Avatar
Gleisler 30 de abril de 2021

Ele fala as coisas e fica jogando o cliente contra mecânico eu sempre fiz limpeza no sistema de freio dos carros dos meus clientes mas nunca cobrei limpeza de freios eu limpo o sistema que por sinal fica bem sujo pra poder avaliar se tem algum problema pois não dá pra avaliar na sujeira e só cobro se tem alguma coisa pra fazer no freio se não monto tudo de novo e não cobro nada a limpeza que eu faço é pra poder avaliar e não fazer servisso porco

Avatar
André 30 de abril de 2021

Caro Senhor ,por favor não generalize quando você diz “brasileiro”, A maioria do nosso povo e honesto e trabalhafor , são a minoria de picaretas que podem ser rotulados dessa forma….

Avatar
Camon Guerrila 1 de maio de 2021

kkkkk piada boa essa amigo. Brasil é terra da desonestidade mesmo, a nossa polítca não passa do reflexo do povo. Aliás, corrupção se vê até fora da esfera pública.

Avatar
Douglas 30 de abril de 2021

Para um cara que diz que quando se troca a correia dentada não precisa trocar o rolamento esticador, e que quando o freio esquenta por fadiga não é nescessário revisar nada, essa da limpeza até que foi pouca besteira que ele falou, nós reparadores agradecemos a desinformação que você publica aqui, passou da hora da aposentadoria Boris….

Avatar
Paulo Lopes Carrijo 30 de abril de 2021

Eu tenho carro a 45 anos e nunca fiz limpeza de freio. Substituir o fluido sim, e necessário limpeza jamais nem nos tambores.

Avatar
Fausto P. Ramos Neto 30 de abril de 2021

Então você é bem ruim! Rssssss.

Avatar
Paulo Lopes Carrijo 30 de abril de 2021

Eu sou tão ruim que nestes anos todos nunca tive problemas com freios.seu carro deve ser especial que não conhecemos.

Avatar
RICARDO 30 de abril de 2021

Sr.paulo, seus carros a 45 anos atrás, não possuíam sensores, hoje são todos modernos, o sr precisa le o manual doas carros modernos, Pensa ai…

Avatar
Antônio 30 de abril de 2021

Caro jornalista.
Humildemente peço-lhe para o senhor se aposentar. Pois está esclarecido que o senhor não fez uma pesquisa aprofundada do tema.
Procure se informar mais.

Um abraço.

Avatar
FELIPE DE PAULO CAPELI 30 de abril de 2021

Boa tarde! Me encaminhe um e-mail, sou c e o da Chevrolet aqui no Brasil e gostaria de contar com sua expertise na nossa empresa,
Atts.
Chevrolet

Avatar
Janio 30 de abril de 2021

Empurrar qualquer serviço atrelado a outro, todos sabemos ser crime contra o consumidor, mas ler essas matérias sem noção do Boris é um crime contra a inteligência das pessoas. Será que o nobre engenheiro e jornalista se 50 anos de rodagem nao sabe que o sistema de freios fica sujo sim e deve ser limpo com o decorrer da quilometragem do veículo? O Auto Papo sinceramente está se transformando em papo GAGA.

Avatar
Demilson Santos 30 de abril de 2021

No manual do meu carro fala em trocar o oleo de freio e verificar o sistema.sei que disco se troca com o tempo mas limpa fica a critério de cada um eu mesmo nao limpo e meu carro estar com 170 mil km cada um deve respeitar o ponto de vista dos outros

Avatar
Andre 30 de abril de 2021

Totalmente desinformado. Jornaleco autodestrutivo.

Avatar
Washington 30 de abril de 2021

Caro jornalista, com 50 anos de atuação no meio automobilístico, desculpe mas você deve se informar antes de publicar matéria criticando proficionais.
Há sim a limpeza do sistema de freios. E deve ser feita, dependendo da idade do veículo.

Avatar
Paulo roberto 30 de abril de 2021

tem que limpar o freio(cabresto) desses picaretas, porque eles nao param por nada em relacao a picaretagem.
observem bem na hora que forem trocar uma peca importante do motor a “REBIMBOCA DA PARAFUSETA”
kkkk

Avatar
Washington 30 de abril de 2021

Jornalista mal informado.
O sistema de freio, pode e deve ser limpo, dependendo, e claro, da quilometragem e idade do veículo.

Avatar
Alexandre 30 de abril de 2021

Eu acho que estão falando sem saber e nem ter conhecimento. está matéria tinha quer revista.
Pois existe sim a limpeza do sistema de freios que consiste em troca do fluido de freios limpeza de cilindros de roda e pistões que podem estar engripados

Avatar
Diego 30 de abril de 2021

Caro jornalista, o senhor sabe o que norma ABNT NBR 14778.2001? Esta norma já fazem 20 anos e ninguém contestou ela, caso não saiba verifique ela e o que fala sobre segurança e frenagem na estrada, garanto-lhe que não passará por vexame de tamanha grandeza no futuro se ler as normas e pesquisar no dia-a-dia de uma oficina mecânica. Bom dia.

Avatar
Douglas 30 de abril de 2021

Com certeza ele não sabe, afinal a poucos dias atrás publicou uma matéria dizendo que não é necessário revisar os freios após os mesmos superaquecer em descida de serra….

Avatar
LEONARDO 30 de abril de 2021

Grandes coisas essa norma ABNT…tem norma ABNT pra tudo. O que vale é o manual de manutenção do fabricante do carro, que segue normas muito mais pesadas, específicas e técnicas que uma generalista e local ABNT. Só porque o ABC mandou essa lá, o povo fica repetindo…falando no ABC, ele recomenda MILITEC em motor de carro…PI-CA-RE-TA-GEM!!!

Avatar
João Leão Lyrio 30 de abril de 2021

… paguei R$ 70 prá verificar e limpar meus freios traseiros a tambor + os discos dianteiros e, estou Satisfeitissimo …
depois de 70 mil km sem ver, foi fundamental, Sr. Boris Feldman !

Avatar
Fernando 30 de abril de 2021

Parabéns pela coragem de desmascarar estes pilantras !!! Fui comprar um jogo de pneu em uma loja que estava mais barata e pra minha surpresa se fosse só pra comprar o pneu era mais caro o preço mais barato acondicionada eu ter que fazer a montagem com eles .. nisso já tentaram me empurrar uma série de coisas que eu já tava até constrangido de tanto falar não aí aceitei fazer a troca de pastilhas mesmo ciente que ainda não tavam tão gastas só pro cara parar de achar problemas na suspensão e coisas inventadas … O povo CARA DE PAU MESMO … PARABÉNS

Avatar
Emanuel Domingos 30 de abril de 2021

com todo respeito… se aposenta do jornalismo e arruma um emprego em uma oficina pra realmente vc aprender e entender do que fala. pois, estais passando vergonha por falar do que não sabe…

Avatar
João Leão Lyrio 30 de abril de 2021

iiisssoooô . . .

Avatar
Juscelino de paula 30 de abril de 2021

Esse jornalista não sabe o que fala!! Freios tem sensores imantados, que deve ser limpos em todas revisões periódicas (ABS), por ser imantado gruda muitas foligens.

Avatar
Douglas 30 de abril de 2021

Pra um cara que diz que quando se troca a correia dentada, não precisa trocar o rolamento, e que quando o freio esquenta por fadiga não é nescessário revisar nada, essa da limpeza até que foi pouca besteira que ele falou kkk passou da hora da aposentadoria desse Boris….

Avatar
Augusto 30 de abril de 2021

“JORNALISTA” MEDIOCRE !

Avatar
José francisco 30 de abril de 2021

Picaretagem e não saber o que dizer ou fazer , quando se diz limpeza de freios não está acondicionado ao sistemas de pastilhas e Discos , e sim a substituição o óleo de freio que e fundamental estar em plenas condições de uso assim como óleo de motor e câmbio. Muitos veículos chegam na oficina com o reservatório com oleo todo contaminado (imundo) e e necessário a troca do.mesmo, fazendo assim a necessidade da troca do mesmo, assim sendo chamada lIMPEZA DO SISTEMA DE FREIO.
ignorante e quem acha que vai se lavar pinças , pastilhas e Discos de freio .

Avatar
João 30 de abril de 2021

Detalhe, não é óleo , é fluido de freio.

Avatar
MSl 30 de abril de 2021

É o típico “jornalista” que sabe de nada e só quer fazer matéria por fazer. Que vergonha.

Avatar
Denilson Gouveia 30 de abril de 2021

Esse Boris é totalmente atrasado em seus comentários e nunca esteve dentro de um centro automotivo!!!!

Avatar
CellDarkBMX 30 de abril de 2021

O unico picareta e mau carater é quem diz q freio ñ suja. e q ñ é necessario fazer limpeza dos componentes e sistema de freio.
os sistemas de freios requerem manutenções preventivas e corretivas. a limpeza é o primeiro passo p/ poder ñ só fazer um bom diagnostico/inspeção visual, como dimensional. pois a sujeira danifica os equipamentos de medições (paquimetros e micrometros). alem de ser necessario a remoção de sujeira para abertura de sistemas hidraulicos e ou pneumaticos.
ñ se pode abrir um sistema e correr o risco de cair sujeira dentro do sistema. isso pode e irá prejudicar o funcionamento. seja a curto ou longo prazo. alem de danificar os componentes do sistema.
logico q essa limpeza deve ser feita quando se faz uma manutenção preventiva e ou corretiva nos freios. e ñ é como se fosse passar um pano no vidro do carro.

Avatar
ADINILSON ROZANTE 30 de abril de 2021

A matéria é ruim mesmo, mas limpeza de freios é um absurdo mesmo é pelo visto você também não entendo nada de mecânica, a maioria dos mecânicos grandes picaretas mesmo, entre essas manutenções da matéria tem a tal cambagem que nos carros atuais não são necessárias e mesmo assim eles insistem em fazer

Avatar
André Lucas 30 de abril de 2021

Como a limpeza de freios é um absurdo se profissionais técnicos se uniram e criaram isto já para evitar o gasto desnecessário com troca de componentes, que não é nada barato em sua maioria? Como você mesmo disse, você não entende de mecânica, então nem deveria falar que este tipo de serviço é absurdo e nem deveria dizer que não é, já que não tem prioridade para tal. É simples: o sistema de freios engloba não só os tambores e discos, pastilhas ou sapatas, mas também conjunto de mangueiras do fluido de freio, o próprio fluido, reservatório do mesmo e a troca periódica do fluido, fora a limpeza do reservatório quando necessário.

Avatar
Junior guadagnin 30 de abril de 2021

Boa tarde amigo!! Os carros modernos citados pelo senhor,também andam na estrada certo? Portanto eles também caem em buracos e podem haver, devido aos impactos algum tivo de avaria na suspensão,que podem ser corrigidas com uma simples cambagem,desde que seja feita por um profissional qualificado.e quanto a limpeza nós freios sim é fundamental para a durabilidade dos mesmos.

Avatar
ADINILSON ROZANTTE 30 de abril de 2021

Olha Andre não te conheço mas tenho 22 veículos entre eles 12 dos anos 70/80 e em apenas 1 eu troquei o fluido de freio pelo fato de esse ficar parado por 10 anos nos demais apenas manutenção como troca de pastilhas, tambor, mangueiras (por ressecamento) lonas em alguns porque o reservatório rachou, no mais nunca fiz essa tal limpeza e os meus veículos tem freio muito bons, alias nem a tal limpeza de bicos eu nunca fiz.

Avatar
ADINILSON ROZANTTE 30 de abril de 2021

ANDRE e o que você o que você não entendeu é que esse pessoal esta se aproveitando, eu ja fui em um mecânico com um cabo de vela solto de proposito e o safado queria trocar os cabos de vela, bobina, limpeza de bicos e acredite se quiser ele queria trocar a bateria disse que já estava vencida e logo me deixaria na mão, temos que ficar muito esperto com certos “profissionais”

Avatar
RICARDO 30 de abril de 2021

Muito bom, se você tinha dúvidas do seu mecânico, tai a resposta.

Avatar
Rafael da Silva Tavares 29 de abril de 2021

Oferecer serviço de “limpeza de sistema de freios” (por si só) sem esta estar atrelada a uma manutenção dos freios, pra mim é uma picaretagem mesmo!

Avatar
Paulo César da Rosa 30 de abril de 2021

Orra fera, o serviço de limpeza esta atrelado a manutenção do mesmo.

Avatar
Rogério 29 de abril de 2021

Informação é tudo! Vamos pesquisar antes de postar matéria equivocada.

Avatar
Rogério 29 de abril de 2021

Lamentável essa matéria!. Colocar as vidas das pessoas em ricos.

Avatar
Tiago 29 de abril de 2021

Ridículo e vergonhoso, um cara que se diz jornalista, trazendo aos seus leitores uma informação equivocada, acredito eu que a função de um jornalista é trazer a verdade e não atacar quem trabalha honestamente

Avatar
Ittael leatti Seyffert 29 de abril de 2021

Se, já mexeu alguma fez em um freio? Acho que não! É vergonhoso querem dar informação de uma coisa que não conhece. É melhor não falar nada, em vez de dizer bobagem. Só lamento. Se informar não é vergonha para ninguém. Fica a dica.

Avatar
FABIANO CARDOSO CIECIELSKI 29 de abril de 2021

Chamar de picareta quem trabalha dentro da norma técnica é o fim da picada
Sugiro fazer uma retratação logo.

Avatar
orimar brito 30 de abril de 2021

existem muitos picaretas nas oficinas sim sou vítima de um deles troca uma peça o carro não melhora vc volta diz que é outra troca continua bota na máquina para saber o que é e nuca descobrem nada vc vai em ou tá oficina tocasse só as velas e cabos que já havia m sido trocado e o carro fica bom é agora falar o que ?

Avatar
Fabiano 2 de maio de 2021

Você está fazendo tudo errado.
Quando for buscar o carro, primeiro anda com o mecânico para ter certeza que resolveu, depois paga.
Se não resolveu não para.
Simples assim.

Avatar
LUIS ALEXANDRE 29 de abril de 2021

Boris não é picaretagem fazer limpeza do sistema de freio, concordo com RODRIGO VIEIRA é melhor tirar essa matéria quanto antes.

Avatar
Rodrigo Vieira 29 de abril de 2021

É melhor remover essa matéria enquanto há tempo.
Segundo a norma ABNT NBR 14778 parágrafo 4.4.2 item D. Faz se necessário a limpeza do sistema de freio à tambor sim!

Avatar
João Leão Lyrio 30 de abril de 2021

iiisssoooô . . .

Avatar
Rato ensaboado 1 de maio de 2021

Isso pagaa

Avatar
toxa 29 de abril de 2021

bixo besta, sabe nada

Avatar
Vinicius Santos 29 de abril de 2021

Acho melhor tirar essa matéria do ar, só falou besteira, antes de publicar uma matéria pesquise sobre o assunto, um grande exemplo de necessidade de limpeza é o sistema traseiro da maioria dos Fiat que constantemente rangem necessitando de limpeza e lubrificação

Avatar
Eduardo Castor 29 de abril de 2021

Que matéria mau elaborada! Pesquisem primeiro antes de publicar! É claro que em uma revisão se vende o serviço de limpeza do sistema de freio! Quando o cliente chega na oficina com mau funcionamento no freio de estacionamento a casos que uma lixa na lona e uma limpeza nós tambores faz que volte a eficiência do mesmo além de também ser feita a limpeza do sistema hidráulico do freio com a troca do fluido e limpeza no recipiente!

Avatar
Rato ensaboado 29 de abril de 2021

Que bom que vc acredita. O que seria da escuridão se não houvesse a luz.

Avatar
Ismael 29 de abril de 2021

Boa noite! Você está errado, existe norma ABNT que prevê essa limpeza há 20 anos, estamos falando da vida das pessoas, devemos ter responsabilidade na informação.

Avatar
Paulo Ceneviva 29 de abril de 2021

Me desculpe mas não é bem assim.
Acabo de retirar a minha Savana da oficina onde, dentre outros serviços, foi a limpeza dos freios. Depois de atravessar a BR-319 (a Rodovia Fantasma) e a BR-230 (Transamazônica), onde o barro alcançava a altura de 1 m e com atoleiros de 400m de comprimento, a limpeza do sistema de freios é quase indispensável.

Avatar
Sergio Lima 30 de abril de 2021

Velho gagá, tem um Simca Chambourd na garagem, não roda com ele por nada, só anda de táxi. Por isto ele acha que não suja o sistema de freio.

Avatar
Darley 29 de abril de 2021

O sistema de freio tem que limpar sim. Se for necessário a manutenção do mesmo ele tem que ser limpo. Os tambores de freio ficam com tanta sujeira devido ao desgaste da sapata que dá pra encher uma colher de sujeira. E além de limpar o sistema tem pontos de lubrificação. Se quiserem mais detalhes é só falar com quem realmente entende. É por conta desse tipo de raciocínio que o pessoal bate o carro e fala que o freio falhou, ou o carro ficou sem freio.

Avatar
Rato ensaboado 29 de abril de 2021

Ponto de lubrificação??? Tá de sacanagem.se saiu tanto material do seu freio traseiro a tambor sua lona tá na lona faz tempo. Me ajuda aí amigo .deixa esse assunto pra profissional .

Avatar
Gato bravo 29 de abril de 2021

É rato, melhor ficar na toca mesmo! Deixe esse assunto para profissionais como VOCÊ MESMO havia dito…
Pastilhas e lonas são peças móveis, e se movimentam quando o freio é pressionado, logo em certos pontos se faz necessário a lubrificação SIM!
Inclusive existem graxas especiais para esse fim, uma rápida pesquisada no Google e vc não passaria vergonha dessa forma… Passar bem!

Avatar
Darley 29 de abril de 2021

O freio tem que limpar sim. Se for necessário a manutenção do mesmo ele tem que ser limpo. Os tambores de freio ficam com tanta sujeira devido ao desgaste da sapata que dá pra encher uma colher de sujeira. E além de limpar o sistema tem pontos de lubrificação. Se quiserem mais detalhes é só falar com quem realmente entende.

Avatar
Marco Leotti 29 de abril de 2021

Depende do tipo de limpeza que a matéria fala, desse jeito a interpretação fica genérica.

Avatar
Anderson 29 de abril de 2021

Matéria desinformativa, só procurar a norma da ABNT NBR 14778.2001 que regulamenta a limpeza de freios, feitas por pessoas técnicas, não por repórter que não se dá nem ao menos o trabalho de pesquisar ou consultar um mecânico técnico.

Avatar
André 29 de abril de 2021

Que fiasco de matéria em senhor. Desinformação gratuita.

Avatar
FABIANO DA SILVA BAPTISTA 29 de abril de 2021

Claro que tem que ser limpos!
Os pinos da pinça sofrem oxidação e tem que ser limpos e lubrificados,a infelicidade de pronúnciar tais (calunias) contra as oficinas que, com tamanha responsabilidade com a integridade física e segurança do cliente,faz o seu comunicado de alerta para evitar acidentes, agora aparece um (mesquinho) e anuncia uma reportagem primária e equívoca

Avatar
Evonio sa 29 de abril de 2021

O absurdo de tudo São as lojas tipo a IMPACTO PNEUS se vc deixar levantar seu carro lascou ti arruma um desastre, levei o carro da minha filha e fui roubado e assim que me sinto de 3.200,00 deixou por 1.800,00 melhorou a suspensão mas não me convenceram de tal custo

Avatar
Jefferson 29 de abril de 2021

Já fui em uma dessas lojas impacto e realmente eles acham coisas absurdas, mentem e te enrolam. Só que comigo não colou porque meu cunhado era mecânico, logo dei um corte neles.
Não recomendo pra ninguém.

Avatar
Roberto Antonio 30 de abril de 2021

Gente, tenho um virtus 2019 e após 45.000 parecia que havia estirado todos os amortecedores. Me preocupei pois além de serem caros são difíceis de encontrar. Levei no meu mecânico e ao levantar o carro, todo o problema se resumia em uma única porca que havia se afrouxar. Foi apertada e tido barulho acabou. Se fosse em picareta iam mandar troca e tudo é gastaria mais de cinco mil reais! Tenha um mecânico de sua confiança. O meu não cobrou nada para apertar uma porca que fica entre a suspensão e a roda!

Avatar
Luiz Antônio 29 de abril de 2021

Limpeza dos freios nunca ouvi sequer falar, porém, existe sim limpeza do sistema hidráulico dos freios, que com o tempo de uso e aquecimento do fluído podem danificar e perder a consistência, devendo ser substituído, pode ser este o caso.

Avatar
Leonardo 29 de abril de 2021

Substituir o fluido de freio. Pois fluido vai absorve água . Prejudicando o seu funciomento adequado. O fluido absorve agua

Avatar
Wagner 29 de abril de 2021

KKK e tem gente que acredita e paga e muito e fim

Avatar
Joamir 29 de abril de 2021

Eu tenho 34 anos exercendo a profissão de mecânica, já escutei pessoas falarem isso , como também não se limpa bicos injetores ,são auto limpantes , mas estas pessoas não tem entendimento do que falam , o fato dele ser engenheiro e não exercer a profissão na íntegra, não dá direito de falar com propriedade o que acontece em um veículo automotor, lamentável esses engenheiros de canudo.

Avatar
João Carlos Santos 29 de abril de 2021

Acho que tem lógica limpeza de bicos pois tem peneirinha e já vi ficar com resíduos e assim bloquear passagens de combustível..E quanto limpar freios tem até produtos..pra limpar eu não sei se é o certo isso mas até já usei rodas traseiras..lonas e parou aquele chiado..

Avatar
Michael Barbosa Bento 29 de abril de 2021

Auto Papo é a uol deveriam prestar esclarecimento sobre esse tipo de matéria, lamentavel.

Avatar
Rato ensaboado 29 de abril de 2021

Lamentável é a ignorância. Esta matéria apenas está alertando no caso de profissionais de má fé, se o veículo estiver em perfeita condição de freios.

Avatar
Michael Barbosa Bento 29 de abril de 2021

Não foi o que a matéria mostrou , veja novamente.

Avatar
Michael 29 de abril de 2021

Picaretagem é o que o Auto Papo chama de jornalismo automotivo deixando uma baboseira desta no ar ate agora. Se vocês procuram entretenimento automotivo, procurem um jornal mais serio, porque o que vejo aqui é um desserviço .

Avatar
clauz 29 de abril de 2021

para os mecânicos de teclado, saibam que limpeza de freios a tambor é procedimento nas normas ABNT…Mas aqui é Brazzilll zilll ,, fazer o certo é errado… fazer errado é o certo… por isso temos ainda carroças nas ruas!!

Avatar
Felipe 29 de abril de 2021

Boris, você só fala coisas sem fundamentos, informações mal explicadas e assuntos deixados ar, é melhor você se aposentar logo e curtir a vida no anonimato, porque já está feio o que fez está fazendo com o jormalismo automobilistico!

Avatar
Sergio brazolim 29 de abril de 2021

Esse cara não é a primeira nem a segunda vez que fala pelos cotovelos sem saber o que fala eu provo pra ele e pra qq um que existe limpeza de freios sim principalmente na trazeira tenho oficina higienopolis a 34 anos e fui criado em oficina e tenho 76 cursos de mecanica e provo que a limpeza em muitos casos tira o barulho do freio vai se informar antes de fazer materias futeis.

Avatar
Jorge Alberto Ubatuba 29 de abril de 2021

Limpeza tanto
Tô nas pastilhas e pinças na frente como nas lonas trazeiras cilindros e cubo de rodas e todo sistema de mangueiras no caso de óleo hidraulico

Avatar
Sergio brazolim 29 de abril de 2021

Esse cara não sabe o que ta falando é por esse tipo de pessoas que a imagem do profissional tá manchada existe limpeza SIM NO FREIO principalmente nas rodas trazeira qdo usam lonas o pó das lonad com o tempo faz o freio fazer barulho alto ao inves de trocar lonad ou sapata e cilindros 80% dos casos só A LIMPEZA RESOLVE vai estudar seu nó cego

Avatar
Seu Vitor 29 de abril de 2021

Levei o meu carro no autocenter pra alinhar e balanciar.O mecânico me perguntou posso fazer limpeza dos freios?Eu falei que sim ficou show!

Avatar
Roger 29 de abril de 2021

Os caras tinham que ter vergonha de publicar uma matéria dessa… Totalmente sem noção falar que não se limpa o sistema de freio….

Avatar
Sergio brazolim 29 de abril de 2021

Sou mecanico a 40 anos nasci dentro de uma oficina praticamente.Existe limpeza de freio sim porem só na trazeira qdo é lonas e qdo faz barulho ( na trazeira) o freio faz uma barulho alto esse cara não sabe o que ta falando e denigre a categoria vai ae informar antes de falar asneiras

Avatar
Márcio Aguiar 29 de abril de 2021

Bóris, tem que rir.

Avatar
Roberto Fagundes 29 de abril de 2021

Encontrei na internet uma oferta de um certo conserto do carro por 100 reais. Fui checar e realmente fariam o serviço e um check up GRATIS. Tinha ate limpeza dos freios e outros pela bagatela de 1.200 reais. Fiz só o trabalho de 100 pratas e troquei um filtro de ar.

Avatar
Anderson 29 de abril de 2021

Meu Deus!!! Quanta gente burra!! Se vocês não conhecem Boris Feldman,ele não é apenas um jornalista, e SIM um engenheiro mecânico com muitos anos de experiência. Todos Nutella!! Cambada de frescos, vão na concessionária e paguem uma fortuna para os famosos “trocadores de peças” Ops…mecânicos. KKKKKK

Avatar
Eden 29 de abril de 2021

Talvez seja isso, faz tanto tempo que Boris fez engenharia que não existia frios hidráulico. Kkkkkk

Avatar
Andrew 29 de abril de 2021

Derrepente o proprietário do veículo e o maior culpado, pois quando pega um profissional de caráter ele não dá valor

Avatar
Inácio Augusto de Almeida 29 de abril de 2021

Onde mais “empurram” limpeza de bico e troca de filtros, óleo e gasolina, é nas autorizadss.
Quem consegue fazer uma revisão de 10 mil Km sem nada pagar? E a revisão devia ser gratuita. Sem contar o preço do óleo do motorque trocam.
O procon de tudo sabe.

Avatar
Carlos Alberto Novais 29 de abril de 2021

Se engana ,a limpeza de freio é necessario ,as lonas freio e pastilhas vao se desgastando e irao formar um pó escuro e resistente ,se o veiculo for com abs esse pó ira acumular nos sensores de abs ,e roda fonica do rolamento impedindo a leitura correta dos sensores do abs ,causando as veses mal funcionamento no abs ,ja tive experiencia com isso.etc….

Avatar
Lenilson José De Oliveira 29 de abril de 2021

Verdade
Quem falou que não precisa não entendi é de nada

Avatar
Roberto 29 de abril de 2021

Concordo plenamente

Avatar
Roberto 29 de abril de 2021

Boris Feldman. Em que escola da vida vc se formou. Quando vc pegar uma pinça de freio com os pinos travado. Como vc destrava se não limpar?

Avatar
Igor 29 de abril de 2021

Exato!

Avatar
Igor 29 de abril de 2021

Exato!

Avatar
Neiwton 29 de abril de 2021

Verdade onde acumula sujeiras quase invisível tem que limpar sim….

Avatar
Juan 28 de abril de 2021

Boa noite o fluido (líquido do freio) tem vida útil igual que óleo do motor. Normalmente é de 2 anos ou 40.000 km aí a fábrica recomenda trocar o fluido. Não é picaretage. O jornalista tem que se informar melhor antes de falar

Avatar
Maxiliano 29 de abril de 2021

Isso aí,o manual fala 2 anos,o fluido contamina.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Uma coisa é uma coisa… outra coisa é outra coisa!
Pagarias 90 reais, para que o mecânico removesse as rodas do seu veículo passasse uma estopa com Tiner no disco de freio e pronto. Tá feito a limpeza. Manutenção do sistema é outra coisa….

Avatar
Conconco 29 de abril de 2021

Tio Carlos Azedo, tanta bobagem para um Carlos só

Avatar
Carlos Azevedo 30 de abril de 2021

Sobrinho a coisa mais gostosa é saber que o bobo sou eu., obrigado

Avatar
Daniel 28 de abril de 2021

O cidadão que escreveu essa matéria com certeza absoluta é aquele que pede o frentista pra calibrar o pneu pra não sujar as mãozinhas.

Avatar
Carlos R 29 de abril de 2021

Concordo plenamente

Avatar
Paulo Roberto 28 de abril de 2021

Tem muita gente nos comentários aqui falando que freio a tambor precisa limpar e tal, mas vejam o vídeo no Youtube “Dr CARRO Chevrolet Onix – Revisão de 40 mil KM”, aos 27:03, e tirem as suas próprias conclusões. lembrando que o Onix recomenda no manual do proprietário verificar o desgaste do freio traseiro a cada 20.000 km ou 2 anos.

Avatar
Jonathan Alves da Silva 30 de abril de 2021

Boris e melhor vc ir se informar um pouco mais e não ficar publicando besteira sem conhecimento técnico.

Avatar
Luiz 28 de abril de 2021

Kkkkkkkkk,essa reportagem é mais sem noção que eu já li na minha vida, existe sim picaretagem no setor automotivo assim como todos os setores do mundo(médicos,dentistas, advogados, políticos,etc)porém em relação a reportagem é totalmente sem embasamento.
Aposto que o dito autor nunca abriu um freio traseiro onde a fuligem das sapatas de freio travam os movimentos dos cabos de freio de mao e por vezes também danificam os rolamentos.
Na linha Fiat é mais que comum ouvir ruídos de ferro(grilado) onde é necessário a LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO de peças móveis que lá se encontram.
Na maioria das vezes apenas a limpeza resolve o problema sem mesmo trocar peças.Creio que para o autor desta reportagem não lhe falta estudo mas sim “tempo de oficina” as vezes uma hora de conversa com o Tião da mecânica agrega mais que 4 anos numa faculdade.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Isto não é limpeza de freio, sim a manutenção do sistema. Que para evitar gastos o proprietário do veículo espera até ter o atrito ferro com ferro, e ainda reclama do chiado que faz.

Avatar
Conconco 29 de abril de 2021

Tiozinho Carlos Azevedo o senhor é simplesmente um fanfarrão .

Avatar
Beto Montebelo 28 de abril de 2021

Picaretagem seria uma matéria deste tipo, eem nexo, mal informada e ainda por alguem que não entende e nem sabe oq está falando, limpeza do freio existe sim, tambor de freio, como todos sabem a lona de freio solta um pó que por sinal é toxico e estraga todos componentes dentro da campana principalmente silindro de freio, vamos se informar pessoal antes de postar qualquer materia.

Avatar
Mario Abreu 29 de abril de 2021

Silindro com S?
Será que este componente pertence ao sistema de freios?

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

As naves espaciais usam está peça pra dar cavalo de pau no espaço.

Avatar
Moacir Maluta 29 de abril de 2021

Faz parte do cistema

Avatar
Ivan Araújo Drumond 28 de abril de 2021

Concordo que,se for freio a disco, é picaretagem, porém, no caso do freio a tambor, o próprio desgaste do sistema forma um pó que não tem como sair pois a força centrípeta da rotação, não tem como expulsar está sujeira que se acumula com detritos de oriundos em consequência de uso em estradas de terra. Favor corrigir está informação. Obrigado Boris Feldmann.

Avatar
Mister Gasosa 28 de abril de 2021

Rodei 50.000 km com os mesmos discos, pastilhas e lonas de freio, comprados 0 km na oficina especializada em freios, no meu ex-carro (Gol 1.8AP ano 1990). A única coisa que fiz neste período foi trocar o fluido de freio a cada 3 anos e regulagem do freio. Limpar apenas é picaretagem.
Já o meu atual carro o manual manda trocar o fluido de freio a cada 2 anos, e é o que eu faço, porém troco 1 vez por ano para não estragar o sistema ABS.

Avatar
Raimundo J L 28 de abril de 2021

Realmente o freio das rodas dianteiras não acumula sujeira pq é disco de freio mas nas rodas traseiras se for freio a tambor, acumula a sujeira das lonas de freio vc deveria explicar isso, e não ficar chamado os mecânicos de picaretas pq nem todos são iguais.

Avatar
Mister Gasosa 28 de abril de 2021

Meu freio era a lona na traseira e não tinha que limpar nada não… isso é coisa de picareta mesmo! freio traseiro só se abre para manutenção preventiva, no caso do meu Onix é a cada 20.000 km verificar o desgaste do freio traseiro.
Procure ler o manual do proprietário, pois ele evita você ser enganado ou enganar o cliente por e ignorância do manual do proprietário. Nunca senti falta de freio por sujeira acumulada.

Avatar
Paulo Roberto 28 de abril de 2021

E Raimundo, é sabido que todo Gol 1990 era de freio a lona na traseira, porque eu tenho que informar isso? Se o cara adaptou em um Gol 1990 freio a disco na traseira é exceção da regra. Não procure pelo em ovo!

Avatar
Mister Gasosa 28 de abril de 2021

* se deve abrir o freio traseiro para verificar o desgaste e não apenas para limpar. Pois convenhamos que após uns 5000 km o freio estará sujo novamente, mas na minha opinião é desnecessário abrir só pra limpar com 5000 km apenas, sendo que o meu Onix exige verificar o desgaste do freio traseiro apenas a cada 20.000 km.

Avatar
Douglas Goncalves batista 28 de abril de 2021

Então aí tem um impasse, já peguei carro com as pinças travadas, e não é fácil tirar as pinças quando estão travadas para fazer a limpeza e tem casos que um leve lixada nas pinças pra ela não ficar travando,e claro graxa de alta temperatura.
Isso quando as pastilhas não estão fazendo barulho , tem que fazer a limpeza passar o anti chio e dar uma boa lixada na pastilha com lixa de ferro ,para que ela fica reta novamente e não fica mais chiando.

Avatar
Andrew 29 de abril de 2021

Concordo, picaretas isso sim se deve revisar freios freios, quanto a limpeza das guarnição das sapatas faz parte de qualquer revisão “agora limpeza dos disco”, vamos pensar

Avatar
MELCHOR SIMÃO SOARES 28 de abril de 2021

Conheci os serviços da Warga, fabricante do sistema de freio. Ela, tinha serviços de manutenção de freios, como troca do hidrivacuo, cilindros mestre e de rodas e flexíveis dianteiros e trazeiros porque este tendem a entupir e ainda a troca do fluido de freios, mas nunca limpeza dos discos.

Avatar
Conconco 28 de abril de 2021

Tio Bel Chior o tempo do burrinho de freio atrás do volante já era, hoje os fluidos de freios são de fibra de carbono e mineiros orgânicos não tem problemas de entupimento

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Sim mano, mas as mangueiras de freio não são de aço inoxidável. Com a ação do óleo e o aquecimento por ele provocado degradam o material da mangueira esta se decompõe internamente gerando uma espécie de lodo que entopem o sistema. A burrice é uma realidade seja em que milênio for, agora ser burro avançado é uma opção.

Avatar
Marcelo saad ferreira. 28 de abril de 2021

No meu carro a limpeza começa no parachoque dianteiro e termina no parachoque trazeiro.Até parafuso eu limpo.

Avatar
Leandro 28 de abril de 2021

Vc pode limpar.. eu tb limpo, a matéria julga a oficina dizer que isso é importante e cobrar por isso rs

Avatar
João 28 de abril de 2021

Mas uno é um carro muito bom mesmo!!KKKKKKKK

Avatar
Conconco 28 de abril de 2021

Tio Marcelino Saad tenho uma tia que tem o mesmo problema do senhor ou seja mania de limpeza ela foi no psicólogo e está tomando umas vitaminas para limpar direito os parafusos das maçanetas kkkkkk

Avatar
FRANCISCO XAVIER 28 de abril de 2021

Apesar de nao ser mecanico trabalho com freios a 55 anos e vamos ao que interressa existe a diferença entre revisão de freios o que pode ser considerado manutençao preventiva no qual se troca o oleo de freio revisa- os conduites de freio que com o tempo se desgastam desmontam-se os burrinhos de freio que com o tempo se nao forem revisados vão travar devido a sujeira acumulada no vai e vem do oleo de freio e do desgaste das peças provocadas pela falta da troca do oleo de freio pois o mesmo tem prazo de validade devendo ser trocado a cada 10 mil kg e nao completados como a maioria faz os oleos de freio tem uma temperatura que ao serem ultrapassadas viram agua comprometento todos sistema de freio fica a dica revisão de freios e´ diferente de limpesa de freio

Avatar
Dionísio 28 de abril de 2021

Todas as oficinas oferecem a limpeza dos freios. As rodas dos veículos são tiradas e a sujeira está ali bem visível. Uma coisa é mostrar para o seu cliente a sujeira e oferecer o serviço de limpeza…isso não é picaretagem, é trabalho e honesto. Picaretagem é falar que trocou peça quando na realidade não trocou nada, isso é picaretagem.
Limpeza de bicos não existe?
Não existe por que o senhor nunca pegou um carro com um problema, e resolveu ele na frente do seu cliente com uma simples limpeza de bicos, e ele sair da sua oficina satisfeito, e volta para fazer outro serviço.
Tome cuidado com suas palavras, existem vários trabalhadores que acordam muito cedo para garantirem o sustento de suas famílias que não são picaretas.

Avatar
Francisco de Souza Santos 28 de abril de 2021

A matéria trata exclusivamente dos picaretas. Se vc é profissional honesto,consciente e respeitador não t com o que se incomodar. Bom seria criar um club dos bons Mecanicos; onde os maus não entraria para sujar a moral dos profissionais de respeito.

Avatar
Renivaldo Daniel Da Silva 27 de abril de 2021

Eu gostaria de deixar algumas sugestões, para quem der entrada depois das 17:00 deveria ter um horário a mais para está deixando o hotel no outro dia porque já chegou tarde e tem que sair às 12:00 do outro dia eu muito pouco, tirando isso o restante está bom

Avatar
Leandro beserra de oliveira 27 de abril de 2021

O colunista tem que tomar muito cuidado ao fazer uma postagem dessas pois pode por a honestidade de um prossional em cheque. Pois para fazer uma regulagem corretamente dos freios precisa sim se uma limpeza nós freios. Então por favor cuidado com essas informações incorreta.

Avatar
Alexandre Martins Ferreira 27 de abril de 2021

Quer sucesso com sua arrogância e desinformação. Sou mecânico à 29 anos e, se voçê não sabe, limpeza dos freios é simplesmente como o nome diz… limpar a sujeira do sistema de freios a tambor traseiro (é o sistema que mais se usa nos carros nacionais e gera muita fuligem gerando ruído e baixa frenagem) e fazer uma regulagem no sistema. Por favor, se informe primwiro antes de publicar… ou pode me consultar pois imformação é de graça!

Avatar
Stranger 27 de abril de 2021

Primeiro você poderia começar estudando a língua portuguesa para se expressar corretamente…

Avatar
Rogério 27 de abril de 2021

Regulagem não é limpeza!!!
A matéria trata de uma simples limpeza não fala em troca de fluido nem outra coisa é sim LIMPEZA

Avatar
Gerson Ferreira 28 de abril de 2021

Verdade, o mecânico está certo a respeito da limpeza nos freios, quando há falta de informação é assim infelizmente alguém fala sem conhecer

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Tenho 63 anos, lido com mecânica há muito tempo. Nunca limpei um freio. Se tem resíduos por lona ou pastilhas desgastadas, troca e pronto. Ao fazer este serviço, água e detergente para remover impurezas.

Avatar
Jefytt 28 de abril de 2021

O pouco que conheço de carro quando está fazendo barulho e freiando pouco , é porque as pastilhas ou as lonas de freio já acabaram então já passaram da hora de trocar. Agora limpar fuligem, pó de pastilha é tudo enganação , é igual a uma doença que existe agora chamada cambagem alinhou e balançeou lá vem o papo de cambagem que custa por roda o dobro do serviço por cada roda tem muito 171 e também tem gente honesta.

Avatar
Renan 27 de abril de 2021

Um dos itens que se deve mais ter cuidado. Freio . porque se vc consegue colocar o carro para andar vc vai necessariamente parar .limpeza é necessário sim .sou mecânico a pessoa que Escreveu essa Matéria ou não soube se expressar ou é muito desinformado

Avatar
Rogério 27 de abril de 2021

Regulagem não é o mesmo que limpeza!!!!
Leia novamente a matéria

Avatar
Sinval Ferreira 27 de abril de 2021

Aos que estão criticando a matéria e gostam de ser enganados, notem que a mesma não fala em troca de fluidos. Fica a dica…

Avatar
José A. Cavalcante 27 de abril de 2021

Quero acreditar que a “picaretagem” refere-se ao simples ato de limpar e, não ao de trocar lonas ou pastilhas de freios gastas, além de discos e tambor de freios. Ou trocar o fluído de freio de acordo com o manual do carro. Tem também a questão da vitrificação das lonas / espelhamento do tambor (vi mais em caminhões), além de algumas outras ações específicas (regulagens, troca de reparos etc). Só que isso se incluiria em manutenção preventiva ou corretiva e, não em limpeza.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Falou e disse irmão!

Avatar
Enoque heler 27 de abril de 2021

Fala a verdade, concerteza limpo o sistema de freio ainda mais se for lona como na maioria dos carros nas rodas traseiras, fusca e combi ainda tem que limpar e librificar o sista de regulagem que é manual, francamente esse senhor não sabe do que está falando…

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Isto não seria manutenção não?

Avatar
João Martins de Oliveira Neto 27 de abril de 2021

Cara pelo jeito nem dirigir vc sabe o sistema de freio tem limpeza sim

Avatar
JESUS MENDES DA COSTA 27 de abril de 2021

Você tem que fazer a reportagem direito pois o freio traseiro que usa sapatas tem necessidade de limpar lubrificar irregular manualmente, o sistema automático não funciona quando está sujo

Avatar
Diogo França 27 de abril de 2021

Que vergonha um senhor da sua idade divulgar uma “matéria” dessas. Parece que nunca pisou dentro de uma oficina… Abrir uma pinça de freio e um reservatório de fluído e colocar comida para você nelas, já que não há nada o que sujar lá… Que vergonha…

Avatar
Jaime Francisco Da Silva 27 de abril de 2021

Quando a matéria cita ” motorista pato” …basta ler os comentários que dá pra ver o pq.

Avatar
Claudemir 27 de abril de 2021

Ola, sou técnico reparador, sim sistema.de freio e limpo, principalmente troca de fluido, limpeza dos freios traseiros pois sistema acumula fuligem, pinças dianteiras engraxadas e as vezes até embuchar, engraxar sapata traseira, como muitos mencionaram milhares de km rodaram com carros sem trocar nada, lamento mas não havia frenagem eficiente pois o sista disco pastilha tambor lona vida útil, nós chamamos de vitrificação do sistema,disco e Pastilha ficam lisos igual vidro.Com a vinda dos novos freios cada carro ou montadora melhor dizendo tem suas particularidades. Poderíamos conversar sobre freios a noite toda cada um com ponto de vista.abracos

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Sim e quando vc bata graxa nós reguladores das lonas vc não está sujando de graxa? Então vc diz que limpou e cobra sujando.

Avatar
Ivan Monteiro lima 27 de abril de 2021

Amigo não sou mecânico e muito menos engenheiro! Mas vc deve explicar que tipo de limpeza que vc está falando! Pois o próprio fabricante recomenda a troca do fluido do sistema de freio!! Quando vc pega um veículo que o sistema está tão sujo que uma simples troca de fluido não adianta, aí sim tem que fazer a limpeza do sistema! Quando vc faz a substituição das pastilha de freio e lonas traseira tem que fazer a limpeza sim!! Pois estou tendo outra visão sobre os seus vídeos pois até agora sou seu fã Pois sou muito chato e zeloso com o meu veículo!

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Trocar fluido não é limpar…limpar vc teria que tirar o fluido passar na peneira e recolocar no lugar, substituir é manutenção.
As pastilhas e lonas gastas, se vc limpar e recoloca-las no lugar vai melhorar seu freio? Gastou não limpa…troca-se.

Avatar
Renan 27 de abril de 2021

Além da limpeza é correto fazer também a lubrificação de pinças e onde fixa as lonas, vc realmente é técnico?.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Quer dizer que o parafuso de deslocamento da pinça de freio do teu carro tá com desgaste, aí basta limpar e ele fica novinho em folha? Ou se deve substituir, na MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE FREIO?

Avatar
Sabrina Galhardo 27 de abril de 2021

A limpeza de freios traseiros muitas vezes é necessária sim… Pois acumula resíduos proveniente do desgaste da faixa de freio causando bastante barulho quando acionado.

Avatar
Kenderson Faria 27 de abril de 2021

Primeiramente, vamos estudar português!
Depois a mecânica.
Sem português bacana , não se entende nenhuma literatura técnica.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Pois é… Manutenção virou lavagem kkkkk

Avatar
Joel cruz 27 de abril de 2021

Meu amigo Boris,conheço seu grande trabalho de orientar os consumidores.Mas ultimamente vc têm abordado matérias sem fundamento e aplicabilidade.Quando escrever uma matéria vc deveria ir a uma oficina renomada para se informar melhor o que escreve.Respeito seus comentários, assim mesmo vivendo e aprendendo.Os bicos injetores devem ser limpos sim ,O sistema de freios devem ser limpos também e mais alguns assuntos que foi abordado.Na prática td muda,atrás de uma mesa nem td se resolve e se envolve.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Também acho… tenho lido até em manual de carro elétrico, nas revisões…. limpeza de bicos. E nos freios limpeza e untar com silicone para dar brilho.

Avatar
Mister Gasosa 27 de abril de 2021

Tivemos na família um Gol 1.8AP ano 1990 por 22 anos (de 1997 a 2019), sendo que neste período foram rodados 200.000 km. Nunca tivemos que mandar limpar nada! Apenas tivemos que trocar as peças de desgastaram com o tempo:
– pastilhas de freio;
– disco de freio que empenou;
– burrinhos de freio;
– lonas de freio.
– panelas.
As panelas foram trocadas a toa pelo meu pai, então dei para um vizinho as originais de fábrica com 23 anos de uso e uns 230.000 km rodados.
Já os atuais carros se deve trocar o fluido de freio a risca conforme manda o manual do proprietário sob o risco de estragar o sistema ABS. Meu atual carro (Onix 1.4-L) pede a troca a cada 2 anos, mas eu prefiro trocar em 1 ano apenas.

Avatar
Mister Gasosa 27 de abril de 2021

Este Gol da família foi vendido em 2019 aos 29 anos de uso e 242.000 km rodados.

Avatar
Mister Gasosa 27 de abril de 2021

Na minha opinião trocar fluido de freio não é limpar, é trocar. E este Gol eu trocava o fluido de freio a cada 3 anos, mas o meu mecânico me recomendou trocar o fluido a cada 2 anos, então mudei para o Onix. Ele com apenas 1 ano de uso já mandei trocar o fluido.

Avatar
Marcelo Oliveira Rocha 27 de abril de 2021

Limpeza e fluido de freios deve ser limpado sim o resepiente e sangrados os canduetes para tirar o fruido usado a cada 12000 a 15000 km lembrando que é
os freios que param os carros então nossa vidas estão a baixo de DEUS seguro por eles.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Lavar o reservatório do fluido de freio é limpeza de freio???

Avatar
Reinaldo Teodoro 27 de abril de 2021

Auto papo furado! Tem q limoar, sim, os sistema hidráulicos e lonas em creio a tambor. Agora, se se refere a limoar DISCO de creio, e’ outro papo.

Avatar
Márcio 27 de abril de 2021

A troca do fluindo é feita quando necessário,já limpar disco nunca foi necessário,eu limpo o fico do meu carro só pq eu gosto de vê limpo só isso

Avatar
Cláudio 27 de abril de 2021

Já fiz limpeza do sistema de fluído , fica escuro estranho , mas limpar disco será que o carro está parado e as pastilhas trancaram , ele fazia tinha e entrou barro para dentro do sistema ?

Avatar
Alexandre Martins Ferreira 27 de abril de 2021

Se está carente de atenção, pode voltar ao assunto sobre limpeza de bicos injetores…

Avatar
Jeferson 27 de abril de 2021

Fazendo a manutenção normal em um mecanico descente, o sistema já será “limpo”.
Cobrar “serviço de limpeza” é picaretagem sim ! O mecânico tem que limpar no momento da manutenção preventiva ou corretiva, sem cobrar mais por isso.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Certo irmão.

Avatar
Márcio 27 de abril de 2021

O titulo ta errado…como se não hovesse recomendação da limpesa do sistema de freio…teria que ser limpesa do disco de freio…ai sim se tornaria malandragem…

Avatar
André Molisani 27 de abril de 2021

A matéria é muito superficial,eu faço sim limpeza do sistema de freio e não é picaretagem,quando chega um veículo com óleo de freio muito sujo(as vezes igual uma pasta)fazemos uma sangria no sistema e limpamos o reservatório (isso chamamos de limpeza do sistema de freio)se quiser adiciono algumas imagens para provar como o sistema fica sujo(contaminado por não trocar o óleo de freio por anos),e na traseira limpamos tirando todo pó das lonas e lavando o local quando está muito sujo(o que provoca algumas vezes barulhos que o cliente reclama),se o veículo fizesse sempre as trocas de componentes dentro das datas recomendadas pelos fabricantes com certeza não teriam nenhum problema,mas isso não é a realidade,seja para liquido do arrefecimento, óleo motor, óleo de freio, óleo de direção, óleo de caixa,pastilhas,velas,etc..

Avatar
Benedito osvaldo Junior 27 de abril de 2021

kkkkkk fala serio, sangriA nao tem nada haver com limpeza de sistema , sangria è uma nececidade do sistema , de freios agora lavar reservatorio? me ajuda ai! todas as manutençoes periodicas e preventivas , quem tem veiculo a muto tempo e gosta de carro sabe , normalmente estes procedimentos sao empurrados em pesoas que nao se importan com o carro so querem se locomover e pronto, ai o mexanicos , se aproveitam

Avatar
Daniel Trevisan 27 de abril de 2021

Concordo. Materia muito superficial. Redator muito meia boca. Se aprofunda-mais no assunto antes de escrever besteiras…. Famoso mecanico de you tube… Mal sabe ele que se o frio traseiro estiver com vasamento no cilindro de roda , contamina as lonas reduzindo a eficiência de frenagem. Blog auto papo furado!!!

Avatar
Hugo Mattos 27 de abril de 2021

Bando de retardado. Não precisa falar qual freio deve ser limpo não. Qualquer um deles, por ser peça de desgaste é projetado pra aguentar determinado tempo ou quilometragem pra ser necessário a troca. Se você não quer travar o freio de mão pq ele fica muito tempo sem uso (e aí, vc entra no número de trouxas que gastam errado seu dinheiro), deixa o carro parado escorado por tijolo.

Avatar
JUAN MARDONE BASTOS 27 de abril de 2021

Mostrou o disco de freio dianteiro

Avatar
Alexandre 27 de abril de 2021

Bom dia, realmente é picaretagem
Limpeza de disco de freio, mas no caso de tambor de freio concordo com a limpeza pois acumulam muitos resíduos.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Se tem resíduos e porque a lona já foi… não limpa, troca.

Avatar
marcio da silva alves 27 de abril de 2021

ele disse limpeza do sistema de freios, se for isso mesmo, sim isso tem que ser feito em tempo e tempo, somente se for a limpeza do “FLUIDO” que entra umidade e mistura essa umidade junto a o fluido e começa a apresentar falhas no freio, meu carro tinha 5 anos de uso e apresentou o problema, se for esse o caso de limpeza do fluido existe sim e é altamentamente recomedavel, se for do tamber trazeiro tambem como ele é quase selado fica com muito pó e detritos, esse até daria para entender se falarem de limpeza, mas se for limpeza do disco de freio dianteiro e trazeiro ai sim seria sem noção.

Avatar
George Spindola 27 de abril de 2021

Marcio da Silva Alves, permita-me discordar do seu pensamwnto. Se entrar humidade no óleonde freio você não tem como fazer “limpeza de óleo” o procedimento que se faz é a subistituição do óleo, quando o proffisional, por meio da sangria substitui 100% do óleo do sistema. E quanto a tambor traseiro, ele não é selado, mas todos os resíduos que saem do desgaste das lonas ou dos tambores não se acumulam na superfície de contato da lona. Esses resíduos são obrigatoriamente retirados quando se faz a manutenção e troca das lonas, serviço periódico. O que a matéria fala é dos “profissionais” que cobram apenas pra limpar o sistema sem nenhuma troca de peças preventiva.

Avatar
Gustavo 27 de abril de 2021

No disco de freio realmente não vejo necessidade e nunca vi nenhum profissional fazendo, já na lona traseira vi e acho necessário pois evita ruídos e travamento do sistema.

Avatar
Ronie campos 27 de abril de 2021

Com relacao ao freio a tambor , existe o procedimento de ajuste e limpeza, que inclui o destravamento das regulagens automaticas bem como ajuste de freio de estacionamento . Isso é um serviço, pois demanda mao de obra e conhecimento tecnico , entregando como beneficio correcao do funcionamento dos sistemas . Agora limpar discos e pastilhas como mostradao na imagem , realmente nao faz sentido …

Avatar
Airton 27 de abril de 2021

Acredito que faltou informar quanto.ao freio de tambor, este sim acumula poeira e resíduos de lonas.

Avatar
Marco Palombo 27 de abril de 2021

Estive lendo comentários e fiquei realmente impressionado com A matéria . um bom mecânico quanso promocional az os serviços de reparos de freio corretamente quando verifica desgastes de peças que precisam darem trocadas .fluido de freio está no manual a quilometragem prevista porque vai perdendo eficiência do fluido com tempo de uso . E limpeza faz parte dos serviços contratados .

Avatar
Palombo 27 de abril de 2021

Impressionante como as pessoas não conseguem escrever um texto simples…
Se expressar e se fazer ser entendido infelizmente é para poucos.

Avatar
Osni Merink 29 de abril de 2021

Eu não confio em técnico de coisa nenhuma. Primeiro faço orçamento em vários locais.
Sempre q possível estou presente nas manutenções. Picaretagem existem em todos os setores.
Cuidado.

Avatar
Demilson Santos 30 de abril de 2021

Verdade tem muito ladrão desfaçado
de profissional

Avatar
Messias 27 de abril de 2021

ele também cita a limpeza de bicos injetor como picaretagem pois fala que os bicos injetores são auto limpantes então porque será que existe máquina pra limpar bicos injetores sistema de freios com lonas tem que fazer limpeza sim e nós pinos deslizante das pinças de freios também

Avatar
Carlos Azevedo 29 de abril de 2021

Aquela máquina é para medir a vazão do bico, não para limpeza. Se o bico está travando, na hora que está na máquina ele solta, por força do produto que está usando, para medir o bico. Aí vc tira põe no carro, e o mesmo combustível do tanque, logo logo trava de novo…limpou???

Avatar
Mister Gasosa 29 de abril de 2021

No Onix o freio traseiro o manual do proprietário pede apenas para verificar o desgaste e regular o freio de mão se necessário a cada 20.000 km ou 2 anos, o que ocorrer 1º.
No vídeo do Youtube “FREIO É COISA SÉRIA – REVISÃO TOP para ONIX e PRISMA! – Meu Carro LifeStyle” nesse procedimento foi limpado com ar comprimido.
Você pagaria para limpar apenas o freio? Teria que ser um pacote de revisão do sistema de freios, que é basicamente verificar o desgaste, regulagem e limpeza. Assim limpar apenas é picaretagem, se deve sim além de limpar, inspecionar o sistema de freio no período recomendado no manual do proprietário, verificando o desgaste das peças e regulagem do freio de mão.

Avatar
Mister Gasosa 29 de abril de 2021

* regulagem do freio de mão a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer 1º, se necessário.

Avatar
Deixe um comentário