“Freio-motor”? Que bicho é esse?

O freio-motor é um importante sistema de segurança dos veículos e muitos condutores, na maioria das vezes, não sabe como utilizá-lo

Por Boris Feldman 08/06/21 às 21h30
Conheça esse dispositivo de segurança e aprenda utilizá-lo da maneira correta
Conheça esse dispositivo de segurança e aprenda utilizá-lo da maneira correta (Foto: Renault | Divulgação)

“Mas o que é freio-motor? O meu carro tem isso? Como é que aciona? Eu nunca vi botão nem alavanca nenhuma para acionar o freio-motor.” Mas é porque poucos o conhecem com esse nome, e o que é pior: poucos o utilizam inteligentemente.

Freio-motor é quando o condutor tira o pé do acelerador e o carro vai reduzindo a velocidade. Não porque ele pisou no pedal para desacelerar, mas porque o próprio motor segura o carro.

VEJA TAMBÉM:

Esse sistema deve ser utilizado seja no carro com câmbio manual ou automático. Sempre se deve reduzir a marcha na alavanca ou nas paletas sob o volante, para reduzir o desgaste e o aquecimento do sistema de freios. O perigoso fenômeno do fading.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Almir Lopes Gonçalves 14 de junho de 2021

Freio a motor no carro nunca usei.
Mais sou caminhoneiro e no caminhão é um item muito fundamental,principalmente descendo serras carregado,evita o uso excessivo dos freios evitando o super aquecimento das lonas de freio.

Avatar
Deixe um comentário