Lubrificar parafusos: ignorância, ou pi-ca-re-ta-gem?

Fique atento! lubrificar os parafusos das rodas do veículo podem te colocar em sérios apuros. Não caia nessa PI-CA-RE-TA-GEM

mecanico desonesto
Lubrificar parafuso das rodas é PI-CA-RE-TA-GEM! (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 09/06/2021 às 07h30
Atualizado em 09/06/2021 às 11h30

Olha, tem cada uma… que até parecem duas viu!? Eu não sei se é só ignorância, ou se é mesmo mau caratismo, PI-CA-RE-TA-GEM de algumas oficinas ou mecânicos. Porque outro dia um ouvinte me perguntou se há mesmo necessidade de se lubrificar os parafusos das rodas, pois era um item que constava no orçamento da revisão na concessionária.

E é preferível que seja só uma PI-CA-RE-TA-GEM. Que só tenham cobrado sem fazer nada, porque jamais se lubrifica com óleo ou com graxa esses parafusos.

VEJA TAMBÉM

Porque ou se vai correr o risco de um torque exagerado no parafuso por estarem lubrificados, ou os parafusos se soltarem e com eles a própria roda.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
209 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Bruno 10 de maio de 2022

Analogia simples: Quem dá o torque de aperto aos parafusos, não é o peso de arrasto da rosca (esse sim atrapalha o torqueamento de aperto, caso exista), e sim, quando a cabeça do parafuso encosta no material a ser tracionado.

Avatar
Bruno 10 de maio de 2022

Ou seja, não existe problema nenhum em lubrificar os parafusos, e muito pelo contrário, irá ajudar você ter precisão no torque, caso esteja usando um torquímetro para o aperto.

Avatar
Alex 19 de março de 2022

Aí ai… TB não vejo problema algum colocar algum lubrificante em parafusos. Cobrar por isso sim é picaretagem.

Avatar
Cesar 10 de outubro de 2022

Cobrar sim, é trabalho e material. Se o cliente aceita sugestão ou pede o serviço , que seja remunerado então.
Quanto estar certo ou errado, pelos comentários aqui, não importa.

Avatar
Assis 18 de setembro de 2021

Desculpe discordar dessa vez Boris, mas existem muitos parafusos que necessitam de lubrificação com produto específico na montagem para atingirem o torque correto. Particularmente, lubrifico com óleo fino todos os parafusos do carro antes de montá-los, e nos parafusos maiores, como de rodas, utilizo uma fina camada de graxa. Faço isso há mais de 30 anos, e nunca tive problema, nem conheci ninguém que tenha perdido a roda do carro por lubrificar os parafusos. De outro modo, tive sérios problemas com parafusos emperrados por falta de lubrificação, e conheci muita gente que ficou a pé na estrada por causa de parafusos de roda emperrados também por falta de lubrificação na montagem.

Avatar
Salvador 17 de junho de 2021

Sou taxista a 40 anos, uso sempre WD40 nas cabeças dos parafusos para evitar a ferrugem causada quando respinga minha urina quando paro nas ruas para urinar, coloco um pouco nas dobradiças da porta trazeira que geralmente abro para usar de cobertura evitando curisos verem minha genitália
Grato

Avatar
Jime 17 de junho de 2021

Kkkkk… Vc salvou o meu dia Salvador com esse comentário sórdido e infrator… Cada Anta que me aparece!

Avatar
Saylormalan 17 de junho de 2021

Em todos os carros que compro 0 Km, a primeira coisa que faço é tirar os parafusos das rodas e colocar graxa nas roscas para que não aconteça de eles emperrarem. Uma ocasião ajudei uma pessoa a trocar um pneu de um Monza cujos parafusos estavam emperrados por ferrugem e não foi fácil…foi um sufoco. Mesmo com chave em cruz não foi fácil. Nunca tive problemas com esse procedimento, nunca mesmo, e faço isso há muitos e muitos anos. Desculpem mas não concordo.

Avatar
tadeu 17 de junho de 2021

tira um parafuso de roda de um carro zero km e olha como está a rosca: L U B R I F I C A D A !!! não ha qualque picaretagem cobrar para fazer um serviço ! picaretagem seria cobrar e nNÃO fazer!!!

Avatar
Osias Augusto de Almeida 17 de junho de 2021

Vamos lá, fica claro aqui que há uma mistura de conceitos nas respostas, a maioria delas está certa.
Quando falamos de parafusos cujo aperto se baseia na zona de ELASTICIDADE do metal então é apropriado apenas a limpeza dos fios de rosca com consequente aperto com torque específico.
Porém, quando o aperto se dá na zona de PLASTICIDADE do metal (quando há deformação controlada do material) então em muitos casos é indicada a lubrificação da rosca e também no assentamento da cabeça do parafuso, exemplo disso são os parafusos de cabeçotes dos motores modernos, que aliás aumentam de tamanho no momento da montagem e por isso devem ser descartados no momento da manutenção.
No caso específico dos parafusos de rodas o ideal é fazer a limpeza e posterior avaliação dos fios de rosca para, em seguida, montar com torque apropriado e, se necessário, usando parafusos novos.
Lembrete: muitas vezes os parafusos realmente se soltam, mas nesse caso a causa é a troca das rodas de ferro por rodas de liga leve que precisam de reaperto programado até o total assentamento e compactação do material das rodas.
Enfim, é necessário saber separar o joio do trigo!

Avatar
VLADSON MONTALVAO DE ALBUQUERQUE 17 de junho de 2021

Parece que o terraplanismo está em todas as áreas…
Parabéns pela resposta!

Avatar
Robson Alves Zimerer 16 de junho de 2021

Para desparafusar então é rapidinho…com tempo a roda pode até soltar com o carro em movimento.

Avatar
Mariê 16 de junho de 2021

Não vou questionar sobre o caso da cobrança porque não vi o estado do parafuso nem da rosca. Mas existem sim casos em que impróprio manual de reparação orienta a lubrificar o parafuso. Pelo.mesmo motivo citado acima nos comentários. Sem a devida lubrificação o parafuso pode apresentar um torque maior mesmo sem chegar no torque correto, quem já apertou um parafuso de cabeçote sabe bem o que estou falando.

Avatar
Waldir Pirozzi 16 de junho de 2021

Ótimo sempre ouço no rádio a palavra dele.

Avatar
Rochus 16 de junho de 2021

Discordo.

Avatar
Mauricio A 16 de junho de 2021

Eu não vejo a lubrificação de rôscas e parafusos como picaretagem, no entanto, é preciso conhecimento prévio sobre oxidação, tensão, atrito, características dos materiais e finalmente qual tipo de lubrificante deve ser indicado e se é necessário a cada caso.Existem tabelas específicas para auxiliar essas montagens.

Avatar
Suail Freitas Silva 16 de junho de 2021

Sou profissional a 30 anos e te falo com esperiencia lubricar parafuso de roda e um perigo

Avatar
João Eduardo 16 de junho de 2021

O meu,eu mesmo coloquei um pouquíssimo de graxa,coloquei, tá colocado ficou ótimo,já fez dois anos, glória a Deus!

Avatar
William 16 de junho de 2021

Não se lubrifica parafuso (nenhum).
Não se lubrifica parafuso, pois o torque apresentado é falso e pode promover a ruptura do parafuso em condições de aumento de temperatura ou outros esforços axiais.
O Cálculo do torque suportado por um parafuso está em relação ao coeficiente de atrito entre as peças e o lubrificante altera esse coeficiente, causando um alongamento maior que o previsto no parafuso. Muitas vezes não vai acontecer nada porque a engenharia já colocou fatores de segurança que acabam absorvendo esse tipo de erro que, embora seja grave, já vi muitos bons profissionais cometerem. Pena que a maioria não está disposta a entender que é um erro e quais o motivos de estar errado.

Avatar
Sergio 16 de junho de 2021

Mandou muito bem, claro e objetivo! Se saiu melhor que a própria matéria… 😉

Avatar
Eduardo Precioso 16 de junho de 2021

Foi a resposta/esclarecimento mais esclarecedora e educadora.
Definitivamente não se lubrifica parafusos automotivo.

Avatar
saylormalan 17 de junho de 2021

Prezado, eu SEMPRE lubrifico os parafusos. Nunca, mas nunca mesmo tive problema com esse procedimento. Achei essa matéria quase absurda, descabida. O mecânico tem que que ter noção do torque de aperto de porcas e parafusos ou usar torquimetro. Asseguro pela minha prática de anos e anos que pode sim lubrificar roscas de porcas e parafusos sem o menor problema.

Avatar
Junior 17 de junho de 2021

Concordo que, não se deve lubrificar os parafusos das rodas.

Avatar
Felipe 16 de junho de 2021

Já começou errado o seu comentário, exite vários parafusos e tipos de aplicação que necessitam sim de lubrificação, o que muda é que não é qualquer graxa existe as especialmente desenvolvidas para isso .

Avatar
Cesar 10 de outubro de 2022

Ótimo comentário, resumiu bem , a engenharia das montadoras com mais de 100 anos de existência não lubrifica. Ai o Joãozinho compra o carro novo , desmonta e lubrifica. Nota dez pra ele e 1000 pra a montadora que usa coeficiente cag.. ops ! segurança 10 pra driblar esses santos.!

Avatar
Fernando 16 de junho de 2021

Bom , acho que devia ser cortesia, mas claro que e necessário um minúsculo filme de óleo na rosca e no côncavo do parafuso de rodas , principalmente tendo em vista que com pneus bons pode se levar 80000 km para se trocar um pneu , quanto a segurança , a maior parte e usado uma pneumática para aperto com torque pre ajustado , sem riscos ,então parafuso limpo , duas a três gotas de óleo de motor, limpando o excesso com um pano , so por no lugar e jamais terá parafuso encravado por sujeira ou ferrugem.

Avatar
jose 16 de junho de 2021

creio que o erro maior está por conta da cobrança de um valor como sendo parte da manutenção. o fato de cobrarem para lubrificar o parafuso ou o jogo de parafusos das rodas aí sim é uma picaretagem.. Não que um pouco de graxa somente para ajudar a evitar que o parafuso fique colado devido as nossas estradas serem completamente esburacadas alagadas viverem mais com água do que sem creio eu que um pouco de graxa na rosca sem acesso ajuda sim a evitar o excesso de corrosão e a consequente gripagem do parafuso, não acredito que seria capaz de fazer com que quatro parafusos soltassem da roda pelo motivo de terem sido lubrificadas com um pouco de graxa.

Avatar
José paulo 16 de junho de 2021

Bom como eu não entendo nada de parafusos não vou fazer comentários.ainda mais que as vezes ouço alguém falar para mim que estou com os parafusos soltos..

Avatar
Silvia 16 de junho de 2021

Kkkk é que, as vezes a gente não está bem e, acabamos fazendo coisas erradas! Normal falarem isso, é das “antigas”.
Muitas vezes também, é inveja.

Avatar
Valmi 16 de junho de 2021

Sempre coloco wd neles pois evita ferrugem pois se ficar anos sem ser removido enferrujam e soldan há casos de quebra do parafuso quanto a soltura dos parafusos é impossível se estiverem em boas condições acontece quando não são apertados com torque correto nem mais nem menos…

Avatar
EDUARDO OLIVEIRA DA SILVA 16 de junho de 2021

Quem faz rodízio, alinhamento e balanceamento periodicamente como manda os manuais não tem esse problema pois não dá tempo de oxidar

Avatar
Luiz 16 de junho de 2021

Eu coloco um pouco de graxa sempre que faço o rodizio, pois meus cachorros adoram mijar nas rodas e ja tive sérios problemas com isso.

Avatar
Marcelo 16 de junho de 2021

Me aposentei recentemente após 31 anos trabalhando em uma grande montadora e nunca vi colocarem qualquer tipo de lubrificante nós parafusos das rodas.
O rodízio regular conforme apontado no manual do veículo e o torque correto é suficiente para evitar o engripamento dos mesmos.

Avatar
JAIRO SILVESTRE DA SILVA 16 de junho de 2021

– O Parafuso É como O Amor que Dentro da Porca Vai: só Entra se Fôr Torcendo, porque Batendo Não vai e depois que Enferruja, dentro nem Distorcendo Sai!

Avatar
Olavo Nunes 16 de junho de 2021

Não vou comentar porque não entendo nada de parafuso. Disseram que na minha cabeça está faltando um parafuso e eu não acho falta disso.

Avatar
Ecorson Asano 16 de junho de 2021

Lubrificar com graxa ou óleo a rosca dos parafusos ajuda não travar o parafuso na peça devido a oxidação, evitando sérios aborrecimentos nas suas desmontagens. Não vi nenhum artigo científico a respeito, mas sempre usei esse procedimento e nunca tive problemas. Pelo contrário, quando não havia lubrificação, quase sempre houve problemas de engripar a peça.

Avatar
Cesar 15 de junho de 2021

Entenda bem. Ensopar com graxa ou óleo não vejo com bons olhos isso mas com a maioria dos veículos tem as sedes dos parafusos enferrujado pelo contato com água, então não vejo nada de mais em lubrificar apenas as roscas dos parafusos e suas respectivas sedes.

Avatar
Luiz Claudio Stefani 15 de junho de 2021

Não precisa pagar pra por uma graxa nos parafusos! É bom , sempre fiz isso em todos os carros que tive, não a risco nenhum e é recomendado, não entendi essa do Boris, se apertar demais será difícil soltar com o sem lubrificação!

Avatar
Carlos Oliveira 15 de junho de 2021

Não vejo necessidade de lubrificar parafusos, e no tocante a dificuldade de retirá-los em uma emergência e se deparar com parafusos enferrujados, não creio a cada 10.000 km faço geometria e balanceamento e rodízio de pneus na oficina que cuida de meu carro a 14 anos, não vejo como podem emperrar com esses cuidados

Avatar
Marcos 15 de junho de 2021

Esse Boris quer só ibope , sou profissional da área e faço isso sempre nos carros de meus clientes e evito com isso a oxidação e consequente necessidade de substitiçao dos mesmos qdo se faz retiradas frequentes das rodas do veículo.
De vez enquanto ouço dele umas “asneiras” sem tamanho na rádio .
Menos Boris ,menos

Avatar
Jorge almeida 15 de junho de 2021

Parafusos de rodas apertados na Maquina, depois de um tempo é uma pedreira tirar com aquela chavezinha de roda q vem no carro. Ja passei sufoco pra tirar e aprendi q, se passar de leve, uma graxinha vc não terá problemas como os citados. Tenho e uso carro ha pouco tempo, 45 anos só e sempre fiz isso, e já viajei a passeio diversas para o Sul e o Nordeste e nunca perdi ou tive uma roda frouxa..Acho q estou certo e o tempo corrobora meu achismo.

Avatar
Adão dos santos silva 15 de junho de 2021

Sou taxista são Paulo há 30 anos,e a cada 6 meses sempre retirei os parafusos das rodas dos meus carros e coloco WD,(lubrificantes liquidos) isso evita criar ferrugem a ponto de quando vc precisar retirá-Los principalmente numa emergência,ele pode estar colado c ferrugem a ponto de quebrar dentro do buraco da roda.E nunca Nenhum parafuso criou folga não. Ok ?

Avatar
Teddy 15 de junho de 2021

Nossa mãe,quantos comentários de amadores aqui… não se passa graxa em qualquer parafuso, qualquer componente, qualquer item. Existe estudos sobre isso. Então pode passar graxa nas velas? Onde rodei com meu carro só achei cabiarreiro, ta feio a coisa, muita gente se achando o Mecânico. Então procurem respeitar, aprender e ler atentamente o que diz respeito a materia.

Avatar
Milton 15 de junho de 2021

Também não sou adepto a engraxar parafusos, mas um wd na montagem sempre usei sem QQ problema.
Qdo as velas, estas são fixadas em cabeçotes de alumínio, o que excluí qualquer possível corrosão.

Avatar
Flávio Burger 15 de junho de 2021

Concordo plenamente com sua opinião. Falta de conhecimento técnico.

Avatar
João 16 de junho de 2021

Concordo com vc

Avatar
José Carlos 15 de junho de 2021

Independente de precisar ou não, acho que isso é uma coisa tão simples que não precisaria de nenhuma cobrança. Questão de bom senso.

Avatar
CLAUDIO DE MAGALHÃES 15 de junho de 2021

Água para enferrujar os parafusos, Nunca li tamanha asneira, isso sim é um “assidente”…kkkk

Realmente é picaretagem cobrar este serviço, mas se faz sim necessário a lubrificação, de forma alguma causa danos como aperto excessivo ou afrouxar os parafusos, na dúvida utilize um torquímetro.

Avatar
Valdir 15 de junho de 2021

Oioi

Avatar
Valdir 15 de junho de 2021

Para que os parafusos não afrouxem, eu coloco super Bonder neles e aperto bem. Nunca afrouxaram

Avatar
Marco Leotti 15 de junho de 2021

O bom de lubrificar a rosca dos parafusos é evitar barulho dos rangidos, nunca vi parafuso afrouxar ou soltar por esse motivo.

Avatar
André Jean Ferraz D'Elly 15 de junho de 2021

Vão tudo rachar uma lenha debilóides

Avatar
Nicola ruschioni júnior 15 de junho de 2021

Lubrificando parafusos e muito bom, principalmente os de roda, diminuindo o atrito entre os filetes de rosca, com menos torque de aperto se consegue maior acoplagem entre o cubo/roda, dando maior vida útil, pois sendo mais seguro também.

Avatar
Marcelo dos Santos Bento 15 de junho de 2021

Sempre tive meu carro velinho. Nunca fiz isso de colocar lubrificante em parafuso ! AINDA BEM né. A função do parafuro é essa mesmo … gerar atrito sob pressão para que o conjunto não se solte quando rodar.

Avatar
Geraldo 14 de junho de 2021

Caro Boris, em carro q é muito utilizado em estrada de terra com poças dagua, lama e tudo mais, uma limpeza se faz necessária e até uma aplicação de antiferrugem. No caso especifico da reportagem é picaretagem. Abc.

Avatar
Lazaro Macedo 14 de junho de 2021

Inacreditável,como existem picaretas e maus caráter nesse país!
Uma vergonha!

Avatar
José De Fatima Lisboa 14 de junho de 2021

Ô lá Boa tarde Boris me tira uma dúvida existe um aparelho que está sendo usado por aí para diminuir o consumo de combustível é verdade ou é pi_ ca_ re_ ragem?

Avatar
Ricardo 14 de junho de 2021

Acontece que em carros que possuem roda em ferro/aço,se vc fica muito tempo sem tirar o parafuso de ferro, a ferrugem formada dificulta afrouxalos com a chave normal do carro. Se vc não tiver a chave T que da mais força e estiver na estrada, vai ter que pedir ajuda de camioneiro!

Avatar
Renato queiroz 14 de junho de 2021

Olha amigo eu posso até dizer que em uma revisão de um carro semi novo isso possa até que seja picaretagem porém devo ressaltar que em veículos muito rodados nos quais a roda não é retirada faz muitos quando são retiradas as rodas para a manutenção de freios ou de pneus quase sempre me deparo com parafusos enferrujados e muito sujos sendo necessária a limpeza dos mesmos (escova de aço) e lubrificação com spray anti ferrugem

Avatar
Calegario 14 de junho de 2021

Aí meu caro, não é lubrificarcexsim tirar o ferrugem. Não pode lubrificar com graxa e óleo.

Avatar
Celio Roberto 14 de junho de 2021

Sim concordo já fiz,mais porque gosto de ver o serviço bem feito,olha eu não cobro nada nem o meu patrão saber Fasso porque gosto do que faço

Avatar
Arnaldo 15 de junho de 2021

Muito bem!também sou assim!

Avatar
Adalmo 14 de junho de 2021

Aí vc aperta aquele parafuso lubrificado e tem uma grande probabilidade de espanar alguns
E de afrouxar com o passar dos dias podendo causar um assidente
O correto é lavar com gasolina e tirar toda oleosidade e apertar jogando água
Prá enferugar um pouco e não espanar e nem frouxar

Avatar
Irineu de Melo Sobrinho 14 de junho de 2021

Tá de brincadeira,esta foi a resposta mais besta que já vi,jogar água no parafuso para apertar,isso é coisa de outro mundo rsrsrsrs

Avatar
Isaías 15 de junho de 2021

Também achei um absurdo, e complementando acho sim que uma pequena quantidade ou seja um ou dois pingos de óleo não vai gerar o risco das rosas se soltarem e vão evitar o incômodo de travar com ferrugem e correr o risco quebrar ao serem necessário força para soltá-los.

Avatar
Rodrigo L Oliveira 14 de junho de 2021

O engraxamento dos parafusos, utilizando uma graxa grafitada como a molykote, serve para que não haja perda de torque excessiva durante o aperto devido ao efeito de cisalhamento gerado entre as partes que estão sofrendo a aplicação da força. E uma prática comum é recomendada em montagens mecânicas naval, aeronáutica e outras mais…ainda há perda de torque devido a outros fatores como perda térmica, alongamento do parafuso devido a tração sofrida…procedimento completamente aceitável e dentro do padrão. Só não se engraxa parafusos revestidos, como por exemplo os que são revestidos com xylar xylan…

Avatar
José Orth 14 de junho de 2021

Parabéns Rodrigo. Vim aqui escrever o mesmo.

Só complemento: Boris, por favor complemente e RETIFIQUE este artigo, fale com especialistas antes, se achar melhor. Há situações em que é necessário/benéfico e não vai “soltar o parafuso” muito menos exigir mais torque (muito pelo contrário, como explanado pelo Rodrigo).

Avatar
Celso 14 de junho de 2021

Isso eu não vi, mas já tentaram me vender na revisão dos 10 mil km, uma troca de palhetas do limpador, uma descarbonização do motor, e uma troca de velas.
O pior de tudo, é que me deram o orçamento, quando eu deixei o carro, antes mesmo de executarem o serviço.

Avatar
Luiz Henrique Martinheira 14 de junho de 2021

Façamos o seguinte, quem quiser lubrifica e quem na quiser vai a seco mesmo.
Bóra ser feliz e manter a manutenção em dia !!

Avatar
Leonardo da Silva Alves 14 de junho de 2021

Esse “engenheiro” Bóris deve que nunca apertou um parafuso de cabeçote seguindo o manual técnico. Chega ser ridícula essa teoria de torque excessivo por conta de parafuso lubrificado.

Enfim, a qualidade dos nossos jornalistas, tão picaretas quanto muita oficina por aí.

Avatar
Diego 14 de junho de 2021

Há um princípio verdadeiro ai. O torque de um parafuso é definido pela força de união + o atrito na rosca do parafuso. Quando se lubrifica o parafuso, o atrito deixa de “roubar” torque, fazendo com que a força de união seja muito maior. Isso pode inclusive romper os passes da rosca. Lubrificação pode ser aplicado, mas somente se for definido por projeto. Se o parafuso da roda está enferrujado, deve ser colocado um novo com o devido tratamento superficial. Não é por que usa em avião que pode usar em carro. Cada projeto com sua especificação.

Avatar
EUDER IDILTON LIMA DE JESUS 14 de junho de 2021

O uso de lubrificante específico para roda é aplicável sim, exemplo: molikote 1000 e loctite 577 são de uso específico pois resistem a altas temperaturas e na sua composição contém substâncias que mantém a aderência com proteção para os fios de rosca inclusive é utilizado na indústria da aviação.

Avatar
Alessandro 14 de junho de 2021

Sou mecânico, eu SEMPRE LUBRIFICO OS PARAFUSOS MA HORA DA MONTAGEM PARA EVITAR ESTRAGA-LOS, MAS… Na minha opinião isso é picaretagem sim, tirar e lubrificar, agora tirar para ver se não está espanado já outra coisa pois aí é uma revisão, isso que dá esse povo que AIII EU SÓ LEVO MA CONCESSIONÁRIA, tem um vizinho que a cada troca de óleo eles cobram 20 reais na troca do anel do parafuso do cárter ??? e ele paga ???

Avatar
Ronaldo 14 de junho de 2021

Bom dia cobrar para limpar a rosca do parafuso depende do que foi combinado pois eu não cobraria do meu cliente mas por favor me explique os engenheiros de plantão poque não lubrificar se parafuso dlaw encontrar enferrujado; principalmente,os que possuem estojo que sempre quebram por serviço mal feito qua do o torque seria de 100 newtns e na maioria das vezes é apertado por mais profissionais que descongessem isso e apertam com chave de impacto com torque muito maior ,mas sinceramente não vejo o porque não fazer a manutenção das roscas com escovas de aço e passar desengripante

Avatar
Celso 14 de junho de 2021

Alguns anéis de vedação, já vem junto com o parafuso do cárter.
Alguns veículos, utilizam essa troca, pois os anéis de vedações, são de cobre, e uma vez usados, eles se fundem e danificam, sendo necessário sua troca com um novo anel.

Avatar
Antonio 14 de junho de 2021

Não é nescessario fazer isso, uma conssecionaria ou oficina estabelecer isso como nescecidade é uma picaretagem sim, mas se um borracheiro ou mecânico tiver mexendo ou fazendo algum reparo e tiver nescecidade de passar uma graxa ou um lubrificante ali no momento é válido, mas ter isso como uma revisão é uma puta de picaretagem, revisão como um confere de reaperto sim é bom.. mas dizer que é obrigatorio tirar todos os parafusos para lubrificar ai e demais né.

Avatar
Rafael mendes 14 de junho de 2021

Sou engenheiro mas também sou proprietário de oficina, para escrever sobre o que o Sr escreve apenas teoria não basta, passe uma semana em uma oficina que o Sr vai mudar e muito os seus conceitos teóricos. A sala de aula é uma coisa o mundo real é outra coisa.

Avatar
Antonio 14 de junho de 2021

Ser engenheiro não é sinonimo de saber tudo não, tem mt que nem engenheiro é e tem conhecimento superior que. Lubrificar parafuso de rodas não é nescessario como revisão ou manutenção, mas as veses de substituição dos mesmo ou troca de roda cubo partilha de freio ai sim é bom lubrificar… fazer um comfere dar um reaperto se nescessario é um prevenção uma revisão uma manutenção… mas o mecânico falar pra tirar todos parafuso pra fazer uma lubrificação ai é pura picaretagem….

Avatar
mario 14 de junho de 2021

seus comentários seriam melhor se:
anote como escreve:
necessário
concessionária
confere.

abs

Avatar
Saci 14 de junho de 2021

Faltou o…vezes

Avatar
Alexsandro 14 de junho de 2021

Taí a agora , devemos assistir aulas pra saber que não se pode lubrificar um parafuso? Kkkk essa foi boa . Não se pode lubrificar essa peça até por que fazendo isso vc está colocando a vida de milhares de inocentes em risco. Kkkkk vcs donos de oficina gostam e de meter a mão mesmo nos cliente leigo em certos assunto sobre carro

Avatar
Izaque Silva 14 de junho de 2021

Ser engenheiro e so mais uma para ser pi-ca-re-ta de Canudo kkkkkk

Avatar
Nei Guimarães 14 de junho de 2021

????

Avatar
Celso 14 de junho de 2021

Eu já passei um pequeno filme de óleo nos parafusos e nunca tive problema e já tenho mais de 30 anos como mecânico automotivo o problema q ocorre é o alto e baixo torque do aperto dos parafusos alto torque muitos q usam porca na hora de soltar por seu alojamento ser cônico o mesmo da porca ela fecha na parte da porca tendo dificuldade em soltar por amassar o cônico da porta muitas vezes quebra e estraga a rosca do prisioneiro do cubo tendo q substituí-los qto só baixo torque corre o risco de soltar danificar o alojamentos das rodas

Avatar
Luiz Paulo Martins 14 de junho de 2021

Desculpe “Sr Engenheiro” comentarista de site famoso… Picaretagem a concessionária cobrar por este tipo de serviço? Ok!!! Agora ensinar a grande maioria dos seus leitores, leigos no assunto, que esta boa prática é picaretagem não procede!!! Falar que engraxar parafusos pode ocasionar torque excessivo aí já é caso de chamar o CREA pra te entrevistar!!! Existem casos de falso torque devido excesso de sujeira ou corrosão, agora, torque excessivo devido estar lubrificado, limpo… ??‍♂️… Sinceramente… Essa sua coluna tem um alcance imenso e pode ocasionar falsos julgamentos em relação a milhares de profissionais… Não seria o caso de ter mais responsabilidade com o que escreve?

Luiz Paulo – Mecânico de Aeronaves desde 1998!

Avatar
Antônio 14 de junho de 2021

Aí sim, um comentário de alguém com conhecimento, parabéns!

Avatar
Fabiano nota . Vanzo auto center londrina-pr 14 de junho de 2021

Parabéns pela resposta a esse ridículo comentarista q se diz entendido de engenharia ….. Eu tenho oficina mecânica sempre lubrifico os parafuso de rodas antes de colocar as rodas …. Acho q é perfeitamente correto fazer isso …. Acho q é errado cobrar por isso …. Faço isso a mais de 30 anos …. E creio que com esse precedimento já evitei de espanar e estragar muito cubo e parafuso de roda …. Abraço

Avatar
Arnaldo 15 de junho de 2021

Muito bem! Sempre fiz isso há mais de 30 anos tbm, não usava torquimetro, mas quando trabalhei com a Michelin aprendi a usar nos parafusos de rodas e nunca tive problemas. Tive muitos problemas com parafusos apertados com chaves pneumáticas absolutamente sem controle de torque.

Avatar
Luiz carlos de oliveira 13 de junho de 2021

Eu tenho oficina e cada vez que tiro uma roda limpo as riscas dos parafusos na escova e passo um desingripante pra proteger das ferrugem e oxidação.isso se chama capricho do proficional e não picaretagem.mas cada um com sua opinião.

Avatar
Jordy Yoshizawa 14 de junho de 2021

Corretíssimo, esse seu procedimento !

Avatar
Luiz oliveira 13 de junho de 2021

Eu tenho oficina e cada vez que tiro uma roda limpo as riscas dos parafusos na escova e passo um desingripante pra proteger das ferrugem e oxidação.isso se chama capricho do proficional e não picaretagem.mas cada um com sua opinião.

Avatar
Talento 14 de junho de 2021

Vc cobra pelo por esse capricho? Mr.talento?

Avatar
Edwaldo Gomes de Souza 17 de junho de 2021

Sou Edwaldo mecânico
Esse e o procedimento correto e ponto final …
Graxa tem sua especificação de uso !!!!

Avatar
Carlos Gomes 13 de junho de 2021

Já retirei, passei desengripante, e limpei todos os parafusos de roda de liga do meu carro, assim como a rosca do cubo. Facilita a próxima retirada e também remove um pouco da oxidação do cromo e impurezas contidas

Avatar
Wagner 13 de junho de 2021

Ah então eu sou uma anta,pq restaurei um carro completamente e lubrifiquei todos os parafusos inclusive os de roda pois tive que trocar as panelas pq alguém apertou demais e não tinha chave que soltava…

Avatar
MPD 13 de junho de 2021

Ja acho que é Picaretagem ter que pagar $800 ou mais de 1.000 reais pra fazer a revisão do veiculo nas concessionarias só pra trocar um filtro e o óleo e ter um carimbo no manual. Coisa que qualquer mecânico troca o óleo e revisa por menos de 200 reais. Agora ter como item, lubrificar parafuso de roda já é demais. Vou ficar ligado nessa, quando for levar meu carro pra revisão.

Avatar
Schimidth Carlson 13 de junho de 2021

Venda casada, prestar um serviço condicionando outro

Avatar
Almir Lopes Gonçalves 14 de junho de 2021

Realmente é um roubo das autorizada o valor de uma revisão de garantia.
O pior que não podemos acompanhar o serviço para ter certeza de que realmente o serviço foi executado.
Isso é um absurdo vc pagar por um serviço e não pode acompanhar.
Quem nos garante que eles realmente trocam as peças!?.
Eu quando comprei meu utilitário só fiz a primeira revisão.
O valor do óleo do motor foi dias vzs mais caro do que em um loja aqui fora.

Avatar
Paulo Aronna 14 de junho de 2021

Bom dia, se você comprou carro zero km. É muito importante fazer as revisões nas datas certas, o valor cobrado está dentro da garantia, pois se não trocam as peças e se der problema, se não trocaram as mesmas, a respnsabilidade é da autorizada, procure levar sempre na mesma autorizada. Eu levo sempre na BRENNER VEICULOS em OSÓRIO RS, são demais, marcam hora e no maximo 3 horas tudo resolvido com lavagem e tudo.

Avatar
Ailton Guimarães 14 de junho de 2021

Sinto te informar que estão te lesando, pois fazer uma revisão e lavagem em apenas 3 horas é impossível.

Avatar
Marcos Manuel de Almeida 13 de junho de 2021

Pneus adquiridos em supermercados sao de segunda linha?

Avatar
Matheus Barbosa Oliveira 13 de junho de 2021

não se for de marca…
sempre comprei e nunca tive problemas, costumo usar pirelli…

Avatar
Nilton 14 de junho de 2021

Bom , pneu pirelli bom para os dias de chuva assim como os da firestone .quem quer conforto usa goodyear…

Avatar
RUI LEOPOLDO SAUERESSIG 14 de junho de 2021

Firestone, Goodyear e Pirelli são boas marcas, porém quem quer algo melhor, que espera mais aderencia na chuva e menor distância de parada nas frenagens, precisa olhar para marcas que investem mais em desenvolvimento de produto e possuem fábricas mais modernas. Consulte Michelin,Nexen,Hankook, Kumho,GT Radial e Giti…eu prefiro!

Avatar
Iremar A. Negromonte 13 de junho de 2021

A lubrificação facilita a soltura do parafuso emperrado de ferrugem e areia. O perigo é o aperto com máquina de alta pressão.

Avatar
Robson castilho 13 de junho de 2021

Com certeza a foda sairá por causa do alto índice de lubrificante que não deixará o parafuso apertado com a pressão correta corre risco até da quebra do parafuso na hora de apertar ele assim ocasionando mais um gasto a troca da panela de roda

Avatar
Claudinei de oliveira 13 de junho de 2021

Com certeza, trabalhei como borracheiro por mais de duas décadas e alguns camioneiro costumava a lubrificar parafusos e isso levava a espanar puxar roscas,ao contrário se tira graxa,lavar com querosene se tiver óleo

Avatar
Robson Castilho 13 de junho de 2021

Isso mesmo tbm já trabalhei com borracharia durante anos e passei por muitas situações assim tbm ?????

Avatar
Roger 14 de junho de 2021

A “foda” sairá independentemente do lubrificante, penso eu kkkkkkkk.

Avatar
Roni oliver 13 de junho de 2021

Posso estar errado, mas acho q lubrificar ou não, não vai fazer diferença pois com o calar excessivo da roda essa lubrificação vai secar mesmo, acho importante é não apertar de mais principalmente com as pneumáticas desreguladas prefiro eu mesmo dar o aperto final pois sei q vou conseguir tirar depois.

Avatar
Robson Castilho 13 de junho de 2021

Aí que esta o problema auto aquecimento dos parafusos devido as frenagems pode destemperar os mesmos

Avatar
Edson 13 de junho de 2021

Os parafusos não são temperados e sim de um aço de boa qualidade com uma dureza adequada a fim de manterem- se sempre com a mesma qualidade, não será o calor de uma roda que vai estragar os parafusos.

Avatar
Marcus Diniz 13 de junho de 2021

Antigamente esse editor vivia de falar o óbvio, agora tá conversando fiado. A lubrificação serve para facilitar a próxima retirada, já que as chaves de roda estão cada dia mais curtas, e os Srs engenheiros ignoram o efeito alavanca.
O torque aplicado independe se o parafuso está lubrificado ou todo enferrujado, e a rotação da roda JAMAIS deixará o parafuso se soltar.
Portanto lubrificá-lo facilita na próxima retirada, só isso.
Agora, cobrar para lubrificá-lo é mau caratismo, e disso o Sr editor entende muito bem!!!

Avatar
Ivan 13 de junho de 2021

Infelizmente tudo que você falou está errado, tudo mesmo, emitir opniões sobre o que não sabemos ou conhecemos, é o caminho mais curto da nossa ignorância. Aprender, conhecer de verdade, a base da natureza física dos elementos e conceitos em discussão, demanda anos de compromentimento com práricas diárias e muita teoria, estude mais, muito mais, pesquise e pratique, esse é o único caminho para o conhecimento.

Avatar
Marcus Diniz 13 de junho de 2021

Entendi. Vocês, da frente dos seus computadores não devem nem saber se o pneu de um carro fura, mas têm a teoria de que é preciso um torquímetro para apertar os parafusos da roda. Como disse um parceiro aqui, no meio de uma avenida movimentada, chovendo, um pneu rasgado por uma panela aberta no asfalto, e eu procurando um torquímetro prá apertar os parafusos…
Chega a ser hilária a diferença entre nossos mundos.
Há muito tempo que “especialistas automotivos” como vocês vivem de vomitar o óbvio e ainda ganhar dinheiro com isso.
Já destruíram a reputação de montadoras como a Jac, Cherry e Lifan. Esquecem que vivemos em um país de baixo poder aquisitivo ( principalmente os que ouvem vocês) e enaltecem marcas que dificilmente teremos acesso.
Mas tá certo, lubrificar ou não os parafusos das rodas é extremamente relevante e perigoso para nossas vidas, segundo o raciocínio de seres superiores como vocês.
Bom domingo a todos.

Avatar
EDSON LUIZ 13 de junho de 2021

Sempre lubrifiquei os parafusos das rodas de todos os automóveis que possui. Nunca tive nenhum problema para retirá-los quando necessário, a lubrificação ajuda a manter a rosca do parafuso sempre perfeita e a rosca do disco ou panela, também evita o ferrugem (oxidação), só precisa tomar cuidado quando um borracheiro usam aquelas máquinas pneumáticas pois com óleo ou graxa o aperto ficará mais excessivo e será mais difícil de soltar com uma chave de roda, do contrário é correto sim lubrificar os parafusos de roda.

Avatar
EDSON LUIZ 13 de junho de 2021

Concordo plenamente.

Avatar
Lucas 13 de junho de 2021

Muita lógica no seu comentário. ?

Avatar
Guillins 13 de junho de 2021

Dica de um torneiro mecânico com mais de 70 anos de profissão, não tem problema algum lubrificar parafuso de roda pois quem segura a roda eh o cubo centralizado na roda, o perto encosta a roda ,antigamente lado direito tinha rosca esquerda com evolução se tornou igual.

Avatar
REGINALDO FERREIRA DOS REIS 15 de junho de 2021

Costumo passar um pouco de óleo nós parafusos sempre que tiro a roda, e nunca vi acontecer o que esses bandos de besta falam.
O apertar na quantidade certa é o que é importante, em toda rosca é nescessário para o bom funcionamento, é essecial lubrificar.

Avatar
Correia 13 de junho de 2021

Lojas que oferecem “promoção de pneus” mas com a oferta para os serviços serem executados por eles deveriam ter maior fiscalização.
Todo mundo sabe que e PI-CA-RE-TA-GEM.

Avatar
Rodrigo Jardim 13 de junho de 2021

Trabalho com reparação automotiva desde 2012 e as únicas vezes que tive problema para retirar qualquer tipo de parafuso, fosse de roda ou não, foi por excesso de aperto anterior. Não me recordo de já ter encontrado alguma roda com os parafusos lubrificados e nunca fiz qualquer tipo de lubrificação em parafusos ou porcas de rodas, porém sempre realizando os apertos corretamente. Também nunca li em manual de veículos previsto esse procedimento de lubrificação de parafusos. Compartilho da ideia de que pode haver o risco de eventualmente afrouxar sozinho quando utilizado graxa ou óleo, então prefiro não arriscar. Deixem de ser bobos, ninguém falou que dono de carro tem que carregar torquímetro junto pra trocar pneus, e sim que tem que saber o quanto apertar os parafusos, não pode ser demais e nem de menos. Simples assim.

Avatar
Jorge 13 de junho de 2021

Boris, será que você derrapou nessa?
Mais de 90% dos comentários estão contra o seu apontamento. ?

Avatar
Gilberto Ambiel 13 de junho de 2021

Ele está certo… torneiro mecânico, mecânico (sem ofender) passam a vida toda sem ter acesso a informação técnica e porcos usam torquimetro. Eu trabalho numa multinacional mais importante fabricante mundial de eixos de caminhão e na linha de montagem as porcas das rodas são apertadas por torqueadeiras com sensores de torque computadorizados. É requisito de segurança do cliente esses componentes livres de óleo. Se o torque ficar excessivo, tem que descartar a porca e o prisioneiro. Por isso devemos lavar todos os parafusos com desengraxante. E sim já tivemos casos de rejeição por contaminação de óleo nos parafusos que levou a torque excessivo.

Avatar
Jonas 13 de junho de 2021

Trabalhei 25 anos com carreta com 30 toneladas, nunca caiu ou soltou um parafuso ou uma porca das rodas. Também lubrifico os parafusos das rodas do meu carro. Eu sei o que é sofrer na estrada quando uma porca ou um parafuso espana a rosca ou quebra. Por isso lubrifico os parafusos ou as porcas das rodas.

Avatar
Roque 13 de junho de 2021

As minhas rodas tem os parafusos lubrificados não tenho problemas. Porém tenho o hábito de sempre verificar o torque. A questão de alto torque discordo porque as parafusadeiras de impacto pneumático não deixo nenhum usar no meu carro porque tive problemas de ter que trocar o pneu em casa e não conseguir porque foi dado um torque muito alto. Além do desgaste do metal ser menor sendo lubrificado. minha opinião.

Avatar
Gilberto Ambiel 13 de junho de 2021

O problema é que quando se usa óleo no parafuso o escorregamento é facilitado, e o torquimetro vai passar do ponto, levando o material do parafuso a uma tensão maior podendo quebrar com o tempo. Pode ser raro acontecer, mas as montadoras recomendam isso por segurança.

Avatar
aldezir Mendes Martins 12 de junho de 2021

Me contaram que, com a rosca bem lubrificada a penetração é mais fácil e prazerosa!

Avatar
Paulo 13 de junho de 2021

?

Avatar
Alésio Rachadel 13 de junho de 2021

Picaretagem mesmo….achei essa “reportagem”.
Deu a impressão que o fulano nunca trocou pneu de carro velho…nem de caminhão.
Não sabe nada de fundição ou de ligas de metais.
E quem tem cachorro em casa sabe como o xixi deles e nocivo com metais sem pintura e sem lubrificação.
Depois que passei a lubrificar com óleo os parafusos das rodas….nem soltei mais um “pum” ao trocar pneus.
Achei pura falta do que falar, a pessoa debochar de quem lubrifica os parafusos e mostrar o quanto e leigo no assunto.

Avatar
Orácio Gon 12 de junho de 2021

Não tem problema lubrificante/engraxante quando apertado no torque correto. Problema é cobrar por isso e jornalista querendo colocar defeito em serviço de profissionais que prezam pelo bem do cliente.

Avatar
REGINALDO FERREIRA DOS REIS 15 de junho de 2021

Concordo plenamente, já fui borracheiro e nunca vi uma roda folgar os parafusos por ter sido lubrificada.
Tem muita gente besta por aí

Avatar
Willy Ambrozevicius 12 de junho de 2021

Ao contrário do que ele disse, o lubrificar o parafuso ajuda a apertar o parafuso corretamente, porque torque é torque, se a ferramenta estiver corretamente calibrada. Se tiver ferrugem na rosca aí sim pode atingir o valor do torque e a roda ficar solta.

Avatar
Irone Ferreira Dos santos 12 de junho de 2021

veículos que usa parafparafuso de inox tem que ser lubrificado sim ex honda corolla. hb 20 se não lubrificar quebra quando for tirar. só não é justo cobrar

Avatar
Fabiano 12 de junho de 2021

Tem que lubrificar sim,agua de chuva ,urina de cachorro gera a oxidação porém é uma coisa tão fácil de ser feito que na nossa oficina não cobramos, fica como cortesia ,já quebrou vários ao ser retirado pricipalmente se for estojo

Avatar
GELSON FREITAS MIORI 12 de junho de 2021

Por que os parafusos precisam ser torqueados? Por que o parafuso deve trabalhar com 90 % de carga residual do torque e 10% de carga de trabalho segundo a VDI 2230 norma de dimensionamento de parafusos. Quando aplicamos um torque no parafuso ele produz uma força de aperto que depende do coeficiente de atrito entre as roscas do furo e do parafuso. Ou seja um parafuso lubrificado irá possuir uma força de aperto maior do que um não lubrificado o que pode levar à ruptura se o mesmo torque for aplicado. Além do mais o lubrificante poderá deixar uma camada na rosca e aumentar a tensão na rosca levando à quebra. Se o parafuso não é torqueado direito um parafuso lubrificado terá além da chance de quebrar por fadiga pois o ciclo de carga será maior ou seja ao invés da carga dinâmica representar 10% da carga de trabalho do parafuso poderá representar 90% ele terá chance maior de se soltar provocando a soltura da roda.

Avatar
Geo ford 12 de junho de 2021

Picaretagem sim. Não ha necessidade.
Deve-se usar fluido isolante para evitar a entra de agentes contaminantes.
Daqui apouco essas oficinas vão cobrar até para espanar a sujeira.
Tem um bocado de oficina que só sabe condenar e trocar peça, não entende nada de mecânica.

Avatar
Maria 12 de junho de 2021

Olá pessoal
Eu quase fui vítima dessa picaretagem.
Eles colocaram um nome tão esquisito eu fui saber o que era.
E foi essa tal lubrificação…

Avatar
Rui Rolan 12 de junho de 2021

Já Pensou se Ao Viajar de Fusca Brasília e Kombi que Viajei Qdo Piloto De TESTES pela Fábrica da VW Tivéssemos Que Levar Um TORQUIMETRO Para Apertar as Rodas Na Estrada Qdo Furasse um Pneu ??? Certa Vez Em EUCLIDES DA CUNHA na BAHIA Foram SEIS Pneus Furados Na Estrada de TERRA Abco

Avatar
Boris T Silva 12 de junho de 2021

eu sempre lubrifiquei dos meus carros com graxa molinete que suporta alta temperatura poi além do esquenta esfria te a urina dos cães que causa travamento e ferrugem . é será que alguém tem ou algum carro vem com torkimetro para aplicar o torke certo?.e nunca cobtri tal serviço.

Avatar
Sirley Moreira Lima 12 de junho de 2021

Não é comum ver esse tipo de serviço em parafusos de rodas, mais acredito que seja uma boa ideia,um profissional sabe muito bem sem necessidade de um torquímetro caso não queira usar, uma aperto ideal de um parafuso de roda.

Avatar
William Daniel Schmidt 12 de junho de 2021

Pela experiência e sofrimento que passamos na oficina as vezes, é fundamental lubrificar parafusos de roda, principalmente se for cromada, pois quando esquenta com o calor da roda, tanto o cromo quanto o inox se funde ao aço, estragando o parafuso na retirada da mesma.
Parafusos originais não tem tanto problema.

Avatar
Sivonei Rodrigues soares 12 de junho de 2021

Tenho caminhão a anos , depois que passei a lubrificar todas as roscas nunca mais troquei um parafuso de roda . Antes era só furar 1 pneu que o drama começava!! São 10 parafusos por roda e cada um custa 25 reais , nunca mais monto sem lubrificar as roscas.

Avatar
Arthur Nogueira de Freitas 12 de junho de 2021

TODO conjunto mecânico que forem fixado por parafusos SÃO montados com fluidos PENETRANTES para que se preencham os espaços vazios entre os canais da rosca e os fios de rosca com a finalidade de que a umidade não entre por capilaridade e inicie um processo corrosivo. Podem ser utilizado Vaselina ou óleos não higroscopicos. E para garantir o aperto basta utilizar um torquímetro e seguir a especificação do fabricante mas em geral varia de 100 a 150 Mm.

QUEM É O PICARETA NESSA HISTÓRIA EM SEU BORIS ??????

Avatar
Eduardo 12 de junho de 2021

Carros pequenos são 80 nm trabalho em uma montadora e a múltipla de todas que realiza o aperto não são utilizados nenhum produto

Avatar
MARIO DE MOURA GUIMARAES 12 de junho de 2021

sempre deve se lubrificar os parafusos não só das rodas mais todos que estiverem exposto ao tempo

Avatar
Lidio 12 de junho de 2021

Muito boa a resposta, concordo plenamente.

Avatar
Evandro ben 11 de junho de 2021

Se aposenta Boris está todo mundo contra as suas besteiras que escreve ??????

Avatar
José B Mininelli 12 de junho de 2021

Caro , lamentável seu comentário, tenha mais respeito.

Avatar
Irone Ferreira Dos santos 12 de junho de 2021

esse bores fala q e engenheiro mecânico mais fala cada besteira.
só fica deixando as pessoas com dúvida e colocando as pessoas contra as oficinas. tá cento que tem muitos malandro esses dias tava falando que não existe fazer limpeza de bico e nem cambagem no alinhamento ele é louco

Avatar
Almir Lopes Gonçalves 14 de junho de 2021

Kkkk,besteira falaram todos vcs,o Bóris tem razão.
Vcs se esqueceram de um detalhe importante;:quando a roda esquenta por conta das frenagens nada suporta o intenso calor nos tambores.
Tudo acaba evaporando.
Me perdoe meus amigos mais vcs devem desculpas pro Bóris.
Sem contar com a falta de respeito com uma pessoa que ha muitos já ajudou com suas belas experiencias.
Eu já o acompanho desde que eu era bem jovem.
E muito aprendi com ele.

Avatar
Jluiz 11 de junho de 2021

Olha eu faço foi endicado por meu mecânica que não me cobrou nada.
Eu acho que cobrar é picaretagem.
Este mecanismo que me recomendo tem mais de 40 anos de experiência em mecânica claro que não é todas as vezes eu faço de 6 em 6 meses.
Nunca tive proplemas com tirar ou colocar os parafusos.
Se estraga a rosca ou os parafusos é história tiro na chave ou na máquina.
É isso se alguém cobra é picaretagem mas que se usa se usa.

Avatar
Mauricio Fernandes 11 de junho de 2021

Cobrar é picaretagem,mas, vai tirar um pneu depois de 1 ano, e vê se sua chave consegue tirar,numa chuva,longe de borracheiro, é mentira,que a graxa ou óleo pode fazer o pneu afrouxar os parafusos, agora que as máquinas de tirar parafusos,se o animal por mais torque , é claro que pode danificar

Avatar
Rij 14 de junho de 2021

Frango, vocês estt todos muito fracos. Um homem normal dizendo que não consegue soltar parafuso de roda? Nutellagem…

Avatar
Vinicius 11 de junho de 2021

Quem escreveveu esse artigo e um verdadeiro ignorante.
Faz parte sim da manutenção lubrificar parafusao, picaretagem pode até ser quando existir cobrança extra.

Avatar
José Paulo fragato 11 de junho de 2021

Vai apertar demais pelo fato de estar lubrificado quando for soltar outra vez vai espanar a rosca

Avatar
Douglas Batista 12 de junho de 2021

Então por isso é usado o torquimetro,para não ter o problema de apertar em excesso os parafusos,e causar o dano de esticar e até mesmo quebrar. Certo não é lubrificar,mais dependendo da situação e não tem o parafuso de reposição não vejo problema em lubrificar sem exagerar e melar td ele . Passar um pouco pra entrar sem forçar na rosca.agora se tds aderir essa ideia de não poder lubrificar , então os cara vão fazer estoques de parafusos e lucrar todas S vezes que tirar as rodas

Avatar
Tiago Dos Reis Amazonas 11 de junho de 2021

Triste esses engenheiros … A necessidade de óleo ou graxa na rosca é apenas para não roer os fios de rosca …. Agora se a pessoa que vai apertar for um jumento, e querer usar muita força ou pistola pneumática … Infelizmente vai estragar …
E vc que é leigo ou engenheiro , uma porca ou parafuso apertado com trinta kg de torque, jamais afrouxa em um carro de passeio ..

Avatar
Sérgio Aparecido Maia 12 de junho de 2021

Trinta kg é muito, em uma caminhonete são apertados com 14 kg

Avatar
Nivaldo de Souza 11 de junho de 2021

Gostaria de saber sua opinião sobre a suspensão do pegeut 207 ano 2013

Avatar
Olavo o meu Carro 10 de junho de 2021

Pessoal !

Li todos os posts e fiquei um conhecedor desta matéria de lubrificação de parafusos e porcas de fixação de rodas de veículo.

Só que estou com um probleminha !

Eu fui enganado na loja de acessórios automotivos !!

Eu pedi uma lata de graxa e uma de óleo lubrificante, o atendente mostrou um jogo de parafusos novos e disse que eram melhores do que a graxa e o óleo.

Acabei comprando os parafusos.

Cheguei em casa e para a minha total surpresa eu descobri que não tenho carro.

Me ferrei ! kkkkk

Avatar
Olavo meu Carro 11 de junho de 2021

Mesmo ferrado tive sorte….. troquei os parafusos que comprei com o meu vizinho….. e ele me deu 4 porcas.

Agora é eu comprar ração e está tudo resolvido…..

Elas são uma gracinha……

Avatar
Luiz Claudio 28 de agosto de 2022

tá, mas deixe as bichinhas em paz e vá arranjar uma namorada.

Avatar
Flavio romerio 13 de junho de 2021

Kkkk

Avatar
Anderson Pereira 10 de junho de 2021

Não há nenhuma necessidade de fazer isso,verdade seja dita mais inúmeras concessionária extrapola quando se trata de revisões nos veículos novos e semi novos.

Avatar
Raimundo Francisco Firmo de Lima 10 de junho de 2021

Sou mecânico,isso e só para arrancar dinheiro dos clientes,todo parafusos tem o seu torque recomendado pela fábrica,e só seguir o recomendado para cada carro,siga o manual de seu carro.

Avatar
Horacio 10 de junho de 2021

Vemos que cada um tem seu ponto de vista e sua história com suas rodas. Sou engenheiro e em minha oficina dos meus próprios veículos usamos trabalhos diária mais de 200 parafusos e isso a mais de 50 anos, o que daria Mais 3.650.000 “parafusadas”. Isso desde uma Toyota sw4 nova (chave emborrachada) a antigos pé de bode 1929, isso dos menores ao maiores caminhões, isso das menores máquinas agrícolas aos maiores tratores.Que tirou uma porca da roda de uma Kombi com mais de cincos anos apertada e com chave estrela de borracheiro é quem diga. Porca do corcel com roda 3 furos e com arruela na porca sabe o problema quando trava. Porca da roda de caminhão apertada com alta libragem da parafusadeira, que só sai cortando. Porca nova em parafuso novo, não se usa Óleo. Parafuso deve sempre ter sua porca, quando retirar voltar para o mesmo parafuso “formaram um casal”.Alguns veículos roda esquerda, rosca esquerda e roda direita, rosca direta, isso para que seu próprio movimento está no sentido de apertar. parafuso velho e bom e que tem tradição em engripar, faça uma boa limpeza e pouquíssimo lubrificante. Regra imperdoável; “sempre que apertar os parafusos de uma roda, anda um pouco e conferir se aperto”. Se tem andado muito sem mexer naquela roda, verifique de tempos em tempos suas porcas. Ok.

Avatar
ANTÔNIO CAVALCANTE 10 de junho de 2021

Quanto a necessidade de passar um lubrificante nos parafusos das rodas procede,. eu sempre tive carros antigos, e alguns foi muito difícil retirar os parafusos por falta disso, e até espanou por algumas vezes o cubo da roda devido a ferrugem, o grande detalhe, não tem necessidade de lambuzar os parafusos com graxa, basta um pouco de spray lubrificante, que já impede o acúmulo de ferrugem no local, ou o travamento que pode causar a quebra do filete da rosca, um pouco de graxa, já resolve.

Avatar
Rogério neves Mirassol 10 de junho de 2021

Limpe bem os parafusos retire os ferrugens e aplique graxa branca com a ponta do dedo só na rosca. Só um pouco não vai causar danos. Sempre fiz isso nunca tive problemas. Evite que seu cão urine nas rodas.

Avatar
Denis 10 de junho de 2021

Carro novo não precisa más velho já tive que passa uma ferramenta para limpar a rosca .
Pois ela enferruja e o parafuso só sai extraído com muita dificuldade.
Não precisa lambuzar de graxa só uma danadinha fina.
E a roda do carro nunca caiu.

Avatar
JOSE TAVARES FILHO 10 de junho de 2021

É cara de pau de uma oficina desta, é picaretagem sem igual! Pra não falar outra coisa!

Avatar
Speed Car Garage 10 de junho de 2021

Como mecânico eu não recomendo lubrificar parafusos ou tarugo+porcas , porém temos que ter conciencias que o tarugo + porcas que equipa muitos carros como onix; Ford ka; fiesta, e outros precisam ser limpos pois geral.muitas limalhas do próprio material das peças, eu passo o famoso car80 pra deixar tudo limpinho e mais uma recomendação não bote e não deixem usarem as parafusadeiras pneumática de preferência por colocar com as mãos pegando 3 ou 5 fios de rosca pra poder usar a parafusadeira, isso evita desgaste e travamento e remoe as porcas, lembre-se que so se danifica parafusos na hora de colocar então logo na retirada se notar algo errado chame e morre ao cliente ou proprietário pra evitar possíveis dor de cabeça, forte abraço a todos!

Avatar
Jairo Araujo 10 de junho de 2021

Acho que está questão de lubricar os parafusos esta mau esplicada, acho que o correto seria apenas lubrificar a rosca, pois a área de contato com a roda essa não deve ser lubrificada, a rosca quando lubrificada evita a oxidação do parafuso com o cubo da roda evitando que o parafuso se quebre ao solta-lo.
Sempre usei está técnica desda bicicleta, moto e carro e percebi que até evita da roça espanar prematuramente.
Nunca tive problema nem se quer de afrouxamento, sem falar que sou eu que faço meu rodízio de pneus, e para soltar os parafusos sempre tenho que subir na chave pois no braço não solta nem a pau.
Acho que se o precedimento for feito correto passando graxa apenas na rosca e não no parafuso inteiro tudo bem não tem risco, desde que a pessoa já tenha conhecimento básico em mecânica para saber dosar o aperto.

Avatar
João Carlos Ferreira 10 de junho de 2021

O que está no manual é o procedimento correto, se algo der errado a montadora é responsabilizada.

Avatar
Vicente Cunha 9 de junho de 2021

Polêmica é chamariz mas taí algo controverso dos japa da Toyota, se é que recomendaram mesmo. Os alemães desenvolveram a VDI 2230 que eu tive a honra de estudar num curso in company de 40 hs promovido pela Tellep na mineradora na qual trabalhava. Era a revisão de 1977, hj nem sei em qual versão está mas sempre que posso vou lá para aquela revisada e atualizada e não ficar refém de opiniões, principalmente as da internet, recheadas de contradições e verdades parciais como o comentário do Leonardo ao qual já agradeço as informações novas. Dicas: 1- Estudem a VDI 2230, é científica. 2- O que “segura” o parafuso/porca é a força de aperto correta, óbvio, como estabelece a VDI 2230, calculando, utilizando corretamente’todos’ elementos da junção ou junta aparafusada e aplicando o pré torque e o deslocamento angular. Ah! quanto a a lubrificação? Não importa. Se as roscas estão limpas e em bom estado, a lubrificação é desejável onde pode atuar como anti oxidante dos metais ferrosos oxidáveis. Na sequência do aperto, o parafuso ou porca deve manter a junta bem encostada para aperto conforme o ângulo correto, como os japa da NGK explicam para montagem de velas de ignição ou todos fabricantes, para aperto de biela ou cabeçote, pontos mais críticos.

Avatar
Paulo Cesar 9 de junho de 2021

Não se lubrifica nenhum parafuso automotivo. Se tivessem cobrado por um adesivo tipo Loctite alto torque e não fizessem a aplicação pelo menos a picaretagem seria coerente, não que seja necessário aplicar esse produto em parafuso de roda.

Avatar
Marcelo Batista 9 de junho de 2021

Isso não existe! Esse repórter só fala besteira! Tem de estudar um pouco de elementos de fixação… O ideal seria retirar os parafusos, limpar suas roscas na escova rotativa, aplicar graxa cobreada e dosar o torque com torquímetro. Graxa nunca soltou parafuso.

Avatar
Fabio 9 de junho de 2021

“Nunca aplique óleo ou graxa nos parafusos ou porcas da roda. O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda”.

Fonte: manual do proprietário do Corolla 2020

Avatar
Marcelo Primo Batista 10 de junho de 2021

Isso é o que fala a Toyota, não é o consenso geral da mecânica, não é a regra, tampouco prática de boa técnica de elementos de fixação, nem é o que se leciona em escolas de mecânica. A Toyota, nem esse repórter ditam regras da mecânica.

Avatar
Fabio 10 de junho de 2021

Pois é né… o q esse pessoal da Toyota acha q sabe!? Só pq fazem carros a mais de 80 anos, já produziram mais de 200 milhões de veículos, inventaram um sistema de produção revolucionário q mudou todos os paradigmas de produção de carros no mundo e foi copiado por todas as outras montadoras e desde 2006 são a maior montadora do mundo, acham q podem ditar as regras e saber mais q os cursos de mecânica… Quanta arrogância desses japas…

Avatar
AGVJACHELJAZ 10 de junho de 2021

Se todas as vezes que for fazer manutenção nas rodas, tiverem que usar o torquímetro; meu Deus, quantas besteiras, nós comentários!

Avatar
Eduardo Maia Fragali 10 de junho de 2021

Utilizar torquimetro em rodas sempre foi utilizado, basta entrar em uma autorizada Michelin. Quanto a jimpeza e lubrificação de qualquer tipo de rosca ou porca é normal!!!

Avatar
Marcelo 10 de junho de 2021

Asneira quem disse foi você agora, junte-se ao repórter.

Avatar
Marcelo 10 de junho de 2021

Asneira quem disse foi você, junte-se ao repórter.

Avatar
Tiago Ferreira 10 de junho de 2021

Assim como Marcelo Bautista explicou, esse repórter faz muita matéria pra chamar atenção e gerar cliques para a sua página. Lubrificar não é só óleo de motor não, há diversas formas. Um cadeado por exemplo é LUBRIFICADO com grafite, se passar óleo vai virar um sabão, primeiro deve-se saber qual a lubrificação indicada por este fabricante, aí sim com embasamento técnico vir a público e divulgar sua matéria de maneira responsável

Avatar
Gilson Santos 10 de junho de 2021

Colega, graxa cobreada só é aplicável em conexões com conectores de cobre(em circuito elétrico), para que não haja reação química nesses conectores, ao circular corrente elétrica (os conectores ficam esverdeados, assim como terminais de bateria). Portanto não é aplicável em conexões comuns.

Avatar
Glauco Tonon 10 de junho de 2021

Concordo plenamente

Avatar
Fabio 9 de junho de 2021

O trecho abaixo foi retirado do manual do Corolla 2020. Mas parece q a maioria dos sabujos aqui sabe mais q a engenharia da Toyota…

“Nunca aplique óleo ou graxa nos parafusos ou porcas da roda. O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda”.

Avatar
Marcelo Primo Batista 10 de junho de 2021

Nós não. A Toyota pode falar do produto dela. Boas técnicas de mecânica é outra coisa…

Avatar
Rogério Fúlvio Romano 9 de junho de 2021

O que segura o parafuso ou a porda que prende as rodas de qualquer veículo, é a conicidade da porca ou do parafuso. Geralmente eles são cínicos junto com a roda. Portanto a picaretas está em cobrar sem lubrificar.
Mas de fato, não existe problema algum em lubrificar os parafusos, desde que estejam apertados com o torque necessário!!!
Todos os parafusos de nossos veículos, e caminhões, tem osnoarafusos lubrificados e nunca se soltaram!!!

Avatar
Isac 9 de junho de 2021

Eu lembro do meu pai e meus tios sempre que iam trocar ou remendar os pneus eles colocam graxa nós parafusos isso era uma prática comum na década de 80 isso evitava a corrosão da rosca do parafuso e facilitava na hora da retirada dos pneu a prática que trago comigo até hoje nunca tive problema.

Avatar
José Agostinho Cavalcante 9 de junho de 2021

É a primeira vez que vejo esta questão de lubrificar parafuso de rodas como manutenção preventiva. Nem sabia que existia este tipo de serviço em oficinas mecânicas. Pode ser que eu seja ignorante, mas passar um desingripante quando se tira uma roda por necessidade, limpar e colocá-lo de volta, tudo bem. Agora tirar roda, só para fazer este tipo de serviço, eu nunca vi. Nem na Fiat, Peugeot e Renault (concessionárias que já utilizei). Também, se fizeram não me informaram ou cobraram.

Avatar
Marcos 9 de junho de 2021

Bom dia a todos. Sou da área de manutenção e vejo cada orelhudo escrevendo bobagens sobre as quais não tem conhecimento nenhum, e nem precisa fazer cursos, basta ler pelo menos o manual de instrução do carro, coisa que sei que 99,9% dos usuários não o fazem, mas isso é cultural.
Escrever bobagens para ganhar espaço é muito fácil, difícil achar boas matérias sobre o assunto.

Avatar
Fabio 9 de junho de 2021

Pois é, basta ler o manual do carro… o do Corolla 2020 por exemplo, diz o seguinte:

“Nunca aplique óleo ou graxa nos parafusos ou porcas da roda. O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda”.

Avatar
Bruno 9 de junho de 2021

Leonardo, tentei publicar o seu comentário lá, e realmente foi apagado.
Uma vergonha total esse AutoPapo agora fazendo censura de manipulação de comentário.
Concordo com o que você disse, aliás, é um fato, não uma invenção da cabeça de um lunático.

Avatar
Walmir 9 de junho de 2021

Depois dessa, se eu fosse o Boris eu ia dormir kkkk

Avatar
Leonardo 9 de junho de 2021

Tentei publicar este mesmo comentário no youtube mas foi apagado. Agora o canal só libera as mensagens que lhe forem convenientes.
Que vergonha, hein, Boris?

Avatar
Leonardo 9 de junho de 2021

Como você fala besteiras, Boris. Pare de querer criar polêmicas para tentar ganhar visualizações. Chega com isso, já deu o que tinha que dar. Está ficando chato.
Não é lubrificar, e sim proteger com uma fina camada lubrificante.
Apesar de você achar que tudo é picaretagem no seu limitado discernimento, saiba que nos EUA e em muitos outros países desenvolvidos essa é uma providência bem comum, e que consta até do manual de muitos carros no plano de manutenção preventiva. Isso mesmo… informe-se melhor. Simples assim. Pare de ficar enchendo de bobagens a cabeça dos mais leigos.
Como em muitos países se aplica soluções salinas para eliminar o gelo mais rapidamente das vias e passagens, é muito comum ocorrer a corrosão dos parafusos e roscas, tornando a retirada do parafuso das rodas um ato quase que praticamente impossível. O óleo ajuda a proteger as roscas contra corrosão. É comum até realizar essa operação mesmo antes das revisões em determinadas épocas do ano.
Mesmo com tratamento superficial, o atrito das roscas expõe o metal cru, o que inicia o processo corrosivo que se espalha rapidamente até em áreas protegidas. Pergunte a um borracheiro quantas vezes um parafuso se quebra na retirada de uma roda, e não foi torque excessivo anterior. Quem já teve um parafuso quebrado sabe o enorme transtorno e o custo depois para retirar o pedaço que ficou preso. Isso acontece com frequência em regiões litorâneas também.
Outro engano seu se refere ao torque por conta do lubrificante protetor. A lubrificação exerce uma diferença ínfima em relação ao torque que é aplicado. Como você deveria saber, não é o atrito somente que limita o toque, mas a pressão na rosca. O parafuso lubrificado não vai sair assim e a roda cair como você diz. Pode ficar tranquilo em relação à isso.

Você já está começando a ficar desagradável com essa tentativa de colocar todos os profissionais como picaretas. Quer gerar polêmicas, faça isso com coisas reais e não fantasiosas, evitando, inclusive, ofender a honra de profissionais mais conhecedores do que você. Respeite os profissionais competentes, principalmente quando você desconhece o tema que aborda, como fez agora.
Picaretagem virou o AutoPapo de uns tempos para cá. Está cada vez mais difícil.

Avatar
ERNESTO FERRARI 9 de junho de 2021

Jamais soltaria todos os parafusos

Avatar
Antonio Carlos de Jesus sousa 12 de junho de 2021

Eu uso lubrificante em parafusos como na chapa de proteção oxida de mais as vezes.para fazer alguns reparos tem que tirar esse item muitas vezes o parafuso ainda quebra

Avatar
Tadeu Spada 13 de junho de 2021

Durante quatro décadas trabalhei como técnico mecânico de automação industrial e automotivo em automobilística.Nuca constatei em manual ou projetos de máquinas ou equipamento que ė necessário colocar graxa ou óleo em parafusos, muito menos de parafusos de rodas, pois eu consertava e calibrava as máquinas pneumáticas de aperto de parafusos de roda e outros. É importante lavar a roscas e parafusos com produto solvente e limpar com ar.

Avatar
Marcos Roberto Rodrigues 14 de junho de 2021

Quando você for tirar a roda você lubrifica para sair mais fácil. WD 40 é excelente para isso
Quando for colocar as rodas pode colocar lubricante para facilitar o rosqueamento. É só apertar bem e corretamente. Esses parafusos são autrotravantes ao apertar. Lubricar ou não os parafusos
não muda nada, eles não se soltar também . Tem que colocar lubricante para para tirar, e para colocar. Só isso. Todo o resto é redundância.

Avatar
Marcelo Batista 9 de junho de 2021

Exatamente. Falou tudo!

Avatar
Tadeu Spada 14 de junho de 2021

WD-40 é um solvente desingripante e ante corrosivo, podendo ser usado para limpar as roscas e peças articulaveis da oxidação, não tem as mesmas propriedades do olé e da graxa em que referem a pergunta acima descrita.

Avatar
Fabio 9 de junho de 2021

“Nunca aplique óleo ou graxa nos parafusos ou porcas da roda. O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda”.

Fonte: manual do proprietário do Corolla 2020

Avatar
Ezequiel Gomes 14 de junho de 2021

Parafusos lubrificados:
Elimina o coeficiente de atrito da ligação
Inutiliza a classe de resistência do parafuso.
Sem essas variáveis previstas os componentes de fixação sofrem deformação elástica, ocorrendo alongamentos, rupturas e cisalhamento do parafuso sem atingir o torque prescrito.O coeficiente de atrito , e a classe de resistência, são valores que compõem o cálculo do torque desejado para fixação de junção aparafusada , em fixações de itens de segurança veicular !
Lavar parafusos com thinner também pode ser prejudicial porque aumenta o coeficiente de atrito do elemento de ligação…

Avatar
Glauco Tonon 10 de junho de 2021

Concordo plenamente com você,sempre usei WD40 em todos os parafusos de meus carros e nunca tive problemas

Avatar
GlaucoTonon 10 de junho de 2021

Sempre lubrifiquei os parafusos das rodas e nunca tive problemas

Avatar
Rui Rolan 12 de junho de 2021

Exatamente
E SÓ Morar em Uma Cidade do Litoral E Não Tirar As Rodas APENAS UM ANO e Vera o Resultado Vai Ter Que Tirar com MAÇARICO isto é Se Sair abcos

Avatar
Deixe um comentário