Lubrificar parafusos: ignorância, ou pi-ca-re-ta-gem?

Fique atento! lubrificar os parafusos das rodas do veículo podem te colocar em sérios apuros. Não caia nessa PI-CA-RE-TA-GEM

Por Boris Feldman 09/06/21 às 07h30
Lubrificar parafuso das rodas é PI-CA-RE-TA-GEM!
Lubrificar parafuso das rodas é PI-CA-RE-TA-GEM! (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)

Olha, tem cada uma… que até parecem duas viu!? Eu não sei se é só ignorância, ou se é mesmo mau caratismo, PI-CA-RE-TA-GEM de algumas oficinas ou mecânicos. Porque outro dia um ouvinte me perguntou se há mesmo necessidade de se lubrificar os parafusos das rodas, pois era um item que constava no orçamento da revisão na concessionária.

E é preferível que seja só uma PI-CA-RE-TA-GEM. Que só tenham cobrado sem fazer nada, porque jamais se lubrifica com óleo ou com graxa esses parafusos.

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Porque ou se vai correr o risco de um torque exagerado no parafuso por estarem lubrificados, ou os parafusos se soltarem e com eles a própria roda.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
71 Comentários
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Roque 13 de junho de 2021

As minhas rodas tem os parafusos lubrificados não tenho problemas. Porém tenho o hábito de sempre verificar o torque. A questão de alto torque discordo porque as parafusadeiras de impacto pneumático não deixo nenhum usar no meu carro porque tive problemas de ter que trocar o pneu em casa e não conseguir porque foi dado um torque muito alto. Além do desgaste do metal ser menor sendo lubrificado. minha opinião.

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aldezir Mendes Martins 12 de junho de 2021

Me contaram que, com a rosca bem lubrificada a penetração é mais fácil e prazerosa!

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Orácio Gon 12 de junho de 2021

Não tem problema lubrificante/engraxante quando apertado no torque correto. Problema é cobrar por isso e jornalista querendo colocar defeito em serviço de profissionais que prezam pelo bem do cliente.

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Willy Ambrozevicius 12 de junho de 2021

Ao contrário do que ele disse, o lubrificar o parafuso ajuda a apertar o parafuso corretamente, porque torque é torque, se a ferramenta estiver corretamente calibrada. Se tiver ferrugem na rosca aí sim pode atingir o valor do torque e a roda ficar solta.

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Irone Ferreira Dos santos 12 de junho de 2021

veículos que usa parafparafuso de inox tem que ser lubrificado sim ex honda corolla. hb 20 se não lubrificar quebra quando for tirar. só não é justo cobrar

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Fabiano 12 de junho de 2021

Tem que lubrificar sim,agua de chuva ,urina de cachorro gera a oxidação porém é uma coisa tão fácil de ser feito que na nossa oficina não cobramos, fica como cortesia ,já quebrou vários ao ser retirado pricipalmente se for estojo

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Geo ford 12 de junho de 2021

Picaretagem sim. Não ha necessidade.
Deve-se usar fluido isolante para evitar a entra de agentes contaminantes.
Daqui apouco essas oficinas vão cobrar até para espanar a sujeira.
Tem um bocado de oficina que só sabe condenar e trocar peça, não entende nada de mecânica.

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Maria 12 de junho de 2021

Olá pessoal
Eu quase fui vítima dessa picaretagem.
Eles colocaram um nome tão esquisito eu fui saber o que era.
E foi essa tal lubrificação…

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Rui Rolan 12 de junho de 2021

Já Pensou se Ao Viajar de Fusca Brasília e Kombi que Viajei Qdo Piloto De TESTES pela Fábrica da VW Tivéssemos Que Levar Um TORQUIMETRO Para Apertar as Rodas Na Estrada Qdo Furasse um Pneu ??? Certa Vez Em EUCLIDES DA CUNHA na BAHIA Foram SEIS Pneus Furados Na Estrada de TERRA Abco

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Boris T Silva 12 de junho de 2021

eu sempre lubrifiquei dos meus carros com graxa molinete que suporta alta temperatura poi além do esquenta esfria te a urina dos cães que causa travamento e ferrugem . é será que alguém tem ou algum carro vem com torkimetro para aplicar o torke certo?.e nunca cobtri tal serviço.

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Sirley Moreira Lima 12 de junho de 2021

Não é comum ver esse tipo de serviço em parafusos de rodas, mais acredito que seja uma boa ideia,um profissional sabe muito bem sem necessidade de um torquímetro caso não queira usar, uma aperto ideal de um parafuso de roda.

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William Daniel Schmidt 12 de junho de 2021

Pela experiência e sofrimento que passamos na oficina as vezes, é fundamental lubrificar parafusos de roda, principalmente se for cromada, pois quando esquenta com o calor da roda, tanto o cromo quanto o inox se funde ao aço, estragando o parafuso na retirada da mesma.
Parafusos originais não tem tanto problema.

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Sivonei Rodrigues soares 12 de junho de 2021

Tenho caminhão a anos , depois que passei a lubrificar todas as roscas nunca mais troquei um parafuso de roda . Antes era só furar 1 pneu que o drama começava!! São 10 parafusos por roda e cada um custa 25 reais , nunca mais monto sem lubrificar as roscas.

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Arthur Nogueira de Freitas 12 de junho de 2021

TODO conjunto mecânico que forem fixado por parafusos SÃO montados com fluidos PENETRANTES para que se preencham os espaços vazios entre os canais da rosca e os fios de rosca com a finalidade de que a umidade não entre por capilaridade e inicie um processo corrosivo. Podem ser utilizado Vaselina ou óleos não higroscopicos. E para garantir o aperto basta utilizar um torquímetro e seguir a especificação do fabricante mas em geral varia de 100 a 150 Mm.

QUEM É O PICARETA NESSA HISTÓRIA EM SEU BORIS ??????

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Eduardo 12 de junho de 2021

Carros pequenos são 80 nm trabalho em uma montadora e a múltipla de todas que realiza o aperto não são utilizados nenhum produto

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MARIO DE MOURA GUIMARAES 12 de junho de 2021

sempre deve se lubrificar os parafusos não só das rodas mais todos que estiverem exposto ao tempo

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Lidio 12 de junho de 2021

Muito boa a resposta, concordo plenamente.

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Evandro ben 11 de junho de 2021

Se aposenta Boris está todo mundo contra as suas besteiras que escreve ??????

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José B Mininelli 12 de junho de 2021

Caro , lamentável seu comentário, tenha mais respeito.

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Irone Ferreira Dos santos 12 de junho de 2021

esse bores fala q e engenheiro mecânico mais fala cada besteira.
só fica deixando as pessoas com dúvida e colocando as pessoas contra as oficinas. tá cento que tem muitos malandro esses dias tava falando que não existe fazer limpeza de bico e nem cambagem no alinhamento ele é louco

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Jluiz 11 de junho de 2021

Olha eu faço foi endicado por meu mecânica que não me cobrou nada.
Eu acho que cobrar é picaretagem.
Este mecanismo que me recomendo tem mais de 40 anos de experiência em mecânica claro que não é todas as vezes eu faço de 6 em 6 meses.
Nunca tive proplemas com tirar ou colocar os parafusos.
Se estraga a rosca ou os parafusos é história tiro na chave ou na máquina.
É isso se alguém cobra é picaretagem mas que se usa se usa.

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Mauricio Fernandes 11 de junho de 2021

Cobrar é picaretagem,mas, vai tirar um pneu depois de 1 ano, e vê se sua chave consegue tirar,numa chuva,longe de borracheiro, é mentira,que a graxa ou óleo pode fazer o pneu afrouxar os parafusos, agora que as máquinas de tirar parafusos,se o animal por mais torque , é claro que pode danificar

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Vinicius 11 de junho de 2021

Quem escreveveu esse artigo e um verdadeiro ignorante.
Faz parte sim da manutenção lubrificar parafusao, picaretagem pode até ser quando existir cobrança extra.

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José Paulo fragato 11 de junho de 2021

Vai apertar demais pelo fato de estar lubrificado quando for soltar outra vez vai espanar a rosca

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Douglas Batista 12 de junho de 2021

Então por isso é usado o torquimetro,para não ter o problema de apertar em excesso os parafusos,e causar o dano de esticar e até mesmo quebrar. Certo não é lubrificar,mais dependendo da situação e não tem o parafuso de reposição não vejo problema em lubrificar sem exagerar e melar td ele . Passar um pouco pra entrar sem forçar na rosca.agora se tds aderir essa ideia de não poder lubrificar , então os cara vão fazer estoques de parafusos e lucrar todas S vezes que tirar as rodas

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Tiago Dos Reis Amazonas 11 de junho de 2021

Triste esses engenheiros … A necessidade de óleo ou graxa na rosca é apenas para não roer os fios de rosca …. Agora se a pessoa que vai apertar for um jumento, e querer usar muita força ou pistola pneumática … Infelizmente vai estragar …
E vc que é leigo ou engenheiro , uma porca ou parafuso apertado com trinta kg de torque, jamais afrouxa em um carro de passeio ..

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Sérgio Aparecido Maia 12 de junho de 2021

Trinta kg é muito, em uma caminhonete são apertados com 14 kg

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Nivaldo de Souza 11 de junho de 2021

Gostaria de saber sua opinião sobre a suspensão do pegeut 207 ano 2013

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Olavo o meu Carro 10 de junho de 2021

Pessoal !

Li todos os posts e fiquei um conhecedor desta matéria de lubrificação de parafusos e porcas de fixação de rodas de veículo.

Só que estou com um probleminha !

Eu fui enganado na loja de acessórios automotivos !!

Eu pedi uma lata de graxa e uma de óleo lubrificante, o atendente mostrou um jogo de parafusos novos e disse que eram melhores do que a graxa e o óleo.

Acabei comprando os parafusos.

Cheguei em casa e para a minha total surpresa eu descobri que não tenho carro.

Me ferrei ! kkkkk

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Olavo meu Carro 11 de junho de 2021

Mesmo ferrado tive sorte….. troquei os parafusos que comprei com o meu vizinho….. e ele me deu 4 porcas.

Agora é eu comprar ração e está tudo resolvido…..

Elas são uma gracinha……

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Anderson Pereira 10 de junho de 2021

Não há nenhuma necessidade de fazer isso,verdade seja dita mais inúmeras concessionária extrapola quando se trata de revisões nos veículos novos e semi novos.

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Raimundo Francisco Firmo de Lima 10 de junho de 2021

Sou mecânico,isso e só para arrancar dinheiro dos clientes,todo parafusos tem o seu torque recomendado pela fábrica,e só seguir o recomendado para cada carro,siga o manual de seu carro.

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Horacio 10 de junho de 2021

Vemos que cada um tem seu ponto de vista e sua história com suas rodas. Sou engenheiro e em minha oficina dos meus próprios veículos usamos trabalhos diária mais de 200 parafusos e isso a mais de 50 anos, o que daria Mais 3.650.000 “parafusadas”. Isso desde uma Toyota sw4 nova (chave emborrachada) a antigos pé de bode 1929, isso dos menores ao maiores caminhões, isso das menores máquinas agrícolas aos maiores tratores.Que tirou uma porca da roda de uma Kombi com mais de cincos anos apertada e com chave estrela de borracheiro é quem diga. Porca do corcel com roda 3 furos e com arruela na porca sabe o problema quando trava. Porca da roda de caminhão apertada com alta libragem da parafusadeira, que só sai cortando. Porca nova em parafuso novo, não se usa Óleo. Parafuso deve sempre ter sua porca, quando retirar voltar para o mesmo parafuso “formaram um casal”.Alguns veículos roda esquerda, rosca esquerda e roda direita, rosca direta, isso para que seu próprio movimento está no sentido de apertar. parafuso velho e bom e que tem tradição em engripar, faça uma boa limpeza e pouquíssimo lubrificante. Regra imperdoável; “sempre que apertar os parafusos de uma roda, anda um pouco e conferir se aperto”. Se tem andado muito sem mexer naquela roda, verifique de tempos em tempos suas porcas. Ok.

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ANTÔNIO CAVALCANTE 10 de junho de 2021

Quanto a necessidade de passar um lubrificante nos parafusos das rodas procede,. eu sempre tive carros antigos, e alguns foi muito difícil retirar os parafusos por falta disso, e até espanou por algumas vezes o cubo da roda devido a ferrugem, o grande detalhe, não tem necessidade de lambuzar os parafusos com graxa, basta um pouco de spray lubrificante, que já impede o acúmulo de ferrugem no local, ou o travamento que pode causar a quebra do filete da rosca, um pouco de graxa, já resolve.

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Rogério neves Mirassol 10 de junho de 2021

Limpe bem os parafusos retire os ferrugens e aplique graxa branca com a ponta do dedo só na rosca. Só um pouco não vai causar danos. Sempre fiz isso nunca tive problemas. Evite que seu cão urine nas rodas.

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Denis 10 de junho de 2021

Carro novo não precisa más velho já tive que passa uma ferramenta para limpar a rosca .
Pois ela enferruja e o parafuso só sai extraído com muita dificuldade.
Não precisa lambuzar de graxa só uma danadinha fina.
E a roda do carro nunca caiu.

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JOSE TAVARES FILHO 10 de junho de 2021

É cara de pau de uma oficina desta, é picaretagem sem igual! Pra não falar outra coisa!

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Speed Car Garage 10 de junho de 2021

Como mecânico eu não recomendo lubrificar parafusos ou tarugo+porcas , porém temos que ter conciencias que o tarugo + porcas que equipa muitos carros como onix; Ford ka; fiesta, e outros precisam ser limpos pois geral.muitas limalhas do próprio material das peças, eu passo o famoso car80 pra deixar tudo limpinho e mais uma recomendação não bote e não deixem usarem as parafusadeiras pneumática de preferência por colocar com as mãos pegando 3 ou 5 fios de rosca pra poder usar a parafusadeira, isso evita desgaste e travamento e remoe as porcas, lembre-se que so se danifica parafusos na hora de colocar então logo na retirada se notar algo errado chame e morre ao cliente ou proprietário pra evitar possíveis dor de cabeça, forte abraço a todos!

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Jairo Araujo 10 de junho de 2021

Acho que está questão de lubricar os parafusos esta mau esplicada, acho que o correto seria apenas lubrificar a rosca, pois a área de contato com a roda essa não deve ser lubrificada, a rosca quando lubrificada evita a oxidação do parafuso com o cubo da roda evitando que o parafuso se quebre ao solta-lo.
Sempre usei está técnica desda bicicleta, moto e carro e percebi que até evita da roça espanar prematuramente.
Nunca tive problema nem se quer de afrouxamento, sem falar que sou eu que faço meu rodízio de pneus, e para soltar os parafusos sempre tenho que subir na chave pois no braço não solta nem a pau.
Acho que se o precedimento for feito correto passando graxa apenas na rosca e não no parafuso inteiro tudo bem não tem risco, desde que a pessoa já tenha conhecimento básico em mecânica para saber dosar o aperto.

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João Carlos Ferreira 10 de junho de 2021

O que está no manual é o procedimento correto, se algo der errado a montadora é responsabilizada.

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Vicente Cunha 9 de junho de 2021

Polêmica é chamariz mas taí algo controverso dos japa da Toyota, se é que recomendaram mesmo. Os alemães desenvolveram a VDI 2230 que eu tive a honra de estudar num curso in company de 40 hs promovido pela Tellep na mineradora na qual trabalhava. Era a revisão de 1977, hj nem sei em qual versão está mas sempre que posso vou lá para aquela revisada e atualizada e não ficar refém de opiniões, principalmente as da internet, recheadas de contradições e verdades parciais como o comentário do Leonardo ao qual já agradeço as informações novas. Dicas: 1- Estudem a VDI 2230, é científica. 2- O que “segura” o parafuso/porca é a força de aperto correta, óbvio, como estabelece a VDI 2230, calculando, utilizando corretamente’todos’ elementos da junção ou junta aparafusada e aplicando o pré torque e o deslocamento angular. Ah! quanto a a lubrificação? Não importa. Se as roscas estão limpas e em bom estado, a lubrificação é desejável onde pode atuar como anti oxidante dos metais ferrosos oxidáveis. Na sequência do aperto, o parafuso ou porca deve manter a junta bem encostada para aperto conforme o ângulo correto, como os japa da NGK explicam para montagem de velas de ignição ou todos fabricantes, para aperto de biela ou cabeçote, pontos mais críticos.

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Paulo Cesar 9 de junho de 2021

Não se lubrifica nenhum parafuso automotivo. Se tivessem cobrado por um adesivo tipo Loctite alto torque e não fizessem a aplicação pelo menos a picaretagem seria coerente, não que seja necessário aplicar esse produto em parafuso de roda.

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Marcelo Batista 9 de junho de 2021

Isso não existe! Esse repórter só fala besteira! Tem de estudar um pouco de elementos de fixação… O ideal seria retirar os parafusos, limpar suas roscas na escova rotativa, aplicar graxa cobreada e dosar o torque com torquímetro. Graxa nunca soltou parafuso.

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Fabio 9 de junho de 2021

“Nunca aplique óleo ou graxa nos parafusos ou porcas da roda. O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda”.

Fonte: manual do proprietário do Corolla 2020

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Marcelo Primo Batista 10 de junho de 2021

Isso é o que fala a Toyota, não é o consenso geral da mecânica, não é a regra, tampouco prática de boa técnica de elementos de fixação, nem é o que se leciona em escolas de mecânica. A Toyota, nem esse repórter ditam regras da mecânica.

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Fabio 10 de junho de 2021

Pois é né… o q esse pessoal da Toyota acha q sabe!? Só pq fazem carros a mais de 80 anos, já produziram mais de 200 milhões de veículos, inventaram um sistema de produção revolucionário q mudou todos os paradigmas de produção de carros no mundo e foi copiado por todas as outras montadoras e desde 2006 são a maior montadora do mundo, acham q podem ditar as regras e saber mais q os cursos de mecânica… Quanta arrogância desses japas…

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AGVJACHELJAZ 10 de junho de 2021

Se todas as vezes que for fazer manutenção nas rodas, tiverem que usar o torquímetro; meu Deus, quantas besteiras, nós comentários!

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Eduardo Maia Fragali 10 de junho de 2021

Utilizar torquimetro em rodas sempre foi utilizado, basta entrar em uma autorizada Michelin. Quanto a jimpeza e lubrificação de qualquer tipo de rosca ou porca é normal!!!

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Marcelo 10 de junho de 2021

Asneira quem disse foi você agora, junte-se ao repórter.

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Marcelo 10 de junho de 2021

Asneira quem disse foi você, junte-se ao repórter.

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Tiago Ferreira 10 de junho de 2021

Assim como Marcelo Bautista explicou, esse repórter faz muita matéria pra chamar atenção e gerar cliques para a sua página. Lubrificar não é só óleo de motor não, há diversas formas. Um cadeado por exemplo é LUBRIFICADO com grafite, se passar óleo vai virar um sabão, primeiro deve-se saber qual a lubrificação indicada por este fabricante, aí sim com embasamento técnico vir a público e divulgar sua matéria de maneira responsável

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Gilson Santos 10 de junho de 2021

Colega, graxa cobreada só é aplicável em conexões com conectores de cobre(em circuito elétrico), para que não haja reação química nesses conectores, ao circular corrente elétrica (os conectores ficam esverdeados, assim como terminais de bateria). Portanto não é aplicável em conexões comuns.

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Glauco Tonon 10 de junho de 2021

Concordo plenamente

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Fabio 9 de junho de 2021

O trecho abaixo foi retirado do manual do Corolla 2020. Mas parece q a maioria dos sabujos aqui sabe mais q a engenharia da Toyota…

“Nunca aplique óleo ou graxa nos parafusos ou porcas da roda. O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda”.

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Marcelo Primo Batista 10 de junho de 2021

Nós não. A Toyota pode falar do produto dela. Boas técnicas de mecânica é outra coisa…

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Rogério Fúlvio Romano 9 de junho de 2021

O que segura o parafuso ou a porda que prende as rodas de qualquer veículo, é a conicidade da porca ou do parafuso. Geralmente eles são cínicos junto com a roda. Portanto a picaretas está em cobrar sem lubrificar.
Mas de fato, não existe problema algum em lubrificar os parafusos, desde que estejam apertados com o torque necessário!!!
Todos os parafusos de nossos veículos, e caminhões, tem osnoarafusos lubrificados e nunca se soltaram!!!

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Isac 9 de junho de 2021

Eu lembro do meu pai e meus tios sempre que iam trocar ou remendar os pneus eles colocam graxa nós parafusos isso era uma prática comum na década de 80 isso evitava a corrosão da rosca do parafuso e facilitava na hora da retirada dos pneu a prática que trago comigo até hoje nunca tive problema.

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José Agostinho Cavalcante 9 de junho de 2021

É a primeira vez que vejo esta questão de lubrificar parafuso de rodas como manutenção preventiva. Nem sabia que existia este tipo de serviço em oficinas mecânicas. Pode ser que eu seja ignorante, mas passar um desingripante quando se tira uma roda por necessidade, limpar e colocá-lo de volta, tudo bem. Agora tirar roda, só para fazer este tipo de serviço, eu nunca vi. Nem na Fiat, Peugeot e Renault (concessionárias que já utilizei). Também, se fizeram não me informaram ou cobraram.

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Marcos 9 de junho de 2021

Bom dia a todos. Sou da área de manutenção e vejo cada orelhudo escrevendo bobagens sobre as quais não tem conhecimento nenhum, e nem precisa fazer cursos, basta ler pelo menos o manual de instrução do carro, coisa que sei que 99,9% dos usuários não o fazem, mas isso é cultural.
Escrever bobagens para ganhar espaço é muito fácil, difícil achar boas matérias sobre o assunto.

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Fabio 9 de junho de 2021

Pois é, basta ler o manual do carro… o do Corolla 2020 por exemplo, diz o seguinte:

“Nunca aplique óleo ou graxa nos parafusos ou porcas da roda. O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda”.

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Bruno 9 de junho de 2021

Leonardo, tentei publicar o seu comentário lá, e realmente foi apagado.
Uma vergonha total esse AutoPapo agora fazendo censura de manipulação de comentário.
Concordo com o que você disse, aliás, é um fato, não uma invenção da cabeça de um lunático.

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Walmir 9 de junho de 2021

Depois dessa, se eu fosse o Boris eu ia dormir kkkk

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Leonardo 9 de junho de 2021

Tentei publicar este mesmo comentário no youtube mas foi apagado. Agora o canal só libera as mensagens que lhe forem convenientes.
Que vergonha, hein, Boris?

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Leonardo 9 de junho de 2021

Como você fala besteiras, Boris. Pare de querer criar polêmicas para tentar ganhar visualizações. Chega com isso, já deu o que tinha que dar. Está ficando chato.
Não é lubrificar, e sim proteger com uma fina camada lubrificante.
Apesar de você achar que tudo é picaretagem no seu limitado discernimento, saiba que nos EUA e em muitos outros países desenvolvidos essa é uma providência bem comum, e que consta até do manual de muitos carros no plano de manutenção preventiva. Isso mesmo… informe-se melhor. Simples assim. Pare de ficar enchendo de bobagens a cabeça dos mais leigos.
Como em muitos países se aplica soluções salinas para eliminar o gelo mais rapidamente das vias e passagens, é muito comum ocorrer a corrosão dos parafusos e roscas, tornando a retirada do parafuso das rodas um ato quase que praticamente impossível. O óleo ajuda a proteger as roscas contra corrosão. É comum até realizar essa operação mesmo antes das revisões em determinadas épocas do ano.
Mesmo com tratamento superficial, o atrito das roscas expõe o metal cru, o que inicia o processo corrosivo que se espalha rapidamente até em áreas protegidas. Pergunte a um borracheiro quantas vezes um parafuso se quebra na retirada de uma roda, e não foi torque excessivo anterior. Quem já teve um parafuso quebrado sabe o enorme transtorno e o custo depois para retirar o pedaço que ficou preso. Isso acontece com frequência em regiões litorâneas também.
Outro engano seu se refere ao torque por conta do lubrificante protetor. A lubrificação exerce uma diferença ínfima em relação ao torque que é aplicado. Como você deveria saber, não é o atrito somente que limita o toque, mas a pressão na rosca. O parafuso lubrificado não vai sair assim e a roda cair como você diz. Pode ficar tranquilo em relação à isso.

Você já está começando a ficar desagradável com essa tentativa de colocar todos os profissionais como picaretas. Quer gerar polêmicas, faça isso com coisas reais e não fantasiosas, evitando, inclusive, ofender a honra de profissionais mais conhecedores do que você. Respeite os profissionais competentes, principalmente quando você desconhece o tema que aborda, como fez agora.
Picaretagem virou o AutoPapo de uns tempos para cá. Está cada vez mais difícil.

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ERNESTO FERRARI 9 de junho de 2021

Jamais soltaria todos os parafusos

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Antonio Carlos de Jesus sousa 12 de junho de 2021

Eu uso lubrificante em parafusos como na chapa de proteção oxida de mais as vezes.para fazer alguns reparos tem que tirar esse item muitas vezes o parafuso ainda quebra

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Marcelo Batista 9 de junho de 2021

Exatamente. Falou tudo!

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Fabio 9 de junho de 2021

“Nunca aplique óleo ou graxa nos parafusos ou porcas da roda. O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda”.

Fonte: manual do proprietário do Corolla 2020

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Glauco Tonon 10 de junho de 2021

Concordo plenamente com você,sempre usei WD40 em todos os parafusos de meus carros e nunca tive problemas

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GlaucoTonon 10 de junho de 2021

Sempre lubrifiquei os parafusos das rodas e nunca tive problemas

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Rui Rolan 12 de junho de 2021

Exatamente
E SÓ Morar em Uma Cidade do Litoral E Não Tirar As Rodas APENAS UM ANO e Vera o Resultado Vai Ter Que Tirar com MAÇARICO isto é Se Sair abcos

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