Freio traseiro: desprezá-lo na revisão aumenta a insegurança

Há quem diga que na hora da revisão dos freios, o mais importante são os dianteiros. Mas, é um erro não revisar os freios traseiros também

Por Boris Feldman 22/12/18 às 19h30
freio tambor traseiro shutterstock 471998689

A revisão dos freios é uma preocupação óbvia, desde que não se negligencie os freios traseiros também. Revisar só os dianteiros não é suficiente para melhora a segurança.

[TRANSCRIÇÃO]

Você leva o carro para a oficina e a revisão vai incluir o sistema de freios. Você pede ao mecânico para examinar as pastilhas e os discos na dianteira e ele diz: vamos olhar também lonas e tambores atrás. Mas, um amigo seu, que entende de carro, diz:  o importante e que gasta mais são os freios dianteiros, não se preocupe com os traseiros. É verdade?

Não! É verdade parcial: os freios dianteiros são mesmo os mais importantes. Por isso, que hoje todos os carros têm os freios a disco. Modelos mais baratos usam lonas e tambores atrás. Mas, isso não significa que as lonas não se desgastam. Acontece de se trocar as pastilhas dos freios dianteiros sem necessidade da troca das lonas, nos traseiros. Mas o mecânico estava certo, sem verificar, como determinar a necessidade ou não da troca.

freio traseiro
Freio traseiro a tambor | Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Acir Cipriano Pires 19 de junho de 2018

Muito lega,l obrigado, as dicas são demais de interessante.

Avatar
Deixe um comentário