Gás do ar-condicionado tem validade?

O gás do sistema de ar-condicionado do carro deve ser trocado porque ele tem um prazo de validade específico? Isso é verdade ou PICARETAGEM?

Por Boris Feldman 16/12/20 às 07h30
ar condicionado
Sistema do ar-condicionado automotivo requer bastante atenção (Foto: ilustração | AutoPapo)

Cada dia a gente fica sabendo de uma nova empurroterapia, porque não faltam os pi-ca-re-tas de plantão. A última que eu soube é de um mecânico que sugeriu a troca do gás do ar-condicionado.

“Está vencido doutor” é o que ele deve ter dito para o freguês… Na verdade, quem está vencido é o mecânico!

Pois trocam-se diversos fluidos e óleos no carro. Mas o gás do ar-condicionado não tem limite, não expira. Pode ficar a vida inteira e mais seis meses no equipamento.

Só mesmo no caso de se perceber que o sistema de ar-condicionado está perdendo a capacidade de refrigeração, é que pode estar acontecendo um vazamento de gás.

Neste caso, basta completá-lo. Mesmo assim, um especialista (não o mecânico acima…) deve examinar o sistema para identificar o problema.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Dreadwings 17 de dezembro de 2020

Ou seja, se teve que recolocar o gás porque vazou, pode vender o carro, pois esse ar nunca será como o original. Tenho um Fox 2009. O ar condicionado está filé, de bater queixo de tão frio.

Avatar
JOAO VICTOR SILVA OLIVEIRA 16 de dezembro de 2020

Sou Técnico na Área da Climatização… Não tem validade, porém se ele vazou e foi Feita recarga e não teve um bom vácuo e medição com Vácuometro e um boa bomba de Vácuo, o fluido refrigerante fica contaminado, o Mesmo fluido não pode ter presença de Outros gases não condensavel.. a exemplo “O2”. Assim funciona na Refrigeração em geral. Nos carros não é diferente!

Avatar
mantini7049@gmail.com 16 de dezembro de 2020

São muitos picaretas por aí!
Não existe gás vencido troca só quando houver um vazamento .fico muito trite com a minha profissão depois que qualquer um que ver no YouTube como colocar gas ja se acha um proficional.
Fica a dica procure sempre uma oficina especializada ou uma indicação de um profissional!

Avatar
Agnaldo sandro 16 de dezembro de 2020

Quanto mais eles poderem inverter para tirar vantagem e melhor para eles sempre, como muita gente atualmente está perdendo dinheiro por causa dos veículos com passagem de leilão, mais uma invenção deles, se o veículo não mudou nada de estrutura, não perde valor, muitos mais sabem mais o procon da sua cidade te dá amparo, ART 39 código de defesa do consumidor inciso 4 e 5, as lojas de revênda, seguros e concessionária, tem que obedecer o cdc, e não aceitar oque eles dizem, eles estão lá simplesmente p ganhar dinheiro, e QQ brecha, serve p eles abusar.

Avatar
OSMANE DAMIANSE ALMEIDA 16 de dezembro de 2020

Isso é picaretagem mesmo!!!

Avatar
Deixe um comentário