E se a gasolina acabasse amanhã no mundo?

A gasolina não é mais o único combustível capaz de impulsionar seu carro. Além do elétrico, existe outras formas de impulsionar o seu veículo

Quais seriam as opções além da gasolina?
Quais seriam as opções além da gasolina? (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
04 de junho de 2021 07:30

O ouvinte pergunta: “se a gasolina acabasse no mundo e durasse só mais alguns dias, que tipo de automóveis ainda poderiam circular totalmente independentes dela?”

Bem, a resposta mais óbvia é o carro elétrico, basta carregar a bateria. Outro automóvel que já existe e que independe da gasolina é o carro movido a Fuel Cell (Célula combustível). O carro é abastecido com hidrogênio, o hidrogênio nessa Fuel Cell gera energia elétrica para movimentar os motores do carro.

VEJA TAMBÉM:

E, finalmente, o carro híbrido, que tem um motor a combustão e outro elétrico. “Mas e esse motor a combustão não depende de gasolina?” Em outros países sim, ele funciona com gasolina. Mas no Brasil a Toyota já tem um Corolla híbrido Flex. Ou seja, o motor a combustão pode ser abastecido apenas com etanol..

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 9 de junho de 2021

Cabou a gasolina? Ue, vai de busao(diesel). Ou compra um patinete eletrico da polishop, o super mega, max ultra slim smart em 399x sem juros e brinde…

Avatar
Daniel 6 de junho de 2021

Meu carro e flex coloco álcool se não tiver gasolina simples assim

Avatar
Marcelo 8 de junho de 2021

Pensei que vc coloca-se mixo ………..

Avatar
Rinaldo Matos 4 de junho de 2021

A minha impressão é que realmente o petróleo está chegando ao fim rapidamente, por isso essa correria pelo carro elétrico. Não querem divulgar para o povo não se assustar.

Avatar
Paul Muadib 10 de junho de 2021

É só impressão mesmo ainda tem muito petróleo para extrair do solo.

Avatar
Comentarista 4 de junho de 2021

Carro tem que ser elétrico.
Motor a combustão já deveria ser peça de museu há dezenas de ano por vários motivos:

1. O carro elétrico é mais “limpo” e Eficiente.
Nem se compara a eficiência do elétrico (95%) com o motor a combustão (35%), que já deveria ter virado peça de museu há tempos.

2. Prático
Não tem o enorme espaço roubado por motor e transmissão, sobrando muito mais para passageiros e bagagem.

3. Manutenção
Motor elétrico não tem centenas de peças móveis nem troca de óleo, água, velas ou correias. Nem caixa de marchas, diferencial ou cardã. Tem uma única peça móvel. Não ferve…

4. Custo por km
Cerca de três vezes mais eficiente, reduz o custo do km rodado.

5. Desempenho
Torque total desde que se encosta o pé no acelerador. Pode ter tração integral sem o peso nem o espaço ocupados pelo eixo cardã dentro de um túnel: um motor no eixo dianteiro, outro no traseiro. E centro de gravidade lá em baixo pois as baterias ficam sob o assoalho.

6. A corrente elétrica não necessita de pesadas baterias, pois a energia pode ser gerada no próprio carro etc…
São inúmeras as vantagens…
Aí sim! Carro elétrico é o futuro.

Avatar
Paul Muadib 10 de junho de 2021

E qual matriz energética você vai usar para reabaster algumas dezenas de milhões de carros plugados na rede elétrica ao mesmo tempo ?

Avatar
MARIO EUGENIO RESENDE JACOB IUNES 4 de junho de 2021

PODERIA SER A GASOGENIO

Avatar
Deixe um comentário