Afinal, a gasolina recebeu ou não a aditivação básica?

A ANP esteve envolvida nesta história sobre a aditivação básica da gasolina comum no Brasil, que aconteceu há alguns anos

Por Boris Feldman22/07/20 às 07h30

Um leitor pergunta se ainda é necessário aditivar a gasolina comum, pois ele leu aqui no AutoPapo de uma aditivação em toda a gasolina vendida no Brasil. Ouvinte de boa memória, pois essa história da aditivação da gasolina aconteceu entre 2015 e 2017.

Foi uma tentativa da ANP de tornar nossa gasolina semelhante a de outros países que aditivam sua gasolina, pois estes aditivos evitam a formação de depósitos carboníferos no interior do motor.

Eles interferem na combustão, aumentando o consumo e principalmente as emissões. Mas infelizmente a ANP, apesar de todo seu esforço, não conseguiu chegar a um bom acordo com as empresas do setor e entregou os pontos em 2017.

Mangueira abastecimento do posto de combustível para abastecer com gasolina comum
Há alguns anos a ANP tentou uma medida para haver uma aditivação básica no combustível, mas não obteve sucesso (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Everaldo silva 22 de julho de 2020

    Afinal essa nova gasolina que entra em vigor em 3 de agosto tem aditivo ou não e porque eu só abasteço com gasolina aditivada e agora

Avatar
Deixe um comentário