Gasolina no Brasil: gato por lebre

Se comparada a outros países, na teoria, a gasolina no Brasil é barata e de ótima qualidade. Porém, porque isso não acontece na prática?

Gasolina no Brasil é barata, mas para quem ganha em dólar
Gasolina no Brasil é barata, mas para quem ganha em dólar (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
01 de novembro de 2021 07:32

A nossa gasolina voltou a subir, porém ainda tem preço em dólar abaixo da média mundial, de U$ 1,22, que dá cerca de R$ 7. Porém, nós não ganhamos em dólares, mas em reais.

Tomando então como referência o salário mínimo (SM), em 2017 comprava-se 254 litros com um SM. Hoje, apenas 169 litros. Ou seja, a gasolina pode estar abaixo da média mundial, mas encareceu muito nesses últimos quatro anos para o bolso do brasileiro.

A favor da gasolina brasileira: ela é uma das melhores do mundo quando sai da refinaria. Mas daí para frente, dois problemas:

– ela é adulterada por postos desonestos;

– o governo cedeu à pressão dos usineiros e concordou com a adição de absurdos 27% de etanol.

VEJA TAMBÉM:

A situação hoje é que, além de cara, paga-se por gasolina mas leva-se mais que 1/4 de etanol, que tem menor valor energético. Ou seja, verdadeiro gato por lebre.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco Silva 6 de novembro de 2021

Com todos os absurdos relacionado a gasolina qualquer um leigo no assunto vê o erro mais quem deve tomar as providências não está nem aí.

Avatar
Carlos Pacheco 1 de novembro de 2021

Tem mais! Se compararmos o preço da gasolina brasileira com a gasolina vendida nos 10 maiores produtores de petróleo, a gasolina brasileira está em 3º lugar, só perdendo para o Canadá e a China. Não faz sentido comparar os preços praticados no Brasil que é o 8º maior produtor mundial com Hong Kong que não produz nada. Os preços no Brasil deveriam serem comparados aos preços dos 10 maiores produtores e não a média de 196 países que na sua imensa maioria não produz uma gota de petróleo. Vamos acordar!

Avatar
OSMANE DAMIANSE ALMEIDA 1 de novembro de 2021

Um pais onde não se consegue crescer!!! A porta que o cara bate só se ouvi 900 reais, 1000 reais com descontos e gasolina sobe 50% em 4 anos, não tem renda que aguente, aliás nem sei como o brasileiro mantém seus carros!!! Mas o mito taí pra resolver os problemas né. Tem mais um ano pra falar palavrão!!!

Avatar
José Carlos da Silva 1 de novembro de 2021

Não nos esqueçamos de exigir dos futuros candidatos ao Legislativo Federal a retirada de etanol da gasolina. Tente pelo menos se lembrar dos nomes deles!

Avatar
Ricardo Roberto 1 de novembro de 2021

Cidadão, isso não vai ser possível. Não é só parar de adicionar Etanol de um dia para outro e não depende de voluntarismo político. Há uma demanda por combustíveis que somente a produção de gasolina não é capaz de suprir, o Brasil importa gasolina e petróleo leve, sempre há incertezas quanto ao mercado mundial, além disso há um enorme parque agroindustrial que tem que ajustar a produção entre Açúcar e Etanol conforme a escassez de um, de outro e de gasolina, que não convém que seja desmantelado.

Avatar
Tulio 4 de novembro de 2021

Sem falar que os motores no Brasil já estão adequados a este 1/4 de etanol. A retirada dele mata o desempenho do carro. Lembra quando baixaram para 20% de etanol temporariamente? A galera estava colocando um pouco de álcool devido ao torque menor do carro.

Avatar
Deixe um comentário