Gasolina Premium é jogar dinheiro no lixo?

É recomendado abastecer um carro 'comum' com essa gasolina dita premium? Qual seu benefício e malefício para o motor?

Por Boris Feldman 09/03/21 às 21h31
gasolina tamque qual evitar abastecer shutterstock 308023943
Abastecer o carro com a gasolina premium: o que muda? (Foto: Shutterstock)

“É verdade?” Perguntam o ouvinte, “que abastecer o carro com gasolina premium é igual a jogar dinheiro no lixo?” Bom, aí depende do seu carro.

Se ele não tiver pretensões esportivas e for um flex sem nenhum desempenho extraordinário, abastecer com a Premium, Podium, OctaPro ou Shell R, sim, é jogar dinheiro fora!

Pois a vantagem da gasolina Premium é oferecer uma octanagem maior, e esta só é exigida por motores com taxa de compressão mais elevada.

Só que hoje não é mais como no passado, quando esses motores com maior taxa de compressão exigiam a gasolina com maior octanagem ou a detonação os destruía.

Hoje, a octanagem da nossa gasolina comum ou aditivada permite ser usada por qualquer automóvel.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 10 de março de 2021

Para quem tem um carros como por exemplo um Onix, Argo, HB20, etc de motores 1.0-L aspirados ou turbo, o etanol dará muito mais potência do que qualquer gasolina premium ou do que a Podium, pois a “octanagem” do etanol é maior.

Já para quem visa economia de gasolina, se tem que fazer o custo do quilômetro rodado (R$/km) para saber se a gasolina Podium ou premium é de fato mais econômica financeiramente.

Avatar
Rodolfo 10 de março de 2021

“Além dos aditivos, Shell V-Power Etanol, por ser um biocombustível, possui uma octanagem maior do que as gasolinas, cerca de 110 octanas RON, o que o faz ser um combustível aditivado que consegue suportar maior compressão, sem queimar espontaneamente dentro do motor, na câmara de combustão”.

Avatar
Wilson 10 de março de 2021

Muito fraco o texto

Avatar
SERGIO B 10 de março de 2021

Você resumiu tudo, realmente fraquíssimo.

Avatar
valter 10 de março de 2021

Aproveita e faz uma lista dis carros que tem alta taxa de compressao

Avatar
Deixe um comentário