Quem quer um SUV tem, atualmente, diversas opções no mercado (montagem: Fabiano Azevedo | AutoPapo)
O maior argumento – ou a maior desculpa – de quem compra um sport-utility (SUV) é a altura mais elevada para encarar os buracos nos maltratados asfaltos em qualquer canto do país. Mas, será que só o porte de utilitário esportivo é o suficiente para encarar buracos, valetas e quebra-molas (lombadas)? Com tantos modelos no mercado, vamos te mostrar os melhores modelos para a cidade.
Selecionamos os crossovers até R$ 150 mil, considerando sempre o preço inicial para destrinchar a linha. E levantamos, além de informações básicas de conjunto mecânico, dados importantes para saber se o SUV é bom para a cidade, ao encarar esses obstáculos urbanos. Consideramos números de vão livre do solo e os ângulos de ataque e de saída.
O que é altura do solo?
Chamado ainda de vão livre, é a distância entre o chão e o assoalho do carro. Quanto mais alta a medida, maior a facilidade de o carro passar por buracos, quebra-molas e valetas sem raspar a base. Desta forma, melhor será a capacidade do veículo de passar por esses “obstáculos” sem danificar a parte de baixo.
O que é ângulo de entrada?
Também conhecido como ângulo de ataque, é a medida entre o para-choques e a roda dianteiros. Mostra o grau máximo que o carro pode passar por um obstáculo, como quebra-molas ou valetas, sem raspar ou bater a parte mais inferior da frente do veículo.
O que é ângulo de saída?
Aqui é a medida desde o para-choques até a roda traseiros. Mostra a angulação máxima possível para o carro sair de um obstáculo sem acertar o fundo posterior do veículo.
Classificação: Qual o melhor SUV para a cidade?
Em cada veículo listado, trazemos o “Índice AutoPapo para Encarar a Buraqueira”, com classificação de uma (ruim) a cinco (bom) estrelas para você conferir qual o melhor SUV para a cidade.
Caoa Chery Tiggo 2
Caoa Chery | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
Preços: de R$ 68.690 a R$ 88.190
Motor: 1.5 16V de 115/110 cv
Câmbio: manual de cinco ou automático de quatro marchas
Tração: dianteira
Vão livre do solo: 18,6 cm
Ângulo de ataque: 23° (AT) e 24° (manual)
Ângulo de saída: 32°
Caoa Chery Tiggo 5x
Caoa Chery | Divulgação
Classificação
2 ★★☆☆☆
Preços: de R$ 101.790 a R$ 117.390
Motor: 1.5 16V turbo de 150/147 cv
Câmbio: automatizado de seis marchas de dupla embreagem
Tração: dianteira
Vão livre do solo: 15 cm
Ângulo de ataque: 23°
Ângulo de saída: 30°
Caoa Chery Tiggo 7
Caoa Chery | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
Preço: R$ 129.990
Motor: 1.5 16V turbo de 150/147 cv
Câmbio: automatizado de seis marchas de dupla embreagem
Tração: dianteira
Vão livre do solo: 16 cm
Ângulo de ataque: 25°
Ângulo de saída: 30°
Chevrolet Tracker
Alexandre Carneiro | AutoPapo
Classificação
2 ★★☆☆☆
Preços: de R$ 92.850 a R$ 126.830
Motores: 1.0 12V turbo de 116 cv e 1.2 12V de 133/132 cv
Câmbio: manual ou automático de seis marchas
Tração: dianteira
Vão livre do solo: 15,7 cm e 16,1 cm (versões LTZ e Premier)
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Leitor
10 de março de 2021
O melhor para a cidade é o carro da Uber kkk 🤣
Ter um carro sai muito caro.
É combustível caro, IPVA caro, seguro caro, manutenção cara, financiamento caro, depreciação do carro, estacionamento caro, trânsito estressante, multas, licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, assaltos etc… Ufa! Acho que é bem
melhor andar de Uber kkk
Estranho, pq nenhum Subaru entrou ? por ex, dá de 10 a zero no Honda HRV, ASX,etc… o Subaru XV. mas estranhamente eles nunca aparecem em reportagem nenhuma. por que?
Prezados, o Jimmy e o Sierra nao considerados Suv, e sim legitimos off-roads, assim com o Troller. O nivus nao eh considerado Suv nem pela Vw, eh um polo cupeh. Alem do mais no inicio da reportagem mostram muitas opcoes chinesas, e automatizados…, Deus me livre. Fiquem na paz.
O Cactus classificado com 4 estrelas, é uma boa opção?
Eu considero um dos mais bontos, tamanho bom, câmbio , motor 1.6 confiável, qual sua opinião, Boris, Jeremy e imternautas do Auto Papo, podem me informar mais sobre o Cactus? Por favor,
Obrigado!
Não posso acreditar que o critério utilizado pra ranquear esses SUVs foi angulo de ataque, tem carro aí bem ranqueado que não foi projetado pra cidades, enquanto que outros verdadeiramente urbanos foram mal avaliados. Com gasolina a 6 bozos, o consumo urbano foi avaliado?
O melhor para a cidade é ir de Uber kkk 🤣
É combustível caro, IPVA caro, seguro caro, manutenção cara, financiamento caro, depreciação do carro, estacionamento caro, trânsito estressante, multas, licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, assaltos etc… Ufa! Acho que é bem
melhor andar de Uber kkk
Tá lá em cima, “Consideramos números de vão livre do solo e os ângulos de ataque e de saída.”
O Duster é o com melhor número nesses três dados. O Traçar é o pior
Sérgio
10 de março de 2021
Já tive duas Duster. Achei um excelente carro no quesito suspensão, espaço, consumo está na média da categoria. Não tem motor turbo por enquanto mas não deixa a desejar, ao contrário torna a manutenção mais em conta. Falam tanto do acabamento, mas a T-cross que estou é puro plástico e com reservas. Só tem mais tecnologia, mas cobra no preço por isso. É para minha surpresa o atendimento do pós venda na Renault foi superior.