Grade ativa do radiador: você conhece esta tecnologia?

Dentre as várias tecnologias existente no mundo automotivo, existe também a grade ativa do radiador. Eu explico sua função aqui

Por Boris Feldman24/05/20 às 20h31

Entre as novidades tecnológicas dos automóveis mais modernos tem uma tal de grade ativa do radiador, por exemplo, no Chevrolet Spin. E que ‘bicho’ vem a ser isso exatamente? É simples, leia abaixo:

A grade, lá na frente do carro, é por onde passa o ar que vai para o radiador para reduzir a temperatura da água. Ora, na grade ativa, os frisos são móveis, eles se articulam, giram, uns encostam nos outros e tampam a entrada de ar, fecha a passagem.

E para quê fechar a grade?

Porque quando se desvia o ar frontal, melhor a aerodinâmica do carro, e se reduz consumo e emissões. Então, com a água quente e no trânsito congestionado, a grade está aberta. Quando os sensores percebem que a temperatura baixou, a grade se fecha.

Sistema de grade ativa do radiador do Chevrolet Spin em uma espécie de raio x
Chevrolet Spin é um dos carros no Brasil com a tecnologia de grade ativa do radiador (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Gabriel 28 de maio de 2020

    Isso já não tinha nos ford antigos? DelRey ou Corcel ll?

    • Avatar
      Valdir Cecunello 24 de junho de 2020

      Também lembrei desse detalhe Gabriel. Tinha alguma coisa diferente na grade do Corcel II que proporcionava algum ganho. Bóris, pesquisa aí e nos conte. Obrigado.

  • Avatar
    Ubirajara Moura 27 de maio de 2020

    Minha Ecosport 2020 tem esta tecnologia

  • Avatar
    Fernando lima de jesus 25 de maio de 2020

    A ventuinha deveria se n frente e a grade do ar tinha q sair da frente do radiador ventilava melhor ou ventilaçao a ar igual ao fusca nunca aquece

  • Avatar
    Sergio Mattozo 25 de maio de 2020

    Meu Ford Fusion AWD 2014 já traz esta tecnologia.

Avatar
Deixe um comentário