Grade ativa do radiador: você conhece esta tecnologia?

Dentre as várias tecnologias existente no mundo automotivo, existe também a grade ativa do radiador. Eu explico sua função aqui

grade ativa radiador chevrolet spin 2017
Sistema de grade ativa do radiador do Chevrolet Spin em uma espécie de raio x (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Boris Feldman
24 de maio de 2020 20:31

Entre as novidades tecnológicas dos automóveis mais modernos tem uma tal de grade ativa do radiador, por exemplo, no Chevrolet Spin. E que ‘bicho’ vem a ser isso exatamente? É simples, leia abaixo:

A grade, lá na frente do carro, é por onde passa o ar que vai para o radiador para reduzir a temperatura da água. Ora, na grade ativa, os frisos são móveis, eles se articulam, giram, uns encostam nos outros e tampam a entrada de ar, fecha a passagem.

E para quê fechar a grade?

Porque quando se desvia o ar frontal, melhor a aerodinâmica do carro, e se reduz consumo e emissões. Então, com a água quente e no trânsito congestionado, a grade está aberta. Quando os sensores percebem que a temperatura baixou, a grade se fecha.

Sistema de grade ativa do radiador do Chevrolet Spin em uma espécie de raio x
Chevrolet Spin é um dos carros no Brasil com a tecnologia de grade ativa do radiador (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gabriel 28 de maio de 2020

Isso já não tinha nos ford antigos? DelRey ou Corcel ll?

Avatar
Valdir Cecunello 24 de junho de 2020

Também lembrei desse detalhe Gabriel. Tinha alguma coisa diferente na grade do Corcel II que proporcionava algum ganho. Bóris, pesquisa aí e nos conte. Obrigado.

Avatar
Ubirajara Moura 27 de maio de 2020

Minha Ecosport 2020 tem esta tecnologia

Avatar
Fernando lima de jesus 25 de maio de 2020

A ventuinha deveria se n frente e a grade do ar tinha q sair da frente do radiador ventilava melhor ou ventilaçao a ar igual ao fusca nunca aquece

Avatar
Sergio Mattozo 25 de maio de 2020

Meu Ford Fusion AWD 2014 já traz esta tecnologia.

Avatar
Deixe um comentário