VW up! para só 4 ocupantes? Que negócio é esse?

No Brasil, a Volkswagen havia homologado o up! para cinco ocupantes, mas mudanças na lei fizeram a marca avaliar o custo-benefício de mexer no projeto

Por Boris Feldman25/05/20 às 07h30

Por que o Volkswagen Up! modelo 2020 não oferece nem cinto de três pontos nem apoio de cabeça no meio do banco traseiro? É o que se pode chamar de contra-efeito da lei, pois a partir de janeiro deste ano, estes dois equipamentos passaram a ser obrigatórios para todos os passageiros.

Acontece que o up!, projetado originalmente na Alemanha, foi homologado para quatro passageiros, como todos os hatches compactos. Mas, no Brasil, a Volkswagen homologou o up! para cinco pessoas.

Então como o projeto original não previa o cinto de três pontos para o quinto passageiro, seria um investimento alto para a Volkswagen no Brasil – que não pretende manter o up! em produção durante muito mais tempo.

Então a solução mais simples: homologar o up! para quatro ao invés de cinco passageiros.

Traseira do Volkswagen up! TSI na cor branca
Para deixar o hatch compacto dentro da lei, o up! só teve a homologação mudada (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Paulo Romero Filho 25 de maio de 2020

    No Brasil todos os Projetos ficam sem finalizar, e este do UP não é diferente.
    O Brasileiro não termina o que inicia.
    Os Projetos Brasileiros são colocados numa lata grande e profunda, e todas as vezes que precisamos voltar ao Projeto pegamos desta lata e modificamos com o velho jeitinho Brasileiro, sem nenhum conceito inicial, até porque este conceito fica perdido em algum lugar da lata.
    Por isso que está modificação torna este Projeto manco e os Brasileiros como sempre acostuma e aceita está aberração de um projeto remendado pelo erro de investimento da montadora.

Avatar
Deixe um comentário