H2 no motor a combustão: será?

O motor movido a hidrogênio é um caminho mais limpo e utilizá-lo da maneira correta pode ser uma boa alternativa ao combustível fóssil

BMW já trabalha com motor abastecido com hidrogênio
BMW já trabalha com motor abastecido com hidrogênio (Foto: BMW | Divulgação)
Por Boris Feldman
03 de março de 2022 07:32

Uma das possibilidades de se evitar o uso do combustível fóssil no automóvel é o hidrogênio (H2).

O caminho mais “limpo” é utilizá-lo em uma célula a combustível – no próprio carro – que gera eletricidade que faz o veículo rodar eletricamente, a partir do H2 no tanque.

E o melhor: pelo escapamento o sistema emite água pura.

Sua outra utilização é queimá-lo no motor a combustão como se fosse gasolina ou etanol. E já tem duas marcas desenvolvendo este uso do hidrogênio, a BMW e a Renault.

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Entretanto, como estes motores não são eficientes, muito antes pelo contrário, queimar H2 num motor a combustão não é das melhores soluções como alternativa ao combustível fóssil.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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Luiz alberto Melchert de Carvalho e Silva 4 de março de 2022

Por que H2? Átomos de hidrogênio não são encontrados aos pares, como o oxigênio (O2), ou o ozônio, em trincas, (O3). Gostaria de entender melhor essa química.

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