Muda tudo, menos o IPI do carro 1.0

Tecnologia dos motores evoluiu, o governo lançou vários planos para as montadoras, mas, há 30 anos, o carro com motor 1.000 segue com imposto reduzido

MUDA TUDO, MENOS O IPI DO CARRO 1.0
No Brasil já existiram planos como o Inovar Auto, o Rota 2030 e agora o Mover para incentivar a produção de veículos menos poluentes e mais eficientes (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/04/2024 às 07h02

Há mais de 30 anos o governo brasileiro decidiu reduzir o imposto de carro com o motor de um litro, ou seja, de 1.000 cm³ de cilindrada. E, desde então, a tecnologia evoluiu sem parar e a eletrônica sucateou o carburador, o distribuidor, etc.

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Dessa forma, nos dias atuais, não é mais a cilindrada que conta, mas sim o nível de emissões e a eficiência energética, que deveriam ser privilegiados. Entretanto, no Brasil, já existiram o plano Inovar Auto, depois o Rota 2030 e agora o Mover, mobilidade verde.

O objetivo desses programas é incentivar as fábricas a desenvolver automóveis cada vez menos poluentes e mais eficientes. Mas, indiferente a toda essa evolução, o menor Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) é pago pelo carro com o motorzinho de um litro.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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