Insulfilm: irregular o filme, irregular a multa

Apesar da regulamentação que determina a transparência nos vidros, o desrespeito é total. Seja ao colocar o insulfilm ou quem o fiscaliza...

insulfilm janela carro preto
Transparência nos vidros: desrespeito total (Foto: AutoPapo)
Por Boris Feldman
01 de abril de 2021 07:30

Filme adesivo nos vidros dos carros, o insulfilm, é uma verdadeira mania. Existe tanto abuso que já ganhou o correto apelido de “saco de lixo”. O desrespeito à regulamentação é total, pois ela determina a transparência (ou transmitância luminosa) de pelo menos 75% no para-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e de 28% nos laterais traseiros e vigia (vidro traseiro).

Mas tem um problema: numa fiscalização, o policial não pode simplesmente “achar” que o vidro ficou escuro demais. Existe para isso um aparelho homologado chamado Luxímetro.

Por outro lado, tem uma enganação embutida na história: os fabricantes carimbam no filme o seu percentual para garantir que o carro permanece dentro da legalidade.

Mas este percentual não pode ser considerado, pois ao valor registrado na película de insulfilm, deve-se adicionar o do próprio vidro, que muitas vezes vem também ligeiramente escurecido de fábrica.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
48 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
André 4 de abril de 2021

Acho que em primeiro lugar além de se revisar a legislação, pois realmente não temos segurança suficiente para andar com vidros transparentes na minha opinião e os vagabundos não chegam perto de quem tem insulfilme nós vidros do carro incluindo o para brisa. Outro ponto por que muitos carro de polícia e autoridades governamentais podem e nós não podemos? São indivíduos com privilégios superiores a todos? Acho que a lei deve ser igual pra todos se não eh pra ninguém usar películas muito escuras isso vale também para autoridades incluindo as policiais. Outra que não foi mencionada na reportagem a tecnologia dessas películas evoluiu bastante ao ponto de que do lado de dentro em algumas bem caras da 3M por exemplo vc enxerga a noite por dentro da mesma forma que não tivesse película. Enfim eu acho QUE A LEI E OS CRITEIROS DEVEM SER REVISTOS E ATUALIZADOS BASEADOS NA NOSSA REALIDADE SEM SEGURANÇA E COM TODA A EVOLUÇÃO QUE ESTÁ TECNOLOGIA TEVE NO ÚLTIMOS ANOS. Conheço pessoas que foram assaltadas sem e a partir do momento que começaram a usar incluindo no pára-brisa, jamais foram incomodadas. Fica a reflexão!

Avatar
Marcelo 3 de abril de 2021

Grandes merda uma porcaria de película , Temos coisas muito mais urgentes para tratar, num sistema de leis como o nosso por exemplo, menor de idade pode matar, presos ganham mais que aquele que trabalha , políticos roubam e nada acontece, enfim, esse é um verdadeiro sistema sem saída . Onde um celular, vale mais que a vida do próximo. E fazendeiros abastados, entram na fila para pegar 600 merrecas.

Avatar
Marcos Pacheco 2 de abril de 2021

A grande verdade, é que vivemos em 2 paiz, dentro de 1 pra eles tudo pode, pra nós cidadão comum nada pode, os carros viaturas carros do governo, principalmente o federal que é tapado na película tudo certo, mas nós que queremos nos proteger seja do sol ou até outro motivo não pode e tem gente que apoia essa bagunça, a lei deveria ser pra todos mas em vários casos assim como nesse não funciona.

Avatar
Francisco Santos 2 de abril de 2021

Gente não adianta nada reclamarem eles fazem o que querem e a mídia é pau mandado, só passa pra nós á visão deles, nossa fala pra eles não interessa , será que vcs não vê que é inútil reclamarem , ou mídia podre nós temos é vergonhoso o que eles fazem por dinheiro.

Avatar
CARLOS EDUARDO TAVARES THEODORO 2 de abril de 2021

Todo ano a mesma bala ela proíbem e não proíbem, sendo que respectivamente, as viaturas da polícia civil e rodoviária Federal, tem a película e eles mesmo querem proibir que os cidadãos se protejam

Avatar
Marcelo oliveira silva 2 de abril de 2021

Insulfilme so serve pra proteger do sol ,vc acha que o bandido vai deixar de te roubar porque ñ ta vendo quem ta dentro ,os com vidros escuros são os mais roubados porque eles é quem querem se esconder para o proximo assalto e com o seu carro !!!

Avatar
Márcio Ferreira 2 de abril de 2021

Insulfilm escuro se tornou questão de segurança, pessoas como eu somos vítimas escolhidas, pela forma como nos vestimos ou falamos, pessoas idosas, mulheres,tudo vítimas fáceis e quem já foi vítima desses marginais sabem qq coisa q faça se sentir seguros é válido, p utilizar Insulfilm escuros tem certos cuidados q sem eles vc fica cego, mas só acho q rodovia a noite fica mto mais agradável com Insulfilm escuro na frente, evita mto ofuscamento, não sei pq proibir, quem dirige é responsável em qq q seja o acidente

Avatar
uilison 3 de abril de 2021

o meu é g5 em tudo que se foda o governo quero e minha segurança ele tirá eu botou quantas vezes for preciso ele que é dinheiro pra vc legalizar só rouba Nois

Avatar
José Ari 2 de abril de 2021

Desrespeito é não arrumarem os buracos na pista, e nos multar por vários motivos, um semáforo e um pardal juntos é uma armadilha, já quebrei uma roda num buraco na pista e não recebi nada por isso!

Avatar
Marcelo Lages 2 de abril de 2021

Aí fui multado em Juíz de Fora simplesmente o policial disse que em MG não podia que cada local tem lei diferente.

Avatar
Paulo 2 de abril de 2021

Olha amigos, se fosse proibido, os carros oficiais não usaria este filme, ou eles podem???

Avatar
Aline Favaro araujo 2 de abril de 2021

Uso insulfilm escuro no meu carro por segurança. Sou mulher e as vezes preciso sair a noite, assim posso parar em semáforo ou outro lugar com mais segurança pois me protege de possíveis assaltos, uma vez que inibe a visibilidade do motorista aos assaltantes ou outros tipos de abordagens perigosas! Uso por segurança!

Avatar
Victor 2 de abril de 2021

NO BRASIL NÃO HÁ COERÊNCIA EM NADA. UNS PODEM OUTROS NÃO. TUDO É PROIBIDO AO CIDADÃO. SÓ ASSIM A INDÚSTRIA DAS MULTAS FATURA. O SUJEITO TEM QUE USAR CINTO NO SEU CARRO. MAS MOTO NÃO TEM CINTO?!. IR NO ÔNIBUS EM PÉ PODE?! ENFIM. PAÍS TODO ERRADO.

Avatar
Marcelo santana 2 de abril de 2021

Meu nome é Ari,e eu num tô nem aí!

Avatar
alcides 2 de abril de 2021

Pra dirigir sem atenção pode ser tudo bem escuro mesmo.

Avatar
Max 2 de abril de 2021

È mas carro da Presidência e da Policia pode né… Lei de bosta !

Avatar
Joao 1 de abril de 2021

Tanta coisa pra se preocupar, começa a pensar no desemprego ,na fome na miséria que está se alastrando no país.

Avatar
Fernando B 2 de abril de 2021

Você sabia que os portais de internet são subdivididos por tema? Se quer ler e falar sobre isso, vá à parte de economia do UOL. Aqui é da seção “carros”.

Avatar
Humberto de Alencar Rodrigues 1 de abril de 2021

A lei funciona para quem anda certo, enquanto todos ver motos com o cano de descaga com um barulho de outro planeta, e sem dizer sem capacete, placa e até de óculos escuros. Passeia pra lá e pra cá e ninguém, digo ninguém faz nada. Mas atrasa alguma regra do Detran por exemplo, como gera logo uma multa. Como um amigo diz e Brasil

Avatar
New 1 de abril de 2021

E as merdas dos escapamentos das motos, quem mora em prédio próximo a avenidas sofre.

Avatar
Nilson José Baniski 1 de abril de 2021

Sobre Insulfilm nos vidros laterais e traseiro acho ponderavel, menos o parabrisas, agora trocando de saco para malas permitir rebaixar carros é o fim da picada, como a lei permite, é simples entra dindin nós cofres.

Avatar
Batman 1 de abril de 2021

Boris , fala então dos carros do governo que são 100% escuros. Dois pesos e duas medidas?

Avatar
Carlos 1 de abril de 2021

Boa!

Avatar
Francisco Carvalho 2 de abril de 2021

Isso!
Dos carros dos governos e das chamadas “forças de segurança”

Avatar
Gilmar Oliveira 1 de abril de 2021

Até parece que vidro transparente vai impedir o sequestro relâmpago ou roubo e aqui em cuiaba se não for uma pelicola 100% ninguém aguenta o sol e porque os parlamentares governador prefeito todos andam só no 100% e ninguém multa

Avatar
Kennedy dos santos Felisberto 1 de abril de 2021

Tem geito não!
Vc adiquire um bem pra virar património dos políticos e do estado….

Avatar
Paulo Rêis 1 de abril de 2021

Tem carros com os vidros tão escuros,que eu não acredito que o motorista enxergue uma pessoa ou animal escuro de noite.Principalmente se estiver chovendo forte.
Mas no Brasil, Lei é para ser desrespeitada, incluindo a Constituição.

Avatar
Leandro 1 de abril de 2021

No meu carro o insulfilm é completamente preto. Mas por dentro vejo como se o vidro fosse transparente. Uma coisa é vc colocar um de 100,00, outra coisa é colocar um de qualidade.

Avatar
FELIPE 22 de setembro de 2021

Vou fingir que acreditei para a amizade continuar…

Avatar
Leandro 23 de setembro de 2021

Não carece, pois não faço questão da sua amizade. Passar bem.

Avatar
FELIPE 25 de setembro de 2021

Seboso você hein ? Se acha ! Coitado…

Avatar
FELIPE 25 de setembro de 2021

Seboso você hein ? Se acha… Mas é só um glúteo flácido…

Avatar
Leandro 25 de setembro de 2021

Eu me acho? Vc que vem dar palpite tosco no comentário alheio.. Se vc curte carro aquário e ficar exposto a bandido fica na sua e respeita a opinião alheia. Sempre lacrei meus carros no insulfilm mais escuro que tem por segurança e se parar em blitz eu arranco tudo, pago a multa e no dia seguinte mando instalar novamente.

Avatar
Anderson Lacerda 1 de abril de 2021

Engraçado,o carro é meu,eu q pago IPVA,seguro obrigatório,coloco combustível,gasto em manutenção e não posso deixar o carro do meu gosto,por q quando quebra ninguém vem ajudar a arrumar hein vcs são engraçados ,já está errado eu comprar um carro e ter q ficar pagando esse monte de coisas

Avatar
Paulo 1 de abril de 2021

Essa lei já existia e foi regulamentada na época dos sequestros relâmpagos, coisa que está voltando, além de que pra o motorista dirigir a noite dificulta a visualização traseira e lateral principalmente. Enfim é bom pra você sua família e todos.

Avatar
Messias 1 de abril de 2021

Sempre tive pelicula escura nos meus carros, a diferença entre uma pelicula de qualidade e outra que não é de qualidade, que vai permitir você ter uma boa visibilidade seja a noite, dia ou dia chuvoso não vai te atrapalhar nada!!

Avatar
Rudolf da Costa Molcan 1 de abril de 2021

O motorista precisa ter uma visão perfeita, sem isso corri-se risco de acidentes. A visibilidade é requisito fundamental pra se dirigir. ” Cego não dirige “.

Avatar
Leandro 1 de abril de 2021

Eu não teria ctz disso

Avatar
Frazão 1 de abril de 2021

😌👏👏falou Tudo,isso msm ninguém ajuda
Tudo pilantra esses bostas 💩 d governo.

Avatar
Sérgio Machado 1 de abril de 2021

“O desrespeito à regulamentação é total” o estado não provem segurança para seus bens materiais, o imposto IPVA não tem destino certo e o condutor que decide aumentar a segurança interna de seu veículo é tratado como infrator. Essa leis de trânsito são arcaicas e parciais (só favorecem o estado).

Avatar
Paulo 1 de abril de 2021

Essa lei já existia e foi regulamentada na época dos sequestros relâmpagos, coisa que está voltando, além de que pra o motorista dirigir a noite dificulta a visualização traseira e lateral principalmente. Enfim é bom pra você sua família e todos.

Avatar
Marco Cesar 1 de abril de 2021

O maior desrespeito é você pagar impostos de valores abusivo, como IPVA e não conseguir andar na rua com segurança para mulher e filhos. O Estado não nos fornece proteção e ainda nos pune com o excesso de multas.. onde já se viu multa de 40km/h. Se fosse pra andar nessa velocidade deveríamos abandonar os carros e voltar a ter carroças.

Avatar
Paulo 1 de abril de 2021

Essa lei já existia e foi regulamentada na época dos sequestros relâmpagos, coisa que está voltando, além de que pra o motorista dirigir a noite dificulta a visualização traseira e lateral principalmente. Enfim é bom pra você sua família e todos.

Avatar
Fernando B 1 de abril de 2021

A matéria possui um erro crasso. No para brisa é proibido colocar película escura, seja qual for.

Avatar
R. 1 de abril de 2021

A matéria não fala de colocação de película escura no para-brisa. O que está escrito é a que a lei determina a transparência (ou transmitância luminosa) de pelo menos 75% no para-brisa. É apenas uma informação.

Avatar
Luís 1 de abril de 2021

Você está desinformado. Não é proibido não, desde que observado o grau de transparência mínimo de 75%.

Avatar
Luiz Gonçalves 1 de abril de 2021

Você tem razão. Mas a transparência do parabrisa já é 75%.

Avatar
Juca 1 de abril de 2021

O texto fala sobre a regulamentação da transparência no parabrisa e não que é permitido colocar a película.

Avatar
Deixe um comentário